Que tipo de aplicações podem ser feitas de tecido?

A pessoa começa a se engajar em atividades criativas desde a infância, usando lápis, papel colorido, entre outros materiais e ferramentas, um deles é o tecido, com o qual você pode criar aplicativos incríveis para todos os gostos. Tanto crianças como adultos podem trabalhar com tecido, basta escolher o material e a opção certa para o futuro artesanato.






Peculiaridades
A criatividade é útil em qualquer idade, pois desenvolve a motricidade fina, a imaginação, a paciência e a perseverança. Ensinar uma criança desde a infância a desenhar, esculpir, criar trabalhos manuais e aplicações, é uma oportunidade de criar uma personalidade desenvolvida de forma abrangente. Para que a atividade criativa não fique entediada, além da plasticina, papel colorido e papelão, pode-se usar tecido. Hoje existe uma grande variedade de tecidos têxteis, por isso não será difícil escolher algo adequado para trabalhos de artesanato e apliques. Ao trabalhar com crianças, é importante explicar todas as etapas de criação de um aplicativo, para ajudar e sugerir, principalmente se esta for a primeira vez que esse trabalho está sendo feito.
Para aplicação em papelão você precisará de:
- a roupa;
- uma folha de papelão;
- tesoura;
- Cola PVA;
- lápis simples.



Se o aplique for aplicado a uma base têxtil, outros materiais serão necessários:
- tecido (para a base e criação da imagem);
- tesoura;
- linha e agulha; máquina de costura;
- ferro ou cola para fixar as peças.
Dependendo do tipo de aplique e da forma como é colocado, diferentes ferramentas podem ser usadas, portanto, você deve pensar sobre todas as nuances com antecedência e coletar tudo o que precisa para trabalhar.



Visão geral da espécie
Uma das variedades comuns é a tecnologia patchwork, em que peças de diferentes tecidos são unidas em uma sequência específica. Os patches podem ser usados para fazer apliques em papelão e fibra. Recomenda-se trabalhar com papelão para crianças, e os adultos podem criar padrões têxteis em uma base densa.
O feltro é o mais conveniente para o trabalho: é fácil de cortar, não necessita de sobrefundamento adicional, pode ser costurado e colado, possui uma grande variedade de cores. O artesanato bonito e descomplicado é feito de brim. Os aplicativos de tecido podem ser divididos em simples, duas camadas e reversos.


Simples
Para criar apliques simples, selecione um tecido adequado e um esboço. Ao transferir os detalhes do padrão para o material, é importante deixar folgas para dobrá-los e fixá-los na base. Você pode usar linha com agulha, máquina de costura ou cola para conectar as peças. É melhor usar uma máquina de costura para fazer um aplique com uma borda limpa e precisa. Se as partes forem unidas com cola, recomenda-se usar um material que não se desintegre, para que as bordas fiquem intactas e bem cuidadas.


Dupla camada
São apliques criados pela união de duas peças idênticas de um padrão. Esse produto acaba sendo convexo e, se desejado, um enchimento pode ser colocado dentro para aumentar seu volume. Este aplique de tecido é perfeito para decorar o quarto de uma criança e criar almofadas decorativas. Uma embarcação volumosa pode ser criada por adultos e crianças.


Inverso
Esta opção é a mais difícil e demorada, mas o resultado vale o esforço. Para obter uma decoração original na superfície do tecido, é necessário costurar no avesso uma peça de tecido contrastante do tamanho desejado. O processo de costura é realizado com um padrão fixado no lado direito do tecido. Assim que todas as partes estiverem costuradas, é necessário cortar o tecido pela frente, deixando visível a aba decorativa costurada por baixo.
As bordas da base são costuradas adicionalmente para evitar afrouxamento e deformação do material.


Como fazer isso sozinho?
Para aprender a trabalhar com tecido e criar lindos apliques, é importante organizar o fluxo de trabalho de maneira adequada. Para as crianças, é preciso preparar um ambiente de trabalho, escolher uma opção artesanal viável e estipular todo o caminho criativo passo a passo. O esquema de preparação é semelhante a este:
- selecione um esboço;
- determinar o tamanho e a forma do aplique;
- escolher os materiais que serão necessários na obra;
- esculpir detalhes;
- escolha um fundo adequado para que o futuro aplique fique bem nele;
- impor detalhes na peça, avaliar a versão intermediária, corrigir se necessário;
- fixe as peças com roscas ou cola;
- ao trabalhar com cola, aguarde até que o produto acabado seque.
As crianças são encorajadas a dar tarefas mais fáceis. As opções mais populares de aplicativos para crianças são animais, flores e objetos simples. Para adultos, elementos decorativos para roupas, designs mais complexos serão interessantes. As estações costumam ser o tema: outono, primavera, verão e inverno. A paleta de outono permite a utilização de tons avermelhados-acastanhados, a paleta primavera-verão assume uma mistura de cores vivas, enquanto a paleta de inverno domina o azul-azul, branco e cinza.



Flores
Ao criar um aplique de tecido, você pode escolher diferentes padrões, mas os mais interessantes e populares são as flores.
Para fazer uma rosa, você deve:
- escolha ou desenhe um padrão adequado;
- encontre tecido para uma flor específica;
- prepare a linha com uma agulha ou máquina de costura.
O tecido rosa pode ter uma aparência diferente, então você sempre pode escolher uma arte que corresponda ao seu nível de habilidade. Uma das técnicas mais disponíveis é colocar diferentes camadas de tecidos uns em cima dos outros e costurar cada camada.


Uma opção mais difícil é criar um padrão de flores e cortar as peças necessárias de um tecido adequado. Todas as peças são fixadas na base e costuradas em uma máquina de costura com costura zig-zag ou nublada à mão. A opção mais fácil é cortar pedaços de feltro e costurar ou colar na base. Uma criança pode lidar com esse tipo de trabalho, o principal é cortar cuidadosamente os detalhes.
Além da rosa, você pode criar outras flores: camomila, sino, girassol. Cada um escolhe para si o artesanato e os materiais para trabalhar, experimentando e desenvolvendo a cada nova aplicação.
Para obter informações sobre como fazer um aplique de rosa em tecido, veja o próximo vídeo.
Madeira
Como base, você pode escolher uma superfície de papel e uma de tecido. Para o trabalho, você precisará de:
- papelão ou tecido de cor neutra;
- sobras para o tronco da futura árvore e folhagem;
- tesoura;
- enfie uma agulha ou cola.
Será mais conveniente para as crianças trabalharem com papelão e colar as peças com cola, enquanto os adultos poderão costurar elementos no material.


O algoritmo de ações é parecido com este:
- preparar a base, marcar onde será colocada a embarcação;
- faça um esboço da árvore futura;
- recorte partes do papelão e transfira-as para o tecido;
- colocar os elementos na base, verificar o cumprimento do projeto desejado;
- colar ou costurar as peças;
- decore se o projeto assim o exigir.
A criação do aplicativo "Árvore" não será difícil para as crianças, mas permitirá que elas se divirtam e aproveitem o tempo.


Vegetais e frutas
As crianças ficam muito felizes em criar maçãs, morangos, framboesas, pêssegos, uvas e muito mais, usando diferentes técnicas. Entre as hortaliças, as mais populares são abóbora, abobrinha, berinjela e cenoura. Para criar um aplique de tecido, você deve:
- escolher um esboço de um trabalho futuro;
- escolha tecidos com as cores certas;
- escolha uma base que irá sombrear a embarcação;
- prepare uma tesoura, cola ou linha com uma agulha.
O processo de criação de um aplique é, em muitos aspectos, semelhante ao de fazer madeira, flores ou outros produtos. Dependendo do nível de habilidade e habilidade, você pode criar padrões de feltro simples ou mais complexos costurando detalhes uns sobre os outros e na base. Uma opção interessante seria uma embarcação de duas camadas, onde você precisa cortar duas partes idênticas, costurá-las, virá-las e preencher o elemento resultante com enchimento. O blank é bordado à mão ou na máquina de costura para obter um look completo.



Pequenas casas
Estruturas de diferentes tamanhos, cores e formas estão se tornando o assunto favorito de muitas costureiras. Esses produtos podem ser simples, viáveis para uma criança e complexos, que são criados usando um tipo de aplique de duas camadas e têm muitos detalhes. Para deixar as casas bonitas e organizadas, é importante recortar todos os detalhes com exatidão, embrulhar as bordas de todos os elementos e costurar todas as partes na sequência correta. Materiais e ferramentas padrão são usados para o trabalho:
- pano, abas;
- base (papelão ou tecido);
- tesoura;
- lápis simples;
- uma folha de papel (para desenhar um padrão);
- cola ou linha com uma agulha.



O processo de criação irá variar dependendo do método de execução escolhido. A opção mais fácil:
- no papel, desenhe vários padrões de casas de diferentes alturas, cada uma delas deve ser composta por várias partes de cores diferentes: o telhado, as janelas, a própria estrutura, a chaminé, etc .;
- anexe os padrões à base na ordem desejada, circule com um lápis simples;
- agora, transfira-os para um tecido de cor adequada, círculo, corte;
- costurar / colar sequencialmente as peças na base.


Cogumelos
Será muito interessante para as crianças fazerem um cogumelo com as próprias mãos, usando trapos de várias cores ou feltro. A maneira mais fácil será criar um aplique de feltro, que exigirá:
- feltro das cores certas para as pernas, chapéus e elementos decorativos;
- tesoura;
- padronizar;
- Cola.
Tendo escolhido um certo cogumelo, é necessário recortar seus detalhes, recortá-los com a maior exatidão possível e colá-los no tecido ou papelão preparado. Será mais difícil criar um aplique a partir de remendos de tecido em uma base têxtil. O mais vantajoso é a embarcação dupla-face, que confere volume e realismo ao produto. Para evitar que o cogumelo pareça solitário, é recomendável adicionar um canteiro de ervas daninhas ou outros elementos temáticos.


Insetos
As crianças ficam felizes em fazer artesanato com insetos. A borboleta e a joaninha são as mais populares entre os pré-escolares e as crianças do ensino fundamental. Para fazer uma borboleta, você precisa de:
- preparar uma base de papelão;
- pegue abas de diferentes tons;
- pegue uma tesoura;
- prepare um lápis e cola.


O processo de criação de uma embarcação é assim:
- o contorno da borboleta deve ser traçado no espaço em branco a lápis, o mesmo esboço deve ser feito em folha de papel e todas as partes que o compõem devem ser recortadas;
- selecione remendos para cada parte da embarcação e recorte-os de acordo com o padrão;
- unte os blanks com cola e coloque sobre a base desenhada;
- ao final do trabalho, espere até que o produto esteja completamente seco.
O trabalho de fabricação de uma joaninha é baseado no mesmo princípio. Vários tecidos podem ser usados para artesanato, mas a maneira mais fácil é fazer esse inseto de feltro.



Animais
Aplicações de tecido mais complexas são animais, eles são ainda mais difíceis de desenhar do que todos os anteriores. Mas, ao mesmo tempo, as crianças adoram criar essas imagens, escolhendo como inspiração uma vaca e um touro, um cachorro e um lobo, um gato e um gato, um ouriço e um esquilo, um urso e um coelho.
É muito importante aqui lembrar sobre o desnível de cores dos diferentes animais e sobre o detalhamento. Assim, em um esquilo vermelho, o peito e a ponta da cauda serão brancos, a vaca e o touro podem ter manchas no corpo, as orelhas do cachorro podem ser mais escuras que o corpo. Além disso, não devemos esquecer de bordar (costurar, colar) olhos, narizes, bigodes, línguas, chifres. É aconselhável complementar a aplicação com atributos (osso para cachorro, noz para esquilo, etc.)



Pássaros
Também há muitas oportunidades para os amantes de pássaros mostrarem seu talento. A opção mais fácil para crianças de todas as idades será a coruja, uma vez que pode ser confeccionada a partir de qualquer tecido e ser feltro, colocando-a sobre um fundo escolhido. O pavão é um pássaro multicolorido complexo, por isso é mais fácil fazê-lo com feltro multicolorido costurando ou colando as partes no fundo. O galo pode ser confeccionado em diferentes técnicas devido à sua configuração simples, que permite mostrar a imaginação no trabalho.



Estatuetas de pessoas
Além do reino dos animais e das plantas, você também pode fazer imagens de pessoas usando retalhos de tecido. A bailarina, matryoshka, anjo, palhaço, menina e assim por diante são considerados os aplicativos favoritos. Cada embarcação possui suas próprias características de criação, que se devem ao seu tamanho e estrutura. Quanto mais simples a forma, mais fácil de incorporar, o que possibilita o uso de qualquer tecido. Aplicações mais complexas requerem habilidade especial, por isso é recomendado começar com materiais simples e complicar gradualmente o ofício.
As figuras de pessoas podem ser complementadas com um grande número de elementos auxiliares: roupas, sapatos, chapéus, bolsas, animais de estimação, equipamentos esportivos, portanto, esses ofícios são considerados mais difíceis em comparação com todos os outros e devem ser dominados depois de ganhar a experiência adequada.


