Tipos de peixes de aquário

Tetradons anões: características, dicas para cuidados e criação

Tetradons anões: características, dicas para cuidados e criação
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Regras de conteúdo
  4. Selecionando e equipando um aquário
  5. O que alimentar?
  6. Reprodução
  7. Compatibilidade com outros peixes

Se você deseja povoar um aquário com peixes exóticos, faz sentido prestar atenção aos tetradons anões. Eles têm uma aparência muito incomum e são até capazes de mudar de tonalidade.

Descrição

O tetradon anão é um peixe de aquário nativo da Índia, representante da família do baiacu. Seus outros nomes são tetradon amarelo ou fugu anão. O predador não difere em parâmetros pendentes e atinge um comprimento de apenas 3 centímetros. No entanto, devido à sua aparência exótica e vibrante, os tetrádons são bastante populares entre os titulares de aquários.

O formato do peixe é um pouco como uma gota ou uma pêra com uma cabeça grande. Na superfície do corpo existem pontas afiadas que vêm em socorro em caso de perigo. Em estado de calma, eles não são visíveis, mas em caso de perigo, o fugu anão incha e solta espinhos. Os grandes olhos de um tetradon anão podem girar em diferentes direções independentemente uns dos outros, o que lhes permite observar o espaço circundante sem fazer movimentos desnecessários.

Seu abdômen é branco ou ligeiramente amarelado. A cor das escamas varia do verde ao marrom mosqueado, dependendo da condição do animal. Na boca, um pouco como o bico de um pássaro, existem duas placas dentais na parte superior e inferior.

O tetradon amarelo é um peixe muito inteligente. Ela observa a aparência do proprietário na sala e monitora conscientemente o que está acontecendo. Como mencionado acima, em situações de estresse o peixe se transforma, mas essas transformações, sendo freqüentes, afetam negativamente a sua saúde.Portanto, é fortemente desencorajado a assustar especificamente o tetradon.

O peixe é bastante agressivo e prefere manter-se em bandos. Ela não usa plantas. Os tetrádios anões vivem até 5 anos, sujeitos a cuidados de qualidade.

O tetradon anão tem uma imunidade bastante forte, então ele só fica doente em caso de dieta inadequada, água pobre ou um aquário sujo.

Se não limpar regularmente este último, pode encontrar-se na água um excesso de amoníaco, cuja concentração elevada é extremamente perigosa para os peixes. Ao envenenar, as guelras dos seres vivos ficam inflamadas e avermelhadas. Neste caso, o recipiente deve ser limpo imediatamente e a concentração de substâncias perigosas na água deve ser verificada.

A quantidade de nitratos também prejudica o estado do tetradon. Seu comportamento muda imediatamente - o peixe fica inquieto e ansioso. Suas barbatanas e guelras se projetam e surgem problemas respiratórios. Um animal de estimação doente deve ser transplantado para um recipiente separado cheio de água limpa da composição correta. O aquário principal é limpo neste momento.

Hidropisia em tetradon ocorre em caso de desnutrição. A doença é facilmente identificada por um abdômen inchado e cor desbotada.

O custo de um tetradon difere dependendo de seu tamanho. O preço mínimo pode ser de 80 rublos e o preço máximo pode chegar a 300 rublos.

Visualizações

Os tetradons anões são divididos em várias subespécies. Entre eles tetradon de olhos vermelhos, cujo comprimento varia de 3 a 7 centímetros. A cor do peixe também varia dependendo do ambiente e da condição da criatura. Os machos são castanhos, enquanto as fêmeas têm uma cor mais suave - do bronze à areia. Um tetradon de olhos vermelhos pode ser identificado pela tonalidade vermelho-sangue da íris.

O comprimento do corpo de um tetradon amarelo não excede 2,5 centímetros. Os machos são caracterizados pela presença de uma faixa marrom no abdômen. Como você pode imaginar, a cor dessa espécie é amarela e muito rica.

Oito tetradon de comprimento, pode atingir cerca de 10 centímetros. O ventre do peixe é branco, e o dorso em barricas é pintado de tom dourado com manchas escuras. O verso é coberto por círculos que definem o nome desta subespécie.

Regras de conteúdo

Cuidar de um tetradon anão não é considerado muito difícil, mas esse tipo ainda é recomendado para pessoas com pelo menos pouca experiência. Condição principal - alimente bem o seu animal de estimação e mantenha a água limpa e quente. A temperatura da água deve variar de 24 a 26 graus Celsius.

É importante garantir que não haja mudanças bruscas de temperatura ou que a composição hidroquímica do líquido não mude. De vez em quando, devem ser realizados testes para determinar o nível de acidez, dureza e a quantidade de amônia.

O nível de acidez deve variar de 6 a 7,5. O movimento da água no aquário deve ser fraco. Cerca de 20% do fluido é trocado uma vez por semana.

Selecionando e equipando um aquário

Os especialistas acreditam que os tetradons anões não precisam de grandes aquários. Em princípio, 10 litros são suficientes para um peixe. Além disso, uma capacidade de 20 litros é suficiente para um pequeno rebanho. O dispositivo deve ser enchido com água de composição balanceada, já que o fugu anão não reage bem ao alto teor de nitratos e amônia na água.

Não se deve adicionar sal à água, pois acredita-se que é ela que encurta a vida dos peixes. É muito importante instalar um filtro potente, pois os peixes deixam muitos resíduos. Além disso, as trocas regulares de água são importantes para reduzir a quantidade de nitratos e amônia.

É melhor escolher um vaso quadrado ou retangular. Paredes redondas e convexas estressam os habitantes do aquário. Dentro do contêiner, você precisará de abrigos "vivos" contra plantas, que incluem samambaia, lentilha-d'água, capim-limão e outras.Alguns habitantes verdes precisarão de fertilização. Além disso, todos eles precisam de iluminação suficiente.

Deite-se pequenos seixos no fundo e coloque-se folhas de carvalho ou amendoeira para obter um tom natural de chá do solo. Você terá que limpar o solo pelo menos uma vez por semana usando um sifão.

Um conjunto de dispositivos padrão precisará ser colocado no aquário. Neste caso, estamos falando de um filtro, um compressor e um aquecedor. O filtro pode ser interno e externo, mas sem uma pressão forte. O aquecedor só é necessário quando a temperatura da água está muito baixa.

No verão, é conveniente resfriar o aquário usando uma caixa térmica ou uma garrafa cheia de gelo. A iluminação no contêiner pode ser forte, mas apenas se houver um número suficiente de abrigos com sombra.

Para criar decorações naturais em um aquário, troncos, pedras ou grutas feitas de materiais naturais são adequados. Além disso, o uso de potes de barro, cascas de coco, cachimbos de cerâmica e até mesmo plantas artificiais é incentivado para a decoração. Seu número deve ser moderado para que os peixes tenham espaço suficiente para se mover.

É melhor não usar decoração de metal, pois este material altera a composição da água, o que afeta negativamente o estado dos seres vivos. O mesmo se aplica a peças coloridas artificialmente. Antes de instalar a decoração, ela deve ser bem enxaguada, e troncos com pedras, além disso, e fervida.

É importante garantir que os objetos que entram no aquário não tenham cantos vivos, bem como cortes malsucedidos que podem ferir os habitantes.

O que alimentar?

Na natureza, o tetradon anão se alimenta de caracóis, insetos e pequenos invertebrados. Portanto, em casa, você deve aderir a um regime semelhante e abandonar grânulos e flocos criados artificialmente. Para garantir uma nutrição adequada, você precisará de pequenos caracóis e alimentos congelados contendo vermes, artémia ou dáfnias.

No caso de o peixe recusar alimentos congelados, eles devem ser misturados com caramujos vivos, que constituem a base da dieta alimentar da natureza.... Previamente, o "prato" precisará ser desinfetado com uma solução de permanganato de potássio, piperazina ou azul de metileno.

O soprador anão prefere caracóis pequenos, pois são grandes demais para roer com os dentes. Graças à sua concha, os dentes de crescimento rápido se soltam no baiacu, o que é uma vantagem significativa. Para garantir um abastecimento regular de crustáceos, é melhor criá-los num recipiente separado. Alimente seus animais de estimação uma ou duas vezes por dia.

Vale ressaltar que às vezes os donos de aquários colocam animais de estimação com camarão. Este é um erro grosseiro, porque invertebrados são exatamente o que os tetrádons se alimentam na natureza, o que significa que todos os pequenos espécimes serão comidos em breve. É melhor enriquecer a dieta com lulas, minhocas e gamas destinadas aos peixes.

Reprodução

A reprodução de tetradons pode ocorrer diretamente no aquário, mas você precisará organizar um recipiente especial de desova com um filtro que não crie um fluxo forte de água e não sugue os alevinos. As plantas são pré-plantadas lá.

Para distinguir homens de mulheres, você precisará examinar cuidadosamente sua aparência. A cor é mais rica em representantes masculinos da espécie e na maioria das vezes uma linha escura é visível em sua barriga. Suas nadadeiras às vezes ficam amarelas. Os peixes fêmeas parecem mais grossos e muito maiores.

Aproximadamente duas semanas antes do início da desova, é necessário iniciar a alimentação dos tetrádons com alimentos vivos nutritivos. Para a reprodução, são necessárias várias fêmeas e um macho. Os peixes vão desovar nas folhas das plantas e no solo. Uma fêmea, via de regra, produz uma dúzia de ovos.

Assim que os peixes desovam, eles devem ser movidos para outro recipiente. Fry deve aparecer após 5 dias. Eles precisam ser alimentados com ciliados, pequenos caracóis e alimentos congelados.

Compatibilidade com outros peixes

Surpreendentemente, tetradons de diferentes proprietários se manifestam de maneiras diferentes. Em alguns casos, eles vivem facilmente com outros peixes e, em outros, matam vizinhos e cortam suas nadadeiras. Idealmente, os peixes anões devem ser mantidos em um aquário separado em um grupo de 5-6 indivíduos. Nesse caso, o nível de agressividade será menor, cada criatura terá seu próprio território e os tetrádios podem se dividir facilmente em pares.

Se, entretanto, para povoar peixes junto com outras espécies, então é melhor escolher criaturas não agressivas que se alimentam de plantas. Por exemplo, estamos falando de arco-íris, corredores e rasbora. Em nenhum caso você deve escolher peixes grandes ou com nadadeiras longas.

O vídeo a seguir mostrará como manter e criar tetrádios anões.

sem comentários

Moda

a beleza

casa