Tipos de peixes de aquário

Tipos de peixinho dourado

Tipos de peixinho dourado
Contente
  1. Classificação por tamanho e forma corporal
  2. Variedades de indivíduos na forma e comprimento das nadadeiras
  3. Espécies com escalas incomuns
  4. Grupos de peixes com crescimentos na cabeça
  5. Visão geral por cor
  6. Como escolher?

Em aquários, uma grande variedade de animais é criada. Mas mesmo com toda a sua diversidade, os peixes dourados são merecidamente populares - eles são conhecidos até mesmo por pessoas que estão longe do aquarismo. É útil entender o que é esta espécie e como exatamente deve ser tratada.

Classificação por tamanho e forma corporal

Eles criaram peixes dourados na China imperial há cerca de 1500 anos. O ponto de partida no trabalho de criação foi o peixinho dourado. Os peixes criados se instalaram tanto em lagos quanto em vasos luxuosos.

Mais tarde, os criadores não pararam de trabalhar e, como resultado, muitas variedades atraentes foram criadas. É comum distinguir duas categorias de raças.

Alguns deles - com um corpo grande e comprido - assemelham-se externamente à forma ancestral (carpa selvagem). Uma característica dos peixes dourados grandes são:

  • mobilidade significativa;
  • resistência perceptível;
  • longa expectativa de vida (às vezes chegando a 20 anos);
  • redução da demanda de oxigênio.

Este grupo inclui:

  • peixinho dourado comum (aquele que é mais frequentemente chamado assim);
  • cometa;
  • vakin.

Indivíduos de corpo curto também merecem atenção. Eles são caracterizados por uma variedade de aparência.

Além disso, qualquer peixe deste grupo é mais largo na cabeça do que na cauda. É importante entender que esse tipo de físico não é a norma para os organismos aquáticos.

Devido ao experimento ictiológico, uma série de consequências negativas surgiram, tais como:

  • enfraquecimento da imunidade;
  • perda do tônus ​​corporal;
  • doenças frequentes;
  • dificuldades de adaptação;
  • menor expectativa de vida;
  • maior exatidão com as condições de detenção.

Pessoas experientes conhecem esse paradoxo - peixinhos dourados de aquário precisam de um aquário ainda maior do que seus parentes grandes.

Um ponto igualmente importante é a necessidade de aumentar a concentração de oxigênio. Portanto, sair é significativamente difícil.

    Deve-se ter em mente que diferentes países têm seus próprios nomes específicos para peixes dourados. Isso é explicado pelo fato de que eles foram retirados simultaneamente em vários estados.

    Variedades de indivíduos na forma e comprimento das nadadeiras

    É apropriado começar a descrição com os peixes dourados mais comuns (como são chamados). Foi este grupo de raças que nasceu antes de mais nada com base na carpa cruciana selvagem. Eles são semelhantes aos seus ancestrais na geometria da superfície do corpo principal e na configuração das nadadeiras. A diferença é expressa em tonalidade (a cor vermelho dourado é característica).

    Importante: as moedas de ouro simples devem ser guardadas em reservatórios onde haja muitas plantas, mas ao mesmo tempo também haja espaço para nadar.

    Aquários de espécies são preferidos. Se isso não puder ser garantido, uma vizinhança completamente pacífica deve ser garantida. Golds regulares precisam de uma dieta variada e bem balanceada. São utilizadas composições de nutrientes da flora e da fauna. As formas podem ser diferentes - e preparações granulares e comprimidos e palitos e alimentos congelados.

    Wakins são mais conhecidos como o tipo japonês de peixinho dourado. Eles diferem de suas contrapartes chinesas em sua construção móvel. A cauda pode ser simples ou dupla, mas em ambos os casos é ligeiramente alongada. O comprimento do wakin chega a 0,3 m. A variedade da raça pode ser branca e vermelha, e também podem ser encontradas cores mistas.

    Os cometas adquiriram seu nome principal devido à sua mobilidade excessiva - esses peixes costumam aparecer em aquários abertos. Eles praticamente não se reproduzem.

    Mas os cometas são fáceis e simples de manter. O comprimento dos adultos é limitado a 0,15 m, a cauda alongada se bifurca. Para sua informação: quanto mais longa a cauda, ​​mais valioso é um indivíduo em particular, enquanto o resto das nadadeiras são apenas ligeiramente alongadas.

    Um cometa com corpo inchado é um defeito de raça. Mas os mais populares são os peixes com corpo e nadadeiras desiguais.

    Quanto às variedades criadas artificialmente, a cauda em leque é bastante popular. Este tipo foi introduzido pela primeira vez na China, mas não na antiguidade, mas em meados do século XIX. Esses peixes são caracterizados por:

    • inchaço do torso;
    • tonalidade vermelho-laranja dominante;
    • comprimento 0,1 m;
    • cauda de duas metades total ou parcialmente fundidas com uma faixa transparente ao longo do perímetro.

    Em cauda de leque, uma barbatana dorsal de altura considerável é formada. O resto das projeções no corpo são de comprimento normal ou ligeiramente aumentado. A vida útil de uma cauda em leque é de aproximadamente 10 anos.

    Ainda mais popular entre as variedades cultivadas artificialmente é voiletail... É fácil reconhecê-lo - esses peixes dourados são percebidos como uma bola ou um ovo com uma grande cabeça no topo. As caudas do véu podem crescer até 0,2 m. A vida útil mais longa é de 15 anos. As escalas nem sempre estão presentes. Barbatanas alongadas são finas. A cauda é formada por vários lóbulos fundidos e, juntos, parecem um véu ou um vestido fofo.

    Você pode encontrar caudas de véu de cor dourada, branca ou variegada. O último tipo é muito considerado pelos aquaristas.

    Digno de nota é o tipo japonês de riukin. É caracterizado por:

    • tamanho relativamente grande;
    • parte frontal ampliada;
    • pintura heterogênea da cabeça;
    • barbatana dorsal relativamente alta;
    • dividir a cauda em 3 ou 4 segmentos;
    • cor monótona ou matizada.

    Curioso que foi com base nos riukins que as caudas de véu foram criadas.

    Espécies com escalas incomuns

    Na família do peixinho dourado a pérola se destaca não apenas pelo formato arredondado. Todas as escalas são elevadas, como uma cúpula.Há uma faixa escura ao longo de seu perímetro. Esta peculiar "cota de malha" lembra uma densa camada de pérolas. Se parte das escamas estiver deformada, logo crescerá novamente, mas sem uma faixa graciosa.

    O corpo de uma pérola atinge um comprimento de 0,07-0,08 m. Nas costas, a barbatana é colocada verticalmente e todas as outras barbatanas são coletadas aos pares. Seu comprimento não é muito grande. A cauda é claramente dividida em 2 lóbulos que não pendem. As pérolas estão disponíveis nas cores ouro, branco e vermelho-laranja.

    Mas a beleza externa das pérolas não deve encantar as pessoas. Deve ficar bem claro que cuidar desse peixe é mais difícil do que o normal.

    Devido à sua geometria corporal incomum, muitos aquaristas o alimentam excessivamente ou subalimentam. Mas as batatas fritas parecem muito engraçadas. Em 8 semanas, eles já se parecem com adultos, perdendo apenas para eles em tamanho.

    Lionheads também têm escamas muito incomuns. É verdade que em estrutura não difere do usual, mas pode ter 2 ou 3 cores em cada escala. Existem outras variantes de peixes:

    • com escalas transparentes;
    • com uma cor perolada;
    • sem escalas em tudo.

    Grupos de peixes com crescimentos na cabeça

    Esta categoria inclui um peixinho dourado - olhos de água, que tem outro nome - olho de bolha... É esta vista que muitos consideram a mais estranha entre outros representantes deste grupo decorativo. Vale ressaltar que a barbatana dorsal está ausente no corpo com 0,15-0,2 m de comprimento. Neste caso, existem bolhas localizadas na parte inferior dos olhos. Embora essas seções às vezes alcancem 25% de todo o comprimento do corpo, eles são muito gentis e sensíveis a todas as influências externas.

    Se o aquarista gosta de bolhas, é preciso libertar o aquário de tudo o que é pontiagudo, espinhoso e até de outros peixes. A captura e replantio de suas cargas terá que ser o mais cuidadoso possível.

    Oranda tem crescimentos um pouco diferentes na aparência - eles estão localizados na cabeça e, em menor extensão, nas guelras. No exterior, esse peixe às vezes é chamado de cabeça de ganso. Existem oranda branca, variegada, preta, mas os vermelhos são tão valorizados quanto possível.

    Cabeça de leão recebeu esse nome também por causa dos crescimentos característicos, semelhantes a uma juba. Às vezes, no entanto, eles evocam associações não com a parte de trás da cabeça de um predador africano, mas com uma framboesa. Na época de crescimento, os crescimentos cobrem todo o volume da cabeça. Lionheads não têm barbatana dorsal; outras barbatanas são pequenas em comprimento. A cauda desse peixe é dividida em 2 ou 3 partes.

    Na aquariofilia chinesa e japonesa, são considerados um ideal de criação.

    Ranchu São cabeças de leão da Coreia. Quase não há diferenças externas em relação ao tipo anterior. No entanto, os crescimentos não são formados aos 3 meses de vida, mas após 2-3 anos. Para sua informação: algumas fazendas não apresentam crescimentos, mas são cobertas por manchas coloridas de tamanho médio nos lábios, olhos, nadadeiras. Ao mesmo tempo, a superfície do peixe é incolor.

    Visão geral por cor

    Existem peixes dourados de vários tons. Então, apenas a tonalidade vermelha tem suas contrapartidas - rosa pálido e vermelho ardente. Você também pode ver peixes dourados nas cores branco, preto-azulado, preto puro, bronze escuro e amarelo. Shubunkin parece muito bonito, é também um cometa - a cor "chintz" desse peixe é formada por manchas azuis, vermelhas, pretas e brancas. É curioso que shubunkins não tenham escamas.

    Para o astrólogo, ele é o olho celeste, um tom laranja-dourado, como o de uma casca de laranja, é característico. O comprimento do corpo pode ser de 0,15 m.

    Imediatamente chama a atenção para si também bristol shubunkin. Já pelo nome, é fácil adivinhar de onde vem. A cor normal para Bristols é um fundo azul, contra o qual manchas roxas, laranja, marrons, amarelas, vermelhas e pretas são colocadas.

    Jikin, ele é um pavão ou cauda de pavão, tem 6 partes do corpo vermelhas e todo o resto é pintado de branco. Para sua informação: é muito difícil obter uma linha limpa desta raça.Portanto, mesmo no Japão, muitas pessoas preferem remover pigmentos estranhos das superfícies brancas do corpo.

    Agora é útil examinar o mesmo tópico em termos gerais. Não há nada de especial a dizer sobre as variedades monocromáticas - um tom é um tom.

    Manchado (ou variegado) são geralmente chamados de peixes, que possuem partes do corpo de cores diferentes. Os indivíduos tricolores são distinguidos em um grupo separado. E o tipo de coloração "escalas variegadas" significa que em uma única escala você pode ver 2 ou mais cores. E também as cores "panda" e "chapeuzinho vermelho". Esses nomes descrevem eloquentemente a aparência dos peixes.

    Como escolher?

    Decidir sobre as raças de peixes dourados para um aquário é mais fácil do que parece devido à sua diversidade. Se você se concentrar nas espécies que têm as cores mais variadas, para começar vale a pena dar uma olhada mais de perto nas caudas em leque e nas caudas de véu. Se você quiser se destacar o máximo possível, basta tosakin esta espécie é muito rara e destina-se a ser mantida num tanque. Os peixes dourados "normais" são adequados para aqueles que esperam obter uma raça fácil de manter e graciosa externamente. Para um grande aquário separado, é mais adequado cabeça de leão - então sua dignidade será enfatizada ao máximo.

    Claro, é preciso aquaristas para gostar do peixinho dourado. É impróprio ser guiado apenas pela opinião de outras pessoas. A saúde de animais de estimação em potencial deve ser verificada cuidadosamente.

    Importante: você não pode plantar indivíduos de corpo longo e corpo curto no mesmo aquário. Devido à diferença de temperamento, eles se machucarão.

    Também é necessário verificar o quanto você pode confiar nos vendedores. É preciso estudar a situação com antecedência e, a partir das respostas a uma pergunta bem conhecida, fazer na loja. Se eles respondem evasivamente, se recusam a falar, tentam enganar, você não pode comprar um peixinho dourado.

      Importante: os aquários das lojas de animais devem ser mantidos limpos e arrumados. Também é necessário conhecer os principais sinais de espécimes doentes, tais como:

      • cor errada;
      • muito pouca ou muita atividade;
      • manchas incomuns;
      • barriga afundada;
      • úlceras e feridas;
      • crescimentos onde não deveriam estar;
      • olhos pálidos e opacos.

      Para os cuidados com os peixes dourados, veja abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa