Aplicativos sobre o tema "Girassol"

Os trabalhos manuais com o tema "Girassol" são apreciados por crianças de todas as idades. Freqüentemente, são realizados em instituições pré-escolares. O que eles podem ser e como podem ser feitos será discutido no artigo.


Opção simples para crianças
Crianças de 3 a 4 anos podem fazer trabalhos manuais simples que levam um mínimo de tempo. A maneira mais fácil é fazer espaços em branco que precisam ser decorados. Por exemplo, imprima girassóis pequenos e instrua as crianças a preencherem o meio. Para fazer isso, você pode rasgar o papel preto, amassá-lo e colá-lo.

Você pode fazer um girassol usando a técnica da plasticina. O princípio de funcionamento é semelhante ao de colorir imagens. Porém, em vez de lápis ou tintas, a plasticina é usada no trabalho. Eles "pintam" as pétalas, o caule com folhas e o meio da planta.


Uma opção artesanal simples é preencher o meio da planta com sementes. É melhor fixá-los em plasticina macia. Para fazer isso, você precisa recortar um molde com pétalas e, em seguida, pedir à criança para untar a parte do meio do girassol com plasticina preta.

Outro exemplo simples é o uso de uma técnica de separação. Para isso, é necessário imprimir a coloração do girassol e preparar um papel fino de cor (por exemplo, crepe). A criança precisa rasgar papel de várias cores e colá-lo no colorido.


Crianças de 4 anos já conseguem recortar espaços simples para as aplicações. O artesanato pode ser um tanto complicado. Por exemplo, uma criança pode cortar um círculo amarelo, uma tira verde, um pequeno círculo preto de papel colorido. Ele precisa aprender a cortar as "pétalas", cortar as folhas e colar tudo sozinho.
É melhor usar papelão colorido revestido como base. A cola pode ser lápis ou tradicional com ponta estreita.

Como fazer um aplique volumétrico?
A implementação de apliques volumétricos é caracterizada por um nível médio de complexidade. Para crianças de 5 a 6 anos, você pode usar várias técnicas de costura. Por exemplo, nessa idade, a perseverança nas crianças aumenta. Portanto, o artesanato pode ser feito a partir de sementes de abóbora e girassol. Eles podem ser colados em plasticina.
Você pode complicar a execução de aplicativos com uma abordagem mais independente. Os pré-escolares podem cortar todos os detalhes sozinhos. Além disso, eles podem executar elementos mais complexos.

Por exemplo, você pode cortar muitas pétalas de papel crepom amarelo, a seguir amassar suas pontas, retirar os centros e colar. O meio pode ser feito de uma tira fina preta cortada em todo o seu comprimento e enrolada em um rolo.

Você pode fazer um girassol com pétalas arredondadas e volumosas. Para fazer isso, você precisa cortá-los e dobrá-los ao meio. Em seguida, resta colá-los ao redor do meio e fechá-los com um círculo preto.

Um aplique com um núcleo trançado fica lindo. Para fazer isso, corte tiras da mesma largura e deixe as crianças torcê-las em um padrão xadrez. Para evitar confusão para as crianças, você pode encadernar duas cores de papel (por exemplo, preto e marrom).
Este trabalho pode ser feito em 2-3 lições. Depois de tecer no meio, é preciso fixar as bordas com cola e, em seguida, cortar todo o excesso. Se seu filho achar difícil lidar com a tecelagem, você pode ajudá-lo a prender as tiras do lado avesso.


Aplicativos originais e memoráveis são feitos com as mãos das crianças. Para fazer isso, você pode circular sua mão várias vezes ou mergulhá-la na tinta e fazer várias estampas. As palmas também podem ser circuladas em papel verde, resultando em folhas exuberantes.
O esquema de trabalho posterior é simples: você precisa cortar os espaços em branco ao longo do contorno e colá-los na base de papel preparada. Um círculo regular feito de papelão (você pode colorir) é adequado, pois. Não é necessário colar em toda a área. Abaixo você pode decorar o artesanato com "folhas".

Girassol das folhas
No outono, você pode fazer uma aplicação temática com seu filho. Pode ser baseado em folhas comuns (bétula, bordo). Este ofício é simples e incomum de fazer. Para preservá-lo, é necessário usar folhagem seca.
Você pode colar as folhas em um bastão de cola ou plasticina macia. Os galhos podem se tornar o tronco da planta. Dependendo da perseverança da criança, as folhas podem ser coladas em várias fiadas. Isso criará uma nave volumétrica única.
Tradicionalmente, o meio de tais aplicações é preenchido com sementes pretas. No entanto, você pode usar qualquer outro material natural para ele (por exemplo, trigo sarraceno). Algumas pessoas preferem usar grãos de café.


Mais ideias
Você poderá fazer aplicações sobre o tema "Girassol" com os materiais mais inusitados. Por exemplo, além do papel tradicional e do trigo sarraceno, você pode usar papel de veludo autoadesivo em seu trabalho. Para as crianças em idade escolar, não parece mais difícil de trabalhar.
As cores do material irão cativar até os mais exigentes. Um girassol com folhas douradas será a melhor arte para decorar um viveiro. Ao mesmo tempo, trabalhar com papel autoadesivo não é difícil.
Eles desenvolvem as habilidades motoras das crianças usando milho, ervilhas e lentilhas em seu trabalho. O aplique com sementes de melancia e grãos de milho parece incomum.


Alguns pais oferecem aos filhos que façam artesanato com restos de tecidos. E também as aplicações podem ser feitas usando elementos de feltro em vez de fragmentos de papel. A vantagem desse não tecido é que ele é fácil de cortar e não é caprichoso de colar.
Também pode ser usado para fazer uma acácia para uma flor de girassol. Ele pode ser usado para criar apliques volumétricos.


Foamiran é um material incomum e fácil de usar. As crianças adoram trabalhar com espuma de borracha. É fácil cortá-lo com uma tesoura, mas é melhor colar sobre uma cola especial em um papelão revestido.
O material pode ser tingido com giz de cera, pode ser torcido, esticado, dando a forma desejada.Os girassóis de Foamiran parecem incomuns e coloridos. O material em si é leve, pode ser comum e brilhante.

Lindos apliques com volume são obtidos com material de sucata. Normalmente, são o meio das tampas das garrafas de plástico e as partes cortadas das colheres de plástico. Para maior semelhança, os fragmentos das colheres são pintados de amarelo.

Além disso, as crianças gostam de trabalhar com botões. Isso não apenas desenvolve habilidades motoras, mas também permite que você crie aplicativos exclusivos. Os botões costumam ser usados para exibir as imagens no todo ou em parte. Por exemplo, pode ser o corte do meio ou as próprias pétalas.

Apliques de tiras de papel ficam lindos. Para fazer as pétalas, as listras são dobradas em laços e coladas no final. Em seguida, são colados em uma base redonda pintada sobre papelão.
Em seguida, um círculo central preto é colado no topo. Se parecer muito simples, eles pegam uma caneta branca e desenham marcas de seleção peculiares, sementes.


Quando você quiser algo especial, experimente contas semicirculares. Eles são colados em plasticina. E também as crianças adoram trabalhar com lantejoulas brilhantes. Eles aderem bem à plasticina, formando um núcleo de girassol realista.


A seguir, assista a uma aula magistral sobre a criação de apliques de "Girassol" a partir de papel colorido e materiais naturais.