Tipos de peixes de aquário

Caramelo espinhoso: como manter e cuidar dos peixes de aquário

Caramelo espinhoso: como manter e cuidar dos peixes de aquário
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Alimentando
  6. Como distinguir uma mulher de um homem?
  7. Reprodução

Os aquários crescem e contêm uma grande variedade de vida aquática. Mas se todos já ouviram falar de peixes dourados e guppies, então o espinho do caramelo é muito menos conhecido. Isso não significa, porém, que ela mereça menos atenção.

Descrição

O caramelo Thornsia tem um tamanho não superior a 0,06 m. Nesta espécie, o corpo se assemelha a um losango. Além da barbatana pontiaguda localizada na parte principal do dorso, também há uma modesta projeção gordurosa na cauda. A barbatana da parte anal é alongada e parece uma "saia". Todas as aletas são parcialmente transparentes.

Uma variedade de cores é característica desta espécie:

  • azul;
  • cor de rosa;
  • verde;
  • amarelo;
  • roxa;
  • vermelho e outros tons.

Entre outros peixes de aquário, os espinhos são caracterizados por 3 listras que correm pelo corpo. Um está localizado próximo ao olho, o outro na região das guelras e o terceiro exatamente no meio do corpo. Os espinhos se distinguem tanto pela atividade física quanto pela tranquilidade. Apenas ocasionalmente eles mordem as nadadeiras de outros indivíduos.

No aquário, assim como em condições naturais, estes peixes são agrupados em bandos de 8 ou mais. Eles vivem cerca de 3 anos. De acordo com biólogos, thornsia pertence a um grande grupo de peixes haracin. Inclui mais de 160 espécies. Em comparação com a versão natural dos espinhos, os caramelos são caracterizados por uma imunidade mais fraca.

Nos países europeus, os espinhos apareceram na década de 1930. Em 1946, eles foram trazidos para nós. Com o passar do tempo, essa espécie se tornou tão comum que agora você pode comprá-la em qualquer pet shop.

É curioso notar que muitas pessoas modernas realmente não apreciam tal conquista.Existem até movimentos inteiros de oponentes do peixe pintado.

Os espinhos são originários dos rios da América do Sul. A maioria dos espécimes coloridos, entretanto, vem de fazendas de peixes especiais. Quase todos eles estão concentrados no Vietnã. Além disso, viagens de longa distância prejudicam a saúde dos caramelos. Portanto, você deve se preparar com muito cuidado para a sua fixação no aquário e equipá-lo de acordo com todas as regras.

Como em muitos outros casos, as tecnologias de modificação genética começaram a ser utilizadas na criação de espinhos. É esta abordagem que permite obter vermelho, verde, azul e amarelo. Embora as técnicas químicas convencionais continuem a ser aplicadas.

Deve-se destacar que a coloração não afeta a cauda e as nadadeiras. Ambos mantêm o tom normal de preto ou verde escuro; o contorno escuro da nadadeira longa inferior dá origem ao nome alternativo da espécie - tetra do luto.

Variedades

É importante ressaltar que todos esses peixes são coloridos artificialmente. Isso torna possível dar-lhes tons extremamente variados. No entanto, mesmo as tintas melhores e mais cuidadosamente selecionadas são prejudiciais à saúde. A vida útil de qualquer espécime colorido é menor do que a de um espécime em desenvolvimento natural. A versão clássica do espinho caramelo é rosa.

É também o tipo mais procurado. Os albinos são brancos, com uma leve coloração rosada. E os espinhos velados são encontrados amplamente na Europa. É verdade que em outras regiões do mundo são muito raros, devido às dificuldades de criação. Às vezes também há indivíduos negros.

Compatibilidade

Como mostra a prática, os espinhos se dão bem em um aquário com quase todos os outros tipos de peixes. Mas isso requer um cuidado cuidadoso, pois sem ele a agressividade pode ser muito perceptível. Peixe-zebra e neons negros são considerados bons vizinhos. Caramelos também são compatíveis com cardeais. Você pode tentar criar outros peixes junto com eles, o principal é que eles também levem um estilo de vida ativo.

Importante: caramelos não combinam bem com animais agressivos. Portanto, nem todas as atividades a esse respeito podem ser bem-vindas. “Vizinhos” não devem ter barbatanas de véu.

Além dos tipos de peixes listados, você pode combinar espinhos com:

  • petsilia;
  • molliesia;
  • barbus;
  • íris;
  • plecostomus;
  • tetra;
  • ancistrus;
  • corredor.

Os espinhos de caramelo são pouco compatíveis com variedades decorativas. Esses peixes são frequentemente atacados. Por sua vez, os próprios caramelos podem sofrer de ciclazomas e astronotos. Não haverá fatalidades, mas os ferimentos aparecerão constantemente. Quando um grande rebanho é formado, os espinhos se comunicam entre si e ignoram a maioria dos outros habitantes.

Condições de cultivo

    Caramelos não são particularmente caprichosos. No entanto, em comparação com amostras não pintadas, eles requerem cuidados mais complexos. É imperativo fornecer acesso a água potável. As condições do aquário devem ser estáveis. Somente se este requisito for atendido, qualquer problema será excluído.

    Os espinhos de caramelo podem ser mantidos em um aquário de tamanho médio. Um enxame de tamanho normal requer um tanque com capacidade de pelo menos 60 litros. Outro momento indispensável ao manter esta espécie em casa é a organização de abrigos. Os abrigos necessários são diversos: são grutas, pedras comuns, madeira flutuante, cachimbos e potes de cerâmica.

    Como os peixes são muito ativos, eles devem ter espaço suficiente para nadar livremente. A água do aquário deve ser mantida a uma temperatura de pelo menos 22 e não mais do que 28 graus. O índice de acidez permitido é de 6,5 a 8,5 unidades. A água não deve se mover muito rápido, mas a estagnação também é inaceitável. Importante: a presença de sais minerais não é permitida (só pode ser adicionada água doce).

    A rigidez do ambiente do aquário é estritamente limitada - de 5 a 20 dGH.A cada 7 dias, é necessário repor 25% do volume total de água. Deve ser defendido e ter parâmetros padronizados. Além disso, o solo deve ser sifonado semanalmente, caso contrário, a qualidade do ambiente será muito baixa para espinhos.

    Caramelos definitivamente precisam de muitas plantas. "Esconder-se" em matagais é um comportamento natural desta espécie. Os peixes devem ser mantidos sob luz fraca. Portanto, entre as plantas aquáticas, apenas as tolerantes à sombra são adequadas, tais como:

    • limnófilo;
    • criptocoryne;
    • urut (pinada);
    • musgo de qualquer tipo;
    • samambaia;
    • anubias.

    O solo deve ser de cor escura. É permitido o uso de solo arenoso e grosso. Os próprios espinhos não serão enterrados no fundo - eles flutuam principalmente nas camadas intermediária e superior do aquário. Os filtros podem ser tomados e mais simples, sem depender de um forte fluxo de água. Um compressor também é necessário, mas um aquecedor só será necessário se o aquário estiver em uma sala sem aquecimento.

    A iluminação é organizada da seguinte forma:

    • fornecer luz suave;
    • à noite, as lâmpadas são desligadas (a lâmpada não deve funcionar continuamente);
    • limitar ao mínimo os raios solares nas paredes do aquário.

    Se o aquário for mal conservado, os peixes podem ser envenenados ou sofrer de hipóxia. Você também pode ter medo da ocorrência:

    • doença óssea;
    • microbacteriose;
    • ictioftiriose;
    • oodiniumose.

    A melhor prevenção dessas doenças, respectivamente, será o cuidado racional de acordo com todas as regras. A dieta é feita o mais variada possível. O solo é sifonado uma vez por semana, com a mesma regularidade você terá que trocar a água. Sempre que possível, eles verificam se os peixes estão doentes e, se necessário, iniciam imediatamente o tratamento. Todos os novos indivíduos são colocados em "quarentena" e somente se o resultado for positivo, eles são liberados no aquário geral.

    Você não deve ter medo de problemas. Mesmo aquaristas novatos, com a devida diligência, podem facilmente lidar com todos os desafios que surgem. Na transferência de peixes comprados, deve-se adicionar água do aquário à embalagem de transporte em porções limitadas, com intervalo de 10 ou 15 minutos. Se você for muito apressado, os espinhos ficarão muito estressados. Importante: todos os peixes novos são colocados no aquário à noite, quando os outros peixes estão inativos.

    Aconselha-se a limpeza do aquário com sifões com pastilhas transparentes. Esse dispositivo facilita muito a limpeza. Mas raspadores feitos de metal não são categoricamente adequados. Caso seja necessário reduzir a pressão da água que passa pelo filtro, ele é montado na parede larga do aquário.

    Dica: os caramelos ficarão melhores se você criar um fundo escuro ou monótono.

    O Ternetius é normalmente mantido em aquários com uma capacidade de 50-500 litros. Às vezes você pode encontrar indícios de que esses peixes, devido à sua vitalidade, podem suportar temperaturas de 18 a 28 graus. Mas ainda é melhor manter o valor padrão de 23 graus. Então não haverá problemas com outras espécies que também povoam o aquário. As algas no aquário distribuem-se uniformemente, de modo que existem áreas de descanso e locais onde os espinhos podem mostrar a sua atividade.

    Como os caramelos formam bandos, não faz sentido lançá-los em um reservatório artificial um por um. É melhor usar de 5 a 8 pessoas de uma vez. Para sua informação: peixes solteiros não passam apenas por estresse - eles costumam mostrar uma forte agressão. A cor pode perder-se após vários meses de manutenção. Todos os aquaristas iniciantes devem estar preparados para isso.

    Como os caramelos são agrupados em bandos de pelo menos 5 a 8 peças, e cada indivíduo deve ter 10 litros de água, a capacidade do aquário deve ser de pelo menos 50 litros. Mas geralmente os aquaristas mantêm outros peixes com eles. Portanto, na maioria dos casos, é necessário fornecer um tanque com capacidade de pelo menos 100 litros. Você pode colocar pedras soltas na areia do aquário. O uso de folhas caídas também é permitido.

    O equipamento de filtragem e aeração é de uma amostra padrão. Recomenda-se orientar os jatos de água ao longo das paredes. Para a iluminação, é aconselhável usar lâmpadas fluorescentes não muito potentes. Com a ajuda deles, o horário de verão aumentou para 10 horas ou mais. Tentar instalar luminárias excessivamente potentes pode resultar em queimaduras.

    Alimentando

    Os peixes caramelo são onívoros. Eles podem receber alimentos vivos e secos. Alimentos congelados também estão bem. Excelentes opções são:

    • bloodworm de tamanho médio;
    • dáfnias;
    • rotífero;
    • Ciclope;
    • artêmia;
    • fabricante de tubos.

      O uso de ração de fábrica também é permitido. Mesmo assim, é preciso ter cuidado com alimentos secos. As pelotas incham rapidamente após serem comidas. Como resultado, podem surgir problemas de bexiga natatória e, às vezes, o peixe morre completamente. O que está fora de dúvida é que o alimento seco não é adequado para alimentação permanente.

      Os pequenos crustáceos também devem ser incluídos na dieta, pois sem sua quitina a digestão dos espinhos será desequilibrada. A alimentação deve ser dispensada 1 ou 2 vezes ao dia. Eles adormecem apenas o suficiente para que tudo seja comido em 1-2 minutos no máximo. Alimentos vivos precisam ser processados, e o congelamento é considerado a melhor opção nesse sentido.

      Se por algum motivo esta opção não for adequada, você pode usar azul de metileno ou uma solução insaturada de permanganato de potássio. Ao utilizar alimentos secos, recomenda-se verificar cuidadosamente a data de fabricação e guardá-los em recipiente fechado. Às vezes, eles até comem comida humana, como:

      • camarões;
      • saladas;
      • espinafre;
      • abobrinha;
      • pepinos;
      • filé de peixe.

      Como distinguir uma mulher de um homem?

      Não há diferenças de cor entre eles. Tanto na forma natural quanto na "processada" possuem cores totalmente idênticas. Nas mulheres, o abdômen é maior e ligeiramente arredondado. Você também pode determinar o gênero pelo tipo de nadadeiras. Nas fêmeas, é arredondado e, nos machos, alonga-se em comprimento e apresenta uma nitidez característica.

      Reprodução

      Quem decidir criar este peixe deve levar em conta que a coloração não será transmitida geneticamente. Cada nova cópia deve ser fornecida adicionalmente. O intervalo adequado para criação é de 8 meses a 2 anos. A desova é possível independentemente da estação. Para 1 par de peixes, são necessários locais de desova com um volume de 30 litros; se houver mais indivíduos, serão necessários mais locais de desova.

      É imperativo preparar abrigos e plantar plantas. Para tornar a desova mais eficiente, a temperatura da água é aumentada em 2 ou 3 graus. Para este efeito, são adicionados mais alimentos proteicos do que o habitual.

      Certifique-se de filtrar e arejar a água, então o processo funcionará bem. Imediatamente após a desova, os "ancestrais" são transplantados para outro aquário; a incubação leva exatamente 24 horas.

      A partir do 3º dia, os alevinos devem ser alimentados com:

      • ciliados;
      • gema de ovo esmagada;
      • nauplii com artémia;
      • ração triturada, geralmente destinada a adultos.

      Nas áreas de desova, são usados ​​grama do brejo e musgo javanês. Quando ocorre a desova, os espinhos devem receber alimento vivo. Na fase ativa, os peixes nadam muito rapidamente. Você pode esperar o aparecimento de alevinos em 6-7 dias. Eles recebem comida uma vez a cada 6 horas, ciliados e rotíferos são usados.

      Existe um alimento especial para alevinos. Possui todas as substâncias necessárias para o cultivo normal de espinhos. Importante: você precisa seguir as instruções do fabricante o mais estritamente possível. Desvios em relação a eles podem levar a consequências muito desagradáveis. Com a ajuda de aditivos minerais, é possível preservar por mais tempo a atraente cor dos espinhos de caramelo.

      Folhas de papel podem ser usadas para criar o crepúsculo na área de desova. O nível da água no interior deve ser de 0,07-0,08 m. Demora vários dias para assentar a água antes de despejá-la neste recipiente. A água deve conter uma quantidade significativa de oxigênio. Para saturá-lo com taninos, use:

      • extratos de turfa;
      • raízes de salgueiro;
      • cones de amieiro;
      • casca de carvalho;
      • chá preto fraco.

      Para mais informações sobre as características desses peixes, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa