Tetradons (tetraodones): tipos e recomendações de conteúdo
Há muitos anos, o aquário é uma bela peça de mobiliário que pode ser encontrada não só em apartamentos privados, mas também em instalações sociais. Um reservatório artificial não só decora esteticamente o ambiente, mas também tem um efeito benéfico no clima e na atmosfera. Para que o reservatório agrade seus proprietários com beleza e decoratividade, é necessário um grande dispêndio de esforço, tempo e recursos financeiros.
Em lojas especializadas, você pode adquirir não só os itens de decoração necessários, mas também todos os tipos de habitantes aquáticos. Aquaristas profissionais estão constantemente em busca de novas espécies exóticas. Um deles são os tetraodons.
Descrição
O tetradon (tetraodon) é um peixe exótico de aquário que pertence à família do baiacu, sendo também um dos representantes de predadores onívoros... Em reservatórios tropicais e subtropicais naturais, os especialistas contam cerca de 200 espécies desta família. Na maioria das vezes, esta espécie pode ser encontrada nas águas da Ásia, África e Oceania. Em condições de vida confortáveis, os animais de estimação podem deliciar os seus donos dos 4 aos 7 anos. O comportamento dos representantes desta espécie é caracterizado pelo aumento da agressão e conflito, bem como pela falta de vontade de estabelecer contato com outros habitantes do reservatório.
A peculiaridade dos representantes da família do baiacu - mudando a forma do corpo dependendo do estado emocional interno. Para um estado de calma e equilíbrio, é característico um corpo alongado, mas mesmo com as menores alterações psicológicas, o habitante aquático incha e torna-se como uma enorme bola de espinhos pontiagudos. Uma bolsa especial sob o sistema digestivo ajuda os peixes a se transformarem em uma bola, na qual uma grande quantidade de água entra no momento do susto.
Esse recurso ajuda o habitante aquático a se proteger de predadores que têm medo de engolir uma bola venenosa e espinhosa.
Toda a superfície da pele é coberta por protuberâncias pontiagudas semelhantes a espinhos que se ajustam perfeitamente ao corpo. Nesta espécie, a camada escamosa e as barbatanas pélvicas estão completamente ausentes e a protuberância dorsal está localizada mais perto da cauda. Devido à presença de uma pequena cavidade oral e mandíbulas fundidas em uma cabeça grande e poderosa, o tetraodonte recebeu um segundo nome - quatro dentes. A peculiaridade da estrutura da mandíbula permite ao peixe mastigar quase todos os alimentos. Outra característica externa são os globos oculares grandes e convexos e a presença de visão periférica.
A gama de cores desta espécie é muito diversa e depende das características das subespécies. Os tons mais populares são marrom, verde e amarelo. A superfície do corpo é decorada com uma grande variedade de manchas. A sombra dos machos é geralmente muito mais brilhante e rica do que as fêmeas.... O comprimento do corpo de um adulto varia de 5 a 80 cm.
Variedades
Tetradon tem um grande número de espécimes de subespécies, que diferem em tamanho, cor e traços de caráter. Para manter e criar em reservatórios artificiais, os aquaristas profissionais recomendam prestar atenção aos seguintes tipos.
- africano - peixes que podem ser encontrados em condições naturais no território do Congo. O comprimento médio dos adultos é de 10 cm. A paleta de cores da pele se apresenta em todas as tonalidades de amarelo e marrom. Uma característica distintiva é a presença de manchas e estrias amarelas.
- Oito - peixes incomuns foram trazidos da Ásia (das ilhas Sunda). Esta espécie recebeu este nome devido à presença de duas manchas no dorso, que se assemelham a um oito. As cores principais da cor são o marrom escuro e o preto. A zona da barriga é sempre branca. Cada indivíduo apresenta manchas e manchas amarelas individuais em toda a superfície do corpo.
O comprimento médio do corpo é de 11 cm. O tamanho do corpo das mulheres é sempre maior do que o dos homens. Os adultos têm uma natureza agressiva e beligerante que lhes permite proteger seus filhos.
- Verde - as espécies mais populares e bonitas para reprodução em reservatórios artificiais, o que requer atenção redobrada. Cor - verde-amarelo com manchas disformes. O comprimento máximo do corpo pode chegar a 20 cm. Os filhotes recém-nascidos se sentem confortáveis em água doce, mas os adultos precisam de um habitat salgado. Como todos os tetrádios, a espécie verde é muito agressiva e tóxica, a vizinhança com ela é contra-indicada para muitos peixes.
Peixes tem um alto nível de habilidade intelectual, bem como a habilidade de reconhecer seu dono. Uma característica distintiva é o crescimento constante dos dentes, para ajustar o comprimento do qual é necessário alimentar regularmente o animal com ração sólida.
- Anão (amarelo) - uma bela espécie de corpo dourado e brilhante com manchas verdes ou marrons. Habitat natural - Índia, Malásia, Indonésia e Indochina. Esta espécie não cresce mais de 6 cm, os machos têm o ventre vermelho e o corpo brilhante. Filhos saudáveis desta espécie podem ser obtidos até em casa.
- Kutkutia - uma espécie perigosa e muito venenosa que pode atingir os 20 cm de tonalidade amarela ou verde com manchas raras. Colocando esta espécie, você deve ter o máximo cuidado e atenção.
- Fahak - uma espécie grande, cujo comprimento pode chegar a 50 cm, devendo ser assentada apenas em aquários muito grandes e reservatórios artificiais. O habitat natural são as águas do Nilo, Níger, Gâmbia, Chade, etc.
- MBU - a maior espécie que pode crescer até 80 cm Habitat natural - Reservatórios africanos. Esta espécie só pode ser vista em oceanários especiais devido ao seu grande porte e à presença de veneno não só nos espinhos, mas também na polpa.
- Suwatti É uma espécie de nariz de porco de água doce que vive nos rios da Ásia. Características - cor marrom acinzentada e presença de mancha em forma de seta na superfície da cabeça. Habitat - matagais do fundo do mar, onde os peixes praticamente se fundem com o solo e caçam suas presas.
- Olhos vermelhos - um peixe miniatura e desajeitado, cujo comprimento não ultrapassa 5 cm, toda a superfície do corpo é revestida de pele dura, e o peixe usa a sua boca em forma de bico para roer as conchas dos marinheiros. Uma característica distintiva são os olhos vermelhos.
Compatibilidade
Todos os tipos de baiacu se dão muito mal com os outros habitantes do reservatório. Para proteger seu território, os tetradons organizam lutas e lutas regulares, que muitas vezes levam à morte de rivais. Para minimizar as situações de conflito, é melhor manter esta espécie em um recipiente separado e não ser combinada com outras espécies. Se isso não for possível, os vizinhos mais confortáveis para esta espécie são ototsinkluses e camarões gigantes... O tamanho de todos os vizinhos, que devem ser capazes de se mover rapidamente, deve exceder significativamente o comprimento do tetradon.
Para uma variedade de criaturas vivas no reservatório, alguns aquaristas, juntamente com alevinos tetradon, compram tributos, rasbora, íris e disco. O crescimento e desenvolvimento conjunto dessas espécies reduzem significativamente a agressividade dos tetrádons, entretanto, quando os primeiros sinais de deformação das nadadeiras aparecerem em outros habitantes do aquário, o experimento deve ser interrompido imediatamente.
Uma seleção irracional dos habitantes do reservatório pode provocar o aparecimento de agressão no tetradon, que pode não só arrancar as nadadeiras de um oponente, mas também quebrá-lo.
Condições de cultivo
Antes de decidir comprar um tetradon venenoso, você deve estudar cuidadosamente os meandros de seu conteúdo e as regras de cuidado. Os especialistas não recomendam tocar o corpo do peixe, coberto por muco tóxico, com as mãos nuas. Devido à complexidade do conteúdo aquaristas novatos é melhor abandonar completamente este tipo de peixe ou dar preferência a subespécies verdes e anãs menos caprichosas.
Para uma estadia confortável de um tetradon, você precisa comprar um aquário, cujo volume é não menos que 100 litros e tem forma retangular. Os habitantes aquáticos têm uma atitude negativa em relação às flutuações de temperatura e preferem estar na água, cuja faixa de temperatura é de + 22 a + 28 graus... Nível de acidez não deve exceder 9 unidades e a dureza da água não deve ultrapassar 21 dH. Esta espécie não se sente bem em água doce, por isso os especialistas recomendam adicionar um pouco de sal.
O nível de iluminação não desempenha um grande papel na vida desta espécie, mas os especialistas recomendam não usar dispositivos de iluminação forte. A luz deve ser ligeiramente fraca.
Esta espécie prefere estar localizada quase perto do fundo, portanto, o fluxo de água do filtro e das unidades de aeração deve ser mínimo.
Para criar matagais e áreas de desova no reservatório, as seguintes plantas aquáticas devem ser plantadas:
- vallisneria;
- elodea;
- ninfa;
- capim-limão;
- samambaia;
- lentilha-d'água;
- riccia;
- criptocoryne.
É melhor usar seixos coloridos de granulometria fina como solo de fundo. Para dar às pedras uma bela tonalidade marrom, os aquaristas recomendam enterrar algumas folhas de carvalho nelas. A limpeza do fundo com sifão deve ser feita diariamente.Para diminuir a temperatura da água no verão, é necessário colocar garrafas plásticas com gelo no tanque.
Para decorar o reservatório, bem como para criar locais adicionais para refúgio, os especialistas recomendam usar castelos artificiais, troncos, fragmentos decorativos de vários objetos e belas pedras.
Para evitar danos à pele em pontas afiadas, todos os objetos devem ser cuidadosamente lixados.
Para manter condições de vida estáveis e confortáveis para os peixes, todo aquarista deve ter o seguinte equipamento:
- unidade de filtração;
- compressor;
- dispositivos de aquecimento e iluminação.
Se os requisitos sanitários e higiênicos básicos não forem observados, parasitas internos podem aparecer nos habitantes aquáticos, que penetram nos intestinos junto com água suja e alimentos vivos de baixa qualidade. Os novos habitantes do reservatório que não passaram por todos os estágios de quarentena também podem se tornar uma fonte de doenças. Esta espécie de peixe tem um alto nível de sensibilidade a nitratos, nitritos e amônia. Os especialistas recomendam estudar cuidadosamente os primeiros sintomas de envenenamento:
- barbatanas aumentadas e avermelhadas;
- ascensão frequente à superfície;
- sensação constante de falta de ar.
Para salvar a vida dos animais de estimação, é necessário transplantá-los imediatamente para um recipiente limpo com água filtrada, e desinfetar minuciosamente o solo, paredes, elementos decorativos do aquário, e também não se esqueça de trocar completamente a água.
Regras de alimentação
Para o crescimento e desenvolvimento estáveis do tetraodonte, bem como para a obtenção de proles saudáveis, é necessário dar atenção especial à dieta dos animais de estimação, na qual deve prevalecer a alimentação protéica. Os seguintes ingredientes são fontes de proteína para peixes:
- caramujos;
- pequenos camarões;
- verme de sangue;
- dáfnias;
- tubifex;
- fritar;
- vermes aquáticos;
- pequenas espécies de crustáceos;
- bife de fígado;
- carne fresca.
Para manter o equilíbrio vitamínico e mineral, os peixes devem receber ração seca para predadores, além de complexos vitamínicos especiais. A quantidade de alimento deve necessariamente corresponder ao tipo e idade dos peixes. Em caso de violação do sistema nutricional, bem como no caso de aumento do volume da ração, pode desenvolver-se obesidade, cujo primeiro sinal é barriga inchada e cor desbotada.
Para evitar o contato dos peixes com o proprietário, os especialistas recomendam o uso de pinças. Indivíduos cuja dieta consiste apenas em alimentos secos têm uma vida útil significativamente mais curta.
Reprodução
É muito difícil obter descendentes desta espécie de forma independente. A maioria das subespécies se reproduz apenas em laboratórios especiais, bem como em seu habitat natural. A maturidade sexual dos peixes começa após o final do primeiro ano de vida. A espécie mais adequada para criação doméstica é o anão, em que os machos são muito maiores do que as fêmeas. Durante a desova, os machos adquirem uma cor viva e viva, e uma faixa vermelha aparece no ventre.
Um macho é capaz de fertilizar várias fêmeas. Ter vários parceiros ajudará a reduzir significativamente a agressividade do homem. Cada fêmea não pode botar mais de 10 ovos. Deve haver apenas um macho em uma área de desova. Se houver dois ou mais machos no mesmo reservatório, lutas e escaramuças ocorrerão constantemente entre eles.
Para obter descendência, é necessário plantar os pares selecionados em um recipiente separado e criar as condições mais confortáveis:
- um aumento na temperatura da água em 2 graus;
- um aumento na frequência de substituições;
- a presença de pedras chatas para a postura dos ovos;
- a criação de plantações densas de algas.
Os machos assumem a responsabilidade pela proteção e cuidado. 10 dias após o nascimento, os alevinos tornam-se completamente independentes e independentes. A poeira viva é o primeiro alimento para os recém-nascidos.Conforme você cresce, você pode diversificar a dieta de peixes com náuplios de artémia, crustáceos e microvermes. Ao criar as condições mais confortáveis, a prole pode ser obtida das espécies verdes, cujas fêmeas podem colocar até 300 ovos.
Antes de comprar seu peixe de aquário favorito, os aquaristas novatos definitivamente devem estudar seu caráter e as complexidades de cuidar dele.
Se você não tem experiência e habilidades profissionais para lidar com espécies complexas e perigosas, Os especialistas recomendam abandonar a compra de um tetradon e optar por tipos mais despretensiosos e simples, que não trarão menos alegria e prazer na comunicação.
Para informações sobre como manter adequadamente um tetraodonte preto e verde em um aquário, veja o próximo vídeo.