A compatibilidade do betta com outros peixes
Os peixes do galo são atraentes por sua aparência. Sua cor brilhante acena e faz você olhar para o aquário por horas. No entanto, o caráter dessas belezas não é fácil e, portanto, é difícil para elas encontrarem vizinhos. Os aquaristas experientes sabem com quem se dão os galos e com quem é melhor não os instalar no mesmo aquário. Se seguir algumas regras e tiver em conta as características dos galos, então este tipo de peixe fará as delícias dos seus donos, juntamente com outros habitantes subaquáticos.
Traços de caráter
Não foi à toa que os galos receberam esse nome. Em sua cor e aparência, eles realmente se assemelham a galos comuns. E eles têm o mesmo caráter - arrogantes, brigões. Assim que um par de machos entra em um aquário, começa ali uma verdadeira briga, na qual tudo acontece como em uma verdadeira briga de galo.
Os galos vêm da Tailândia, Vietnã, Indonésia. Nesses países quentes, os peixes das espécies descritas vivem em pequenos corpos d'água. Esses lutadores preferem água morna, não muito saturada de oxigênio. Em casa, os galos não são criados para admirar suas lindas cores, mas principalmente para as lutas. Existem até treinadores especiais que preparam peixes para as lutas.
Hoje em dia, o galo é um peixe muito popular e muitas vezes pode ser encontrado no aquário doméstico. Mas esse espécime arrogante torna difícil para o proprietário escolher seus vizinhos. No entanto, os galos ainda podem encontrar peixes adequados para viverem juntos.
Será melhor se os lutadores de aquário forem colocados em um ambiente próximo do natural em suas características.onde haverá muitas plantas e esconderijos. Nesse caso, será mais fácil para eles conviverem com outros moradores. Deve-se ter em mente que o galo silvestre não é um peixe territorial, mas é mais seguro manter no aquário apenas um macho e várias fêmeas.
As mulheres têm um caráter mais pacífico do que os homens, mas são imprevisíveis. Às vezes, eles podem mostrar agressividade para com seus vizinhos. Em um tanque, 2-4 mulheres podem viver.
Quais fatores afetam a compatibilidade?
É desejável que haja um galo macho e uma fêmea no mesmo aquário. Além disso, deve haver duas ou mais fêmeas para um galo. Se você quiser adicionar outros peixes ao aquário, então você deve recusar indivíduos de cores vivas de outras espécies. E também peixes com barbatanas de véu não funcionam. Freqüentemente, os bettas pegam esses peixes como competidores e ousadamente entram na batalha com eles.
Peixes predadores não serão bons vizinhos para intimidar galos. Além disso, o último não deve ser alojado em indivíduos grandes, uma vez que categorias de peso desiguais podem ter consequências terríveis para homens bonitos e brilhantes.
Representantes da subordem Labirinto não se dão muito bem no mesmo aquário - isso deve ser levado em consideração. Claro, você pode criar condições especiais, mas ainda é melhor não arriscar. Em geral, mesmo em combinações controversas de galos com outros peixes, muito depende de certas circunstâncias e da natureza das espécies comparadas. Freqüentemente, um aquário espaçoso é capaz de amenizar muitos conflitos entre seus habitantes.
Ao enganchar galos com outros peixes, é importante nos primeiros dias observá-los de perto. Percebendo a situação tensa debaixo d'água, você deve reassentar os peixes guerreiros.
Se as raças de peixes são compatíveis ou não dentro do mesmo aquário, vale a pena olhar com base nas necessidades das mesmas características da água. Se a temperatura não for adequada para uma das espécies, isso pode causar um ataque de agressão e até a morte.
Não coloque ao lado de galos para alevinos com menos de 4 centímetros de comprimento. Nesse caso, os lutadores certamente terão o desejo de mostrar sua superioridade. Como resultado, o peixe mais fraco será o perdedor.
É conveniente manter os galos com outros peixes em um aquário comprido, pois eles podem ser facilmente separados uns dos outros com divisórias de vidro. É até possível manter vários machos nesses compartimentos. Além disso, com esse conteúdo, os machos ficam mais brilhantes e bonitos. Isso se deve ao fato de que veem os rivais e tentam intimidá-los com cores ricas e poses bélicas.
Com quem eles podem se dar bem?
Na verdade, muitos peixes podem viver no mesmo aquário com galos. Aquaristas experientes podem ser consultados para descobrir quais. Além do mais, uma tabela especial de compatibilidade com galos ajudará a resolver esta questão.
- Um bom vizinho para um galo de briga é mollies. Esta vizinha chata é muito pacífica, o que a torna invisível para os galos. No entanto, você terá que depositar os alevinos em um recipiente separado para que não sejam comidos.
- O escalar também pode ser mantido com os galos, uma vez que não lhes interessa. A única condição é um aquário espaçoso. Vale a pena considerar que deve haver abrigos no contêiner. De fato, durante a estação de desova, os escalares são agressivos e podem atacar seus vizinhos.
- Você também pode adicionar gourami aos galos. Esses peixes têm personalidades bastante semelhantes. O bairro será tranquilo se forem acondicionados em contêineres com volume de 80 litros ou mais. Mesmo que esses peixes estejam se perseguindo, você não deve se intimidar - são apenas jogos em que ninguém fará mal a ninguém.
- O galo também é amigo dos corredores. É importante notar que esses parentes próximos dos bagres se dão bem com muitas espécies. Os limpadores amigáveis são simplesmente invisíveis para os peixes-boi ativos e extravagantes.Uma grande vantagem é que esta espécie também respira ar atmosférico, o que simplifica a manutenção.
- Antsitrus têm uma cor suave e são caracterizados por um caráter calmo. Eles são ótimos vizinhos para muitas espécies de peixes, incluindo galos.
- Neons também são adequados como vizinhos, mas diferentes condições de temperatura podem impedi-los de se tornarem vizinhos.
- O tamanho pequeno e a cor escura permitem que você prenda cardeais aos galos.
- Peixe-zebra pequeno e exigente pode se dar bem com galos. Este último simplesmente não os vê como concorrentes.
Uma boa vizinhança pacífica pode resultar se o galo estiver acompanhado por um lalius ou um makopod. Além disso, lutadores coloridos poderão viver em paz em um aquário com bagres brocados, taracatums, acanthoftalmus, pulchrypinnis, bagres salpicados, gastromizones e algumas outras espécies.
Em qualquer caso, antes de escolher os habitantes do seu aquário adequados para os galos, é aconselhável pedir ajuda a um vendedor.
Com quem a coabitação é possível, mas não muito desejável?
Existem peixes com os quais os bettas podem, é claro, coabitar, mas é melhor evitar isso ou criar condições especiais para cada espécie. Por exemplo, uma batalha é adequada como vizinha para lutadores se ela viver em um grupo de até 8 indivíduos. E também para eles, a presença de elementos decorativos no aquário é obrigatória. Caso contrário, uma vida normal não é garantida para eles.
Os rasboos podem conviver com os galos graças à sua agilidade. É esta qualidade que lhes permite simplesmente fugir dos agressores nos conflitos. Porém, será necessário estabelecer vários abrigos para que tenham um lugar onde se esconder em caso de perigo.
Tetra, se for solitária, é agressiva, portanto, para evitar conflitos com machos, é aconselhável alojar os representantes desta espécie em bandos. E também a coabitação é facilitada pela presença de algas e uma variedade de elementos decorativos.
Vizinhança com guppies não será das melhores. Em primeiro lugar, esses peixes precisam de características diferentes da água do aquário e, em segundo lugar, durante as corridas, os guppies podem ficar sem suas lindas nadadeiras.
É indesejável resolver os lutadores com farpas, rabos-de-espada, peixinhos dourados, alguns bagres. Este tipo de peixe deve ser guardado separadamente com os galos. Se você tem um forte desejo de torná-los vizinhos, uma boa opção para isso seria lançar alevinos da espécie desejada e da mesma idade com alevinos de galos. Eles vão se acostumar um com o outro desde tenra idade e não vão competir.
Pecilia e thornsia podem coexistir, mas apenas quando são criadas condições especiais de detenção.
Com quem o bairro é contra-indicado?
Em nenhum caso você deve adicionar caracóis aos galos. A natureza combativa dos peixes diz-lhes que os peixes pequenos são excelentes para comer. Embora os machos também possam causar danos a espécimes maiores de moluscos, por exemplo, arrancar suas antenas com uma mordida.
Camarões também não são adequados para ficar perto de homens bonitos. Afinal, galos predadores certamente vão querer festejar com eles. Disto vale a pena concluir que não se deve contentar com eles todos os tipos de peixes muito pequenos e outros inofensivos habitantes de aquários.
Uma vida pacífica não funcionará para galos com cichlazoma listrado preto, disco, papagaios brilhantes, enguias, astronotos.
Regras básicas de conteúdo
Manter homens despretensiosos é absolutamente fácil. O cuidado adequado permitirá que animais de estimação brilhantes se deliciem com danças enérgicas por um longo tempo.
- A temperatura da água no aquário pode variar de 18 a 25 graus acima de zero. Este intervalo permite que você selecione facilmente o modo ideal para o agressor e seus vizinhos. No entanto, é importante evitar flutuações de temperatura que podem levar a doenças nesta espécie de peixe.
- O ar exterior é adequado para galos, uma vez que respiram com um órgão de labirinto. No entanto, a temperatura do ar deve ser o mais próximo possível da temperatura da água, caso contrário os peixes podem contrair doenças.
- Não é necessário arejar, é especialmente importante levar isso em consideração ao escolher vizinhos para os galos.
- A água deve ser trocada pelo menos uma vez por semana no valor de 20% da capacidade total do aquário. Também é importante limpar a sujeira do fundo.
- A vegetação de um aquário com galos deve ser escolhida com folhas macias e delicadas para não prejudicar as exuberantes barbatanas do galo.
Para a compatibilidade do galo com outros peixes, veja o próximo vídeo.