Alabai

Alabai: características, tipos, dicas de escolha e cuidados

Alabai: características, tipos, dicas de escolha e cuidados
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da raça
  3. Variedades
  4. Traços de caráter
  5. Como escolher?
  6. Como nomear?
  7. Regras de conteúdo
  8. Avaliações

O Cão Pastor da Ásia Central é uma raça com um século de história. Esses cães conseguiram preservar suas belas características originais e incríveis características externas herdadas de seus ancestrais.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Alto
(Classificação 4 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Alabai" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

Devido às suas incríveis qualidades, esses cães grandes são os terceiros cães mais fortes do mundo. O Alabai e o hoje não perdem a sua relevância, pois são bons companheiros, excelentes vigilantes, amigos leais.

Descrição

Os cães pastor da Ásia Central são classificados como molossianos. Este nome foi dado a raças derivadas de cães em conserva, elas foram cultivadas no Egito e na Assíria na antiguidade. Então, graças às suas características únicas, eles se espalharam pela Hélade, na Itália, e eventualmente se espalharam para outros países. Existem também outros nomes para os Alabaevs: Cão Pastor da Ásia Central, Tobet, Wolfhound Turcomeno, Asiático.

A formação da raça ocorreu ao longo de cerca de 4.000 anos em amplas áreas que se estendem da Ásia Central à China.O sangue dos mais antigos cães tibetanos, que acompanhavam inúmeros nômades da época, corre nas veias desses animais. Além disso, eles são parentes dos mastins que viviam nas montanhas tibetanas e dos ferozes e implacáveis ​​cães de luta da Mesopotâmia.

No Turcomenistão, a raça é oficialmente reconhecida como uma riqueza do estado, sendo proibida a retirada do Alabayev do país. No Uzbequistão, os Alabaevs são chamados de alapars; desde tempos imemoriais, eles ajudam os pastores a pastar o gado e protegem os rebanhos do ataque de animais predadores.

Pela primeira vez, um padrão que regulamenta as características principais dos cães de caça do Turcomenistão foi elaborado e aprovado em 1990 no Turcomenistão. Alguns anos depois, eles adotaram o padrão para os Pastores da Ásia Central.

Alabai são incrivelmente grandes e um dos cães mais fortes do mundo. São caracterizados por um corpo maciço com pêlos grossos, predominantemente de comprimento curto ou médio, com subpêlo bastante espesso.

Um grande número de variedades de cores de pelagem são aceitáveis ​​- de preto e branco e cinza a tigrado listrado e até mesmo vermelho.

De acordo com os padrões do FCI, os indicadores de indivíduos sexualmente maduros são os seguintes: a altura do cão é de 70 cm, a cadela é de 65 cm e o peso mínimo é de 50 kg e 40 kg, respectivamente. Outras características da raça: corpo grande, esterno maciço e dorso volumoso. A cabeça é grande com uma testa plana, focinho grande com um grande nariz preto ou acastanhado.

Os olhos são bem espaçados, a maioria arredondados. As orelhas são pequenas, além disso, orelhas cortadas são aceitáveis. As patas dos Alabaevs são compactas em relação ao corpo, embora fortes. Tanto a cauda fofa natural quanto a cauda cortada são permitidas.

Vamos considerar as características da raça com mais detalhes.

O peso

Em termos de suas características externas, Alabai é mais como um bezerro de verdade. O peso médio dos meninos de Alabai é cerca de 70 kg. O peso das meninas é de 55 a 65 kg.

Altura

Na cernelha, a altura de um macho adulto é de 70 cm. Atinge seu maior crescimento aos três anos de idade. Como outras raças, as fêmeas são predominantemente mais baixas do que os machos. Sua altura é de 62-67 cm, mas mesmo isso é bastante impressionante. Os maiores são os alabai do pastor da Ásia, cuja altura na cernelha é de 90 cm.

Cor

O alabai pode ter diferentes variedades de cores - preto e branco, avermelhado, tigrado ou mesmo cinza... Todas as opções de cores são aceitáveis, exceto a única - uma mistura de tons de cinza e marrom.

Vida útil

Alabai vive muito tempo. A expectativa de vida de um animal de estimação com cuidados de qualidade é dos 11 aos 15 anos.

Casaco

Os asiáticos são famosos por sua pelagem áspera com um subpelo incrivelmente espesso. A pelagem forma uma juba maciça no pescoço, uma crista atrás das orelhas e na parte de trás das pernas e cauda. A pele grossa e o pêlo áspero protegem o corpo do cão das mordidas do inimigo.

Cabeça

O alabai tem uma cabeça grande e simétrica com um focinho rombudo que não afila em direção ao nariz. O crânio é achatado com uma pronunciada protuberância occipital.

Olhos

Uma sensação de superioridade própria é perceptível no olhar. Este efeito é criado pelas sobrancelhas grossas e olhos pequenos, largos e arredondados. A cor dos olhos é igual à cor da pelagem ou um tom mais escuro. O olhar dos cães costuma ser taciturno, ligeiramente curioso e incrédulo.

Inteligência

Os asiáticos têm um intelecto muito desenvolvido.

Os cinologistas atribuem a suas habilidades mentais 4 pontos em uma escala de cinco pontos.

Eles também têm um estado nervoso e mental estável e equilibrado.

Dentes

Os asiáticos têm grandes dentes brancos, largos na base, próximos uns dos outros. São 42. Os incisivos são localizados como uma guilhotina, que fornece um estrangulamento. As mandíbulas dos asiáticos são muito massivas, a mandíbula inferior é coberta por lábios carnudos. Deve-se observar que incisivos únicos fraturados, que não afetam a mordida, não afetam em nada a avaliação do cão.

Ouvidos

Orelhas pequenas e baixas são características desta raça. O cultivo de espigas depende da legislação de determinados estados. Na maioria das vezes, as orelhas, como a cauda, ​​são cortadas na infância.

Pescoço

Os cães pastor da Ásia Central têm um pescoço curto, mas musculoso e poderoso.

Quadro

Os cães pastor da Ásia Central são caracterizados por um corpo bem equilibrado com uma cernelha alta e musculosa. Suas costas são retas, ligeiramente curtas, embora bastante fortes, o lombo é convexo. A garupa desses cães é larga, com músculos desenvolvidos. De acordo com os padrões, a altura na cernelha deve ser 1-3 cm mais alta que a altura na parte sacral.

Patas

Correspondendo ao seu grande tamanho, o úmero Alabai é muito longo, com antebraços enormes e grandes articulações dos punhos. Os membros desenvolveram músculos. De acordo com os padrões geralmente aceitos, o comprimento das pernas dianteiras até os cotovelos deve ser de 50-52% da altura na cernelha.

Patas dianteiras retas e sempre paralelas. As omoplatas devem se ajustar confortavelmente ao peito.

Potencial sentinela

Devido aos seus parâmetros excepcionais, os alabai parecem ameaçadores. O melhor segurança é difícil de encontrar.

O Cão Pastor é o principal responsável pela proteção do território, que foi designado para guardar. Você pode ter certeza de que ela nunca permitirá que estranhos entrem no território que lhe foi confiado.

Gráfico de idade de altura e peso

Muitos criadores tratam seus animais de estimação com muita responsabilidade. Esse comportamento ajuda a identificar rapidamente os problemas de saúde e a tomar as medidas adequadas em tempo hábil. A tabela a seguir com indicadores médios ajudará a acompanhar o desenvolvimento do filhote de cachorro Alabai.

Idade, mês

Altura, cm (menino)

Altura, cm (menina)

Peso, kg (menino)

Peso, kg (menina)

1

25

24

5

4

3

47

45

18

16

6

65

61

38

34

12

75

70

42-65

35-54

Prós e contras da raça

Antes de adquirir um animal de estimação tão grande como um Alabai, você deve estudar cuidadosamente todas as características da raça, bem como se familiarizar com as regras de manutenção e traços de caráter. Uma atenção especial deve ser dada às qualidades positivas e negativas desses cães.

Vantagens da raça:

  • habilidades intelectuais bem desenvolvidas;
  • devoção especial ao proprietário;
  • boa natureza para os membros da família;
  • qualidades de alta segurança;
  • um senso de orgulho, coragem e bravura;
  • paciência;
  • boa saúde;
  • tolera perfeitamente o conteúdo em condições externas e quedas de temperatura;
  • aparência elegante, mesmo com manutenção mínima;
  • despretensão, falta de seletividade na alimentação;
  • apetite moderado com tamanho excepcional.

Não sem suas desvantagens, que incluem os seguintes pontos:

  • comportamento agressivo quando aparecem estranhos;
  • difícil adaptação social;
  • a necessidade de uma grande área de conteúdo;
  • necessidade regular de atividade física sistemática;
  • comportamento imprevisível em condições desconhecidas;
  • muda anual;
  • tamanhos grandes, exigindo certas habilidades do proprietário;
  • não é muito bom conviver com cães de outras raças.

Deve-se notar que sem a mão de um mestre firme, Alabai muitas vezes se torna incontrolável.

Nessas condições, o cão não se permite agredir os membros da família, mas também não escuta seus comandos. Eles precisam de um dono confiante que possa demonstrar sua superioridade em relação ao cão, com brilhantes qualidades de liderança.

Os cães pastor da Ásia Central sem treinamento profissional adequado são incontroláveis ​​em caminhadas - eles fogem, pegam gravetos e pedras que encontram, começam a cavar buracos.

É muito difícil corrigir o comportamento em representantes adultos da raça, portanto, os especialistas recomendam adotar uma abordagem responsável ao treinar desde a idade de um filhote e interromper todas as tentativas de desobediência dos animais de estimação.

Variedades

Ao criar a variedade existente de fábrica de alabay, o alabay turcomano foi usado como base. E também há uma conexão entre Alabai e Pastores Afegãos, Mastins Espanhóis e Tibetanos.

Cada país tem seus próprios requisitos para um asiático de qualidade ideal.

Na dependência direta das condições territoriais e climáticas do habitat do Alabai, seus tipos e aparência mudam.

Existem vários tipos de Alabai.

Siberiano

Esta espécie é um mestiço de um pastor alemão e um husky siberiano. É caracterizada por seu grande tamanho e pelagem espessa. Entre as qualidades de um cão estão a obediência, inteligência, sociabilidade e excelentes reflexos de proteção.

Tibetano

Esses cães apareceram após o cruzamento com o Mastim Tibetano. Esta variedade é bastante cara. O tibetano Alabai protegia de forma confiável os rebanhos das tribos nômades. Os cães são caracterizados por uma resistência especial. Somente cães fortes e experientes com excelentes músculos poderiam sobreviver no rigoroso Himalaia.

O cabelo espesso e durável na região do pescoço forma uma juba volumosa, que protege o cão do frio e dos predadores. Altura - 60-67 cm, peso - 60 kg. Entre outras características - olhos puxados, predominantemente castanhos. Possíveis opções de cores: preto, cinza puro e cinza com leves manchas bronzeadas, café e até dourado. O personagem do Tibetano Alabai é calmo e teimoso.

Do Alasca

Eles também são chamados malamutes... Exteriormente, eles são semelhantes aos lobos. Vivendo nas duras condições do norte, a espécie do Alasca é especialmente resistente e despretensiosa. A principal aplicação do alabai do Alasca é a movimentação de mercadorias em um clima frio severo.

Os indivíduos são bastante altos - cerca de 77 cm na cernelha, peso - 55 kg. Cães magros e magros. Eles são sociáveis, amigáveis, adoram estar sob os holofotes. Os cães são caracterizados por altas habilidades intelectuais e teimosia. Sua simpatia e qualquer falta de agressividade os impedem de se tornarem bons guardas.

Turcomano

Os ancestrais do turquemeno Alabay são Mastins tibetanos. Eles são cães altos e pesados. Os proprietários os tornam grandes vigilantes. Eles não pertencem a cães de briga, mas serão capazes de se defender sem problemas.

Eles são caracterizados por uma disposição e devoção ferozes, estabilidade mental e equilíbrio. Eles sempre buscam a liderança, portanto, os adestradores de cães não recomendam mantê-los perto de crianças e idosos. Esses cães enormes podem representar um perigo sério para eles.

Kangal turco

A variedade mais antiga. A principal aplicação é a proteção de territórios, bem como de cães de caça e luta. Eles são famosos por sua reação rápida, resistência, coragem. Eles mantiveram um caráter gentil. Altura - 70-80 cm, peso - 55-65 kg.

A cor é principalmente cinza com salpicos amarelos ou marrons. Eles são mais amplamente usados ​​no campo da segurança. Eles precisam de muito território livre em um espaço aberto, bem como de atividade física sistemática.

Traços de caráter

Os cães pastor da Ásia Central são defensores incrivelmente corajosos, equilibrados e imperturbáveis. São cães bastante independentes, não acostumados a recuar. Os alabai são capazes de combinar habilidades de luta com regularidade e calma, são classificados como uma das raças mais inteligentes do mundo.

Devido à obstinação inerente à raça, os cães pastores requerem formação profissional desde tenra idade e socialização. Ressalta-se que a reação aos estímulos nos Pastores da Ásia Central é bastante longa, para distraí-los é necessário eliminar o fator provocador ou desviar a atenção por meio de outro estímulo.

As pessoas ao redor estão impressionadas não apenas pelo tamanho enorme do Alabai adulto, mas também por traços básicos de caráter como coragem, resistência e orgulho. Eles podem se defender em qualquer situação. Ao mesmo tempo, o comportamento agressivo em relação a outros cães é inerente a eles. Este traço de caráter foi formado em cães pastores por muitos milênios.

Fora do território de origem, eles são excessivamente cautelosos com estranhos e muitas vezes se esforçam para dominar outros cães.

Para eles, este é um motivo colossal de preocupação, com o qual os pastores não conseguem lidar. Um asiático sem um sinal preliminar pode agarrar um cachorro pela cabeça e mordê-lo instantaneamente. Ninguém pode parar o Alabai! É por isso que os proprietários devem escolher cuidadosamente um local para correr e caminhar, não se esquecendo da segurança dos outros.

Esses cães de guarda adoram latir à noite e muito alto, o que pode arruinar o relacionamento com seus vizinhos. O resto do tempo eles ficam calmos e pacientes, não fazem muito barulho. Como outros animais de estimação, eles não resistem ao afeto e ao conforto.

Alabai é a própria personificação da tranquilidade e grandeza. É interessante que eles desconfiem apenas de estranhos, embora sejam muito apegados a seus mestres. Os cães pastores podem ser classificados como cães de família que amam uma interação próxima com as pessoas. Quando mantidos em casas, Alabai rapidamente se tornaram membros da família. Demonstram amor sincero pelas crianças, com educação certa, se dão bem com outros bichinhos.

Deve-se notar que os cães de guarda não são adequados para todos. Eles precisam de um dono inteligente e autoconfiante que possa mostrar seu domínio. Os representantes da raça não obedecem a pessoas tímidas e de caráter gentil. No círculo de pessoas que eles consideram sua família, Alabai se comporta de maneira gentil e divertida.

É importante ressaltar que, apesar de toda sua boa vontade, os cães não devem ser deixados sozinhos com crianças, mas apenas sob a supervisão vigilante de adultos!

Quando filhotes, os Alabai são os mais amigáveis. À medida que envelhecem, sua ingenuidade e boa natureza diminuem significativamente, eles são substituídos pelo desejo de ocupar um lugar dominante na matilha e expulsar estranhos de seu território.

A socialização profissional é um pré-requisito para a educação de um alabai que não é pastor.

Esta é a única forma de garantir que não representam uma ameaça para a vida de familiares e outros animais de estimação, para os ensinar a se limitarem.

Ao socializar, é importante explicar aos cães quem é o líder. Os alabais que vivem em família consideram os membros da família como seu bando e se esforçam para dominar. É importante definir claramente as responsabilidades e definir as regras. É importante que os cães pastores mostrem que uma pessoa ocupa uma posição superior na matilha, que é uma pessoa que tem o direito de tomar uma decisão. Essa é a única maneira possível de estabelecer o relacionamento certo.

Como escolher?

Escolher um filhote de raça pura que atenda a todos os requisitos e padrões é uma tarefa muito difícil. Você não pode simplesmente escolher pela aparência. A raça é caracterizada por uma grande heterogeneidade reprodutiva, que pode se refletir nos padrões.

Ao escolher, você deve ler atentamente o pedigree de um animal de estimação em potencial, prestando atenção aos indicadores de seus ancestrais.

Recomenda-se comprar um alabai na idade de um filhote de criadores Alabaev experientes ou em viveiros especializados na criação de cães pastor da Ásia Central. Esta é uma garantia de pedigree, bem como da saúde física e mental do cão. Eles podem avaliar a ninhada e conhecer seu pedigree, olhar para os pais dos filhotes.

Os especialistas aconselham prestar atenção especial a alguns detalhes importantes.

Idade do filhote

Recomenda-se adquirir o Alabay na idade cerca de dois meses... Normalmente, ao atingir essa idade, os criadores realizam um curso obrigatório de vacinação. Os cachorros já podem viver sem mãe, estão prontos para treinar.

Idade da mãe

A prole obtida de cadelas com a idade de 2 a 8 anos é considerada mais saudável. O parto deve ocorrer com pelo menos um ano de intervalo.

Número de filhotes em uma ninhada

Os especialistas dizem que o número máximo de bebês em uma ninhada é seis.

Piso

As meninas são curiosas e ativas sem serem excessivamente confiantes. Se as crianças pequenas crescerem na família, a escolha é melhor para as meninas.

Comportamento de filhote

Alabai é um líder nato por natureza. Essas características definitivamente devem ser visíveis no filhote. Para verificar, deixe cair algo no chão ou bata no gabinete. O cachorrinho que primeiro presta atenção aos sons ou corre para a grade do aviário é a opção certa para você.

Aparência

O cachorro deve ser ativo, ter um bom apetite, uma pelagem curta brilhante. A pelagem excessivamente longa em filhotes pode indicar falta de pureza da raça, uma possível mistura com os caucasianos. O nariz deve estar úmido e as orelhas e olhos limpos. Traços de um transtorno alimentar são inaceitáveis ​​sob a cauda. O filhote deve ser escolhido de tamanho médio em relação aos irmãos da ninhada.

Filhotes muito grandes ou muito pequenos devem ser descartados.

O mais importante é certificar-se de que você precisa de um alabai antes de comprar um filhote. Um cachorro grande é uma grande responsabilidade.

Observe que junto com o filhote, você deve receber um passaporte veterinário, que contém todas as informações sobre a vacinação do animal. A responsabilidade pela vacinação recai sobre o dono do cão. E também a métrica do filhote é transferida para o dono, que é posteriormente trocada pelo pedigree. Lembre-se de que comprar um cachorrinho de Alabai sem os documentos apropriados tem consequências imprevisíveis!

Os futuros proprietários são atormentados pela questão de qual gênero comprar um filhote. Você deve saber que as mulheres são menores em tamanho do que os homens e é mais fácil cuidar delas. O calor regular pode ser o único problema. Se você não vai criar, é melhor castrar o cão.

Como nomear?

Os proprietários muitas vezes enfrentam a questão de como nomear o Cão pastor da Ásia Central, qual nome é melhor escolher para um menino e qual para uma menina. As mesmas perguntas são freqüentemente encontradas nos fóruns de criadores de cães ávidos. Nomes orientais são mais adequados para asiáticos.

Aqui estão os nomes de animais de estimação mais adequados.

Para um homem

Para uma vadia

- Diamante

- Altai

- Bagdá

- Cara

- Guram

- Presente

- Pamir

- Jakarta

- Zhulan

- Indir

- Ayna

- É um

- Tempestade de neve

- Dora

- Lana

- sarah

- Thea

- Fana

- Eba

Regras de conteúdo

Alabai não são cães mimados. A formação da raça ocorreu em condições difíceis, despretensão foi passada para os asiáticos de hoje... Isso não exclui a necessidade de fornecer cuidados adequados para animais de estimação.

Aqueles que desejam ter um alabai devem lembrar que nem todos podem encontrar uma linguagem comum com este animal difícil. Isso se deve à natureza arrogante e orgulhosa do cão.

Você precisa começar a treinar um filhote de dois a três meses.

Da educação oportuna de um filhote de cachorro depende diretamente do que ele se tornará na idade adulta - se ele pode ser um amigo fiel, um vigia responsável, se ele não será perigoso para os membros da família.

Devido ao seu grande tamanho e disposição livre, o cão não está adaptado para a vida permanente em apartamento. A opção mais adequada é morando no pátio de uma casa particular.

Para a manutenção confortável do cão, ele precisa de um aviário grande com uma cabine espaçosa.

Essas condições se aplicam a um adulto, e é melhor manter um pequeno alabai em casa primeiro, tornando-o um lugar longe de correntes de ar. O animal de estimação deve ter a oportunidade e o lugar para ter um descanso isolado em silêncio da família. O filhote precisa de uma cama macia que proteja o animal do frio e crie conforto.

Se o animal gosta do lugar, não vai procurar um lugar mais confortável no apartamento. Se você ainda mantém um alabai em um apartamento, é imperativo levar o animal para passear duas vezes por dia, a caminhada deve levar cerca de duas horas. Certifique-se de usar uma guia e focinho fortes.

Os alabais são cães limpos, por isso é necessário lavar a roupa de cama várias vezes por mês e sacudi-la diariamente.

Desde a infância, o animal se lembra de membros da família e outros animais de estimação que vivem com ele no mesmo território. Apenas um asiático os percebe na idade adulta. Além disso, ele costuma ser agressivo. Esses instintos foram para o pastor no nível genético. Ela protege o território que lhe é confiado 24 horas por dia, por isso, se o potencial proprietário gosta de receber hóspedes com frequência, esta raça deve ser abandonada.

Manter um asiático em casa é uma tarefa complicada e difícil. Um cão adulto também exige muito tempo e esforço.

Nutrição

Você mesmo pode criar uma dieta adequada para cães pastor asiáticos. A regra principal é que a alimentação deve fornecer a Alabai nutrientes por completo e atender às suas necessidades para um estilo de vida ativo. O cão não precisa de muitos carboidratos, então se você notar que seu animal está ganhando peso rapidamente, é necessário ajustar o cardápio para evitar a obesidade.

Apesar de seu tamanho impressionante, Alabai tem um apetite moderado. Comparados com outras raças grandes, os asiáticos não comem muito, então a alimentação geralmente não é um problema.

Comida natural

Por coincidência histórica, Alabai é uma raça de cães que prefere comida natural. A maior parte da dieta deve consistir de carne, grãos e uma quantidade significativa de fibras encontradas nos vegetais. Os especialistas recomendam adicionar produtos lácteos à dieta.

Mas não force o cão se ele os recusar, o mesmo se aplica aos peixes. Esses alimentos não são essenciais na dieta. É arriscado dar peixes de rio a um cão, pois podem conter parasitas perigosos para a saúde do animal. Os criadores recomendam adicionar vitaminas à dieta natural, destinada a uma certa idade dos cães pastores.

Entre os alimentos obrigatórios na dieta do cão, devem ser incluídos os seguintes ingredientes:

  • carne crua (para cachorros, a carne deve primeiro ser cozida no vapor);
  • miudezas;
  • aves (frango, pato);
  • cereais;
  • vegetais (repolho, cenoura, ervas, abobrinha);
  • maçãs;
  • ovos;
  • produtos lácteos fermentados (kefir, queijo cottage, iogurte).

Alimentos proibidos incluem:

  • chocolate;
  • Pão branco;
  • ossos tubulares;
  • carne de porco;
  • batata;
  • ervilhas, soja;
  • cevada e semolina;
  • comida apimentada.

É proibido alimentar o cão na sua mesa. A comida para animais de estimação deve ser preparada separadamente e sempre fresca, e as sobras devem ser removidas da tigela.

Feed pronto

Se você é um defensor de alimentar seu cão com comida artificial pré-preparada, isso também não tem problema. Certifique-se de considerar que, para cachorros ou cães idosos, você deve comprar alimentos super premium. Alimentos premium também são adequados para animais jovens. Alimentos de baixa qualidade não são aceitáveis ​​para asiáticos.

Deve-se ter cuidado ao escolher as rações prontas. É necessário que a alimentação atenda plenamente todas as necessidades nutricionais do cão e não seja prejudicial. É melhor comprar alimentos premium e super premium em lojas especializadas.

Esses feeds incluem produtos das seguintes marcas:

  • Pro Plan;
  • Colinas;
  • Acana;
  • Pronature;
  • Savarra.

Deve-se ter em mente que alimentos de qualidade são caros. Você não pode economizar na nutrição desses cães grandes, pois a saúde e a longevidade de seu animal de estimação dependem de uma dieta balanceada.

As poderosas mandíbulas dos Alabaevs exigem treinamento regular, para isso, alimentos sólidos devem ser incluídos no cardápio. Ossos especiais feitos de veias bovinas funcionam bem.

Outra vantagem da alimentação de alta qualidade é eles não contêm sabores artificiais ou intensificadores de sabor... É por esta razão que os cães nem sempre estão dispostos a experimentá-los. O animal demora mais para se adaptar.

Higiene

A lã de alabai pode ser autolimpante, por isso muitas vezes é desnecessário lavá-la.Atenção especial deve ser dada a outros procedimentos de higiene. Aqui estão os principais.

  • Você precisa escovar os dentes de Alabai duas vezes por mês. Este procedimento ajuda a prevenir a formação de tártaro. Além disso, é necessário examinar os dentes periodicamente para detectar corpos estranhos presos e removê-los, se encontrados.
  • As orelhas devem ser limpas uma vez por semana, sendo necessário limpar o interior da orelha com lenços umedecidos. A contaminação abundante é removida com um curativo embebido em solução de peróxido de hidrogênio.
  • A limpeza dos olhos é feita diariamente com uma decocção fraca de camomila.
  • As garras são encurtadas, se necessário, na maioria das vezes, os próprios cães os trituram no asfalto. Apenas Alabai, que quase sempre anda na grama, precisa ajudar. É necessário cortar com um cortador de garra apenas a parte dura e morta da garra, sem vasos sanguíneos. Em seguida, as arestas vivas são lixadas com uma lima.
  • Você raramente precisa dar banho em um asiático, cerca de duas a três vezes por ano, um banho deve necessariamente ser realizado após a muda sazonal.
  • A muda abundante ocorre na primavera. Para evitar que a pelagem espessa fique emaranhada, o cão precisa ser escovado com uma escova de dureza média. Primeiro, ao pentear, toda a sujeira é retirada, depois o procedimento é continuado com um pente grosso com dentes arredondados. Você deve coçar de acordo com o crescimento da pelagem. Os especialistas recomendam ensinar os Alabaevs a pentear desde a infância.

Treinamento

Treinar um pastor asiático é um processo complexo que requer habilidades especiais. Para obter resultados elevados, é melhor confiar a um adestrador de cães experiente. Primeiro, o filhote segue um curso de obediência, depois é ensinado a andar com o focinho e a guia. Essas são habilidades importantes, uma vez que os Alabaevs têm uma reação extremamente imprevisível a estímulos externos. Os asiáticos devem ser treinados por pelo menos meia hora por dia.

Além do adestrador de cães, todos os membros da família devem participar da criação de um animal de estimação.

Durante o treinamento, não se esqueça disso Os asiáticos são extremamente vingativos e sensíveis... Não é recomendado aplicar medidas severas de educação a eles e suprimir sua vontade, repreender animais de estimação. Isso pode levar à perda de contato.

Em cerca de três meses, o personagem do Alabai está finalmente formado, após o qual será muito difícil para você mudar o modelo estabelecido de comportamento animal. É estritamente proibido ferir esta raça. Você não precisa elevar a voz para gritar, fazer movimentos bruscos. Em resposta a tais ações, o pastor pode perder o controle de si mesmo e até ficar gravemente aleijado.

Desde cedo, é necessário ensinar a dar comida ao dono, desta forma o animal entende quem é o líder da matilha e a autoridade. Em nenhum caso você deve ceder aos caprichos de um animal de estimação - ele pode segurar as rédeas em suas patas.

O Alabai aprende rapidamente os comandos padrão. Isso é facilitado pelas altas habilidades mentais do animal. Na maioria das vezes, alguns problemas no treinamento surgem de uma natureza complexa e obstinação.

Alabaev é treinado em todos os comandos básicos, a saber:

  • "Para mim!";
  • "Próximo!";
  • "Sentar!";
  • "Mentira!";
  • "Ficar de pé!";
  • "Um lugar!";
  • "Andar!".

Os comandos devem ser dados por voz e devem ser acompanhados por gestos claros. O cão deve ser treinado para responder a ambas as opções. Você não deve esperar que um asiático comece a executar alegremente um comando circense "aport" ou algo semelhante. Esses cães enormes aprenderam a viver em constante modo de economia de energia, então eles não farão nada sem um bom motivo.

Claro, os asiáticos têm um caráter complexo, longe de ser flexível. O treinamento exige muito tempo e esforço. Os especialistas recomendam prestar atenção especial a três pontos principais.

  • Puberdade. Na idade de 8-12 meses, o filhote entra na adolescência. Este é o momento da máxima desobediência e obstinação. O proprietário deve mostrar paciência especial durante este período. Uma situação semelhante geralmente se repete por 2 a 2,5 anos.Felizmente, isso é temporário.
  • Um líder claro por natureza. Por séculos, a Alabai se considerou líderes, essas qualidades são transmitidas de geração em geração. Eles podem conceder uma posição de liderança apenas a alguém cujas qualidades de liderança se manifestem mais brilhantes. Isso não é surpreendente, eles lideraram os rebanhos por séculos e não permitiram a desobediência. Não é fácil tornar-se seguidor de um animal que é líder desde tempos imemoriais.
  • Agressão alimentar. Este momento é mais claramente manifestado nos jovens. A alimentação é precedida por uma reação agressiva, que muitas vezes se torna a pedra angular. Para eliminar esse problema, um trabalho sistemático ininterrupto, mostrando ao animal que você está dando comida, e não uma tigela ou geladeira, ajuda.

Avaliações

Em suas análises, os proprietários dos Alabaevs concordam unanimemente que esta é a melhor raça de relógios do mundo. Além disso, eles observam que os cães não são particularmente exigentes em alimentação e cuidados, eles podem viver em uma cabine e em um aviário sem problemas.

De acordo com inúmeras análises dos proprietários dos Pastores da Ásia Central, eles sempre guardam ferozmente o território que lhes foi confiado, eles nunca deixarão estranhos entrarem e nunca irão ofender os membros da família. Os proprietários também notaram algumas das dificuldades que tiveram que enfrentar após a compra do animal. Isso inclui dificuldades no treinamento, a necessidade de aulas regulares e o uso de educação voluntária.

Dificuldades adicionais incluem a necessidade de longas caminhadas diárias e corridas, sem as quais o pastor pode perder a forma, ganhar excesso de peso ou problemas nas articulações.... As pessoas que vão comprar esse cachorro grande para si mesmas devem, com certeza, prestar atenção a esses pontos.

Além do mais, os proprietários concordam que o alabai tem altas habilidades intelectuaissão amigos leais e bravos defensores. Cães resistentes que amam a liberdade, especialmente adequados para pessoas que vivem em áreas rurais, pois os cães pastores precisam de uma grande área para passear. Com a educação certa, esses animais enormes podem se tornar verdadeiros favoritos da família!

Você aprenderá ainda mais informações sobre o Alabai no vídeo a seguir.

1 comentário

Tenho um cão pastor da província de Bose. Se comporta como Alabai e pastor alemão. Nunca apenas rosna assim. Se ela ficar com raiva, ela rosnará e, se não for deixada sozinha, pode morder. Mostra agressão contra mensageiros e crianças pequenas. Ele não gosta de ser provocado e xingado. Se as crianças começarem a apertá-la, puxá-la e balbuciar com ela, ela primeiro rosnará e depois morderá. E pode latir para meu irmão também. Às vezes ele luta com um terrier mestiço por causa de um gato que constantemente rouba carne. Beauceron acha que não é bom transportar comida sem pedir e morde-o pela nuca. Ele ficou com muita raiva por causa do estresse de sua infância. Crocodilo puro, não beauceron.

Moda

a beleza

casa