Alabai

Características do treinamento de Alabai

Características do treinamento de Alabai
Contente
  1. O que deve ser inoculado primeiro?
  2. Quando começar a aprender os comandos?
  3. Comandos básicos
  4. Métodos e Esquemas
  5. Diferenças na educação e treinamento de meninos e meninas
  6. Comportamento do hospedeiro no treinamento
  7. Dicas para tratadores de cães

O treinamento de Alabai tem suas próprias especificidades e difere do treinamento de raças grandes como o Labrador. Não cumprindo certas condições, você pode não apenas deixar de atingir os resultados, mas também prejudicar a si mesmo.

O que deve ser inoculado primeiro?

Para educar adequadamente um alabai, é necessário levar em consideração algumas características de seu caráter. Esses cães são muito inteligentes, rapidamente adquirem novos conhecimentos e aprendem novos comandos sem problemas. Porém, os representantes desta raça são muito independentes, independentes e não querem obedecer. O sucesso do treinamento depende em grande parte se o dono pode mostrar força e caráter e, assim, conter o animal obstinado. Neste caso, é claro, os relacionamentos não devem ser baseados na intimidação, mas no estabelecimento de uma conexão psicológica entre uma pessoa e um animal.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Alto
(Classificação 4 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Alabai" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

Em primeiro lugar o dono do alabai deve mostrar sua superioridade sobre o animal de estimação e explicar a ele quem está no comando deste tandem... Mesmo permitindo que o cão seja desobediente e não o punindo, é fácil destruir completamente o equilíbrio de poder.

Os cinologistas, para evitar tal situação, oferecem uma estratégia muito interessante: desde os pequenos meses, formam periodicamente um ambiente inusitado e pouco confortável para o cachorro. Por exemplo, pode ser caminhando em novos lugares, viajando de transporte público ou viajando de carro.

Circunstâncias incomuns colocarão o Alabai em um estado de confusão, o que dará a seu dono a oportunidade de mostrar qualidades de liderança das quais o cão definitivamente se lembrará.

Além do mais, a conexão psicológica entre o homem e o animal também é importante... É necessário que o Alabai confie em seu mestre, caso contrário ele simplesmente se recusará a estudar os comandos e concluir as tarefas atribuídas. Mesmo sendo rigoroso, é importante fazer isso sem torções - não grite nem bata no animal, mas fale em tom estrito e confiante ou sacuda-o levemente, segurando-o pela cernelha. Recomenda-se acompanhar o volume utilizado com o timbre da voz, expressões faciais e gestos. Durante o treinamento, a entonação pode aumentar, sem atingir os gritos, e, ao contrário, diminuir.

Por volta dos 6 ou 7 meses de idade, o filhote deve, entre outras coisas, andar com o focinho na rua, responder adequadamente ao contato tátil com o dono e não reagir ao fato de o dono às vezes pegar sua tigela.

Se você ignorar o último aspecto, no futuro poderá haver problemas com base no fato de que o cão protegerá sua comida e, assim, complicará o processo de alimentação.

Quando começar a aprender os comandos?

O treinamento deve ser iniciado enquanto o filhote de Alabai ainda é pequeno, então a idade de 2 ou 3 meses é o ideal. Porém, mesmo antes dessa idade, faz sentido começar a se acostumar com o nome do cachorro. Além disso, antes de completar 3 meses de idade, Alabai se acostuma a ir ao banheiro em casa comprar fraldas. Aos 3 meses, vale a pena começar a levar os bichinhos para passear, mas apenas no arnês, que aos 6 meses será a hora de mudar para a coleira.

Comandos básicos

O primeiro comando a ser estudado com Alabai é o uso de seu apelido. Assim que o filhote ouvir, deve ir imediatamente ao dono, deixando de lado o que estava fazendo naquele momento. O estudo do comando "Venha a mim" não é considerado menos importante.

Vale a pena treinar não deixar o cão fora da coleira e encorajá-lo toda vez que ele se aproximar do dono. Quando esses dois comandos estiverem dominados, é hora de passar para o comando "Lado a lado". Durante o treinamento, o cão deve estar à esquerda do dono, como quando caminham juntos. Tendo dado o comando, a pessoa deve puxar a guia com bastante vigor.

Comando "Um lugar!" obriga o cão a voltar ao local, sejam quais forem os acontecimentos. Os especialistas recomendam dominar este comando desde os 2 meses de idade. Treinamento da equipe "Sentar!" ocorre com o uso de doce. Alabai deve ver a guloseima, levantar a cabeça para ela, após o que o proprietário pressiona levemente seu sacro, e ele se senta. Assim que o cachorro cumprir a tarefa, ele receberá uma guloseima saborosa.

Treinamento da equipe "Mentira!" é realizado de forma semelhante. Após completar a tarefa, o Alabai deve estar em uma posição deitada, mas com o corpo reto. Para treinar Alabai para exigir "Ficar de pé!", recomenda-se o uso do método de coerção. O dono terá que apertar a guia ou levantar levemente o cão, segurando-o pelo abdômen. Se o Alabai lidar com a tarefa, ele receberá uma recompensa.

Comando "É proibido!" impede o cão de fazer algo ruim. Para evitar, basta puxar pela guia. Finalmente, não menos importante é o comando "Dar um passeio!", usado em combinação com um líder longo.

Métodos e Esquemas

O treinamento de alabai em casa ocorre usando três métodos principais: coerção, incentivo e proibição. Se o comando for completado com sucesso, o cão terá que ser recompensado com algo saboroso ou elogiado. É importante não exagerar com este método, caso contrário o cão perderá a motivação. A coerção deve ser usada se o animal se recusar a seguir as instruções do dono. Pode se manifestar na forma de puxar a guia ou arnês, pressionar o sacro ou sacudir levemente.

No entanto, é estritamente proibido infligir dores físicas graves ao cão.

A proibição vem em socorro quando o cão precisa ser impedido de fazer algo. Para a aplicação bem-sucedida deste método, a sequência é importante - é impossível, em um caso, punir o filhote por alguma coisa e, no outro, ignorar a situação. No entanto, os especialistas aconselham, mesmo durante o treinamento em casa, para não usar o último método com muita frequência, uma vez que Alabai pode perder a habilidade de tomar decisões independentes.

No caso em que o treinamento dos Alabaevs ocorre para proteção ou trabalho no pasto, o manejo geral parece um pouco diferente. Se o cão for pastorear ovelhas, eles começam a prepará-lo para isso já com um mês e meio ou dois meses. Muito importante longas caminhadas com o proprietário por duas a três horas. Assim que o Alabai começar a obedecer e executar comandos, ele terá que ser ensinado a interagir com outros animais. A tarefa do cão pastor é afugentar aqueles que ficaram para trás ou saíram da direção geral do movimento.

O dono ou mesmo o adestrador terá que prender na coleira uma guia especial, cujo comprimento varia de 11 a 13 metros, e depois acompanhar o cão até o animal lagado. Em seguida, o comando é usado "Dirigir!" e um golpe de chicote indicando a direção desejada. A própria guia neste momento está enfraquecida. Enquanto o Alabai está correndo para o rebanho, é importante elogiá-lo e repetir o comando. O movimento é interrompido com o comando "Para mim!"... O treinamento termina com a emissão de uma guloseima.

Para que um Alabai seja capaz de guardar uma casa, ele terá que aprender isso aos 6 meses de idade. Para adquirir essa habilidade, é melhor entrar em contato com um adestrador profissional de cães. Por isso, é importante que o cão não confie em estranhos, late e persiga-os, saiba como proteger os donos, vigiar o território e, idealmente, encontrar objetos e pessoas na pista.

É melhor confiar o adestramento de um cão a um profissional, pois uma pessoa despreparada pode sofrer em tal situação.

Diferenças na educação e treinamento de meninos e meninas

Em geral, os Pastores da Ásia Central de ambos os sexos são treinados da mesma maneira. No entanto, o homem é considerado mais agressivo e rebelde, portanto, será necessária uma significativa força de caráter e até mesmo teimosia do dono. Além do mais, meninos costumam fugir, o que é estritamente proibido. As garotas de Alabai são mais calmas, mais obedientes e mais sensíveis. Suas desvantagens incluem o desejo de fugir do comando, mas receber um agrado.

Comportamento do hospedeiro no treinamento

Durante o treinamento, é importante evitar nervosismo, pressa, comunicação em voz alta e agitação. O proprietário deve falar com calma e confiança, demonstrando claramente "quem é o chefe aqui." Nesse caso, o filhote sentirá a autoridade da pessoa e estará pronto para obedecê-la. É por isso sem confirmar a posição das forças, você não deve prosseguir para o treinamento.

Dicas para tratadores de cães

Os profissionais recomendam que os donos de Alabaevs que treinam em casa não tentem "sobrecarregar" o animal e ajam de forma consistente. Somente depois de dominar um comando e protegê-lo, você pode passar para o próximo.

É imprescindível brincar com o cachorro, mas ao mesmo tempo não misturar brincadeira e treino, mas dividir claramente o tempo para educação, diversão e alimentação.Recomenda-se manter um alabai em um aviário, já que definitivamente não é um animal doméstico, e também não está adaptado para a vida em uma barraca acorrentada.

A propósito, apesar do filhote ter que reconhecer um líder em uma pessoa, ele também deve vê-lo como um protetor. Essa conexão se forma nos primeiros meses de comunicação por meio de caminhadas comuns do cotidiano.

Se o dono está infeliz e quer demonstrar isso ao cachorro, então ele recomenda-se usar palavras que contenham o som "r" em vez de gritar... Quando um cão está acostumado com seu apelido, o nome deve ser pronunciado enquanto acaricia o animal. É necessário que o Alabai forme as associações corretas e sinta emoções positivas quando seu nome soar. Se o cachorro está sendo punido ou criado severamente, o apelido não deve ser usado no momento.

É importante acrescentar que quando o Alabai é criado apenas para os proprietários, e nenhuma entrega de padrões é esperada, as palavras para a designação das equipes podem ser substituídas por outras.

Embora seja recomendado que você use guloseimas como recompensa, você deve agir com sabedoria. Caso contrário, o Alabai se acostumará rapidamente e o efeito necessário do incentivo desaparecerá. Se geralmente falamos da comida do cachorro, então isso deve ser feito em um canto calmo e isolado. Antes de receber o presente, o filhote deve sentar-se e ficar em pé o tempo necessário. Se ele começar a pular impacientemente, a tigela será retirada e devolvida apenas quando ele se acalmar.

No próximo vídeo, você poderá se familiarizar com as recomendações do criador para treinar alabai.

2 comentários

Essas coisas são surpreendentes: para ensinar um alabai a guardar uma casa, você precisa entrar em contato com um adestrador de cães. Não confie em ninguém para criar seu cachorro!

Você o entrega ao adestrador de cães e, então, não vai mais para o seu quintal.

Moda

a beleza

casa