Tipos de peixes de aquário

Peixe-gato de vidro: descrição e segredos do conteúdo

Peixe-gato de vidro: descrição e segredos do conteúdo
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como conter?
  3. Reprodução
  4. Dicas úteis

As espécies de vidro de animais de estimação subaquáticos são muito interessantes e incomuns. Esses peixes costumam ser mantidos em aquários. No artigo iremos falar sobre um deles, a saber, o bagre indiano de vidro.

Peculiaridades

O bagre de vidro indiano também é chamado de bagre fantasma, o bagre indiano de dois gemidos. A pátria desta espécie é o sudeste da Ásia (Tailândia, Indonésia, Java, Bornéu, Sumatra). Este bagre foi trazido para países europeus em 1934 e chegou à URSS em 1964. O corpo desse bagre é alongado, plano dos lados, muito semelhante a uma faca.

Imediatamente atrás da cabeça está uma barbatana dorsal não muito visível. Este peixe-gato tem uma barbatana anal longa e transparente. Começa na cabeça e termina na própria cauda, ​​tem 58 raios. Como todos os bagres, há um par de antenas curtas na cabeça. Eles gostam muito desse peixe por sua transparência total - todos os órgãos internos e a coluna são visíveis, como em um raio-X, mas o mais interessante é que os objetos de fundo são visíveis através desses indivíduos.

Assim, o nome "fantasma" é totalmente justificado. Isso se deve à ausência de pigmentos em seus corpos. Como e por que isso aconteceu, ninguém pode dar uma resposta inequívoca. Mas sua transparência não significa uma falta completa de cor. Com a iluminação certa, seus corpos cintilam com um tom metálico brilhante.

Os bagres crescem em média até 10 cm, mas em aquários vivem até 10 anos. É muito difícil distinguir uma mulher de um homem. Acredita-se que as mulheres são mais gordas que os homens.

Na natureza, pequenos bandos de bagres de vidro congelam, “olhando” para cima em corpos d'água com uma corrente fraca - esta é uma forma de forragear para eles. Alimentos habituais dos indivíduos:

  • pequenos vermes;
  • larvas pequenas;
  • zooplâncton.

    Eles não pegam a comida do fundo - isso os distingue de outros bagres.

    Durante as estações chuvosas, os bagres de vidro migram para os matagais inundados. Eles desovam lá e depois retornam. Este peixe está gradualmente desaparecendo da natureza devido ao homem e seu efeito destrutivo no habitat natural da espécie. A forte poluição dos corpos d'água está fazendo seu trabalho.

    A temperatura da água para mantê-los no aquário deve ser de +23 a +26 graus Celsius, mas abaixo de +25 é indesejável. Toleram mal uma mudança brusca nos parâmetros da água. Mudar para um tanque novo e desequilibrado pode não sobreviver. Devido a tamanha meticulosidade e dificuldade em sair não é recomendado manter este peixe para iniciantes no hobby do aquário.

    Como conter?

    O peixe descrito é de cardume e sente-se bem na composição de pelo menos 7 indivíduos. Na solidão, o bagre estará sujeito a estresse constante, pode parar de se alimentar e, como resultado, morrer. Para um bando de 7 indivíduos, será suficiente um reservatório de 150 litros ou mais, necessariamente equipado com boa aeração e filtração, o que cria uma corrente fraca.

    Não devemos esquecer em uma troca regular semanal de água para água doce no valor de 20-25%, uma vez que tais indivíduos são muito sensíveis à presença de amônia e nitratos no líquido. Não vai interferir e limpeza regular no aquário, e limpar o fundo de produtos residuais.

    É melhor decorar o aquário com um grande número de plantas vivas, em locais para criar áreas sombreadas. Plantas flutuantes como a erva-calau ou musgos funcionam bem para isso.

    Esses peixes têm um comportamento muito incomum. Em condições calmas, o rebanho congela em um lugar e espera que o alimento apareça. Se o aquário tiver mais de 30 indivíduos, eles serão divididos em 2 bandos idênticos.

    Compatível com todas as espécies de peixes pacíficos. O principal é que existe uma semelhança de tamanho com os vizinhos. Os bagres de vidro são incompatíveis com qualquer peixe predador. Mesmo um bando inteiro não será capaz de lutar contra um caçador atacante. Os próprios bagres de vidro não tocam nos vizinhos no aquário, podem ocasionalmente caçar os alevinos de passagem.

    Eles preferem comida viva, mas aos poucos você pode se acostumar a secar a comida. Alguns aquaristas estão convencidos de que é melhor manter esses peixes em um aquário de "espécie". Não há consenso sobre o assunto, uma vez que um papel importante é desempenhado pela localização do tanque na casa ou apartamento.

    Não devemos esquecer que esse peixe é muito tímido e o estresse é destrutivo para ele. Se o aquário estiver localizado em uma sala com passagem ou onde alguém passa constantemente pelo reservatório, o bagre será constantemente intimidado pela família.

    Com tal arranjo do reservatório doméstico, deixá-lo "espécie" não seria a melhor ideia. Para o bagre indiano, será um bom anti-stress ter outro peixe pacífico, mas menos medroso, nas redondezas. Concentrando-se nos vizinhos do aquário, os bagres ficarão menos temerosos e ficarão menos sujeitos ao estresse.

    E no caso em que seu reservatório está localizado no canto mais distante e raramente alguém se aproxima dele, então você pode organizar um reservatório de "espécie". Nesse caso, toda a atenção dos peixes estará voltada para a busca de alimento.

    A principal dificuldade na alimentação é que a comida deve afundar lentamente bem na frente dos focinhos dos bagres. Este peixe não correrá por todo o aquário para pegá-lo, e não correrá para pegar a comida que caiu no fundo. Acontece que os vizinhos não permitem que esses bagres se alimentem normalmente. Nesse caso, você terá que dar comida logo antes de desligar as luzes, mas novamente, você precisa colocar a comida bem na frente de seus focinhos.

    Você pode determinar a saúde dos peixes descritos por sua aparência. Se o bagre perdeu transparência, isso pode significar que algo está mexido no aquário.... Se você vir um indivíduo esmaecido à sua frente, resta muito pouco tempo para agir antes que o peixe morra.

    Uma vez que todos os peixes do mercado são capturados na natureza, podem ser portadores de várias doenças e matar o resto dos peixes do aquário. Para evitar isso, é necessário manter os animais de estimação em quarentena após a compra por pelo menos 10 dias.

    Reprodução

    Esses peixes tornam-se capazes de se reproduzir aos dois anos, mas em um reservatório doméstico essa atividade será muito difícil. Todos os peixes vendidos em lojas de animais são provenientes da natureza ou de fazendas do Sudeste Asiático. Na URSS, esses peixes foram criados várias vezes por Mikhail Timofeevich Likhachev de Moscou.

    Para estimular a desova, é necessário observar várias condições simples que simulam a estação das chuvas. Isso exigirá:

    • abaixe a temperatura em alguns graus;
    • abaixe o nível da água;
    • troque a água em até 25% por água doce;
    • má iluminação;
    • cubra os copos com papel para deixar os peixes menos irritáveis.

    Esses peixes desovam em rebanho. Uma fêmea cola 100-200 ovos não muito pegajosos ao substrato durante a desova. Eles geralmente descolam e caem para o fundo. Após o final da desova, os pais são imediatamente removidos do aquário de desova e a temperatura é elevada para + 27,28 graus. Após cerca de 3 dias, as larvas aparecem, logo elas irão nadar e começar a se alimentar por conta própria.

    Após os alevinos começarem a se alimentar, a temperatura deve ser baixada para os valores do aquário geral. Você precisa alimentar os bebês 4 vezes ao dia com rotíferos, ciliados, camarão de água salgada.

    Dicas úteis

    Há um equívoco de que é muito fácil manter peixes e não há ciência aqui. Na verdade, é um processo bastante complexo, mas dominado. Aprender a trabalhar com a água é essencial para a manutenção e o desenvolvimento adequados de seus animais de estimação. Precisaria aprenda a regular a dureza e a acidez, e também a iniciar o aquário corretamente.

    Ao limpar e limpar um aquário onde vivem bagres de vidro (e outras espécies), muitas vezes ocorre o mesmo erro, que consiste em lavar a esponja do filtro. A própria esponja é um biofiltro necessário para o funcionamento equilibrado de todo o reservatório. É o lar de colônias de bactérias benéficas que convertem nitratos em substâncias menos nocivas.

    Tirando uma esponja do aquário, é bastante lógico lavá-la em água corrente até que esteja limpa. Este é o erro - junto com a "sujeira", essas bactérias benéficas são lavadas e um pouco de cloro da água permanece na esponja. Colocando essa esponja de volta, você corre o risco de perturbar todo o equilíbrio no reservatório.

    O peixe-gato de vidro não morre após essa limpeza, mas isso pode afetar negativamente sua saúde.

    Não use materiais coletados nas margens de rios e mares como substratos e decorações para aquários. Com eles, você pode trazer várias doenças para o aquário. As melhores opções para adquirir decorações, troncos e pedras seriam lojas especializadas com produtos testados e certificadosjá tratada para pragas e doenças. Se você decidir coletar solo da margem do rio para um aquário de bagres, será necessário processá-lo adequadamente.

    Existem muitas maneiras diferentes de desinfetar o solo em casa. Para isso, vários métodos e preparações são usados. Este processo pode demorar uma semana ou mais. Vamos considerar um dos tipos mais simples e comuns de desinfecção do solo para um aquário:

    • o solo coletado é cuidadosamente lavado em água corrente para remover galhos, detritos e frações leves;
    • em seguida, é derramado em um recipiente de metal para posterior fervura;
    • 300 g de sal é derramado em 1 litro de água, o solo deve ser completamente submerso na água;
    • o material coletado é fervido por no mínimo 5 horas, se necessário adicionar água;
    • após a fervura, deixe a água esfriar, escorra a solução salina e enxágue novamente o solo com água corrente;
    • agora é necessário retirar o sal restante do solo, para isso despejamos o recipiente cheio em que está o solo com água da torneira e deixamos repousar por pelo menos 5 dias, trocando 100% da água por água doce todos os dias;
    • passado o tempo, coloque o solo no aquário, mas não povoe os habitantes - este material deve ser devidamente filtrado por pelo menos um dia.

    Após um procedimento tão longo, a probabilidade de doença e morte do peixe-gato de vidro será mínima.

    Para as características do bagre de vidro, veja o vídeo abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa