Formulários

Tudo sobre aplicativos

Tudo sobre aplicativos
Contente
  1. O que é isso?
  2. História
  3. Visão geral da espécie
  4. Técnicas não convencionais
  5. Estágios gerais de execução
  6. Como fazer artesanato volumoso?
  7. Crie apliques planos

Se você traduzir literalmente o termo "aplicativo" do latim, obterá algo como "anexo" ou "anexo". Portanto, era uma vez, muitos séculos atrás, eles chamavam de costura em tecido ou colagem de vários fragmentos em papel: tecido ou papel, palha, pele e outros materiais. Hoje, a técnica de aplicação é tão multifacetada que novos rumos neste tipo de criatividade ainda não param de aparecer.

E os mestres de applique fazem exposições personalizadas, criam contas em redes sociais, nas quais dezenas (ou até centenas) de milhares de fãs se inscrevem.

O que é isso?

Perceber a aplicação apenas como uma forma infantil de criatividade seria uma injustiça óbvia. Alguns artistas inspiram pessoas em todo o mundo com seus trabalhos. E os adultos também ficam felizes em fazer apliques decorativos com os materiais mais simples.

Embora a introdução a esta técnica comece, sem dúvida, na idade pré-escolar. As crianças aprendem a cortar, colar, obter uma tela sólida e bela de diferentes fragmentos. As imagens artísticas podem ter diferentes formas e tamanhos, podem usar materiais homogêneos ou combinar coisas que diferem em textura e textura.

É difícil dizer o que está mais na moda em apliques no momento. Muito provavelmente, não há uma direção de liderança, mas há uma tendência para a máxima compatibilidade ambiental e naturalidade de criatividade. O papel é usado ativamente, com diferentes texturas, diferentes densidades. São feitas aplicações volumosas e em camadas, dignas de serem exibidas ao público em geral. Applique está se tornando uma arte cada vez mais elegante e sofisticada.

História

Suas origens remontam à era pré-histórica, quando os ancestrais costuravam roupas para si mesmos com peles de animais. Com o tempo, surgiu a necessidade do seu embelezamento, complementando com detalhes que hoje podemos chamar de decorativos. Com o desenvolvimento da sociedade, ela começou a se estratificar: havia padres, artesãos, guerreiros, líderes e fazendeiros. E o aplique em suas roupas (inclusive) os ajudava a designar pertencer a uma ou outra categoria.

Entre os povos nômades, o equipamento do cavalo era decorado com o auxílio de apliques, entre os guerreiros passou a fazer parte de bandeiras e brasões, e na vestimenta de clérigos também era usado. O apogeu dos apliques pode ser considerado a interseção dos séculos XVIII e XIX. Os moradores daquela época tentaram, tanto quanto possível, decorar sua vida. O ponto de referência era o trabalho de profissionais, para o qual os artesãos populares pudessem olhar. Eles não tinham esses materiais, não estudavam arte, mas eram grandes a inspiração e o desejo de repetir o que viam, de se adaptar às suas capacidades.

Os materiais usados ​​(e são usados ​​agora) são muito diferentes. De pano e papel, como os mais óbvios, a cascas de ovo e restos de fios, materiais naturais e aparas deixadas depois de apontar o lápis. As aplicações mais brilhantes e incomuns são vendidas caro em leilões de arte. Em suma, é definitivamente impossível considerar este tipo de criatividade indigno de sérias aspirações artísticas.

Visão geral da espécie

Se, no entanto, falamos em aprender a aplicar, o que ocorre na maioria dos casos na infância, vários parâmetros básicos são importantes. Eles atuam como critérios para dividir o aplicativo em tipos.

Por assunto

Existem temas, motivos, histórias que não precisam de publicidade, porque seu índice de citações já é alto. Em primeiro lugar, trata-se de aplicações festivas dedicadas ao Ano Novo, aniversário, 8 de março, 23 de fevereiro, Dia do Professor e outros feriados e eventos.

E é perfeitamente claro qual é o segredo de sua popularidade. A cada ano surgem exemplos mais interessantes de tais trabalhos, pois cada vez se quer fazer algo original com as crianças, sem ultrapassar os limites do assunto.

É assim que se parece a divisão de tópicos.

  • Mundo animal. De pavão e guindaste a cisne e abelha, sapo e rato, urso e vaca. As crianças, que são consideradas as principais autoras de tais aplicações, criam-nas enquanto estudam simultaneamente o mundo à sua volta.

  • Tema natural. As flores são especialmente populares - margaridas, tulipas, rosas, sinos. Os caras também fazem aplicações com frutas exóticas - abacaxi e coco. No tema "Colheita", eles podem fazer uma cesta com tomates, cenouras e outros presentes. Representando uma floresta, eles não se esquecem de enfiar alguns morangos na clareira da floresta. Representando os frutos dos campos e jardins, não se esqueça das espiguetas.

  • Heróis de contos de fadas. Mesmo assim, as crianças ilustram "O Nabo" e "Kolobok", as crianças mais velhas são tomadas pela imagem do pássaro de fogo e da princesa.

  • Brinquedos. De bonecos e bonecos de nidificação a palhaços e acrobatas - esses tópicos são muito populares entre os rapazes.

  • Transporte. Locomotiva, avião, tanque, carro, ônibus, foguete. A fim de entender pelo menos aproximadamente como ele se parece e funciona, os caras abordam a questão do estudo de forma criativa.

  • Tópicos relacionados ao tema de estudo em um período específico. Se as crianças, por exemplo, se familiarizarem com astronomia, podem ser oferecidas para fazer a Ursa Maior. Se as crianças estão estudando peixes, elas podem fazer um aplique de aquário. Se aprenderam o alfabeto, fazem um aplique com a letra "deles".

Os temas podem ser combinados. Mas eles sempre começam com um simples, para que o iniciante ganhe uma posição nas habilidades básicas.

Por cor

À primeira vista, parece que os apliques coloridos são um clássico. Certamente não dessa forma. Alguns mestres usam monocromático com tanta habilidade que nenhuma delícia de cor pode se comparar a tal beleza. A cor é considerada uma ferramenta muito poderosa, mas também pode falhar. Nem todo mundo sabe como trabalhar com a roda de cores, nem todo mundo está pronto para aprendê-lo.Portanto, às vezes a técnica, o rigor, a ideia podem impressionar no trabalho, mas algum tipo de incompletude ou, inversamente, exagero será sentido devido a um esquema de cores analfabeto.

As crianças aprendem a trabalhar com cores desde muito cedo. Eles ainda não têm o conceito de "adequado" ou não - e não deveria ser. O principal é que não tenham medo de usar cores, tentam, dão brilho, porque isso contribui para a autoexpressão.

Por volume

Existem aplicações planas, quando a obra pode ser condicionalmente colocada em um livro e não se deteriorará em nada. E há os volumétricos, nos quais a sua multidimensionalidade será, senão a principal característica da embarcação, então uma das definidoras. Alguns apliques são feitos de camadas com uma lacuna entre elas. Freqüentemente, essa lacuna é criada por fita dupla-face e suas contrapartes. Ofícios volumosos certamente têm mais profundidade.

Essas obras obedecem não apenas aos profissionais. As crianças aprendem a criar volume com figuras pré-fabricadas, que depois são fixadas na base. Por exemplo, eles fazem uma joaninha com tiras de papel no formato de um hemisfério e então ela se torna parte do artesanato.

Por material

Pelo que eles simplesmente não fazem aplicativos - e cada pessoa pode acrescentar algo próprio a esta enorme lista.

  • Cartão e papel. O exemplo mais óbvio, que é popular por sua acessibilidade e alto índice de recursos. Jornais, folhas de revistas, papel musical e páginas de livros também são usados. Uma aplicação sobre um tema escolar pode ser feita, por exemplo, com a ajuda de páginas de diário ou folhas de trabalho escritas.

  • Material natural. Esta não é apenas uma categoria especial, é um mundo totalmente separado, porque elas fazem belas aplicações de flores frescas, apresentam composições únicas de seixos, usam galhos, bolotas, conchas, canudos e outros presentes naturais.

  • De tecido. Patchwork também é um gênero criativo separado que é bastante utilitário. Com ele, você pode fazer cobertores e colchas, bolsas e muito mais.

  • Couro. Esta é uma forma de arte separada. Nem todo mundo trabalhará com couro, pois com um material muito caro e até caprichoso. Apliques, como pinturas, muitas vezes são vendidos, decoram interiores.

  • De resíduos. Garrafas e tampas de plástico, bem como quaisquer outras matérias-primas domésticas usadas, podem ser usados ​​como um material adequado para a criação de um objeto ou composição abstrata.

  • De produtos alimentícios. Um exemplo disso é a massa, que (quando seca, é claro) frequentemente se transforma em fragmentos de aplicação. Cereais, feijão, ervilha, lentilha, sementes de melancia e abóbora, entre outros produtos, também são usados ​​ativamente. Eles combinam bem com outros materiais naturais que não são alimentos.

  • A partir de materiais não convencionais. Este ponto conterá tudo o que não pode ser categorizado em categorias separadas. Por exemplo, você pode encontrar apliques de movimentos do relógio. Ou obras que usam canetas diferentes ou, mais interessante, filme fotográfico.

Você precisa começar a treinar com materiais simples que podem ser facilmente processados ​​- cortar, dobrar, colar.

Técnicas não convencionais

Além dos tipos de materiais que impressionam em sua variedade, o gênio do intelecto criativo, que também surge com diferentes técnicas de aplicação, é surpreendente.

Várias direções podem ser distinguidas entre as não tradicionais.

  • Descontínuo. Para transmitir a textura da imagem, essa técnica é a mais conveniente. O papel é rasgado em pedaços, uma imagem é feita a partir dos pedaços. Então você pode fazer uma nuvem encaracolada, a coroa de uma árvore, um gatinho fofo. Uma prática muito útil para o desenvolvimento de habilidades motoras finas.

  • Modular. Também pode ser chamado de mosaico. Muitas formas idênticas são coladas à base. Por exemplo, usando um furador ondulado, você pode estampar muitos corações multicoloridos, dos quais um aplique será feito.

  • Simétrico. Este é um vytynanka, um recorte - um exemplo vivo desse trabalho.Uma folha de papel é dobrada ao meio. Na metade, é desenhada uma imagem, que do outro lado deve ser exibida. Cortar fora. Com isso, a folha se desdobra e obtém-se uma figura simétrica, que fica colada ao fundo.

  • Fita. O princípio é semelhante ao anterior. Apenas as imagens resultantes não serão duas, mas muito mais. A folha deve ser dobrada como um acordeão e cortada na forma desejada em uma parte do acordeão, automaticamente a folha inteira consistirá em formas idênticas repetidas.

  • Silhuetas. Você precisa ser muito bom com tesouras para fazer esse tipo de trabalho. As silhuetas podem ser cortadas ao longo de um caminho desenhado ou imaginário.

  • Dobrando. Esse é o nome da arte de desenhar um aplique de listras. Às vezes também é chamado de rolo de papel. Essas composições quase sempre serão volumosas, as listras são longas e estreitas, geralmente torcidas em espirais.

  • Voltado para. Trata-se de bordado de papel, que está associado a apliques e quilling. Assim, são criadas pinturas tridimensionais, painéis, mosaicos, cartões postais e muito mais.

  • Colagem. É entendido como uma técnica que permite criar uma imagem a partir de fragmentos colados que fazem parte de outras obras.

Claro, nem todas essas técnicas são, mas as mais populares dessa categoria.

Estágios gerais de execução

É importante seguir a seqüência de aplicação, as instruções tecnológicas.

Aqui está um algoritmo condicional para criar um aplique.

  1. Ideia. Você pode apenas manter isso em sua cabeça, pode fazer um esboço ou pode repetir a aula magistral de alguém. Deve ser pensado ao pormenor, porque nem todos conseguem dominar o improviso.

  2. Preparação de materiais. Encontre tudo que você precisa, certifique-se de que é o suficiente.

  3. Preparação da base. Os apliques nem sempre começam com o trabalho de fundo, mas a maioria dos artesãos se sente confortável. O fundo pode ficar pronto imediatamente - por exemplo, uma folha de papelão colorido. Mas às vezes precisa ser tingido, mudar sua cor e textura, por exemplo.

  4. Cortando peças. Freqüentemente, os modelos são usados ​​para obter partes da forma desejada. Você pode cortar todos os detalhes do aplique de uma vez, ou apenas os maiores.

  5. As peças acabadas precisam ser fixadas na base. Na maioria dos casos, isso é feito com cola. Para aplicações de papel simples, PVA e cola em bastão são adequados, se materiais mais complexos são usados, cola quente é necessária.

  6. O trabalho é detalhado. Às vezes, no aplique, você precisa pintar algo, fazer alguns entalhes (por exemplo, colocar pontos no centro da flor com uma agulha de tricô).

  7. Camada de acabamento. Talvez a obra precise ser envernizada.

  8. Enquadramento. Nem sempre necessário, mas pode ser necessário.

Este é um algoritmo simples que não leva em consideração as especificidades das técnicas. Afinal, as mesmas tiras de papel não bastam apenas para recortar, precisam ser torcidas.

Como fazer artesanato volumoso?

Para mostrar o princípio de sua criação com suas próprias mãos, você pode considerar uma das master classes.

Aplicação de papel - instruções passo a passo.

  1. Para começar, você precisa preparar ferramentas e materiais: uma moldura com as laterais profundas (caixas de bombons também são adequadas), uma faca de papelaria, um lápis, papelão colorido (ficaria bem com uma impressão brilhante), papel aquarela, cola PVA , tesoura e uma régua.

  2. De um lençol branco, você precisa cortar um retângulo que se encaixará laconicamente na moldura.

  3. À mão (ou usando um modelo), você precisa desenhar um coração que caiba na moldura 9 vezes em 3 linhas. Este coração tem cerca de 4 por 5 cm de tamanho. Em vez de corações, pode haver outra figura - por exemplo, borboletas (como na foto).

  4. O coração desenhado deve ser recortado, delineado a lápis, previamente colocado em papel branco. Sairão cerca de 3 fileiras de 3 corações, mas o número pode ser ligeiramente diferente.

  5. As "asas" dos corações devem ser cortadas com uma faca clerical. Este trabalho requer cuidados especiais. Os cortes são feitos ao longo do contorno do coração, não devendo ser tocadas as partes inferior e superior da figura.

  6. As partes cortadas das figuras devem ser dobradas para cima e em direção ao centro para que se tornem tridimensionais.

  7. Os espaços em branco devem ser colados em papelão colorido. É ótimo se for um papel de scrapbooking impresso. Através das "asas" dobradas dos corações, será perfeitamente visível. Ou seja, o trabalho torna-se em camadas.

  8. A obra fica para ser colocada em moldura, fixando-a no verso com cola ou fita dupla-face.

Existem outras opções para fazer uma imagem semelhante. Você pode cortar os corações completamente com uma tesoura comum e depois dobrá-los ao meio. Pegue uma flor dos corações dobrados - pelo método de colocá-los de uma maneira circular. E pode haver muitas dessas flores, pequenas e grandes. Todos eles se encaixam na forma de um grande coração.

Esses aplicativos bonitos serão um bom presente para uma competição de aniversário, escola ou jardim de infância. Você não pode dá-los a ninguém, mas pendurá-los na parede de sua casa.

Crie apliques planos

Um aplique, em que o volume não é visto como um detalhe expressivo, também pode ser belo e impressionante. E ainda assim fácil e acessível. Como criar essas obras pode ser visto nos exemplos mais bem-sucedidos.

Oferecemos 10 designs de apliques planos simples e bonitos.

  • A partir de papel grosso colorido (cartolina de design), a criança recortará esses pássaros de acordo com os modelos. Isso é feito de forma rápida e fácil. Pode ser utilizado como decoração de parede, como postal.

  • Na verdade, um desenho, mas feito com guardanapos e usando a técnica de recorte de apliques. O trabalho não é o mais difícil, mas parece sutil. E é muito importante fazer o mesmo bom trabalho com a cor. Ele decide muito aqui.

  • Folhas de jornal comuns, papel branco, fundo preto (papelão) - e você consegue uma composição tão doce e romântica. Como opção - trabalho infantil para o Dia da Cidade. Flocos de neve são cortados com um furador (como aqui) ou com suas próprias mãos. Às vezes, você pode simplesmente desenhá-los com um marcador branco especial.

  • Com base em impressões (selos) e nas mesmas folhas de jornal, você pode obter uma composição tão estilosa. A árvore e as figuras dos pássaros não são pintadas, mas impressas. Mas você pode recortá-los de papel preto (por exemplo, veludo - será especialmente interessante) e colá-los assim. A folha de jornal pode ser tingida inicialmente com uma esponja que será umedecida em guache diluído.

  • Uma opção excelente, simples e concisa para um aplique de Páscoa. A forma é importante aqui - você precisa com muito sucesso, sem distorções, inscrever uma trama floral despretensiosa no ovo. Em vez de talos de papel, você pode usar fios verdes, por exemplo. O núcleo da flor pode ser contas, contas, lantejoulas ou círculos coloridos obtidos com um furador.

  • Elegante, moderno, no espírito da arte contemporânea. Algo é desenhado e algo está colado. As folhas em um galho podem ser pré-desenhadas no papel e coladas. Obviamente, tal arte pode ser feita por pessoas sem educação especial. E tem um aspecto muito bom, vai decorar o interior, sem dúvida.

  • A composição de um aplique a partir de elementos pré-desenhados é um prazer para quem adora desenhar. Você pode repetir essas flores com aquarela e papel, embora demore. Em seguida, as flores são recortadas e fixadas na base em um buquê que vai "ficar" em um bule recortado de papel para embalagem.

  • Apliques de retrato muito legais. Pode-se ver que uma variedade de papel pode ser usada para criá-lo - até folhas quadriculadas. A mesma aplicação pode ser feita a partir de fotografias impressas. Por exemplo, fazer uma pessoa (retrato), que consiste em ilustrações fotográficas da cidade. Esse será um retrato da cidade.

  • Outro exemplo do fato de que você não precisa se preocupar apenas com materiais padronizados - além de papelão e papel de diversas listras, existem mapas geográficos, papelão ondulado, embalagens de balas e muito mais, que serão bem texturizadas e adequadas para tal trabalho. Você também pode fazer papel impresso: os selos são colocados mesmo com metades de maçãs, mesmo com os detalhes do designer mergulhados em tinta.

  • Esse tipo de leva é uma ótima decoração para o quarto de uma criança, um ótimo complemento para o principal presente de aniversário de uma criança. Também usa papel de diferentes tipos: papel de jornal, papel artesanal e papel de embalagem são usados ​​ativamente. Em algum lugar, você pode pintar em algo para realçar o efeito. E o mais importante, as próprias crianças gostam de fazer essas obras, e isso está ao seu alcance. Além disso, eles vão buscar ativamente na vida cotidiana por algo que também possa se tornar material para aplicação (restos de papel de parede, um invólucro de uma barra de chocolate).

Aproveite sua criatividade!

sem comentários

Moda

a beleza

casa