Tipos de peixes de aquário

Como distinguir um peixe dourado fêmea de um macho?

Como distinguir um peixe dourado fêmea de um macho?
Contente
  1. Um pouco de historia
  2. Como determinar o gênero?
  3. Os principais sinais

Goldfish são reconhecidos como habitantes tradicionais de aquários. Sua estética não deixa muitos aquaristas indiferentes. No entanto, sua manutenção e posterior criação trazem algumas dificuldades - desde a escolha dos indivíduos até a determinação de seu sexo.

Um pouco de historia

O peixinho dourado pertence a uma espécie criada artificialmente, é de água doce, pertence à família das carpas, a classe dos peixes com nadadeiras raiadas. Em documentos históricos, as primeiras menções a peixes dourados são encontradas no século 6 aC. NS., então, a China é considerada o berço dos peixes. As famílias mais nobres preferiam ter a imagem destes peixes nos brasões.

Algumas raças foram elevadas à categoria de sagradas. A história da criação de apostas remonta à dinastia Ming.

Então, em 1500, eles começaram a se reproduzir na Coréia, e em 1502 o peixe dourado conquistou o Japão, depois a Indonésia. UMA no século 17, ela foi trazida para a Europa e se estabeleceu nas piscinas reais como um milagre além-mar.

Mudando sua aparência original no processo de criação de novas raças, o peixinho dourado não perdeu os hábitos da carpa cruciana. Ela adora cavar terra, é despretensiosa na comida, prefere a amplitude no aquário e a água limpa.

No momento, são conhecidas mais de 300 espécies de peixes dourados, portanto, as variações de cor e estrutura do corpo, cauda e nadadeiras são muito diversas. O peixe dourado pode ter uma cauda comum, semelhante à cauda do ancestral desta raça - a carpa cruciana, ou uma cauda dupla. Os mais conhecidos são o Veil Tails, Oranda e Lion Head. Portanto, a escolha de um habitante para um aquário depende das preferências do aquarista.

Depois de decidir sobre a escolha das espécies de peixes, você deve decidir para que propósito o indivíduo é comprado - para manter ou para continuar reproduzindo.

A segunda opção é mais difícil, pois você precisa comprar peixes de um determinado gênero. Distinguir um peixinho dourado fêmea de um macho é uma tarefa bastante difícil, mas se você levar em conta as recomendações, então é perfeitamente solucionável.

Se você comprar peixes antes da puberdade, é recomendável comprar pelo menos 6 peixes da mesma espécie. Quando você atingir a maturidade, terá mais chances de possuir peixes de ambos os sexos.

Como determinar o gênero?

A puberdade ocorre por volta dos 12 meses de idade. Antes de atingir essa idade, não é possível distinguir entre os sexos. No início da estação de desova, meninos e meninas começam a apresentar características distintas.

Deve-se notar que existem variedades de peixes em que as fêmeas atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade. Portanto, o fator de puberdade depende da espécie que você escolher.

Embora os machos neste período mostrem atividade máxima perseguindo as fêmeas, enquanto as pressionam contra as paredes do aquário ou objetos decorativos, um par de meninos também pode se comportar de maneira semelhante na ausência das fêmeas.

Você pode reconhecer os machos pelas mudanças que ocorrem neste momento, o aparecimento de crescimentos. Os crescimentos aparecem na área das brânquias e barbatanas peitorais e são de cor branca. Nas barbatanas peitorais, é possível observar pequenos entalhes, que são chamados de "serra" devido à semelhança com a ferramenta de mesmo nome. Ao mesmo tempo, a complexidade está no fato de que o aparecimento de um tumor pode não ocorrer em alguns machos, enquanto ele pode se manifestar em fêmeas.

Durante a fase de desova, o abdômen das fêmeas assume uma aparência arredondada, ligeiramente assimétrica. Ao mesmo tempo, o corpo dos machos parece mais elástico e fino.

Se você é o feliz dono da raça Ryukin, determinar o momento se tornará uma tarefa árdua, pois todos os indivíduos desta raça têm um corpo arredondado, de aparência ligeiramente inchada.

Existem fatores que atrasam o processo de puberdade: dieta pobre e volume do aquário. Portanto, os alimentos devem ser enriquecidos com proteínas, e os volumes do aquário são calculados com base na proporção de litros por peixe.

Os principais sinais

Vamos considerar os principais sinais de como distinguir um menino de uma menina, mas essas recomendações são aplicáveis ​​apenas a indivíduos saudáveis. Um homem insalubre não será capaz de mostrar atividade cortejando uma mulher, e uma mulher subnutrida não será arredondada, uma barriga inchada pode, por sua vez, ser um sinal da presença de uma doença.

Vamos listar as principais diferenças entre homens e mulheres.

  • Corpo. Na mulher, o corpo tem forma arredondada, o aspecto é ligeiramente inchado. No homem, é alongado.
  • Entalhes. As barbatanas peitorais dos machos têm entalhes em dente de serra.
  • Barbatanas. As fêmeas têm nadadeiras mais curtas e arredondadas no abdômen.
  • Crescimentos brancos em machos na região das brânquias às barbatanas peitorais.
  • Comportamento. As mulheres são passivas.
  • Abertura anal. Nas mulheres, ele se projeta, enquanto externamente se assemelha a um crescimento peculiar no abdômen na cauda do peixe. Nos homens, é retraído.
  • A barbatana anal nas fêmeas é compactada, ao contrário dos machos. Ao palpar o feminino e o masculino, esse recurso pode ser identificado.
  • Abdômen masculino Nos casos mais comuns, apresenta uma espécie de vieira que se estende da barriga até o ânus.
  • Cor. Nas meninas, a cor é mais clara, mas este sinal não é obrigatório. Existem raças de peixes dourados, cujos machos são mais brilhantes.

Durante o período de desova, um peixe dourado fêmea pode desovar até 3 mil ovos. O tempo de desova é de cerca de 6 horas pela manhã.

    Em condições caseiras, a desova pode ocorrer durante todo o ano, mas, neste caso, os produtores de peixes estarão esgotados. Portanto, no final da desova, recomenda-se dar um descanso aos peixes instalando-se em aquários separados.

    Então, com base nas características distintivas acima, você pode distinguir o macho da fêmea e começar a criar peixes dourados... A reprodução de peixes dourados requer 2-3 machos, uma fêmea, um aquário de desova com um volume de cerca de 30 litros, plantas de aquário, um bom sistema de filtração e aeração e um termostato. A reprodução também é difícil, mas deve-se lembrar que uma boa nutrição e água potável são a chave para uma prole saudável.

    Você pode aprender mais sobre as diferenças entre um peixe dourado fêmea e um macho no vídeo apresentado.

    1 comentário
    Peixe dourado 05.11.2020 20:02

    Muito obrigado, ajudou)

    Moda

    a beleza

    casa