Analista

Tudo sobre a profissão de analista de negócios

Tudo sobre a profissão de analista de negócios
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Responsabilidades profissionais
  3. Educação
  4. Remuneração
  5. Local de trabalho

Analista de negócios é uma profissão bastante avançada. Ela apareceu recentemente. Basicamente, pessoas dessa especialização são muito valorizadas, pois sua importância dificilmente pode ser superestimada. Nenhuma empresa de TI pode prescindir desse profissional.

Graças ao seu trabalho, o cliente e o desenvolvedor podem facilmente concordar e se entender.

Peculiaridades

Se você olhar as listas das profissões mais solicitadas, verá a profissão de analista de negócios em primeiro lugar. O que faz uma pessoa com essa profissão? Um analista de negócios usa técnicas de análise de negócios. Ele se dedica a essa atividade com o objetivo de identificar problemas nos negócios e sugerir formas de resolvê-los.

A demanda por um analista de negócios no mercado de trabalho dificilmente pode ser superestimada. E é por isso. O futuro próspero de toda a empresa, ou seja, o lucro e o salário dos funcionários, depende desse especialista. Um analista ajuda a otimizar e melhorar os processos de negócios. A viabilidade de um empreendimento ou empresa depende deles.

Para se tornar um especialista altamente qualificado, você deve ter os seguintes conhecimentos:

  • você precisa saber a base dos ciclos de vida de um produto de software;
  • noções básicas de análise de sistemas, noções básicas de planejamento de negócios, noções básicas de programação WEB;
  • processos empresariais levando em consideração o foco da indústria;
  • você precisa ser capaz de trabalhar em ARIS Express, Business Studio, BPwin, etc .;
  • conhecer os programas 1C, SAP, Oracle, MS Visio, MS SQL, MS Project, EDMS;
  • ser capaz de descrever processos de negócio e analisá-los, assim como um especialista deste nível deve avaliar a eficiência da empresa;
  • você precisa ter as habilidades para desenvolver especificações técnicas para o sistema de informação.

Além disso, você precisa ter certas qualidades pessoais que o ajudem a trabalhar sem interrupções. Vamos listá-los:

  • Mente analítica;
  • atenção, perseverança, sociabilidade;
  • a capacidade de analisar e levar em consideração um grande grupo de dados relevantes;
  • um especialista deve assimilar informações rapidamente e ser criativo.

Essa profissão tem méritos tremendos. Em primeiro lugar, trata-se de um alto salário e garantia de crescimento na carreira. Os analistas de negócios são muito procurados e seu trabalho é diversificado. Graças às suas atividades, um especialista pode melhorar seu nível de comunicação.

No entanto, se você tem medo da responsabilidade, essa profissão não é para você. Suas desvantagens são:

  • o especialista está em viagens de negócios o tempo todo;
  • você tem que promover suas idéias o tempo todo, apesar da resistência das pessoas;
  • pode entrar em uma situação desagradável devido a desentendimentos com o cliente;
  • ótimo emprego e alto estresse devido ao trabalho mental.

Responsabilidades profissionais

Um analista de negócios se dedica à análise de soluções multidirecionais do cliente, lida com problemas de negócios, encontra lacunas no trabalho de gestão. Além do mais, este especialista encontra maneiras de melhorar a eficiência operacional e melhorar a alavancagem para o lucro.

O analista de negócios deve cumprir todos os requisitos do cliente, comunicar-se com ele e fazer uma especificação. Este documento contém todos os pontos a serem preenchidos. O documento também descreve o produto e sua finalidade. Além disso, ao fim a que se destina, são levadas em consideração as restrições que possam surgir. Ele também ajusta todas as funções necessárias e define o ambiente de trabalho.

O analista de negócios é o principal responsável por analisar as necessidades do cliente. Ele precisará escrever todos os requisitos necessários para o produto, bem como analisá-los. E então tente melhorar a situação com base nos dados compilados, o que afetará dinamicamente os lucros futuros. Além disso, a gestão prevê o trabalho de mudança documental.

Um analista de negócios deve ser orientado para o cliente, ser capaz de ver tudo o que o cliente não vê. Portanto, ele precisa ser capaz de abstrair e olhar a situação como se estivesse de fora.

Todo analista precisa ser capaz de trabalhar bem em equipe. Portanto, você precisa ser uma pessoa diplomática e procurar sempre ajudar um colega. O analista deve estar familiarizado com o especialista. Com a ajuda de uma mente analítica, ele será capaz de organizar tudo nas prateleiras. Além disso, isso permitirá que você veja as falhas no ambiente e coloque as coisas em ordem não apenas em seus pensamentos, mas também nos pensamentos dos funcionários ao seu redor.

A coleta de informações é outro ponto que auxilia o analista. Portanto, o especialista deve saber o que o cliente realmente deseja. Para fazer isso, você precisa falar e conduzir um diálogo correto. A persuasão é outro ponto muito importante na profissão de analista de negócios. Ele deve ser capaz de convencer o cliente se ele vir pontos fracos no projeto. Você também precisa tomar decisões ousadas e assumir a responsabilidade por elas.

A barreira do idioma definitivamente não deve interferir no trabalho. Portanto, um analista de negócios deve ser fluente não apenas em sua língua nativa, mas também em inglês. O especialista deve ser muito letrado e ser capaz de formular seus pensamentos tanto no papel quanto na fala oral.

Educação

Para ser justo, é preciso destacar que encontrar uma instituição especializada e estudar para ser analista de negócios sem problemas é bastante difícil. As universidades especiais não permitem a escolha de um programa ideal que facilite a formação completa de especialistas deste nível. No entanto, as principais universidades do país oferecem programas de reciclagem muito bons. Porém, antes disso, é necessário se formar em qualquer instituição de ensino superior relacionada à esfera econômica, e de preferência com notas muito boas.E depois também para trabalhar na área de economia por mais de um ano. É aconselhável trabalhar em uma empresa muito grande, mas se isso não for possível, trabalhe onde você receberá conhecimentos e habilidades adicionais muito grandes.

Só então você terá um grande acervo de conhecimento atrás de você, poderá tentar se tornar um analista de negócios e entrar em uma instituição educacional especializada, onde poderá passar por um retreinamento com sucesso. Listamos a lista de instituições de ensino superior onde fornecem conhecimento decente:

  • A Academia de Economia Nacional sob o governo da Federação Russa - Escola de Gerenciamento de TI, um programa especial de análise de negócios é fornecido aqui;
  • Escola Superior de Economia da National Research University;
  • Instituto de Física e Tecnologia de Moscou, que oferece uma especialização chamada "análise e controle de sistemas";
  • Academia de Economia. Plekhanov.

Para entrar e estudar como analista de negócios, você precisa ser aprovado no USE em russo, matemática e estudos sociais. Novamente, você também precisará ganhar o número máximo de pontos, bem como passar por testes adicionais, que são fornecidos na própria universidade. Se cumprir essas condições, você poderá estudar no departamento de orçamento. Caso contrário, você também precisará marcar um número alto o suficiente de pontos. No entanto, se o número discado não for alto o suficiente ou se você não conseguir passar na certificação adicional, você terá que estudar pagando uma taxa.

Se você não ultrapassar um certo limite ao passar nas matérias acima, terá que se recusar a estudar em universidades tão sérias. E devo dizer que não é por sua própria vontade. Só para estudar no programa de Analista de Negócios, você precisa de um conhecimento muito bom. No entanto, muitas pessoas avançadas estão tentando mudar seu campo de atividade para ganhar mais. Por exemplo, torne-se um analista de negócios. Porém, para isso, precisam de uma base profissional especial. Por exemplo, os especialistas em TI podem mudar facilmente para um novo tipo de atividade, uma vez que entendem as especificidades do setor em questão e estão acostumados a falar uma determinada gíria. Mas é preciso lembrar que é impossível se tornar um analista de negócios em um mês, apesar de ser um especialista em TI de alto nível.

Portanto, decida sobre seus pontos fortes. Decida em quais áreas você não foi particularmente bem-sucedido, bem como lembre-se do melhor trabalho e como você se propôs a implementá-lo. Dessa forma, você pode fazer um inventário de seus conhecimentos e compreender seus pontos fortes. Este no lugar da nova posição servirá como um certo suporte. Além disso, você precisará aprender a teoria. Sem ele, você não será capaz de trabalhar "ao máximo". Portanto, tente ler o livro de Carl Wiegers, Developing Software Requirements. É ainda mais fácil fazer o curso Necessidades do cliente e requisitos de software no Coursera. Mas isso pode ser feito desde que você fale um inglês perfeito. Portanto, certifique-se de aprender inglês. Felizmente, agora existem muitos programas para aprender línguas estrangeiras que podem ser dominados na Internet.

Sem a capacidade de se comunicar, será difícil para você aprender uma nova profissão. Portanto, procure adquirir conhecimento de como falar corretamente, ou seja, expor o que você planejou corretamente.

Para fazer isso, você pode ler o livro de M. Ilyakhov e L. Sarycheva "Write and Reduce", bem como outro livro, que foi escrito por Clother Rapaille sob o título "Código Cultural".

Seja uma pessoa curiosa. Isso o ajudará a assimilar novos conhecimentos. Nunca desista de explorar algo inusitado e interessante, mesmo que não tenha nada a ver com seu trabalho. Assim, você aumentará seu nível intelectual. De tudo o que foi dito, podemos concluir que para se tornar um analista de negócios de sucesso, você precisa estar preparado para o fato de que terá que aprender para o resto de sua vida. A profissão em questão é uma profissão dinâmica. Aqui não será possível estudar apenas um assunto e continuar contando com esse conhecimento.

Você terá que trabalhar em si mesmo o tempo todo. Você precisará mudar constantemente sua atenção de um objeto para outro e, em um curto período de tempo, dispor de um enorme estoque de informações. As recomendações do livro da Professora Barbara Oakley "Pense como um matemático", "Como resolver qualquer problema de forma mais rápida e eficiente" podem ajudá-lo nisso. E o mais importante, para começar a trabalhar com seriedade, você não precisa de certificações, apenas de conhecimentos especiais. Se você ainda deseja fazer um certificado, pode entrar em contato com o International Institute of Business Analysis e obter a certificação de primeiro nível L1 - ECBA (Entry Certificate in Business Analysis).

Para dominar uma profissão, você precisa entender essa profissão. Portanto, primeiro tente bater um papo com um colega experiente nas redes sociais. A experiência dele será seu ponto de partida. Conferências temáticas e trabalhos de clássicos desse nível ajudam muito nessa direção. Desta forma, você se tornará um especialista e poderá realizar certas tarefas.

É verdade que antes de tomar qualquer decisão, você terá que examinar uma grande quantidade de informações e selecionar apenas as mais importantes.

Remuneração

As profissões que atendem aos requisitos modernos são sempre consideradas bem pagas. Analista de negócios é uma profissão de prestígio. Porém, o nível salarial desses especialistas é influenciado não só pela demanda, mas também pela experiência de trabalho, nível de qualificação, nível da empresa e, claro, região onde a empresa está inserida. Portanto, ninguém vai lhe dizer a cifra exata que falará sobre salários. Em geral, o salário de um analista de negócios varia de 30.000 a 150.000 rublos. No entanto, o último número indica mais que o analista de negócios trabalha em Moscou.

Uma empresa que se preze não contrata um especialista que acabou de concluir o treinamento. Na melhor das hipóteses, você será oferecido para trabalhar como assistente de analista de negócios. E vai dar certo. O salário, é claro, não será tão alto quanto o de um especialista altamente qualificado, mas seu nível será uma ordem de magnitude superior ao de outros funcionários comuns.

Agora vamos dar uma olhada nos salários aproximados dos analistas de negócios que trabalham nas regiões:

  • região de Moscow - 50.000-150.000 ($ 791);
  • Região de Kaliningrado - 60.000 ($ 949);
  • Região de Rostov - 30.000 ($ 475);
  • Leningradskaya - 17.500-100.000 ($ 277).
  • Território de Khabarovsk - 35.000 ($ 554).

Como podemos ver, o salário mínimo é um salário de 30 mil rublos. E esses ganhos, apesar de tudo, são considerados bastante decentes naquelas regiões onde o nível de salários deixa muito a desejar.

Local de trabalho

Portanto, um analista de negócios geralmente inicia uma carreira como analista de negócios assistente ou analista de negócios júnior. Assim que o especialista passa no estágio probatório, ele se mostra como um funcionário experiente, mostra seu nível de conhecimento, pode passar a certificação. Depois disso, esse funcionário da empresa pode se candidatar ao cargo de especialista ou analista-chefe de negócios. No entanto, sempre e em qualquer lugar a palavra principal permanece com o chefe da empresa. Com sorte, o analista de negócios pode liderar um projeto, e até mais de um. Novamente, se todos os projetos forem construídos corretamente e concluídos com sucesso, então, talvez, o especialista será oferecido para chefiar o departamento analítico e ele se tornará seu líder.

No entanto, se isso não acontecer, um especialista altamente qualificado poderá fornecer serviços de consultoria em particular. De um modo geral, um especialista deste nível pode ocupar uma posição de liderança em qualquer negócio, visto que possui uma vasta experiência em empreendedorismo. Por exemplo, um analista de negócios pode dominar uma ampla gama de tarefas analíticas, dominar novas competências. Em última análise, o crescimento da carreira de um funcionário muito competente pode atingir o seu clímax, e ele se tornará um Arquiteto Corporativo, ou seja, dará suporte a todo o esqueleto da empresa onde trabalha.

Ele também pode se tornar um gerente de produto, progredindo em sua carreira. No campo da inteligência de negócios, você pode subir as escadas verticalmente (subir na carreira) ou pode se mover horizontalmente e desenvolver suas habilidades gerenciais. Em geral, os analistas de negócios são necessários em todos os lugares e em todos os lugares, ou seja, onde há uma estrutura de negócios muito desenvolvida. Claro, você não consegue um emprego como analista de negócios em uma vila ou cidade pequena. Nos espaços abertos do freelancer, essa profissão também tem pouca demanda.

No entanto, especialistas desse nível são necessários em grandes empresas não relacionadas à tecnologia da informação, podendo também ser utilizados no setor de serviços financeiros.

Se você recebeu a especialidade de análise de negócios, já é considerado um grande sujeito e um especialista procurado que pode facilmente encontrar uma linguagem comum com um empregador. E então se mostre, mostre suas habilidades e você terá sucesso.

sem comentários

Moda

a beleza

casa