Tipos de peixes de aquário

Peixes vivíparos de aquário: variedades, seleção e cuidados

Peixes vivíparos de aquário: variedades, seleção e cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Regras de conteúdo
  5. Reprodução
  6. Compatibilidade com outros peixes

Aquário é um hobby difundido que traz um prazer estético muito tangível, pois é tão gostoso relaxar depois de um dia cansativo, contemplando os movimentos suaves de lindos peixes brilhantes!

Profissionais e amadores concordam que se você quer não só observar a vida de seus animais aquáticos, mas também participar de experimentos de criação que às vezes trazem resultados inesperados, comece peixes vivíparos... Eles serão discutidos em nosso artigo de hoje.

Peculiaridades

Os peixes vivíparos, ou portadores vivos, são um dos habitantes subaquáticos mais interessantes e populares do aquário.

Sua característica mais importante de interesse para os criadores é, obviamente, a produção de alevinos já formados. E aqui é preciso esclarecer um pouco: na verdade, os peixes não geram filhotes, como os mamíferos - eles simplesmente carregam os ovos fertilizados dentro de si até a hora dos filhotes chocarem. Enquanto o embrião de um mamífero recebe nutrientes da placenta e está diretamente conectado ao corpo da mãe, os filhotes se alimentam do conteúdo do ovo.

Portanto, os peixes que produzem descendentes dessa maneira também são chamados de ovovivíparos.

As espécies vivíparas masculinas e femininas têm diferenças externas características. O mais importante é a forma da barbatana anal. No homem é pontiagudo, na mulher tem uma forma arredondada. "Caras" dos peixes portadores vivos exibem uma cor brilhante, nadadeiras incomuns, "garotas" geralmente são mais modestas, menos chamando a atenção.

Uma característica muito interessante dos peixes vivíparos é a possibilidade de cruzamento interespecífico., como resultado do qual um indivíduo pode nascer que não é semelhante a nenhum dos pais, com suas próprias características únicas. É por isso que a criação de portadores vivos é tão atraente para iniciantes e profissionais do aquarismo.

Visualizações

Abaixo está uma lista das raças mais populares de peixes vivíparos de aquário.

Alfaro

Aspecto: corpo amendoado, ligeiramente achatado, matizado de verde-azulado. Escamas pequenas, finas, dorso mais escuro que abdômen. O peixe é pequeno - apenas 8-10 cm.

Quando se reproduzem, eles não mostram agressividade para com animais jovens de sua própria espécie. No entanto, para que a reprodução ocorra sem conflitos, o alfaro deve ter abrigos decíduos suficientes, por exemplo, plantas como a índia limnophila, nitella brilhante são perfeitas para esses fins. Em cativeiro, os peixes podem viver até 3 anos.

Ameca

Aparência: corpo elíptico, costas estreitas, formato retangular. A barbatana caudal é triangular, com um corte claro e regular. Nos machos, possui uma faixa amarela brilhante ao longo da borda.

Os peixes são prateados, nos machos apresenta uma faixa preta na lateral. Em "damas" também é traçado, mas não tão claro. O tamanho das amekas é bastante modesto - de 6 a 10 cm.

Esses peixes são famosos por sua onívora: eles podem comer presas vivas e alimentos secos, e não desdenham a flora do aquário. No entanto, eles não são predadores ou agressores - por exemplo, eles se dão bem com pequenos ciclídeos.

Belonesox

Um peixe que se parece muito com um pequeno lúcio. Possui um corpo cilíndrico estreito, um "nariz" comprido, olhos grandes e radiantes. A cor das escamas é verde-acastanhada, com tons de bronze, apresentando-se uma mancha escura na cauda.

As fêmeas são maiores do que os machos, o comprimento de seu corpo chega a 18-20 cm, enquanto os "caras" - apenas 12 cm. Belonesox são peixes predadores agressivos, e as fêmeas são especialmente más: quando chega a hora dos jogos de acasalamento e da desova, eles intimidam e perseguem os machos, podendo até comê-los. No entanto, tal comportamento alimentar pode ser regulado por alimentos abundantes e satisfatórios, pois neste caso a fêmea simplesmente não sentirá fome e o pretendente sobreviverá, como os filhotes.

Belonesox se alimenta de pequenos peixes, vermes, girinos, vermes sanguíneos. A vida em um aquário é de até 3 anos.

Golomianka

A rigor, essa criatura incrível não pode ser chamada de peixe de aquário - ela vive nas águas do Lago Baikal, a uma profundidade de mais de 100 metros. No entanto, ao criar condições adequadas para o mesmo, em particular, mantendo a temperatura da água a um nível de até +6 C, pode muito bem criar raízes num ambiente artificial.

Golomyanka é famosa pelo fato de que este peixe não tem escamas e uma bexiga natatória. Parece muito peculiar: um corpo longo (até 25 cm) estreito rosa pálido, uma boca enorme e grandes olhos negros. A fêmea golomianka, tendo dado à luz uma prole, morre. Os alevinos correm o risco de serem comidos pelos próprios familiares.

Guppy

Talvez o portador de vida do aquário mais comum. À menção deste peixe, uma cauda linda, em forma de véu, com ondas iridescentes, imediatamente surge na minha memória. No entanto, essa coloração é inerente na maioria das vezes aos homens, as "mulheres" geralmente são cinza-imperceptíveis e suas caudas são mais curtas. Claro, existem variedades em que ambos os representantes são coloridos de forma suficientemente brilhante. Nesses casos, é preciso olhar para o tamanho: as fêmeas são maiores, seu comprimento pode chegar a 6-7 cm, enquanto os machos são um pouco mais grossos e têm apenas 3 cm de comprimento.

O guppy é um peixe bastante despretensioso, pode se adaptar a quaisquer condições de detenção. Com bons cuidados, a expectativa de vida é de 3-3,5 anos.

Dermogenis, ou luta de meio barril

Aparência: corpo longo e estreito, ligeiramente achatado nas laterais, barbatanas dorsal e anal localizadas mais perto da cauda. A cor do peixe é cinza-oliva, passando para lilás e prata mais próximo ao abdômen. Uma característica do macho são as barbatanas dorsal e anal vermelhas brilhantes; nas fêmeas, elas têm uma tonalidade amarela. Em um aquário, o tamanho da dermogênese varia de 6 a 8 cm, a fêmea é sempre maior.

Se você planeja manter um bando desses peixes lutadores, não se esqueça que os machos meio focinho são agressivos uns com os outros.

Os mais fortes ofendem os fracos tirando-lhes comida, por isso este comportamento deve ser monitorizado para não fazer com que os peixes morram de fome. A vida útil da dermogênese do aquário é de 5 anos.

Espadachim

Um dos peixes vivíparos mais notáveis. É facilmente reconhecível pela forma pontiaguda da barbatana caudal, que deu origem ao nome do espadachim. Além disso, esse recurso é típico apenas para homens.

A cor do peixe, dependendo da variedade, pode ser diferente: preto, vermelho, cinza. O tamanho, por via de regra, não excede 8-10 cm.

O porta-espada é um “vizinho” bastante pacífico, pode ser acomodado com segurança em um aquário com outros peixes de tamanho e temperamento semelhantes.

Molliesia (molly)

Aparência: corpo em forma de losango, focinho pequeno e triangular, lábio inferior ligeiramente saliente para a frente. As fêmeas podem crescer até 8-10 cm, os machos apenas até 6 cm. A cor do molly varia de acordo com a raça.

Esses peixes são bastante exigentes nas condições de detenção. A água do recipiente onde moram deve estar sempre limpa, com dureza aumentada, recomenda-se adicionar um pouco de sal de vez em quando. Molly se alimenta de alimentos de origem vegetal e animal.

Recomenda-se cobrir o aquário com uma tampa de vidro, pois às vezes esses peixes saltam da água. O tempo de vida dos moluscos em cativeiro é de 3 a 8 anos. Depende tanto da variedade e das condições de detenção, quanto da alimentação.

Pecilia

Muito bonito, miniatura - até 5 cm - peixe brilhante. Têm as mais variadas cores e formas corporais. As plantas são despretensiosas para mantê-las, os insetos e as plantas formam a base da dieta. Você pode até mimar seus animais de estimação com alimentos como pepino, abobrinha e espinafre.

Priapella

Peixe pequeno (até 5-7 cm) amarelo dourado com um tom lilás. As mulheres são sempre maiores que os homens. Os olhos do priapella são muito bonitos, eles têm um tom de turquesa, por isso é chamado de olhos azuis.

Esses peixes são criaturas calmas e pacíficas, convivem perfeitamente no mesmo território com espécies semelhantes em tamanho e temperamento.

No entanto, vale lembrar que uma das características negativas dos priapells é o medo - eles saltam da água mesmo quando a luz é ligada repentinamente, então o recipiente com eles precisa ser coberto com alguma coisa.

Formosa

Os bebês do mundo do aquário têm apenas 1,5-3,5 cm de altura. Sua coloração é imperceptível: pérola acinzentada com uma faixa preta longitudinal na lateral. Na base da barbatana dorsal existe uma mancha escura com debrum ruivo.

Ótimo para manter em um aquário pequeno devido ao seu tamanho modesto. Recomenda-se manter a formose em um bando de 10-12 indivíduos. Outros peixes, maiores, podem percebê-los como presas, portanto é melhor recusar tal "vizinhança". Aliás, as formosas são boas limpadoras, comem placas formadas por bactérias nas paredes do aquário, além de algas baixas e vermes planários.

Como escolher?

Claro, ninguém pode impedi-lo de adquirir aquele peixe, ao qual sua alma "mente", no entanto, existem certas regras para a escolha, a partir do qual você pode criar as condições ideais para manter seus animais de estimação.

  • Não é recomendado colocar peixes grandes em recipientes pequenos ou em um grande número de recipientes pequenos. Devido à falta de oxigênio e de espaço livre suficiente para se movimentar, os peixes começarão a morrer.
  • Ao povoar um aquário com vários tipos de peixes, familiarize-se com uma característica deles como a preferência por viver em uma determinada camada de água.Caso contrário, corre-se o risco de adquirir, por exemplo, apenas peixes de fundo, o que não agradará aos olhos ao nadar para a superfície.
  • Outro fator importante é a semelhança de temperamentos dos habitantes. Peixes muito lentos correm o risco de ficar sem comida, que será consumida por "vizinhos" mais brincalhões.
  • Predadores e vítimas potenciais não podem ser mantidos no mesmo recipiente, mesmo com nutrição abundante. O fato é que as espécies de peixes predadores são naturalmente dotadas do instinto de um caçador e perseguem e atacam qualquer peixe que esteja em seu campo de visão.
  • Os aquaristas novatos não devem iniciar sua "carreira" com a manutenção de espécies exóticas raras. Como regra, eles precisam de cuidados especiais: manter um certo nível de temperatura, dureza da água, comida incomum, boa iluminação ou, ao contrário, crepúsculo. Se você acha que pode lidar com essa tarefa - vá em frente, se não - comece com algo mais simples, por exemplo, com guppies ou espadas.
  • Ao comprar peixes de aquário, examine-os cuidadosamente: não deve haver nenhum dano externo, como nadadeiras mordidas, hematomas, carecas. Os olhos e escamas devem ser brilhantes. O peixe deve se comportar de maneira típica ao representante de sua raça. Por exemplo, se na descrição da raça for indicado que ela deve nadar rapidamente no aquário, e o peixe vagarosamente "rastejando" de canto a canto, isso indica claramente sua má saúde, e é melhor recusar-se a comprar tal um animal de estimação.

Regras de conteúdo

Vamos considerar com mais detalhes regras básicas para a criação de peixes vivíparos.

  • Na maioria das vezes, os portadores-vivos do aquário vivem em bandos. É por isso que a capacidade para eles deve ser espaçosa o suficiente. Recomenda-se proceder ao cálculo de 1,5-2 litros de água por indivíduo.
  • É muito importante fornecer iluminação de qualidade aos seus peixes. À noite, deve ser parcialmente desligado, criando um agradável crepúsculo, que ocorre em reservatórios naturais.
  • A flora do aquário e outros itens de "interior" merecem atenção especial. O fundo deve ser decorado com pedras, protuberâncias, cacos de argila para que os peixes possam abrigar e descansar. Certifique-se de plantar plantas vivas.
  • Quanto maiores e mais agressivos os indivíduos, mais território eles precisam para viver sem conflitos. Isso é especialmente verdadeiro para os homens. Freqüentemente, colidindo durante uma "caminhada", eles podem iniciar uma briga e ferir-se gravemente.
  • O habitat natural dos portadores de vida são os reservatórios com fluxo baixo ou água estagnada. Tente recriar essas condições e proporcionar aos seus animais de estimação um arejamento de qualidade.
  • A temperatura da água é muito importante. Seus indicadores variam de +20 a +29 C. Para manter o nível desejado, vale a pena comprar um aquecedor de aquário, cuja potência varia em função do volume do recipiente.
  • Certifique-se de instalar um filtro para ajudar a reduzir o número de limpezas manuais e evitar a contaminação pesada da água.

Em geral, os portadores vivos são animais de estimação bastante despretensiosos que podem se adaptar a várias condições de vida, por exemplo:

  • a uma diminuição / aumento acentuado na temperatura da água;
  • para diminuir os níveis de oxigênio;
  • iluminação insuficiente;
  • aeração pobre;
  • mudanças na dureza da água.

É claro que essas condições não devem ser constantes, caso contrário, mesmo os indivíduos mais resistentes podem adoecer e morrer.

Reprodução

Ao instalar um bando de peixes vivíparos em um aquário equipado, lembre-se de que deve haver 2-3 fêmeas para 1 macho. Isso é necessário para excluir possíveis situações de conflito durante a época de acasalamento.

Os portadores de vida dão à luz a um crescimento jovem independente já formado. Isso se deve ao fato de que os óvulos são fertilizados no útero usando a longa nadadeira anal do macho. Cada um deles contém nutrientes dos quais o embrião se alimenta. Após 25-50 dias, ocorre o parto e os filhotes começam uma vida independente.

O próprio processo de entrega pode durar de algumas horas a vários dias.Algum tempo antes de começar, a fêmea pode se tornar agressiva. Os lados afundados do peixe e o comportamento mais calmo indicam que o processo acabou.

O primeiro alimento para animais jovens pode ser artémia, ciclope, dáfnias, microplâncton. Também vale a pena tentar moer alimentos pré-fabricados secos para peixes adultos e alimentar os alevinos com eles.

Nas primeiras semanas de vida, os bebês precisam de água limpa, boa aeração e filtração do aquário. Certifique-se de cuidar disso.

Compatibilidade com outros peixes

Apresentamos a sua atenção listas com os nomes dos "vizinhos" desejáveis ​​e indesejáveis ​​para os portadores vivos.

Você pode conviver com os seguintes tipos:

  • batalhas;
  • farpas;
  • disco;
  • gourami;
  • peixe-zebra;
  • neons;
  • labio;
  • galos;
  • escalares.

Vizinhança com os seguintes representantes não é recomendada:

  • peixinho dourado;
  • astronotos;
  • ciclídeos (africanos e sul-americanos);
  • carpas.

Para peixes vivíparos para iniciantes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa