Aplicativos do sistema solar

O Dia da Cosmonáutica é comemorado em 12 de abril. A produção do aplique do Sistema Solar pode ser datada até esta data. O ofício também é executado com o propósito de ensinar às crianças o sistema planetário no espaço sideral. Normalmente, silhuetas de corpos celestes feitas de decorações de plástico para árvores de Natal, papel colorido, embalagens de doces, plasticina ou outro material são fixadas em uma base densa.




Como fazer de papel?
As crianças podem criar artesanato com base em um tema espacial por conta própria. Na maioria das vezes, os apliques do Sistema Solar são feitos de papel colorido. O primeiro passo é fazer espaços em branco adequados. Primeiro você precisa preparar uma folha azul ou preta. A criança pode pintar sozinha o papel Whatman branco na cor apropriada. De cima, você pode borrifar com tinta prata ou roxa. O lençol é tonificado com uma escova de dentes e um pente. Para isso, o guache é apanhado com uma escova de dentes e carregado com um pente, movendo-se para a frente e para trás. A tinta spray transforma a base escura em um céu pontilhado de pequenas estrelas e poeira cósmica.


Em seguida, as órbitas devem ser aplicadas ao papel Whatman seco com tinta prateada. Os planetas correspondentes devem ser colados a eles. Para fazer corpos espaciais, os pré-escolares recebem círculos brancos e os pintam por conta própria. Você pode dar às crianças círculos multicoloridos já prontos que funcionam como planetas. E também as crianças podem recortar círculos com as próprias mãos nos quadrados que lhes são entregues.
Em seguida, a criança com um bastão de cola cola no papel whatman cada planeta ou satélite a uma certa distância do sol. Você pode colar quadrados de papel ondulado branco ou laranja no topo do círculo colado.O volumoso planeta imediatamente começa a diferir em sua aparência incomum.



Para dar manchas na superfície dos planetas, bolhas são expelidas de um tubo de coquetel, obtido a partir de uma mistura de sabonete líquido, guache e água. Algumas pessoas preferem decorar o planeta anão Plutão com blocos de gelo feitos de cascas de ovos.
A confecção de apliques é uma atividade muito estimulante para as crianças. Além disso, no processo de trabalho, o bebê desenvolve habilidades mentais e habilidades motoras finas das mãos. Enquanto colam objetos, os adultos devem recitar rimas que refletem a ordem dos planetas.
A criança se lembra facilmente.


Fazendo a partir de embalagens de doces
Um excelente meio de ensino para crianças é a manufatura feita à mão do sistema solar a partir de embalagens de doces multicoloridas. Primeiro, você precisa representar em papelão preto com linhas brancas uma parte do círculo do Sol e as órbitas dos planetas. O próximo passo é colar o Sol, ao qual você pode adicionar raios dourados com cola transparente com brilhos.
A maioria dos especialistas acredita que Plutão não precisa ser colado, uma vez que foi descartado pelos astrônomos como o nono planeta do sistema solar. Por esta razão, o modelo geralmente consiste em Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Eles são cortados de embalagens de doces.


As canecas de diferentes tamanhos têm a cor correspondente. Cada círculo deve ser colado na órbita desejada. Todo o sistema planetário é decorado com estrelas recortadas de embalagens de doces de prata e ouro. Para isso, as embalagens de balas são dobradas como uma sanfona e cortadas várias peças de uma vez.
Os nomes dos planetas podem ser colados com fita dupla-face. Após a secagem completa, o aplicativo é colocado em local designado especificamente para ele.


Dicas úteis
Para obter até mesmo círculos que funcionam como planetas ao criar um aplique, os especialistas aconselham o uso de uma bússola. Com ele, você pode cortar facilmente círculos de diferentes diâmetros. Um pequeno relevo da estrutura é dado pelo revestimento dos corpos espaciais com um verniz transparente. Para adicionar volume, uma boa opção é selecionar as pedras ou botões apropriados que representam os planetas. Os corpos celestes podem ser cortados de pedaços de tecidos bonitos. É melhor trabalhar com papelão ondulado usando estênceis prontos.
Para o desenvolvimento da coordenação motora fina das mãos, trabalhar com plasticina é ótimo. A dificuldade de realizar aplicações de plasticina reside no fato de que nem todas as crianças podem fazer elementos individuais a partir deste material. O resultado do trabalho depende da capacidade criativa da criança e de sua idade.
Recomenda-se usar argila cera, pois adere bem à base, não deixa marcas de gordura e não possui odor pungente.

Para criar o fundo, selecione papelão redondo preto ou azul escuro. Em seguida, um sol de plasticina é colocado no centro e listras brancas em torno dele a uma certa distância. Um planeta é colocado em cada órbita. Primeiro você precisa fazer um círculo com a cor correspondente. Em seguida, você deve alisá-lo e pressioná-lo contra o papelão com o dedo. Grandes bolas de plasticina são geralmente transformadas em planetas, pequenas - em estrelas.
No processo de trabalhar no aplicativo com as crianças, elas devem discutir todas as características e principais diferenças dos planetas grandes. É necessário considerar o atlas estelar junto com as crianças. As crianças devem imaginar as dimensões reais de todos os corpos celestes. Portanto, é necessário compará-los com o sol. As crianças estão interessadas na diferença entre os planetas terrestres e os gigantes gasosos.

É muito importante mostrar às crianças fotos da Terra. Chame a atenção para sua forma real. Deixe a criança refletir sobre por que o globo não é redondo, mas parece uma maçã. As crianças devem tentar moldar uma bola de plasticina irregular.
Um aplique original pode ser feito de decorações para árvores de Natal.Um sol de papel machê amarelo é geralmente colado no círculo azul, em torno do qual as órbitas são desenhadas. Brinquedos de plástico de Natal que fazem o papel de planetas são colados neles com uma pistola de cola.


Para saber como fazer uma aplicação sobre o tema "Sistema Solar" a partir de flagelos de plasticina, veja o próximo vídeo.