Tipos de peixes de aquário

Bagre de aquário: variedades, dicas de cuidado e reprodução

Bagre de aquário: variedades, dicas de cuidado e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e suas cores
  3. Como distinguir uma mulher de um homem?
  4. Como escolher?
  5. Regras básicas de conteúdo
  6. Cuidado do aquário
  7. O que alimentar?
  8. Possíveis problemas
  9. Reprodução
  10. Compatibilidade com outros peixes
  11. Adendo

Os bagres de aquário são criaturas incríveis, cuja beleza exótica pode ser admirada infinitamente. Sua aparência destrói completamente a ideia humana de como um peixe deveria ser. Eles não têm escamas - em vez disso, seu corpo é protegido por uma pele coberta de muco, ou uma concha intrincada, composta por placas ósseas. No entanto, esse recurso não os torna nada atraentes. Pelo contrário, cada representante da enorme diversidade de espécies de bagres é incomum e até charmoso à sua maneira. Que tipos de peixes são populares entre os aquaristas? Que condições eles precisam? Quais são as características de cuidar do peixe-gato de aquário? Vamos falar sobre tudo neste artigo.

Descrição

De acordo com várias fontes, o bagre de aquário é uma das espécies de peixes mais antigas da casa.

De acordo com alguns relatórios, a idade dos restos mortais de seus ancestrais, descobertos por cientistas durante as escavações, é estimada em dezenas de milhões de anos!

A diversidade de espécies de bagres de aquário é excepcionalmente grande. Existem também representantes muito pequenos da fauna aquática, cujas dimensões não ultrapassam alguns centímetros, e indivíduos relativamente grandes, atingindo um comprimento de 35-40 centímetros ou mais. Existem também bagres gigantes que podem atingir 1-2 metros de comprimento, mas não são mantidos em casa.

Esses incríveis habitantes das águas domésticas vêm em uma variedade de cores. Seus corpos costumam ter formas incomuns. No entanto, quase todos os bagres de aquário têm várias características comuns. Em primeiro lugar, todos levam uma vida bêntica, preferindo ficar nas profundezas. Em segundo lugar, para o peixe-gato de aquário, a atividade noturna ou noturna é característica. Com o início da escuridão, eles, como seus parentes maiores que vivem na selva, nadam para fora do esconderijo em busca de comida.

Outra característica específica inerente a todos os bagres é a presença de um feixe de antenas sensíveis localizadas na boca. Eles ajudam os peixes a navegar no ambiente e conseguir comida.

Algumas espécies de bagres têm espinhos fortes e afiados em suas nadadeiras e escamas ósseas. Uma picada acidental em tal espinho pode ser extremamente dolorosa, portanto, esses representantes de bagres devem ser manuseados com o máximo cuidado.

A maioria dos bagres de aquário são pacíficos por natureza. Eles conseguem conviver sem problemas com muitos representantes da fauna aquática mundial. No entanto, entre eles também existem verdadeiros agressores que podem representar uma ameaça para outros habitantes do aquário.

Os bagres de aquário são freqüentemente chamados de "limpadores" ou "ordenanças de aquário". Na realidade, Ao recolher os restos de comida e semi-decompostos do fundo, esses peixes ajudam a manter o tanque limpo... Esta característica é freqüentemente mal interpretada por aquaristas inexperientes. Considerando que os animais de estimação têm restos de comida do fundo e algas suficientes para existir, eles não prestam atenção a uma dieta completa de bagres.

Tal abordagem desdenhosa pode levar à morte de peixes de fundo, que na verdade requerem alimentos especiais.

Em geral, os bagres são criaturas muito despretensiosas, cujo cuidado não causa nenhuma dificuldade especial. Tendo proporcionado a eles condições de vida confortáveis, o aquarista pode criar um reino subaquático fabulosamente belo e harmonioso no reservatório de sua casa.

Tipos e suas cores

Muitos tipos de bagres são populares entre aquaristas iniciantes e profissionais. Representantes de algumas espécies são valorizados por sua disposição inofensiva e pacífica, outras por cores brilhantes e exóticas, e ainda outras por formas corporais bizarras. Abaixo estão os nomes dos tipos mais populares de bagres de aquário.

Agamix ou bagre em forma de estrela - uma das variedades mais despretensiosas de bagre de aquário, convivendo facilmente com quase todos os tipos de peixes (com exceção dos grandes ciclídeos). O tamanho do corpo dos adultos varia de 10 a 12 centímetros de comprimento. Essas criaturas têm um corpo poderoso e ligeiramente alongado, uma grande cabeça triangular. O corpo e as barbatanas dos peixes são castanho-café, cobertos por pequenas manchas redondas. Na nadadeira caudal, as manchas se fundem em listras transversais. Antenas - listradas, com áreas claras e escuras alternadas. Agamix pode viver até 10 anos.

Corredores - gênero de representantes da ordem bagre, encontrados em seu habitat natural nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco. No total, são conhecidas cerca de 150 espécies desses pequenos peixes amantes da paz.

Pigmeu - um anão representativo dos corredores do gênero, cujo comprimento do corpo é de apenas 2-2,5 centímetros. Este peixe tem um corpo alongado gracioso, um dorso corcunda e uma barbatana caudal de dois lóbulos com extremidades pontiagudas. As barbatanas são transparentes, de cor acinzentada. A cor do corpo do corredor pigmeu é cinza prateado ou marrom acinzentado. 2 faixas estreitas e escuras percorrem o corpo e a parte inferior do abdômen em ambos os lados. Os corredores pigmeus são peixes de cardume, precisam da presença de congêneres.

Por este motivo, recomenda-se manter esses bebês no aquário em um bando de pelo menos 10 indivíduos.

Peixe-gato leopardo É outro pequeno membro atraente do gênero corredor.O tamanho corporal dos adultos é de cerca de 6 centímetros. Os peixes têm uma cor de leopardo muito notável: todo o seu corpo amarelo-acinzentado está decorado com numerosos padrões pretos sinuosos. Três linhas escuras, consistindo de pontos e traços escuros, estendem-se ao longo da linha central do corpo do peixe-gato-leopardo. Por esse recurso, esses peixes também são chamados de "três linhas". Outra característica do seu aspecto é a presença de uma mancha negra arredondada na barbatana dorsal.

Venezuela Orange - um representante muito eficaz do gênero dos corredores, notável por suas cores vivas, disposição serena e bem-humorada. O comprimento do corpo dos corredores laranja venezuelanos não ultrapassa 7,5 centímetros. Os peixes têm uma cor muito atrativa, combinando o cinza-turquesa com o suculento laranja. As barbatanas dorsal e caudal são transparentes, de cor laranja clara. A cabeça é pintada de cinza turquesa com pinceladas lilases.

Baleia assassina siamesa - bagres de aquário de água doce, cujo tamanho não exceda 12 centímetros. Este peixe distingue-se pela sua mobilidade e energia. Quando mantida em um aquário com outros peixes, ela raramente mostra agressividade. No entanto, por ser um predador, a baleia assassina siamesa ainda representa uma ameaça para pequenos peixes e alevinos de aquário. A cor do corpo da baleia assassina é marrom-escura, diluída em três faixas transversais de tom claro. A barbatana do dorso é escura e a cauda é amarela clara.

Panak - um espetacular representante de água doce do peixe-gato com cota de malha. O comprimento do corpo desses peixes, dependendo da espécie, pode variar de 7,5 a 40 centímetros ou mais. A parte de trás e as laterais do Panaki são cobertas por placas de osso de cor escura. As barbatanas dorsal e peitoral são cravejadas de espinhos afiados. Esses peixes levam uma vida bêntica, escondendo-se em abrigos durante o dia e caçando à noite. Os panaki, sendo predadores, representam uma ameaça para os peixes pequenos. No entanto, eles não desprezam as algas e os restos de invertebrados.

Âncora somik - um bagre miniatura bastante despretensioso, cujo comprimento do corpo não ultrapassa os 3 centímetros. O contorno de seu corpo se assemelha visualmente a uma âncora. A cor varia do café claro ao marrom escuro. Estes peixes distinguem-se por uma disposição muito pacífica e calma, convivem bem com outros tipos de peixes do mesmo tamanho.

Emerald brochis - um representante muito atraente do marisco. O tamanho do corpo de um adulto é de cerca de 8 centímetros. O peixe tem uma cor bonita, passando de uma delicada cor esmeralda no dorso para um tom bege claro no abdômen. As brochuras são peixes de cardume, pelo que devem ser guardadas em várias quantidades no aquário.

Synodontis Dálmata - um peixe-gato de aquário muito eficaz que, com os devidos cuidados, pode viver cerca de 15 anos. O tamanho corporal dos adultos pode chegar a 20 centímetros. O peixe tem um corpo alongado e gracioso de cor clara com manchas escuras. As pontas das barbatanas são de cor azulada. Os dálmatas são considerados excelentes produtos de limpeza de aquários.

Jaguar sinodonte - outro belo representante da ordem do peixe-gato, encontrado na natureza nas áreas de água doce da África Ocidental. Destaca-se por sua cor ouro branco, diluída por um padrão de mármore de listras marrons. Os peixes podem atingir um comprimento de 12 a 18 centímetros.

Com os devidos cuidados, o Jaguar Synodont pode viver cerca de 12 anos.

O bagre de Gunther, o bagre de pavão ou o olho de pavão são peixes elegantes e ágeis, despretensiosos para as condições de detenção. Possui corpo cinza-prateado ligeiramente alongado com uma marca espetacular perto das guelras, lembrando uma mancha da cauda de um pavão. Existem 4 pares de antenas na área da boca. Ao criar esses bagres, deve-se ter em mente que eles são gregários.

Bagre Sackgill - um grande peixe predador que cresce até 30-40 centímetros em condições artificiais.Sua característica surpreendente é a presença de dois pulmões primitivos que permitem aos peixes sobreviver na ausência de água por várias horas. A cor do corpo varia do preto acastanhado ao marrom claro. Os bagres albinos são muito raros. Ao criar bagres de guelras, deve-se lembrar que existem espinhos venenosos em seu corpo, uma injeção que causa forte dor e dormência nos membros.

Otozinklus - um pequeno representante da família dos bagres, especialmente apreciado pelos aquaristas. Este peixe é um comedor de algas ativo, ajudando a manter o aquário limpo. O tamanho de seus corpos pode variar de 2,5 a 5,5 centímetros. Coloração do corpo - marrom dourado. A parte superior do corpo na área da cabeça é de cor marrom-pantanosa. Uma faixa escura corre ao longo do corpo em ambos os lados. A vida média dos ototsinkluses é de cerca de 5 anos.

Bagre Gerinocheilus amarelo ou chanterelle - um pequeno peixe de água doce que cresce até 12-15 centímetros em condições de aquário. Coloração corporal - amarelo claro ou rico. Uma característica destes peixes é uma boca sugadora, com a qual limpam o espaço do aquário das algas. No entanto, na idade adulta, essas criaturas podem representar uma ameaça para o resto dos habitantes do aquário. Ao sugar o corpo de outro peixe, o gerinocheilus pode causar danos fatais a ele.

Portanto, eles devem ser mantidos apenas com peixes grandes e móveis.

Pirara ou bagre de cauda vermelha - uma das espécies mais antigas de bagres de grande porte, em seu habitat natural podendo chegar a dois metros de comprimento. O peixe destaca-se pela interessante coloração. O dorso deste bagre pode ser marrom-marrom, terracota ou quase preto. Os lados são pintados de amarelo claro, o ventre é branco. A barbatana caudal e a barbatana dorsal superior são laranja-avermelhadas. Este peixe é considerado bastante voraz, muito ativo, mas ao mesmo tempo muito desajeitado.

Platidoras listradas ou bagres cantantes É um dos peixes mais bonitos e especialmente apreciados pelos aquaristas. Eles são pacíficos, resistentes, calmos. No entanto, sua característica única reside na capacidade de fazer sons incomuns. Platydoras listradas podem suportar condições ambientais adversas sem problemas. Além disso, eles se dão facilmente com outros peixes de tamanho médio não agressivos.

Bagre verde-oliva - um grande peixe de água doce da família Ictaluridae. O comprimento do corpo de um indivíduo adulto pode chegar a 1,6 metros e, portanto, essas criaturas predadoras geralmente não são criadas em aquários decorativos, mas em aquários públicos. A cor tradicional é o cinza oliva sólido. O ventre é de cor cinza pérola. Os longos bigodes acinzentados ao redor da boca larga dão a esses peixes uma aparência um pouco intimidante, mas muito expressiva.

Braquipoplatistoma ou peixe-gato-tigre É um grande predador carnívoro que se alimenta de peixes e grandes crustáceos. Quando mantido em um ambiente construído, requer muito espaço livre. A cor deste peixe espetacular, que combina listras claras e escuras, lembra a pele de um tigre. O bagre tigre tem um corpo curvo alongado, uma cabeça achatada e ligeiramente em forma de cunha.

É impossível manter esses predadores na companhia de outros peixes (especialmente os pequenos).

Como distinguir uma mulher de um homem?

As diferenças específicas entre as fêmeas e os machos dependem das espécies e características desses peixes de aquário. No entanto, existem vários critérios generalizados específicos pelos quais se pode distinguir o peixe-gato de um menino de uma menina.

Normalmente, as fêmeas de bagres são maiores do que suas contrapartes do sexo oposto. Eles têm um corpo mais maciço. A linha abdominal nas mulheres costuma ser curvada para baixo. Os machos, via de regra, têm um corpo esguio e ligeiramente alongado. Sua coloração é quase sempre mais brilhante e espetacular do que a das mulheres.

Uma das características dos homens é a presença de um tubérculo perceptível próximo ao ânus, no abdômen. Nas mulheres, há um pequeno orifício oval deprimido neste local.

Como escolher?

Ao planejar se tornar o orgulhoso proprietário de bagres de aquário em um futuro próximo, vale a pena considerar uma série de parâmetros importantes. A primeira coisa a se considerar é o comportamento de uma determinada espécie de peixe. Alguns tipos de bagres são capazes de se abrigar pacificamente nas rochas durante todo o dia, enquanto outros - mais inquietos e impulsivos - podem destruir facilmente o interior do aquário.

É extremamente importante considerar se o peixe é predador. Esta condição deve ser levada em consideração se os bagres forem planejados para serem mantidos em um aquário comum com outros peixes. Ao mesmo tempo, o pequeno tamanho do bagre nada indica sobre sua segurança para os outros habitantes do aquário.

Existem exemplos conhecidos de quando os bagres de 12-15 centímetros de comprimento comiam seus vizinhos ligeiramente menores.

O tamanho adulto é outro critério importante a considerar ao escolher um peixe-gato de aquário. Assim, os belos e pequenos alevins do bagre de cauda vermelha medem inicialmente cerca de 5 a 8 centímetros. No futuro, essas criaturas podem crescer até um metro e meio de comprimento.

Outro parâmetro a ser orientado na escolha do bagre é a saúde. Por isso, na hora de comprar, preste atenção ao comportamento do peixe, sua cor e condição externa. Um bagre saudável costuma ter um comportamento calmo e fleumático, tem uma cor que atende ao padrão de sua espécie e não apresenta danos visuais no corpo.

Regras básicas de conteúdo

Os bagres de aquário são criaturas despretensiosas. No entanto, sua saúde e expectativa de vida dependem diretamente das condições de detenção.

Considerando que os bagres são peixes de fundo e passam a maior parte do tempo em profundidades, eles devem ser mantidos em aquários amplos e espaçosos.

Neste caso, a altura do tanque realmente não importa.

Cuidado do aquário

A maioria dos bagres tolera facilmente uma leve turvação da água, uma diminuição nos níveis de oxigênio e temperatura. Porém, distúrbios no equilíbrio biológico do aquário, excesso de sais e nitratos na água podem causar desconforto e deterioração do seu bem-estar.

Para proporcionar aos animais de estimação uma existência confortável, é necessário controlar a temperatura da água, o nível da sua dureza e a acidez. É preferível que a temperatura da água do aquário seja mantida a 18-26 ° C. O nível de dureza recomendado é de 6 a 8 unidades.

Ao manter os bagres, é aconselhável fazer uma limpeza regular da superfície do aquário. Eles não perturbam o ecossistema bem estabelecido do reservatório e não causam mudanças radicais no equilíbrio biológico.

Ao limpar superficialmente o aquário, não é necessário retirar o bagre da água. Porém, esse procedimento deve ser realizado com cautela, sem assustar os peixes.

O que alimentar?

A dieta do peixe-gato depende do seu tipo. A maioria dos peixes bênticos são onívoros. Eles absorvem prontamente alimentos secos e vivos e seus restos semi-decompostos. Com grande apetite, os bagres de aquário comem vermes, tubifex, dáfnias, ciclopes, coretra. Recomenda-se alimentar o bagre predador com pedaços de carne magra. Para manter o bem-estar dos animais de estimação, é aconselhável tratá-los periodicamente com espirulina em comprimidos.

Possíveis problemas

Freqüentemente, os aquaristas novatos se deparam com situações em que os bagres começam a ficar doentes ou morrer sem motivo aparente. Essas consequências são geralmente causadas por graves perturbações no equilíbrio biológico do aquário. Outra razão que leva à morte do peixe-gato é uma mudança no nível de acidez da água e no conteúdo de sais nela.

Algumas espécies de bagres toleram uma ligeira salinidade da água, mas para a maioria desses peixes, a água salgada é destrutiva.

Não é incomum que os bagres saltem do aquário. Isso sugere que o nível de oxigênio na água caiu criticamente.Neste caso, a situação pode ser corrigida com a ajuda de um arejador, que irá restaurar o nível de oxigênio da água ao normal.

Reprodução

Para obter a descendência de algumas espécies de bagres de aquário, eles freqüentemente recorrem à ajuda de áreas de desova. É equipado com uma ampla bacia de água limpa. A temperatura da água na bacia deve ser 19-21 °. Um pedaço de acrílico é colocado na parte inferior da pélvis, ao qual a fêmea posteriormente colará os ovos.

Então, 3-4 jovens do sexo masculino e 1 jovem do sexo feminino são lançados na pélvis. Os peixes devem ser bem alimentados com antecedência. A pelve é coberta com um pano limpo, deixando uma fenda estreita para o ar.

Para estimular a desova, a temperatura é reduzida para 17-18 °.

O progresso da desova deve ser monitorado cuidadosamente. Assim que a fêmea terminar de botar ovos, ela e os machos devem ser transplantados de volta para o aquário sem demora. Em seguida, a temperatura da água da bacia deve ser elevada para 27 °, o que garantirá as condições ideais de incubação, e aguardar o aparecimento dos alevinos.

Compatibilidade com outros peixes

A maioria dos bagres são pacíficos e calmos por natureza. No entanto, algumas de suas espécies são recomendadas para serem mantidas separadas de outros peixes. Assim, alguns bagres podem representar uma ameaça para o resto dos habitantes do aquário, enquanto outros podem ser vítimas de seus vizinhos mais agressivos. Por exemplo, não é permitido manter pequenos bagres com ciclídeos grandes e bagres predadores grandes com quaisquer peixes pequenos e alevinos.

Adendo

Durante o dia, o peixe-gato prefere abrigar-se. Para criar as condições mais confortáveis ​​para eles, você pode colocar um obstáculo no fundo do aquário, instalar uma gruta artificial ou uma caverna subaquática.

Ao equipar o aquário, é importante lembrar que não deve haver objetos pontiagudos em seu fundo - pedras ou decoração com arestas de corte.

Este requisito deve-se ao facto dos bagres de aquário terem um abdómen muito delicado, podendo ferir-se facilmente com objectos pontiagudos.

Para mais informações sobre bagres de aquário, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa