Tipos de peixes de aquário

Cuidado e manutenção de escalares

Cuidado e manutenção de escalares
Contente
  1. Condições ótimas
  2. Recursos de alimentação
  3. Compatibilidade com outros peixes
  4. Cuidando de vários tipos de escalares
  5. Nós cuidamos da prole

Um dos maiores e mais belos peixes de aquário, o escalar é o sonho de quase todo criador interessado. À primeira vista, eles chamam a atenção, parecem espetaculares e exóticos. Mas nem todo aquarista pode cultivar tais belezas. O cuidado e a manutenção de um escalar realmente requerem um sério investimento de tempo e esforço.

Chamados de "anjos" por fãs estrangeiros, esses peixes predadores não se distinguem por seu comportamento exemplar. É melhor não colocá-los junto com os alevinos e, em geral, é melhor afastá-los de outros habitantes do mundo aquático. Cuidar de escalares para iniciantes pode ser opressor. Mas, ao criar condições ideais para peixes de aquário e seus ovos, excelentes resultados podem ser obtidos aumentando significativamente a população existente. Considere ainda quais regras devem ser seguidas ao estabelecer esses grandes ciclídeos em um novo habitat.

Condições ótimas

Para que os escalares se sintam bem em um novo lugar, deve-se tomar cuidado para criar condições de vida ideais para eles. Esses peixes de aquário espetaculares precisam de bastante espaço. Para os aquaristas novatos, será útil saber que é melhor manter o escalar aos pares - indivíduos solteiros são rejeitados por um cardume de peixes, recebem comida mais escassa. Em um aquário monobreed, o par principal será sempre identificado, líderes demonstrando seu status na comunicação com os congêneres.

Manter escalares exóticos em casa começou há relativamente pouco tempo - cerca de um século atrás. Por muito tempo, os amadores têm usado tentativa e erro. Não foi possível obter descendência, houve problemas com o desenvolvimento de doenças nos peixes. Mas aos poucos as soluções certas foram encontradas, e hoje não é mais difícil manter um escalar em um aquário do que um guppy. O principal é criar condições ideais para essas belas criaturas.

Escolhendo um aquário

A preparação para preencher o escalar permite a seleção correta do reservatório. O aquário é selecionado com base no tamanho e nas necessidades dos peixes. Na natureza, esses ciclídeos atingem facilmente 26 cm de comprimento, em cativeiro suas dimensões são mais modestas, mas também impressionantes - cerca de 15 cm. Conseqüentemente, um aquário para habitantes tão grandes precisa de um espaçoso - pelo menos 60 litros, mas a opção de 250 litros é considerada ideal para manter. Pode conter de 4 a 5 pares de peixes, dotando-os de um local amplo para nadar livremente, um remanso verde e abrigos naturais ou artificiais.

A altura da parede recomendada para o aquário escalar é de cerca de 60 cm. O formato ideal é considerado um paralelepípedo clássico, o que facilita o plantio de peixes e plantas, o cuidado e a limpeza do recipiente. O aquário deve ser instalado em local sossegado e com boa iluminação artificial (lâmpadas MB). Os raios solares diretos são um fator indesejável; seu contato com escalares deve ser evitado. A ausência de estresse desnecessário e ruídos estranhos manterá a cor brilhante dos peixes em sua forma mais atraente.

Um aquário amplo é absolutamente necessário para os escalares se se pretende não só a criação de peixes, mas também para garantir o seu desenvolvimento adequado, uma boa desova.

Em média, uma capacidade de 60 litros é suficiente para 1 casal de adultos. Com filtros poderosos, você pode compactar ainda mais o assentamento. Mas, neste caso, haverá uma luta entre os peixes por um lugar, o que levará inevitavelmente à perda do seu efeito decorativo.

Temperatura da água

Os indicadores de temperatura da água afetam diversos fatores no desenvolvimento de escalares, uma vez que os peixes vivem naturalmente na Amazônia, em uma zona climática tropical. A manutenção do aquário também é possível em temperaturas de água variando de +16 a +23 graus Celsius. Mas a aparência e a decoratividade dos animais de estimação serão insatisfatórias ao mesmo tempo.

Para fazer a manutenção dos escalares em casa perto de sua faixa natural, é necessário manter uma maciez bastante alta da água, mantendo sua temperatura em torno de +23,36 graus. Durante o período de desova (e para iniciar o processo de criação), é aumentado ainda mais. Os indicadores ideais estarão na faixa de + 30-32 graus Celsius.

Água mole de baixa acidez é um componente importante do sucesso no cultivo de escalares de aquário. A dureza ideal é 18, o pH é de 6,5 a 7,4. Mas, além desses números, é muito importante manter uma composição microbiológica constante do meio ambiente. Se mudar com frequência ou drasticamente, os problemas são inevitáveis. Em média, uma renovação de 1/4 do volume total de fluido é necessária semanalmente.

Na natureza, os escalares vivem em lagoas e remansos, onde a corrente é muito lenta ou inexistente. No aquário, eles também não precisam de um fluxo violento. Será o suficiente apenas para fornecer uma boa filtração

... É importante lembrar que água muito quente é um ambiente favorável para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. Às vezes, sua temperatura é especialmente reduzida para prevenir doenças perigosas.

Ao criar um ambiente confortável para escalares, os aquaristas experientes costumam criar aquários biótopos com água "negra". É caracterizado pelos seguintes indicadores:

  • matiz amarelo acastanhado;
  • alta transparência;
  • conteúdo de ácidos húmicos;
  • taninos que conferem uma cor característica.

Esse meio líquido ganha sua cor natural na Amazônia devido ao contato com solo rico em húmus. Em condições artificiais, é recriado com concentrados especiais ou com remédios caseiros simples.Casca picada e raízes de salgueiro (jovens, colheita de primavera), cones de amieiro, casca de carvalho ou cascas de castanha são cozinhados em banho-maria por duas horas, então uma infusão é preparada com base nas matérias-primas resultantes. Sua adição à água proporciona um aumento nas propriedades bactericidas do meio ambiente, evita o crescimento da microflora patogênica.

Decorações necessárias

Para um aquário com escalares, você precisa comprar certas plantas e decorações. Em primeiro lugar, eles estão rastejando ao longo das paredes e superfícies. Em tais matagais na natureza, eles se escondem dos inimigos. Durante a desova, grandes plantas com folhas densas terão que ser plantadas ou colocadas no solo - kamomba, ludwigia, ambulia. Entre os "vizinhos" herbáceos, é melhor dar preferência ao Cryptocoryne - os escalares gostam especialmente dele.

A vallisneria de água doce também é considerada adequada, despretensiosa no cultivo. Você pode decorar um aquário com escalares com anubias de pântano - seu rizoma rasteiro irá acelerar o paisagismo do aquário.

A árvore de desova também deve ser verde, criando boas condições para os peixes durante os jogos de acasalamento e ter filhos.

Recursos de alimentação

Alimentar escalares é um processo relativamente simples. Esses peixes podem se contentar com comida seca, mas também estão prontos para se alimentar de organismos vivos. Dado o volume do estômago, é melhor dar comida com mais frequência - até 3 vezes ao dia, mas em pequenas porções, organizando semanalmente períodos de descarga de animais de estimação por 24 horas para prevenir a obesidade. Os peixes adultos são alimentados duas vezes ao dia. Os alevinos são consumidos 3 vezes ao dia, até cerca dos 3 meses de idade.

A dieta mais adequada para qualquer ciclídeo deve ser rica em proteínas. Coretes frescos ou congelados, dáfnias, vermes sanguíneos e camarões são adequados - eles são dados em uma alimentação durante o dia. Entre os alimentos secos, é preferível escolher os que vão lentamente ao fundo. Flocos especiais serão a melhor solução, pois é difícil para os escalares comerem por baixo devido às peculiaridades da estrutura corporal.

Entre os alimentos vegetais, as algas marinhas são mais adequadas para escalares. Riccia, lentilha-d'água, wolfia podem ser usados ​​como um elemento alimentar. Como alimentação adicional, você pode usar carne picada de frutos do mar, de camarão a polvo, bem como coração de boi.

Compatibilidade com outros peixes

Esta subespécie de ciclídeo é caracterizada pela tranquilidade em relação a outros peixes. Mas não devem ser mantidos juntos com alevinos, pois são mais prováveis ​​de serem comidos. Os escalares se dão bem com:

  • farpas;
  • tetras;
  • plecostômios de bagre, corredores;
  • espadachins;
  • mollies;
  • lutas;
  • peixe-zebra.

Eles são condicionalmente compatíveis com enguias, caranguejos, camarões. O peixe-gato no aquário é altamente desejável, uma vez que os próprios escalares geralmente não têm pressa em limpar o fundo da contaminação. Esses peixes são categoricamente incompatíveis com guppies, carpas koi, discursos, ciclídeos africanos e sul-americanos.

Cuidando de vários tipos de escalares

Suas próprias características e algumas sutilezas no cuidado de diferentes tipos de escalares ainda existem. O escalar comum é considerado o mais despretensioso. Os escalares altum, que vivem exclusivamente no curso superior do Orinoco, são considerados os mais difíceis de manter e reproduzir - eles são muito sensíveis às mudanças nas condições do habitat. É melhor criá-los para aquaristas com vasta experiência. Uma solução de compromisso pode ser o escalar de Leopold - uma espécie bonita e relativamente rara que não requer cuidados complexos.

Nós cuidamos da prole

Assim que os ovos forem depositados em uma área especial de desova ou em um aquário geral, você deve tentar não incomodar o casal. Quanto menos estresse ela sentir, maior será a probabilidade de uma prole saudável. Para que o caviar não sofra de outros peixes prontos para a criação, é melhor enviar o escalar com antecedência para o aquário de desova. Macho e fêmea exibem instintos, fornecendo fluxo de oxigênio para a ninhada ao abaná-la com as barbatanas; ovos estragados (embranquecidos) podem ser comidos. Ao libertar os filhotes da casca, os pais ajudam os bebês a romper a barreira densa.

Você precisa manter os alevinos com um casal adulto por mais 7 a 10 dias. Em seguida, eles são depositados. Deve-se ter em mente que mesmo com bons cuidados, cerca de 20% dos peixes jovens morrem nos escalares.

Para criar boas condições, o ambiente no novo aquário é criado na proporção de 1: 1 com matérias-primas destiladas ou fervidas, complementadas com aditivos antifúngicos. A outra metade é retirada do reservatório normal onde vive a população. A temperatura ideal para alevinos deve ser de +30 graus Celsius. A eclosão dos juvenis ocorre no 3º dia, por mais 4 dias eles ficam presos ao local com flagelos, então estão prontos para a movimentação independente.

Os filhotes de peixe-anjo precisam de uma dieta balanceada. Nos primeiros dias, eles recebem ciliados, gema de ovo ou rações especiais para iniciantes. Escalares com alguns dias de idade podem ser alimentados com comida viva - camarão de salmoura. A partir de 1,5 meses, são administrados vermes cortados e tubifex. É necessário plantar os jovens à medida que crescem, os peixes são transferidos para um aquário adulto por 3 meses de vida.

Para obter informações sobre como manter, cuidar e propagar escalar, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa