Alabai

Como são os alabais brancos e como cuidar deles?

Como são os alabais brancos e como cuidar deles?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Características e descrição da raça
  3. Andando
  4. Onde manter?
  5. Procedimentos de higiene
  6. Alimentando

Historicamente, Alabai é um cão de guarda. Esta raça surgiu há vários milênios e foi o resultado do cruzamento de cães pastores nômades com pastores mongóis e mastins tibetanos.

Esta raça foi usada para proteger caravanas, residências e gado. Esses animais inteligentes conquistaram a reputação de bons guardas, além de amigos leal e devotado.

Agressividade
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Muda
Moderado
(Classificação 3 de 5)
Saúde
A média
(Classificação 3 de 5)
Inteligência
Esperto
(Classificação 4 de 5)
Atividade
Alto
(Classificação 4 de 5)
Necessidade de cuidado
Baixo
(Classificação 2 de 5)
Custo de manutenção
querido
(Classificação 5 de 5)
Barulho
Acima da média
(Classificação 4 de 5)
Treinamento
Média
(Classificação 3 de 5)
Simpatia
Amigáveis
(Classificação 4 de 5)
Atitude em relação à solidão
Tempo moderado
(Classificação 3 de 5)
Qualidades de segurança
Excelente segurança
(Classificação 5 de 5)
* Características da raça "Alabai" com base na avaliação de especialistas do site e no feedback dos donos de cães.

Peculiaridades

Uma vantagem significativa desta raça é sua psique equilibrada. Isso resulta em uma atitude calma e até mesmo em catarro. Não há confusão desnecessária no comportamento de tais animais de estimação, mas há uma reação retardada a vários estímulos externos. Mas você não pode chamar esses cães de preguiçosos ou estúpidos - eles sentem qualquer mudança no comportamento do dono. Eles se distinguem por um alto nível de inteligência e, durante o treinamento, demonstram astúcia.

As desvantagens condicionais do caráter do Cão Pastor da Ásia Central incluem as seguintes características distintivas:

  • orgulho;
  • independência excessiva;
  • melancolia constante;
  • desconfiança característica.

Alabai não avançará em direção a um inimigo, a menos que seja absolutamente necessário.

Quando um estranho entra em seu território, que não ataca o vigia nem a família, o cão o encurrala e o mantém ali até que o dono chegue. Ele trata as crianças com carinho e bastante paciência com o resto dos animais de estimação.

A principal característica que distingue o Alabaev de outras raças de serviço é a capacidade de tomar decisões independentes. Forçar tal animal a servir como o mesmo pastor alemão não funcionará. Esse amigo de quatro patas começará a executar os comandos necessários apenas quando compreender a necessidade e conveniência dos requisitos. Sujeito a uma educação competente e ao contato constante com o dono, o próprio cão vai entender o que é permitido e o que não é. É uma raça orgulhosa e inteligente.

Características e descrição da raça

Oficialmente, esta raça foi incluída na classificação em 1993, e em 2010 seus mais novos padrões foram aprovados. De acordo com seus cânones, os indivíduos puro-sangue devem ter uma mordedura em tesoura, uma cabeça grande e forte de grande largura com orelhas cortadas de comprimento curto. Os olhos devem ser muito pequenos. Sua íris pode variar em cor de marrom claro a escuro. Uma testa plana e lábios grandes devem estar presentes. A pigmentação de tons escuros nos lábios é muito mais apreciada.

Para cachorros muito jovens, cuja idade ainda não atingiu 7 dias a partir do momento do nascimento, é aconselhável tapar as orelhas e a cauda. Este último não é cortado inteiramente, sem afetar um terço, e as orelhas são cortadas em um volume maior, removendo quase toda a aurícula externa.

Se houver necessidade de cortar a cauda e as orelhas de um animal já crescido, é necessária uma consulta com um especialista antes da operação.

Os cães desta famosa raça crescem muito altos e grandes, com um corpo ligeiramente esticado. O pescoço deve ser moderadamente longo (sem babados), mas bastante poderoso e forte. O peito do Alabai é profundo, com grandes costelas abertas. Se este último tiver uma forma redonda ou plana, isso é considerado uma desvantagem.

As pernas dianteiras são de ossatura larga e retas. A boca dos Alabaevs é caracterizada por músculos bem desenvolvidos. O macho é maior do que a fêmea em tamanho. Pode crescer de 70 a 90 cm na cernelha. As cadelas são 5–20 cm menores e atingem no máximo 65 cm.

A cor monocromática geralmente é branca, assim como preta, vermelha ou marrom. Na maioria das vezes, a cor principal da pelagem é complementada por manchas brancas nas pernas, peito e focinho. O alabai branco parece muito impressionante e se assemelha a um urso polar.

Esta cor é especialmente procurada entre os conhecedores desta raça. Via de regra, eles têm as bordas dos lábios, nariz e pálpebras marrons ou pretas. A cor preta-preta da pelagem do cão pode ser monocromática ou com leves manchas marrons, cinza ou brancas. A cor vermelha pode mudar para: vermelho-vermelho, vermelho claro, vermelho brilhante, vermelho dourado.

Andando

A caminhada deve começar aos três meses de idade. Que cachorro é necessário acostumar-se a uma coleira e um focinho enquanto ela é pequena, e o proprietário pode segurá-lo e lidar com ele. Ignorar esta regra ou atrasar o treino, colocar o focinho será bastante problemático, e ele já será o dono de um passeio na coleira. Caminhar é desejável para produzir longe de pessoas e outros animais.

Alguns indivíduos têm uma característica não muito desejável: eles não estão interessados ​​em cães menores do que eles em tamanho, mas os iguais ou maiores despertam seu interesse - "quem é mais forte"? Uma caminhada deve durar pelo menos uma hora. Deve haver pelo menos dois deles durante o dia.

Os filhotes precisam de caminhadas mais frequentes - 3-4 vezes ao dia. Para alcançar um bom desenvolvimento desta raça, os animais precisam viajar pelo menos 2 km por dia.

É permitido soltar esses cães da coleira apenas nos focinhos e em áreas designadas separadamente para tais fins, cercadas por uma cerca ou rede.

Onde manter?

Para manter um cão tão grande em um aviário, você terá que preencher as seguintes condições:

  • é aconselhável retirar o aviário de 10-15 m da casa;
  • recomenda-se tampar o local sob o aviário, remover todos os itens desnecessários;
  • é necessária uma ligeira inclinação para que a água não fique estagnada no aviário;
  • deve estar localizado em uma área seca, suficientemente (mas não excessivamente) iluminada pelos raios solares;
  • as dimensões do cercado em si não são limitadas - quanto mais espaço livre o cão tiver, melhor ele se sentirá nele;
  • o estande deve ter no mínimo 100x90x80 cm; indicadores dimensionais da entrada - 40x50 cm;
  • o melhor material para fazer uma casa para um cachorro é a madeira;
  • Recomenda-se isolar o abrigo e colocá-lo em uma área isolada de rajadas de vento e luz solar direta.

Procedimentos de higiene

É necessário manter a limpeza da área onde mora seu animal, bem como sacudir, aspirar e lavar a cama de vez em quando. É fundamental cumprir os seguintes requisitos:

  • pelo menos uma vez por mês, deve-se lavar completamente a cabine por dentro e por fora;
  • pelo menos 2 vezes por ano, é necessário desinfetar completamente todo o recinto com a adição de detergentes especiais, embora a maioria dos criadores de cães negligencie esta regra.

Existem várias recomendações que vale a pena considerar.

  • A limpeza do próprio animal de estimação também é necessária. Normalmente, esse trabalho é feito uma vez por dia, antes de uma caminhada matinal. O primeiro passo é olhar a boca, orelhas, nariz e patas do animal. Se tudo correr bem, só falta pentear a pelagem fofa com um pente fino.
  • É o suficiente para limpar as orelhas a cada 10-15 dias... Em caso de contaminação severa, é permitido o uso de cotonete, previamente embebido em solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Se você notar um carrapato em suas orelhas, você deve removê-lo imediatamente ou visitar uma clínica veterinária.
  • Se forem encontrados ferimentos ou arranhões nas almofadas das patas, eles também devem ser tratados com água oxigenada. Se seu animal de estimação manchar as patas com óleo combustível ou corante, você precisará lavar a sujeira com um guardanapo embebido em solvente e, em seguida, passar óleo nas patas.
  • As garras precisam ser cortadas com um cortador de garras especial, mas tenha cuidado - não toque no vaso que passa pela garra. Após essas etapas, recomenda-se afiar cuidadosamente as irregularidades com uma lima de unha especial. Garras excessivamente alongadas podem levar à deformação do dedo do pé ou das patas.
  • Um nariz sujo deve ser limpo com um pano úmido... O nariz de um cão saudável deve estar frio e úmido, sem secreção excessiva (só fica seco e quente depois que o cão dorme).
  • A secreção, geralmente aparecendo pela manhã nos cantos dos olhos em um indivíduo saudável, deve ser removida com gaze umedecida em caldo de camomila. Não é desejável usar uma solução de ácido bórico ou um saquinho de chá para tais fins.
  • Você terá que escovar os dentes do seu cão 2 vezes por mês. Para esses eventos, é melhor levar uma escova especial. É permitido o uso de cotonete, mas este último é desagradável para quem tenta esfregá-lo nos dentes. É necessário acostumar-se a este procedimento desde tenra idade. Em vez de uma pasta especial, pode-se limpar o bicarbonato de sódio ou giz misturado com uma pequena quantidade de ácido cítrico.

Alimentando

Um cão adulto deve consumir muita proteína e cereais. Deve haver variedade na dieta. O cão vai se cansar rapidamente do mesmo mingau. Os seguintes alimentos são úteis e necessários para o cão:

  • produtos de carne crua (bovina ou cordeiro);
  • frango e peru (somente carne sem ossos);
  • peixes de água salgada com baixo teor de gordura;
  • vários cereais - trigo sarraceno, arroz, farinha de aveia;
  • ovos de galinhas.

Não dê os seguintes produtos:

  • porco ou cordeiro gordo;
  • quaisquer doces, pães, pão branco;
  • beterraba;
  • cebola;
  • frutas cítricas e exóticas;
  • alazão;
  • leguminosas;
  • quaisquer temperos e aditivos aromáticos;
  • salgados, em conserva, defumados, enlatados;
  • tubular, especialmente ossos fervidos.

É necessário observar o seguinte regime na ingestão de alimentos para cães:

  • um filhote com menos de três meses é alimentado 6 vezes ao dia;
  • após três meses - 5 vezes ao dia.
  • após quatro meses - 4 vezes;
  • de seis meses a um ano - não mais do que três vezes por dia;
  • animais de estimação adultos precisam ser alimentados 2 vezes ao dia, 15 a 20 minutos após uma caminhada.

Para mais detalhes sobre a raça, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa