Arquiteto

Engenheiro-arquiteto: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos

Engenheiro-arquiteto: descrição da profissão, responsabilidades e requisitos
Contente
  1. Características, prós e contras da profissão
  2. Responsabilidades do trabalho
  3. Qualidades pessoais
  4. Educação
  5. O salário

Um arquiteto é um especialista que trabalha em projetos de edifícios, estruturas e territórios. É às pessoas desta profissão que devemos muito ao aparecimento de edifícios industriais e residenciais, monumentos e parques. Tudo o que precisa ser construído está de alguma forma conectado ao trabalho dos arquitetos. Tentaremos nos deter em mais detalhes sobre os aspectos da atividade de um engenheiro-arquiteto.

Características, prós e contras da profissão

A engenharia arquitetônica é um ramo da arquitetura responsável pela análise estrutural de um edifício ou de seu projeto. As atribuições do arquitecto-engenheiro incluem o planeamento da própria estrutura, bem como dos materiais utilizados na sua construção, tendo em consideração o seu comportamento nas diversas condições climáticas.

A área de estudo do engenheiro civil inclui o desenvolvimento de um projeto de aquecimento, ventilação, ar condicionado, bem como sistemas de abastecimento de água, sistemas de segurança contra incêndios e a coordenação de todas essas comunicações.

As vantagens da profissão incluem três características.

  • Possibilidade autorrealização profissional, comunicação com pessoas talentosas, especialistas em suas áreas.
  • Demanda... As pessoas sempre construíram e continuarão a construir, o ritmo de construção de edifícios no nosso país aumenta de ano para ano, pelo que nas próximas décadas não faltarão propostas de potenciais clientes.
  • Oportunidades de emprego no exterior... Um arquiteto-engenheiro é uma especialidade internacional.Se você recebeu uma boa educação e adquiriu sólida experiência, tem todas as chances de se candidatar a um emprego em outros países.

No entanto, não era isento de desvantagens.

  • Maior responsabilidade. A segurança do edifício e o conforto de ficar nele dependem em grande medida da qualidade do projeto dos sistemas de engenharia, pelo que este especialista tem uma responsabilidade moral e até administrativa acrescida.
  • Estudo de longo prazo... Os engenheiros de arquitetura modernos estudam quase tanto quanto os profissionais da área médica. Apenas o primeiro estágio (bacharelado) leva 5 anos, e para se formar na universidade é necessário completar mais 2 anos de mestrado.
  • Um caminho difícil até o topo. É extremamente problemático para um jovem especialista conseguir pelo menos um pedido decente, todos os objetos grandes geralmente são dados a designers eminentes e os jovens precisam ganhar uma reputação por um longo tempo.

Responsabilidades do trabalho

As funções de um Engenheiro de Arquitetura incluem o seguinte:

  • desenvolvimento do conceito de comunicações de engenharia da estrutura, e posteriormente apresentando-o em forma de layout;
  • preparação de toda a documentação necessária do projeto, sua coordenação posterior com organizações de supervisão;
  • Participação ativa em busca das mais soluções de racionalização para cada projeto específico, se necessário - seus ajustes de acordo com as circunstâncias alteradas;
  • supervisão para o processo de execução da obra planejada, ele parte necessariamente para construção e monitora o cumprimento do plano.

É o arquiteto-engenheiro que deve entregar os objetos acabados para operação posterior. Ao receber uma encomenda, o arquitecto começa por traçar um esboço e desenvolver todos os layouts necessários, após o que os coordena com o cliente. O trabalho de um engenheiro não para por aí - ele deve estar presente pessoalmente em todas as etapas da construção e, se necessário, fazer medições para controlar a precisão do projeto.

É este especialista que tem a palavra decisiva na escolha dos materiais de construção.

Qualidades pessoais

O trabalho de um engenheiro-arquiteto exige alto profissionalismo, bom conhecimento das modernas tecnologias de engenharia, bem como uma abordagem criativa na execução de cada projeto.

As qualidades pessoais e profissionais necessárias para esta especialidade incluem:

  • pensamento espacial;
  • orientação para resultados;
  • capacidade de trabalhar em equipe;
  • fantasia;
  • uma responsabilidade;
  • boa capacidade de aprendizagem;
  • sociabilidade.

Educação

Um engenheiro-arquiteto deve necessariamente ter uma formação superior, não há lugar para um autodidata nessa direção da arquitetura. Existem universidades de arquitetura em quase todas as cidades do nosso país, esses especialistas também são formados em academias privadas.

Durante a formação, os futuros engenheiros civis estudam matérias teóricas e práticas e adquirem os seguintes conhecimentos:

  • posse de diversos métodos de elaboração de desenhos e realização dos esboços necessários;
  • conhecimento básico das características geodésicas e ecológicas da área;
  • habilidades em trabalhar com dados cartográficos;
  • a capacidade de criar desenhos e diagramas;
  • conhecimento das características de comportamento de vários tipos de materiais em diferentes condições naturais;
  • capacidade de trabalhar com bancos de dados;
  • habilidades em trabalhar com padrões (GOST, SNiP, etc.);
  • experiência prática na realização de cálculos matemáticos e analíticos.

O salário

Um jovem engenheiro arquitetônico não recebe muito, um especialista recém-formado em uma instituição de ensino muitas vezes começa sua carreira em cargos mal pagos em institutos de design. mas os caras mais capazes e motivados têm a chance de se tornar um líder e, depois, um arquiteto-chefe. Em média, o salário desses especialistas na Rússia é de 25 a 35 mil rublos, embora o nível de pagamento dependa em grande parte da região específica.Assim, em Moscou, essa quantia é recebida por especialistas novatos, e arquitetos experientes ganham de 50 a 60 mil rublos por mês.

A remuneração dos arquitetos que trabalham em empresas privadas varia muito: eles podem “sobreviver com um centavo” ou podem receber até 100 mil por projeto - é tudo uma questão de experiência profissional. É por isso que os arquitetos primeiro precisam trabalhar por sua própria reputação, e só então isso funcionará para ele. Nos países da CEI (Bielo-Rússia e Cazaquistão), o nível de pagamento é praticamente igual ao da Rússia, mas os países com economias desenvolvidas podem oferecer aos especialistas condições muito mais favoráveis. Assim, nos EUA um engenheiro-arquiteto pode se candidatar a um salário de 6 mil dólares, na Inglaterra o pagamento em rublos é de 400 mil, na Alemanha e na Itália esse valor é próximo a 250 mil rublos. Melhor Engenheiro Arquitetônico Pago em Dubai, onde um especialista qualificado pode contar com ganhos de 800 mil rublos.

1 comentário

As perspectivas de crescimento do arquiteto são muito limitadas, no máximo cabe ao gerente geral e pronto, e a responsabilidade é como a de um vice-diretor geral. Remuneração pelo trabalho - máximo de 60 tr. Trabalhe até o amanhecer. Pense bem antes de ir estudar.

Moda

a beleza

casa