Alabai

Descrição e manutenção de filhotes de alabai com 1 mês de idade

Descrição e manutenção de filhotes de alabai com 1 mês de idade
Contente
  1. Sobre raça
  2. Padrão
  3. Características de crescimento. Altura e peso dos filhotes em 1 mês
  4. Alimentando
  5. Cuidado e manutenção

Um bravo e forte cão da raça Alabai se tornará um bravo defensor e um amigo leal do criador. Devido ao seu tamanho impressionante, os cães pastor da Ásia Central atraem a atenção dos proprietários de casas particulares. Filhotes fofinhos com 1 mês de idade já são bastante grandes e lembram ursos de pelúcia. Uma dieta balanceada e cuidados com a aparência ajudam a criar um animal de estimação saudável.

Sobre raça

Além de Alabai, esse clima é chamado de Cão Pastor da Ásia Central e Wolfhound Turcomeno. Pela primeira vez, cães de grande porte apareceram em países asiáticos (da fronteira com a China às costas do Mar Cáspio). O nome "Alabay" é traduzido da língua turca como "colorido" e "rico". Muito provavelmente, foi dado ao animal devido à sua linda pelagem da cor original. Alabai são parentes dos mastins tibetanos, que eram impressionantes em seu tamanho.

Nos tempos antigos, os cães de caça turcomanos pertenciam às raças de cães de pastoreio. Eles protegeram o gado dos ataques de animais selvagens e acompanharam os povos nômades ao longo do caminho. O principal inimigo do Cão Pastor da Ásia Central era o lobo faminto. Os mais fortes representantes da raça sobreviveram nas lutas e continuaram a população.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Alto
(Classificação 4 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Alabai" com base na avaliação dos especialistas do site e no feedback dos donos dos cães.

Padrão

O cão pastor da Ásia Central tem uma aparência assustadora. As características da raça incluem:

  • uma grande cabeça maciça que se assemelha a uma cabeça de urso;
  • focinho alongado com mandíbulas inferiores largas;
  • arcos superciliares pronunciados;
  • olhos expressivos;
  • lã luxuosa, que lembra o "casaco de pele" de um animal selvagem;
  • corpo forte e musculoso com tórax largo.

Se corta a cauda e as orelhas do animal, o dono decide por si mesmo. O padrão da raça permite ambos. O alabai com cauda longa e orelhas não cortadas não apresenta defeito. As cores do Cão Pastor da Ásia Central são preto, branco, cinza e castanho. Existem indivíduos com pelos da cor do tigre. Os cães crescem até 12 meses e atingem 80 cm de altura.

Filhotes de alabai parecem brinquedos de pelúcia engraçados. Como cães adultos, eles têm uma cabeça de "urso" com um nariz grande. Os olhos dos bebês são escuros, bem separados. Orelhas pequenas com as pontas dobradas para baixo. Pernas ovais fortes. Os bebês nascem com cabelos grossos e ásperos.

Características de crescimento. Altura e peso dos filhotes em 1 mês

Alabai nascem pesando 300-400 gramas. Com a idade de um mês, os bebês devem pesar 3-5 kg. Os meninos são maiores do que as meninas, atingem 30 cm de altura e os bebês nessa idade têm o corpo alongado e as pernas curtas.

Aos dois meses, o animal pesará cerca de 10 kg e adquirirá as características de um cão adulto.

Alimentando

Para que o filhote não sofra de indigestão, sua comida deve ser balanceada e repartida. Nos primeiros 10 dias, o bebê recebe a comida que foi dada a ele no berçário. É necessário alimentar um filhote com 1 mês de 5 a 6 vezes ao dia.

Um corpo em crescimento requer muita proteína (carne crua e magra, laticínios e ovos). Para o bebê, a carne é picada bem fina. É indesejável dar carne picada, uma vez que entra no intestino na forma semi-digerida.

É melhor evitar corações ou fígado de frango cru para cachorros com 1 mês de idade, pois eles podem conter embriões de vermes.

Os subprodutos são mais adequados para cães adultos. Quanto ao "leite", na primeira fase, os Alabays recebem queijo cottage. Um produto lácteo calcificado é útil para animais de estimação de um a dois meses. Você mesmo pode prepará-lo: adicione 2-3 colheres de sopa de solução de cloreto de cálcio (10%) ao leite fervente.

Quando o leite coalhar, ele é filtrado e dado ao filhote morno. Este prato é especialmente útil para animais de estimação no período outono-inverno para prevenir o raquitismo. Além disso, ovos crus devem ser incluídos na dieta do cão pastor da Ásia Central. É melhor para os bebês misturá-los com laticínios ou cereais.

Como alternativa, você pode alimentar os filhotes com uma omelete. O alabai precisa de 2-3 ovos por semana.

Pequenos animais de estimação desta raça absorvem de bom grado peixes marinhos cozidos, que devem primeiro ser limpos de entranhas e ossos. Filetes de ribeirinhos não devem ser dados aos filhotes, pois podem estar infectados com tênias. Além disso, o menu de um filhote de cachorro Alabay com um mês de idade deve conter:

  • aveia, mingau de trigo sarraceno;
  • cenoura e repolho crus;
  • verduras (alface e salsa picadinha).

Quanto à ração seca, por Os cães pastor da Ásia Central são adequados para produtos premium e super-premium. Antes da alimentação, os grânulos são embebidos em água e após 10 minutos administrados ao cachorro. O criador deve monitorar de perto o peso do animal e não alimentá-lo em excesso.

Apesar da mobilidade, os filhotes de alabai são propensos à obesidade.

Cuidado e manutenção

Desde os primeiros dias do aparecimento de um filhote em casa, ele deve ser devidamente educado. As meninas desta raça são menores e mais calmas. Eles são excelentes para treinamento e são sensíveis a pequenas famílias. Os homens desde tenra idade têm um caráter independente e qualidades de liderança. O dono não deve perder o momento e ganhar credibilidade aos olhos do animal. Com a abordagem certa, um bravo defensor e um amigo dedicado crescerão de um cachorrinho.

Naturalmente, um cão grande requer muito espaço. Via de regra, os filhotes começam a se preparar para a vida de "quintal" a partir dos 5-6 meses, quando têm um subpêlo grosso. Até o momento, o local de dormir do "filhote de urso" deve ser aconchegante e aconchegante. O criador precisa comprar com antecedência para o animal de estimação:

  • uma tigela;
  • clipper;
  • escova para pentear lã;
  • focinho;
  • conjunto de brinquedos.

Os filhotes são banhados à medida que ficam sujos e a lã é penteada regularmente (1 a 2 vezes por semana). É importante treinar o seu cachorro para aparar as unhas, bem como para limpar as orelhas e a boca. Outro ponto importante para os criadores do Cão Pastor da Ásia Central é a "familiaridade" com o focinho. Eles começam a colocá-lo no rosto do filhote todos os dias por 10-15 minutos e colocar a guloseima favorita do animal nele. Assim, o cão vai se acostumando aos poucos com o "acessório" e não vai mostrar descontentamento.

Observe que os cachorros da raça Alabai com até 2 meses de idade ainda não estão totalmente vacinados, portanto, é indesejável que entrem em contato com outros animais.

Para mais informações sobre a manutenção e educação de filhotes de alabai, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa