Aplicações de materiais naturais

Materiais naturais são freqüentemente usados para criar apliques. Na maioria dos casos, estamos falando de folhas secas, sêmolas e galhos.

Visualizações
A aplicação de material natural pode ser criada em várias técnicas.

Simétrico
Para obter um aplique simétrico, uma placa quadrada ou retangular do tamanho necessário é dobrada ao meio. Em seguida, ele adere à dobra e é usado para desenhar e, em seguida, cortar metade da imagem. Quando se trata de aplicativos feitos de materiais naturais, simétrico geralmente significa aquele criado com uma seleção de folhas semelhantes que permitem obter imagens espelhadas.

A sobrecarga
Os apliques de retroprojetor possibilitam a criação de obras multicoloridas e, portanto, são mais usados nas aulas para crianças. O contorno das imagens é preenchido com detalhes recortados, que são sobrepostos e colados em camadas.

Durante o trabalho, é importante garantir que cada parte subsequente tenha um certo tamanho menor que a anterior.
mosaico
Mosaic também é conhecido como aplicação modular. A imagem é disposta na mesma forma ou em fragmentos semelhantes de cores diferentes, por exemplo, círculos, quadrados ou losangos. Esta técnica é freqüentemente usada para decorar a cauda de um pássaro ou escamas de peixe.

Silhueta
Ao criar um aplique de silhueta, silhuetas complexas são cortadas ao longo de um contorno desenhado ou simplesmente imaginado. Os espaços em branco acabados são colados à base.

Fita
O aplicativo de fita permite que você obtenha várias imagens idênticas, espalhadas ou interconectadas... Para obtê-lo, uma folha larga de papel é dobrada como um acordeão, após o que uma imagem é recortada da folha em branco.

Como fazer pássaros com as próprias mãos?
Para fazer um artesanato em papelão sobre o tema "Coruja em um galho" você vai precisar de galhos e trigo sarraceno. Primeiro, uma base retangular de papelão branco é colada ao longo do contorno com galhos para formar uma moldura. Além disso, um tronco de árvore é criado dentro de um ou mais galhos. É mais conveniente fixar materiais com cola quente. Depois que um galho aparece na árvore, é necessário desenhar nele o contorno de uma coruja.



Sua área interna é abundantemente revestida de cola e coberta com grãos de trigo sarraceno. Olhos, bico e asas, cortados em papelão ou também feitos de materiais naturais, são colados ao pássaro. A parte inferior da imagem é decorada com musgo e aparecem folhas vivas ou secas na árvore.



Este lindo pássaro pode ser feito de outra forma, usando vários tipos de cereais e sementes. Para trabalhar neste caso, você precisará Cola PVA com pincel, base de papelão, guache com pincel, lápis, arroz, ervilha, sementes, trigo sarraceno e sementes diversas. Também vale a pena preparar um verniz incolor para móveis ou uma cola de silicato. Em primeiro lugar, a imagem de uma coruja é aplicada ao cartão. Isso pode ser feito arbitrariamente ou usando um estêncil.


O céu é imediatamente pintado com guache. Sobrancelhas feitas de sementes são coladas ao pássaro, assim como olhos com nariz feito de sementes, por exemplo, de cerejas. A área ao redor dos olhos e a parte inferior da cabeça estão abundantemente untadas com cola. Os locais processados são cobertos com arroz. Da mesma forma, com a ajuda do trigo sarraceno, o corpo de um pássaro é formado. As demais áreas livres da cabeça são cobertas com cola e com trigo sarraceno.


Várias camadas são criadas nas asas e na cauda da coruja. O mais baixo é obtido a partir de sementes brancas. Além disso, de baixo para cima, fileiras de café verde, sementes pretas, pequenas massas e ervilhas são dispostas. O contorno da lua crescente no céu é preenchido com ervilhas secas e pintado com tinta amarela. As estrelas no céu são obtidas a partir de pequenas massas do formato correspondente, tingidas de amarelo. Ao final do trabalho, os olhos do pássaro são desenhados.



Enquanto o trabalho está secando, é melhor deixá-lo sob pressão, por exemplo, sob uma pilha de vários livros pesados. O produto acabado é envernizado ou tratado com cola de silicato.
Os materiais naturais também são adequados para a criação de um pavão. Você terá que adicionar papel colorido, cola PVA e tesoura para secar folhas e flores de diferentes formas e cores. Em primeiro lugar, a primeira camada da cauda do pássaro é disposta a partir de placas de formas e tons aproximadamente iguais. Além disso, ao usar folhas de tons já diferentes, a segunda e a terceira camadas da cauda são formadas. Um prato de tamanho adequado é usado como corpo e a cabeça de um pavão é cortada de uma folha separada. A cabeça do pássaro é decorada com flores secas e os olhos são desenhados com uma caneta de feltro ou modelados com grãos de pimenta. Suas pernas também estão desenhadas.




Fazendo animais e insetos
Aplicação "Deer" é criado a partir de folhas de outono recém-colhidas de várias formas e tamanhos. Além disso, cola PVA e papelão grosso são necessários para o processo criativo. Em primeiro lugar, uma folha de vidoeiro é usada para indicar a cabeça de um animal. Seus chifres são formados por folhas de cinerária, e os olhos, nariz e orelhas são cortados de material natural com tesoura de unha. As folhas de bétula precisarão ser usadas para obter o pescoço e o corpo de um veado. Grandes pernas serão feitas de folhas de salgueiro, mas o casco terá que ser cortado.
A composição pode ser complementada com o sol de placas de vidoeiro e salgueiro. A erva daninha deve ser colocada no fundo de uma folha de papelão.






É melhor colocar o trabalho acabado por algum tempo embaixo do livro para que as pontas das folhas não se enrolem.
Uma libélula muito bonita também é obtida das folhas de outono caídas. Além de matérias-primas naturais, você também terá que usar cola, tesoura e papel de fundo - de preferência papelão. Em primeiro lugar, os blocos com a forma exigida são cortados das folhas. Em seguida, dois círculos e uma longa peça representando o corpo são colados ao fundo. Nas laterais, duas asas são anexadas e alguns dos menores círculos são colados na cabeça da libélula.




Se necessário, o aplique é modificado com um marcador.
Buquês e flores
Lindas folhas de outono são perfeitas para criar apliques de flores... A maneira mais fácil é pegar vários pratos de tamanhos iguais e usá-los como pétalas.
O buquê de outono também é muito simples: Primeiro, um vaso de papel é colado ao papel e, em seguida, é "enchido" com cola com galhos secos, botões e folhas de grama.


Opções de casa
A construção de uma casa com materiais naturais permite à criança mostrar ao máximo a sua imaginação... Por exemplo, ele pode organizar o trabalho usando apenas folhas de diferentes formas e tamanhos, completando os detalhes necessários, ou "dobrar" uma estrutura de palitos de sorvete ou balsa, e "quebrar" a floresta ao redor. A propósito, um telhado feito de fungo seco de árvore ficará muito original. A casa também pode ter uma base de sementes ou nozes e um telhado de "sementes de helicóptero".


Ideias populares de artesanato
O trabalho de apliques volumétricos para crianças também é realizado em outros tópicos.
Panorama
Na maioria das vezes, são as paisagens feitas com os mais diversos dons da natureza que são trazidos para a escola. Alternativamente, pode ser um painel de folhas de diferentes espécies, representando uma floresta. Todas as matérias-primas naturais são pré-secas em uma prensa ou passadas em ferro quente através de papel. Diretamente para o trabalho, você também precisará de uma folha grossa de papel branco de 30 por 40 centímetros, tesoura, cola PVA, pincéis, jarra d'água, guardanapo, oleado, aquarela ou guache. O processo criativo começa pintando o fundo em duas cores: azul, simbolizando o céu, e amarelo, a cor da folhagem de outono.


É recomendado desfocar os limites entre eles, tornando as transições mais suaves. Quando o fundo secar, você precisará colar nele algumas folhas grandes ao longo do horizonte. Um pouco abaixo estão pequenas folhas de tons contrastantes. Uma folha de samambaia cortada ao longo do ramo central é disposta com “grama” no prado. O primeiro plano é formado de forma semelhante, primeiro com placas grandes e, em seguida, com placas pequenas.




Vaso
Assunto lindo aplicação sobre o tema "Vaso" requer o uso de bolotas com gorros, folhas caídas de várias árvores, flores secas ou freixo da montanha, papelão e papel colorido, lápis, cola e tesoura. Em primeiro lugar, papel colorido de azul, azul, verde, amarelo e outras cores é cortado em triângulos, o lado dos quais tem cerca de 1,2-1,5 cm. Um vaso é cortado.




A figura do mosaico está colada a uma folha de papelão colorido. As folhas secas são fixadas alternadamente sobre o vaso com um bastão de cola ou pistola de cola. As flores do vaso serão colhidas de bolotas. Você pode fixá-los um a um em papelão ou primeiro conectá-los em um botão aberto e, em seguida, colocá-los sobre um vaso. Se o trabalho for realizado sob a supervisão de adultos, então para isso é permitido o uso de cola quente, mas é preferível que as próprias crianças usem plasticina. Os núcleos das flores são obtidos a partir de gorros de bolota. As áreas de aplicação gratuita são preenchidas com cinzas da montanha, flores secas e ramos de sempre-vivas.






Cipollino
Pendência aplicação "Cipollino", é mais conveniente desenhar um contorno em papel branco e, em seguida, preenchê-lo com folhas secas esfareladas. Também vale a pena tentar fazer o personagem com folhas de bétula.


Aquário
Em uma composição que descreve um aquário, uma variedade de folhas, galhos, conchas e até mesmo seixos podem ser usados. Para o processo criativo, você terá que preparar uma base de papelão grosso de caixas velhas, um círculo de papel colorido com diâmetro de 10 a 12 centímetros, pequenas cascas, cascas de ovo, semolina, tesoura, cola PVA ou bastão de cola. Você também precisará de raminhos de cinerária, thuja ou samambaia, uma fita de cetim de 4 a 6 centímetros de comprimento e um quadrado brilhante com 5 centímetros de lado. Em primeiro lugar, um círculo com um diâmetro de 10-12 centímetros é cortado em papelão grosso.... No verso, um prendedor é fixado a partir de uma fita e um pequeno retângulo segurando-o, e na frente - um círculo de papel colorido.


O fundo do aquário é formado por cascas de ovo esmagadas, cascas e grãos de sêmola. À esquerda, um galho de cinerária é colado, e à direita - thuja ou outra vegetação semelhante. O peixe é criado a partir de um quadrado colorido na técnica de origami. Em princípio, pode ser feito com folhas secas.




De outros
Crianças de 3-4 anos devem ser oferecidas para fazer um homem simples de folhas... Para fazer isso, uma linda folha amarela precisará ser colada em um papelão e, em seguida, ele terá que desenhar alças e pernas. Como olho mágico, recomenda-se o uso de peças de plástico para bonecos ou um par de botões. Outro aplique adequado para os mais pequenos é uma árvore de outono. Um par de galhos finos, denotando o tronco, é primeiro colado no papelão e, em seguida, uma coroa é feita de folhas de outono. Você também pode fazer um aplique de painço, pintado em cores diferentes e fixado em cola PVA.


A copa de uma árvore, feita de folhas secas esfareladas, parece interessante.
Para obter informações sobre como fazer um aplique de material natural, veja o próximo vídeo.