Tipos de peixes de aquário

Descrição das espécies de ciclídeos

Descrição das espécies de ciclídeos
Contente
  1. Características da família
  2. Espécie africana
  3. Ciclídeos da América do Sul
  4. Outras variedades de aquário

Os ciclídeos são bastante agressivos por natureza, mas extremamente bonitos, com cores brilhantes e aparência espetacular mais do que compensam essa deficiência. É provavelmente por isso que esses peixes ganharam popularidade entre os aquaristas de todo o mundo.

Características da família

Os ciclídeos pertencem à grande família dos ciclídeos. Eles são tão diversos que nem todas as espécies desses peixes foram descritas ainda. As mulheres são menores que os homens. A forma e o comprimento do corpo do peixe dependem da espécie, bem como das opções de cores. O comprimento do corpo dos membros da família pode variar de 2 a 100 cm.

    A expectativa de vida média dos ciclídeos chega a 10 anos, embora com condições e cuidados adequados sejam capazes de viver até 20 anos.

    Os ciclídeos são encontrados em corpos d'água e rios da África, América do Sul, Ásia e pertencem principalmente a espécies endêmicas. Ciclídeos africanos são divididos em dois tipos:

    • mbuna - aqueles que comem alimentos vegetais;
    • Pato - espécies carnívoras.

    Os ciclídeos se distinguem por um caráter extremamente agressivo, tanto para representantes de outras espécies quanto para parentes. Os machos guardam zelosamente seu território e ajudam as fêmeas a criar seus filhos. Os ciclídeos de aquário são perfeitamente capazes de lembrar o rosto do proprietário. Quando ele se aproxima, eles nadam até o vidro, podem até tirar comida de suas mãos.

    Espécie africana

    A maioria dos representantes dos ciclídeos vive no continente africano. Os principais habitats destes peixes são alguns dos maiores lagos do mundo - Malawi, Tanganica, Victoria, entre outros menos conhecidos, além de espécies lacustres, existem também rios fluviais. A aparência dos ciclídeos africanos é muito diversa.

    A maioria tem um corpo alongado e ligeiramente achatado. As nadadeiras dos machos são longas, com bordas afiadas, enquanto as das fêmeas são mais arredondadas.

    Algumas espécies apresentam crescimento na cabeça ou boca ligeiramente alongada.

    A maioria das espécies tem uma cor brilhante espetacular, o que ajuda a distinguir congêneres de outras espécies.

    • Pulcher pélvicacromis ou papagaio ciclídeo tem um corpo alongado, ligeiramente achatado, castanho-amarelado, com uma mancha escarlate no ventre e pequenos pontos brilhantes nas barbatanas. Em um estado de excitação ou durante a desova, a cor se torna mais intensa. Os papagaios crescem relativamente pequenos, os machos - cerca de 10 cm e as fêmeas - até 7 cm. A esperança média de vida é de cerca de 5 anos. Difere em um caráter bastante pacífico.
      • Hemicromis dourado - um habitante de reservatórios e rios na África Ocidental. O corpo do peixe é alongado e achatado nas laterais, a cabeça possui uma testa alta e lábios grossos. A cor é verde-amarelada, o ventre é amarelado ou vermelho fraco. Existem 5 manchas escuras nas laterais e nas guelras. Durante a desova, a cor do peixe torna-se dourada e o ventre torna-se escarlate. Em média, vivem até 10 anos, o comprimento máximo passa a ser de 15 cm.
      • Hemicromis vermelho descrição semelhante ao representante anterior dos ciclídeos, mas de cor diferente. O peixe tem o corpo vermelho vivo com numerosos pontos de tom azulado, presentes até nas barbatanas. Os machos se destacam um pouco grandes em tamanho e, à medida que crescem, desenvolvem um tumor na cabeça. As fêmeas são mais claras e têm menos manchas. Em média, eles crescem até 10 cm.
      • Haplochromis centáurea azul - habitante do Lago Malawi. Ele difere em uma cor azul incomum. A barbatana inferior do peixe é de cor amarelada, a barbatana dorsal tem comprimentos diferentes, e nela, assim como na cauda, ​​existem vários pequenos pontos amarelos. Os adultos atingem 20 cm, tanto machos quanto fêmeas.
      • Haplochromis namorador devido aos habitats bastante dispersos, possui várias opções de cores. Os maiores representantes (cerca de 11 cm) têm cor verde-amarelada com brilho dourado, mas o dorso e as laterais são de cor azul claro, o corpo é coberto por listras borradas que se transformam em manchas na cauda. Os peixes com tamanhos menores (8 cm) distinguem-se pela cor oliva-amarelada (machos) e amarelo-argila (fêmeas). As barbatanas têm pequenos pontos esverdeados e o macho tem uma mancha vermelha brilhante perto da barbatana anal.

      Os machos dos menores representantes do mulherengo do Sudeste da África (até 8 cm) têm a mesma cor de seus parentes de tamanho médio, apenas com uma tonalidade azul pronunciada, as fêmeas também são semelhantes.

      • Frontosa - um habitante do fundo arenoso de Tanganica. O corpo do peixe é comprido, com os lados achatados e o dorso alto, surge um crescimento característico na cabeça dos adultos. A cor do corpo da frontosa pode variar do branco-acinzentado ao azul-acinzentado, nas laterais há seis faixas transversais de diferentes larguras em tom escuro. Este tipo de peixe difere em caráter fleumático e inatividade.
      • Trofeus estrelado é distinguido por um corpo arqueado ligeiramente alongado. A cor principal é o preto e o azul, nas laterais entre as barbatanas - a ventral e o início da dorsal - uma faixa amarela, bastante larga, está localizada transversalmente. As barbatanas são escuras com bordas preto-azuladas e pontos amarelos claros. Eles podem crescer até 12 cm.
      • Pseudotrophyus Pindani tem um corpo alongado de cor azul claro, às vezes com uma leve tonalidade roxa. As barbatanas têm raios azul-escuros. A barbatana anal dos machos tem várias manchas amarelas. Os machos são maiores que as fêmeas, mas têm as mesmas cores.
      • Zebra pseudotropheus difere em um corpo alongado e ligeiramente comprimido nas laterais e uma formação de gordura na cabeça.A espécie é caracterizada por uma extraordinária paleta de cores - cerca de 50 opções de cores: branco, azul, vermelho, amarelo, laranja. Nas laterais há 7-9 listras transversais mais escuras.
      • Pseudotropheus lombardo tem uma cor amarelo-dourada ou amarelo-marrom, em alguns casos, não são visíveis listras muito claras nas laterais. As barbatanas são moldadas em tom de azul claro, a anal é decorada com pontos amarelos e a dorsal tem uma borda branca. Os peixes atingem 15 cm de comprimento.
      • Lamprologus são representados por várias espécies, uma característica comum a todas elas é um corpo alongado, as cores são completamente diferentes. O Lamprologus blue tem corpo alongado e azulado com cinco listras pretas nas laterais, uma linha da mesma cor também localizada na testa. Por causa de sua cor, também é chamada de zebra de cinco listras. O comprimento dos machos é de cerca de 15 cm, as fêmeas têm parâmetros menores.
      • Concha de fita lamprologus pode ter várias cores: azul, castanho, laranja amarelado ou cremoso, apresenta 9 finas riscas prateadas no corpo.
      • Laranja Lamprologus difere em três opções de cores: laranja, amarelo dourado ou enegrecido com várias manchas claras.
      • Lamprologus ocellated tem o corpo castanho claro, no qual 3 fiadas de escamas brilhantes são colocadas em ordem longitudinal.
      • Labidocromis amarelo, também chamado de limão ou beija-flor, pertence à espécie de ciclídeo anão. Indivíduos de ambos os sexos são amarelos, nos machos dominantes é mais saturado, e, além disso, suas nadadeiras são pretas, a dorsal possui uma borda amarela. As fêmeas têm barbatanas amarelas.
      • Leopardo dourado tem corpo achatado e costas altas. O fundo principal é amarelo esbranquiçado, todo o corpo é coberto por grandes manchas de cor verde azeitona e riscas pretas. A barbatana dorsal tem um bordo dourado e a caudal é laranja-amarelado. Quando o macho atinge a maturidade sexual, sua cor muda completamente, as manchas e listras desaparecem, a cabeça e o ventre adquirem uma tonalidade azulada. O corpo fica mais amarelo com pequenas manchas borradas ligeiramente perceptíveis.
      • Melanochromis golden auratus tem opções de cores diferentes para indivíduos de sexos diferentes. Os machos têm corpo preto acastanhado e dorso dourado, nas laterais há 2 listras horizontais azuis paralelas ao longo de todo o corpo. As barbatanas são branco-amareladas ou azuis, com 1-2 pontos claros no anal.

      As fêmeas são amarelo-ouro com listras marrons. As barbatanas amarelas também têm linhas acastanhadas e as barbatanas caudais são decoradas com pontos pretos.

      • Dolphin blue tem um corpo bastante alto e ligeiramente compactado e uma cabeça grande com uma testa convexa característica (em homens adultos) e lábios grossos. Os jovens representantes do golfinho são caracterizados por uma cor cinza-azulada com um ligeiro brilho prateado e faixas de tom escuro nas laterais. Nos peixes adultos, a cor das barbatanas e do corpo é azul aveludado. Durante a desova, a protuberância na testa do macho torna-se amarela.
      • Aulonocara Benshi caracterizado por um corpo alongado altamente achatado. A testa e o corpo do homem são amarelos, mas a boca, bochechas e guelras são roxas, nas laterais há 7-9 listras roxas localizadas verticalmente. A fêmea é marrom escura com 8-9 listras escuras. Aulonocars crescem em comprimento até 12 cm.
      • Cadango vermelho tem uma grande cabeça e boca, com a qual engole grandes porções de água com plâncton. Em diferentes partes do Lago Malawi, existem várias variedades de cadango, que diferem na cor. Como peixes de aquário, são populares os representantes do cadango com cabeça azulada e corpo amarelado ou vermelho. Alguns peixes têm 3 manchas pretas em cada lado. As fêmeas são menores e predominantemente de cor acinzentada.
      • Meingano - também uma espécie anã de ciclídeos com corpo alongado e cabeça arredondada. Uma barbatana baixa está localizada ao longo de todo o dorso.A cor do peixe é o azul escuro com duas riscas localizadas na horizontal e de cor azul. As bordas das nadadeiras e da cauda são delimitadas por uma fina faixa azulada.

      Ciclídeos da América do Sul

      Este grupo de ciclídeos habita a bacia amazônica e outros rios nas regiões tropicais e equatoriais que deságuam no Oceano Atlântico. Além disso, muitas espécies vivem em vários corpos d'água rasos.

      Ao contrário dos ciclídeos africanos, eles são menos agressivos por natureza e se dão bem com outros peixes do aquário.

      • Scalaria difere em uma estrutura comprimida em forma de diamante com nadadeiras longas, peitorais - fino, filamentoso. A cor pode ser variada.
      • Oscar - peixe bastante grande, de cor tijolo avermelhada e presença de manchas escuras. As barbatanas são redondas e de cor escura.
      • Severum Efasciatus tem corpo oval comprimido nas laterais. A cor dos peixes é azul ou cinza-azulada, os machos têm uma área avermelhada atrás da cabeça. As barbatanas dorsal e anal estendem-se ao longo de todo o corpo, nos machos são mais alongadas e de cor vermelha. Listras transversais escuras estão localizadas nas laterais. O caráter do peixe é bastante pacífico.
      • Akara azul ou azul não difere em tamanho particularmente grande, os peixes adultos têm 13-15 cm de comprimento. A cor dos representantes desta espécie pode ser ligeiramente diferente, mas todos são caracterizados por uma escala azul ou azul. Possui uma mancha escura característica no meio do corpo e listras em direção aos olhos. As barbatanas são pontiagudas nos machos e mais arredondadas nas fêmeas.
      • Acara turquesa tem uma cor correspondente ao nome, em cada escala existe um ponto preto, assim como nas barbatanas. Os machos têm nadadeiras maiores que as fêmeas e uma protuberância característica na parte de trás da cabeça. As barbatanas são decoradas com orlas laranja. O corpo também apresenta uma mancha escura típica de todos os tipos de câncer.
        • Ciclídeo guarda-chuva - uma espécie anã, o comprimento do peixe é de apenas 5-6 cm. A cor é azul ou amarelo-azulada, nos machos a cor é muito mais brilhante do que nas fêmeas. As barbatanas dorsal e anal são alongadas. Peixes são bastante pacíficos por natureza.
        • Apistograma Agassiz ou ciclídeo Agassiz também se refere a peixes pequenos (5-7 cm), tem uma variedade de cores, mas a cor principal é considerada o amarelo. Uma faixa escura corre ao longo do corpo, as barbatanas também apresentam uma orla mais escura e padrões de pontos do mesmo tom. Os machos têm uma paleta mais brilhante e nadadeiras alongadas.
        • Chromis lindo tem uma cor laranja ou vermelha com pontos brilhantes azulados por todo o corpo. Durante a desova, a cor se torna muito mais brilhante. Machos e fêmeas não diferem na cor, o comprimento médio dos peixes chega a 10-15 cm.
        • Disco caracterizado pela presença de várias espécies, que diferem na cor e nos vários padrões nas escamas. O corpo do disco, fortemente comprimido nas laterais, tem uma forma arredondada. As barbatanas dorsal e anal localizam-se simetricamente, quase ao longo de todo o comprimento do corpo, mas no peito são finas e alongadas. Os peixes são bastante grandes, com cerca de 25 cm de comprimento.
        • Apistograma de Hongsloh Distingue-se por uma cor viva, mas as cores principais são o amarelo e o vermelho. Nas laterais há uma faixa longitudinal escura ou vermelha escura. Os machos predominam em tamanho, seu comprimento é de 6 cm, enquanto nas fêmeas - até 4,5 cm. Além disso, os machos se distinguem por uma paleta de cores muito mais rica.
          • Geophagus é representado por várias espécies, elas receberam seus nomes dos cientistas que as descreveram: geófago Steindahner, Weinmiller, Yurupar, Ipporanga, Pellegrini. A cor dos peixes depende da espécie específica, mas o que eles têm em comum é o comprimento, uma forma corporal ligeiramente alongada e um crescimento característico na testa nos machos. Algumas espécies possuem listras laterais ou pontos.
          • Acara enfiado tem uma cor bege com pontos azuis nas escamas. As barbatanas anal e pélvica são brilhantes, multicoloridas, enquanto as barbatanas dorsal e caudal são azuis, com vários raios longos.As fêmeas se distinguem por seu grande tamanho, e os machos - com cores mais brilhantes.
          • Cupido cichlis não difere no tamanho especial, chega a 10 cm, a frente é laranja, e o dorso, o dorso e as barbatanas são azuis. Existem manchas de tom turquesa sob os olhos e uma grande e escura na parte de trás. Indivíduos de sexos diferentes não diferem muito, mas a cor geral pode variar dependendo da área de origem.
          • Tsikhlazoma Sedzhik tem o corpo ligeiramente alongado, ligeiramente achatado lateralmente. Os machos são acinzentados com tonalidade acastanhada, o dorso é mais escuro e o ventre e o peito, ao contrário, são bastante claros, apresentando 7 a 9 listras transversais nas laterais. Há um acúmulo característico de gordura na cabeça. As fêmeas são cinzentas, com uma tonalidade turquesa acastanhada. As barbatanas têm uma borda preta e as listras são mais nítidas que as dos machos.

          Outras variedades de aquário

          Além dos ciclídeos americanos e africanos, seus híbridos em cativeiro também são populares entre os aquaristas.

          • Chifre de flor com uma cor avermelhada e pontos escuros, criando padrões bizarros no corpo. Os machos têm uma protuberância bastante grande na testa, uma coloração rica e vários raios longos nas nadadeiras. Hoje existem vários tipos deste peixe.
          • Papagaio vermelho tem o corpo arredondado com uma boca pequena, semelhante a um bico, daí o seu nome.

          As cores podem variar do amarelo e laranja ao vermelho ou escarlate, cores sólidas ou padrões com manchas também são possíveis.

            Além disso, existem ciclídeos asiáticos, são poucos, mas, apesar disso, também são bastante populares.

            • Etroplus manchado caracterizado pela ausência de escamas no opérculo e na cabeça. Os lados dos peixes são amarelados, emitindo uma tonalidade azulada, o dorso é azul, castanho ou preto, o ventre é castanho-avermelhado. Cada escala possui um ponto de tom vermelho, e há uma mancha preta no meio do corpo. Além disso, também há várias manchas escuras nas laterais. O comprimento dos peixes raramente chega a 8 cm.
            • Etroplus listrado tem corpo em forma de disco de cor castanho-esverdeada com riscas transversais mais escuras nas laterais e pequenos pontos cobrindo todo o corpo.

                Além das espécies descritas, a família cichlov é representada por muitas variedades mais decentes, com aparência não menos bela e popularidade entre os aquaristas.

                Você aprenderá como criar e cuidar dos ciclídeos Blue Dolphin no vídeo a seguir.

                sem comentários

                Moda

                a beleza

                casa