Analista

Características da profissão de analista

Características da profissão de analista
Contente
  1. Que é aquele?
  2. Que tarefas ele executa?
  3. Habilidades e qualidades exigidas
  4. Para quem é adequado?
  5. Como se tornar?
  6. Perspectivas profissionais

O mundo está mudando, desenvolvendo-se em um ritmo acelerado. As tecnologias de computador estão surgindo e as camadas de informação estão crescendo exponencialmente. Portanto, nas realidades modernas, os analistas são muito procurados - especialistas que nunca se perderão no mar de dados e ajudarão outros a cumprir essa tarefa.

Que é aquele?

O analista tem a missão de processar uma série de dados sobre vários assuntos, estruturando-os e apresentando-os na forma de gráficos e tabelas - um formato conveniente para compreensão e percepção. Com base nas informações recebidas, um profissional pode compartilhar certas conclusões sobre o desenvolvimento futuro dos eventos, interpretar as opções possíveis para a virada dos eventos. Esta é a parte mais valiosa do trabalho do analista.

A profissão de analista é um conceito coletivo. A essência do treinamento deste especialista é na coleta de uma massa de dados digitais e na análise das informações recebidas. Que tipo de dados depende das especificações do trabalho. Um analista pode se especializar em investimentos, segmentos de mercado específicos, finanças, engenharia, software de computador, publicidade, sociologia, etc.

Os dados são fornecidos por fontes abertas, como imprensa, estatísticas, relatórios, inteligência de negócios ou relatórios internos. Por meio de certos métodos de análise, diferentes algoritmos são calculados para selecionar a opção mais lucrativa.

Que tarefas ele executa?

Em qualquer área, o algoritmo de ações do analista consiste em um certo esquema:

  • coleta de informações de fontes com posterior processamento primário;
  • análise dos dados recebidos com verificação de sua confiabilidade;
  • a formação de certos pressupostos e hipóteses, teses;
  • contabilização de indicadores econômicos, financeiros, sociais e outros;
  • previsão de desenvolvimento para diferentes vetores de influência;
  • desenvolver estratégias para o sucesso;
  • relatórios analíticos e apresentações.

Analistas profissionais são necessários em vários setores.

Analista de negócios

Seus deveres são no estudo da estrutura interna da empresa, todas as suas relações comerciais de forma a maximizar a eficiência da organização. Tal profissional busca fragilidades e possíveis problemas na empresa, ao mesmo tempo em que desenvolve um conceito para sua eliminação a fim de economizar custos e aumentar os lucros. Esses especialistas estão mais frequentemente interessados ​​em empresas focadas na produção de produtos ou engajadas no comércio.

Financeiro

Monitora as tendências de desenvolvimento do mercado mundial, estudando o desempenho financeiro da empresa como um todo e de cada uma de suas divisões específicas. Consulta sobre investimentos, prepara recomendações, faz previsões. Os analistas desta área são procurados em instituições bancárias, financeiras e de investimento, em bolsas de valores, em agências governamentais que regulam a economia.

Sistêmico

Conectado com o mundo da tecnologia da informação. Trabalho em empresas de TI, divisões de grandes empresas, prestando serviços terceirizados a clientes. As responsabilidades estão na preparação de requisitos técnicos para software, conceitos e documentos de pré-projeto, este especialista elabora regulamentos e determina as funções a serem automatizadas.

Militares

Revisão analítica de eventos geopolíticos significativos, análise de mudanças político-militares e doutrinas militares de diferentes países do mundo.

Político

Principalmente engajado em processos de gestão, mais precisamente, garante a adoção de decisões gerenciais relacionadas à economia ou à esfera social.

Mercados

Especialista em análise de mercado de ações, câmbio e commodities. As responsabilidades incluem uma análise completa do que está acontecendo no mercado de títulos corporativos, sociedades por ações, empresas, grandes empresas e, às vezes, países inteiros que emitem títulos. Um analista do mercado de ações processa uma variedade de dados estatísticos e fornece aconselhamento profissional sobre atividades de câmbio.

A análise do mercado de ações é cada vez mais considerada uma profissão de saída. Em primeiro lugar, está conectado com o desenvolvimento da automação nesta área.

As funções de especialistas são desempenhadas com sucesso por todos os tipos de análogos técnicos de negociação - robôs, que analisam uma grande quantidade de informações. Com base neles, a técnica é capaz de tomar as decisões certas.

Investimento

Um especialista que é responsável pela análise de projetos de investimento e sua implementação. Os representantes desta profissão também são frequentemente chamados "Gestores de investimento" ou "gestores de projetos de investimento".

Intercâmbio

Um estreito profissional, um analista de risco na área de vendas, cujas funções incluem análise comercial, rastreamento de processos que ocorrem em um ou vários pregões. Ele também dá conselhos para ajudá-lo a comprar ou vender ações, títulos, moedas e outros ativos valiosos de maneira oportuna e lucrativa.

Analista de SEO

Identifica os motivos que impedem o site de ocupar posições de liderança nos resultados da pesquisa. Este especialista tem um conhecimento mais abrangente da promoção do site, determina testando quais métodos serão eficazes para a promoção do site (realiza análise de SEO).

Analista de marca

Fornece ao cliente uma ferramenta conveniente e eficaz para rastrear sua própria reputação nas redes sociais. Business intelligence é um sistema desenvolvido para monitoramento e análise em tempo real nas redes sociais.Para isso, o serviço disponibiliza um pacote de ferramentas que permite monitorar e interagir com os usuários.

Tecnologia informática

Um especialista em TI desenvolve, testa e melhora novos programas de computador, aplicativos e utilitários. Ele também é responsável por consultar clientes sobre essas questões. Esse consultor tem muito em comum com as responsabilidades de um analista de segurança de sistemas de informação.

Mercado

Todas as empresas modernas hoje desejam receber "big data" e quase todas possuem um departamento de ciência de dados. Sua equipe está procurando por pontos de crescimento de produto promissores ao dimensionar desafios e desafios de marketing.

Econômico

Consultor financeiro e econômico, coletando dados econômicos e estatísticos com suas análises posteriores. O analista-economista utiliza métodos científicos e econômicos, os interpreta com a posterior formação de recomendações para o desenvolvimento da empresa.

As questões de preços, a previsão do movimento e estado do ambiente de mercado, a determinação dos parâmetros de competitividade e a avaliação da execução dos orçamentos também estão incluídas nas atribuições ditadas pela descrição de funções.

Banco

Esta é uma seção opcional de análises, cujos especialistas fazem parte de um grande e diversificado grupo de especialistas em vários tipos de análise, seja de bancos individuais ou do setor bancário como um todo. Freqüentemente, os melhores analistas bancários são estrategistas de empresas de investimento e bancos, bem como funcionários de agências de classificação de risco.

Analista químico

Analisa a composição dos produtos acabados e sua composição. A competência deste especialista é tirar conclusões sobre as propriedades do produto e suas características de qualidade.

Analista do Mercado Imobiliário

A norma profissional prescreve que este especialista seja capaz de processar dados e desenvolver análises estatísticas em diversas áreas do mercado imobiliário. Ele define as metas e objetivos da pesquisa do mercado imobiliário, acompanha os dados com sua posterior análise, faz previsões para o futuro desenvolvimento do mercado imobiliário.

Esportes

Ele estuda situações em um ou vários esportes, dá uma avaliação e faz previsões, com base nas quais eles definem as probabilidades nas casas de apostas. Para evitar erros nas recomendações, ele deve possuir uma grande quantidade de dados (estatísticas, o estado atual da equipe, problemas internos, informações privilegiadas) e interpretar corretamente as informações.

Habilidades e qualidades exigidas

Para ter sucesso nessa profissão, você precisa de uma série de qualidades, a principal delas é o bom senso. Julgamentos lógicos e equilibrados (sem cuidado!) Também são importantes. Se o analista for muito cauteloso, ele leva em consideração todos os riscos, mas não vê as chances. E o analista excessivamente assertivo antecipa todas as probabilidades, mas não leva os riscos em consideração.

Um analista é uma profissão criativa, por isso é importante ter não apenas uma mentalidade analítica, mas também um pensamento extraordinário a fim de apresentar ideias originais, contornando os concorrentes... Você precisa ser capaz de expressar suas ideias por escrito, em um relatório que irá interessar aos clientes, e a administração não terá dúvidas ao lê-lo.

Trabalhar como analista requer disciplina, que é regularidade e oportunidade. Um bom analista deve ser proficiente em várias profissões ao mesmo tempo. Ele precisa conhecer o setor imobiliário, contabilidade profissional, avaliação imobiliária e vender bem as ideias.

Suas responsabilidades incluem fornecer ao chefe todas as informações necessárias para a tomada de decisões de gestão, com todos os prós e contras, riscos e oportunidades, indicadores financeiros e de desempenho.

Para quem é adequado?

À primeira vista, pode parecer que a profissão de analista é incrivelmente enfadonha e extremamente monótona. Este é um julgamento errado, porque as tarefas resolvidas pelo analista não são repetidas... Em primeiro lugar, isso se deve ao conjunto de dados em constante mudança. Estes dados muitas vezes dizem respeito a áreas completamente diferentes, uma vez que são analisadas absolutamente todas as áreas de atividade que afetam as bolsas de valores, etc.

Uma pessoa inclinada a processar grandes matrizes de informações pode trabalhar como analista. Pode ser um funcionário altamente qualificado com um ou mais diplomas universitários em finanças, economia ou tecnologia da informação. O especialista precisará de:

  • mente analítica e capacidade de pensar logicamente;
  • uma responsabilidade;
  • atenção e até pedantismo;
  • organização e consistência;
  • boa memória;
  • resistência e paciência;
  • observação;
  • pensamento criativo.

A capacidade de coletar e processar uma massa de dados diversos, de buscar a interconexão dos mesmos, o conhecimento de softwares modernos para trabalho operacional com informações será de grande utilidade.

Conhecimento de gestão, contabilidade, design e documentação técnica é muito útil.

Como se tornar?

Dependendo da direção das atividades futuras, o analista deve primeiro passar por treinamento e receber ensino superior relevante... Na maioria das vezes, esses especialistas são treinados nas faculdades de economia, finanças, tecnologia da computação, matemática, estatística. Diferenças em especialidades específicas são possíveis. O principal é que, além dos conhecimentos básicos da matéria básica, o aluno aprenda as ferramentas básicas de análise, trabalhando com sistemas inteligentes de processamento de dados.

Para futuramente conseguir o cargo de analista, é aconselhável estudar em uma das principais universidades do país, onde haja boa base científica e corpo docente. Ao entrar na universidade, você precisará dos resultados do USE nas seguintes disciplinas: línguas russas e estrangeiras, ciência da computação, estudos sociais, matemática de perfil. Em tais instituições de ensino, geralmente há uma grande competição, portanto, muito provavelmente, o candidato terá que dominar não apenas o currículo escolar por vários anos, mas também passar por um programa adicional com tutores.

A maioria das universidades neste perfil está localizada em Moscou e São Petersburgo:

  • Universidade Russa de Economia. G.V. Plekhanov;
  • Escola Superior de Economia da National Research University;
  • Academia Russa de Economia Nacional e Função Pública sob o Presidente da Federação Russa;
  • Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear MEPhI;
  • Universidade Estadual de São Petersburgo.

Alunos do ensino médio interessados ​​na profissão podem estudar gratuitamente por seis meses na Escola de Analistas da RANEPA.

Perspectivas profissionais

O nível de conhecimento do analista permite automaticamente que ele se torne candidato a progressão na carreira no serviço público e também no setor corporativo. Muitos dos funcionários comuns “crescem” e se tornam chefes de departamentos, estão liderando projetos muito promissores. Tudo isso é realisticamente alcançável, sujeito a treinamento meticuloso e desenvolvimento profissional oportuno.

Empresas, organizações, empresas de várias áreas de atividade precisam de analistas... Além disso, os analistas podem fazer pesquisas e aconselhar sobre projetos de clientes particulares. Como regra, os analistas financeiros, de investimento e de sistemas de informática podem se orgulhar de uma renda bastante alta. Os salários dos analistas esportivos são um pouco menores. Em geral, o salário desse especialista depende de onde exatamente ele trabalha, de quais fluxos financeiros esta ou aquela organização opera.

O mercado de trabalho não oferece tantos bons especialistas neste campo, de modo que a profissão é bem remunerada. Em média, os analistas na Rússia recebem de 60 a 75 mil rublos por mês.Os empregados envolvidos em eventos esportivos (30-35 mil), análises de mercado (até 50 mil) ganham um pouco menos. Os analistas empregados em grandes bancos e empresas de investimento com capital estrangeiro podem receber cerca de 130 mil rublos por seu trabalho. O fator geográfico também é importante na determinação dos salários. Em Moscou, que tem o status de centro financeiro, econômico e de inovação do estado, o salário médio mensal de um analista efetivo chega a 100 mil rublos. Os especialistas nas regiões não podem contar com mais de 40 mil rublos. Com base nesses dados, além de levar em consideração a opinião de especialistas das maiores agências de recrutamento, pode-se afirmar que a profissão de analista não perderá relevância nas próximas décadas.

sem comentários

Moda

a beleza

casa