Tipos de peixes de aquário

Tipos de bagre de aquário

Tipos de bagre de aquário
Contente
  1. Descrição dos peixes
  2. Representantes da cadeia da família dos bagres
  3. Indivíduos do grupo callicht
  4. Variedades de peristose
  5. Bagre blindado
  6. Como escolher?

Um aquário no interior é uma excelente forma de diversificar e revitalizar o interior. Na hora de escolher seus habitantes, eles geralmente se orientam pelo tamanho dos peixes. Se eles devem ser extremamente pequenos, então a escolha geralmente recai sobre representantes do aquamir como guppies, espadas, gourami e ciclides.

Porém, se as dimensões da "casa dos peixes" permitem que você obtenha mais animais, então o bagre torna-se uma excelente opção de assentamento.

Esses peixes vivem tanto em seu habitat natural como em outros criados artificialmente, inclusive em aquários. O sortimento deste último inclui dezenas de espécies, o que permite encontrar os indivíduos mais adequados para si. Além disso, eles têm muitos recursos úteis, que discutiremos a seguir.

Descrição dos peixes

Para as pessoas que não conhecem os meandros do mundo do aquário, todos os peixes são semelhantes entre si e diferem apenas na cor, e seu principal objetivo é encantar o dono e decorar o ambiente... Na verdade, eles não só servem como decoração de interiores, mas também desempenham diferentes funções.

As funções do peixe-gato são verdadeiramente importantes - eles limpam o aquário de produtos residuais de outros habitantes e também comem restos de comida e algas em excesso.

No total, são mais de 1,5 mil espécies de bagres, cujos tamanhos variam de 2 cm a 5 m... Os indivíduos do aquário constituem uma pequena parte dessa comunidade, que soma apenas algumas dezenas, mas vários espécimes são encontrados dentro dela.

Poucos sabem disso esses peixes amigáveis ​​são predadores... Durante o dia, eles preferem ficar na parte inferior, o que significa que devem ser criadas condições confortáveis ​​para viver lá. E você também terá que cuidar de um bairro adequado para esses peixes para que eles não sejam comidos e possam coexistir confortavelmente no mesmo território.

Em vez de escamas, os bagres têm uma espécie de cobertura lamelar. Sua boca é como uma ventosa. Com esta característica anatômica, os bagres são capazes de limpar perfeitamente o aquário. Os criadores adoram esses peixes pelas seguintes qualidades:

  • paz;
  • sem requisitos estritos de dureza e temperatura da água;
  • pode viver em águas de acidez média.

Os bagres são caracterizados pela respiração intestinal. O peixe sobe periodicamente à superfície para engolir o ar e, em seguida, afunda de volta e o converte em oxigênio. Esses peixes ficam felizes em se esconder em matagais de algas, atrás de protuberâncias e outras estruturas usadas em aquários. Devido à diversidade de espécies, é difícil não se confundir com os nomes, mas os verdadeiros fãs de seu ofício podem reproduzir até os "nomes" mais intrincados de seus peixes favoritos.

Os bagres são altamente resistentes e, portanto, fáceis de manter.

    Devido à tendência natural para um estilo de vida noturno, é melhor alimentar esses animais mais tarde. Além dos olhos, que são pequenos, os bagres possuem quimiorreceptores por todo o corpo para orientação espacial. Eles lhes dão a oportunidade de captar os cheiros que estão na água, de tocar em objetos. Por causa dos espinhos desses habitantes das águas, pode ser perigoso pegar, especialmente se forem indivíduos venenosos.

    Representantes da cadeia da família dos bagres

    Este grupo inclui 630 tipos diferentes de bagres. Além disso, sua gradação é complicada pelo fato de que ainda não foi possível estudar todos os representantes. Além disso, existem os bagres loricárias, que são difíceis de identificar com clareza.

    Seu habitat natural são as águas da América do Sul com águas cristalinas.

    A variedade dos bagres loricaria sugere cores e tamanhos diferentes, mas estão unidos pela presença de uma potente boca de ventosa, que os ajuda a permanecer no lugar mesmo com correntes fortes. O menor deles ototsinkluses cresce um pouco mais de 2 centímetros, e pterygoplichts - até 50 cm de comprimento. Vamos falar mais sobre os representantes de destaque do grupo.

    Otozinklus

    Otozinklus limpa perfeitamente o aquário e é um habitante ideal para uma embarcação com numerosas algas. Os peixes podem ter de 2,5 a 5 cm de comprimento. Se o seu aquário tem capacidade para cerca de 50 litros, então 5 desses peixes serão suficientes para ele.

    Uma característica distintiva do peixe-gato é a barbatana dorsal, que frequentemente atinge 15 cm ou mais de comprimento.

    Brocado bagre

    Pertence a pterygoplichts. Este “animal de estimação” pode comer a vegetação com prazer, convive bem com muitos outros habitantes do aquário. Com todo o amor pelas algas, às vezes à noite sua natureza predatória desperta nelas, elas começam a devorar as escamas de peixes lentos. É verdade que suas necessidades de alojamento são indecentes - um par de bagres desse tipo precisará de um recipiente de 400 litros. Um obstáculo colocado no fundo se tornará uma fonte para o aparecimento de crescimentos que os peixes comerão.

    Ancistrus

    Esses indivíduos são maiores que os anteriores, os ancistrus crescem até 10-14 centímetros. Uma característica distintiva é o crescimento da pele na área facial nos homens. Um par de ancistrus requer um recipiente com um volume de 80 litros ou mais. Não requerem condições especiais, portanto adequado como primeiro peixe para iniciantes... Por sua vez, este grupo é subdividido em muitas subespécies.

    Albino

    É um peixe muito amarelo com olhos vermelhos. Eles também o distinguem do ancistrus amarelo usual. A imunidade desta espécie de bagre é um pouco enfraquecida devido às peculiaridades da cor recessiva.

    Estrela ancistrus

    Seu corpo tem uma cor mais escura, que também é salpicada de pontos brancos, formando um padrão de "céu estrelado". O comprimento do corpo desta bela subespécie é de cerca de 9 cm.

    Pterygoplicht

    Em seu corpo de meio metro, há uma belíssima barbatana dorsal de até 15 centímetros. Esses peixes podem conter somente se você tiver um aquário muito grande.

    Hypancistrus

    Ele adora comer comida animal. A variedade de hipancistros é grande, mas apenas seis subespécies foram oficialmente nomeadas. Alguns dos Hypancistrus mais populares são inspetor (escuro com manchas claras e bordas escuras nas nadadeiras) e contradição (da mesma cor "estrela", mas com barbatanas monocromáticas). Os peixes crescem até no máximo 10 cm.

    Para uma existência confortável, dois adultos precisam de um aquário de 100 litros ou mais.

    Indivíduos do grupo callicht

    Os indivíduos desse grupo também são chamados de blindados, totalizando cerca de 150 espécies. Os representantes mais comuns desta espécie são o corredor e o hoplosternum littoralis.

    Estes peixes comem qualquer alimento e se dão bem com os outros habitantes do aquário - não prestam atenção aos vizinhos.

    COMSignifica cobrir o vaso com pequenos seixos para que o bagre possa cavar para seu próprio prazer. Ao mesmo tempo, deve ser complementado com algas com um poderoso sistema radicular para que os peixes não as arrancem durante as brincadeiras. Para garantir que as plantas não se arrancem, elas precisam ser plantadas em vasos especiais e disfarçadas no aquário com decoração. Sua distribuição natural são as águas sul-americanas. Em casa, vivem 20 espécies desse bagre. Variedades de corredores são comuns na Rússia.

    Somik elegante

    Este lindo peixe de aquário foi trazido para os países do Velho Mundo desde a Amazônia, e no território do nosso país chegou aos anos 60 do século passado. O corpo deste corredor tem uma coloração muito atrativa. Pequenas manchas e listras amarelas são visíveis na cabeça. As guelras do bagre são esverdeadas, as áreas atrás dos olhos são marcadas com a mesma cor. O corpo é amarelo claro ou verde-oliva com uma faixa escura no dorso. As barbatanas são praticamente incolores, com exceção da superior, que apresenta manchas pretas.

    Eles preferem viver em rebanho e se reproduzir com este método de convivência com mais boa vontade, mesmo que seus vizinhos pertençam a outras espécies.

    Bagre salpicado

    Pode se chamar Kalikhta, mas está errado, pois existe outra variedade com o mesmo nome, que é oficialmente atribuída a ela. Os peixes vivem no Brasil e, como seus irmãos, aos poucos "conquistaram" a Europa e a Rússia. O comprimento do corpo das fêmeas é de 8 cm e o dos machos de 4 a 5 cm. O corpo dos peixes tem costas curvas e abdômen relativamente plano.

    O macho distingue-se pela barbatana afiada no dorso, e a fêmea pela arredondada. Sua coloração também é bonita - lados oliva, barriga laranja e costas escuras, assim como manchas escuras no corpo.

    As condições ótimas de conservação podem ser chamadas de água de +15 a +20 graus, enquanto toleram uma diminuição de vários graus e um aumento de +30 graus. Eles não gostam de sal na água, então não devem ser tratados dessa forma. Para induzi-los a se reproduzir, é necessário aumentar o teor de oxigênio na água.

    Variedades de peristose

    Este grupo africano de belos bigodes está subdividido em 150 espécies de peixes. Eles têm um corpo que lembra um pouco um triângulo, barbatanas espinhosas, três pares de antenas, duas das quais se parecem com uma franja. Muitas variedades são unidas pelo nome de sinodontes. Eles podem se sentir confortáveis ​​mesmo em corpos d'água estagnados, como pântanos.

    Sua maneira incomum de se deitarem torna-os fáceis de distinguir dos outros. Eles preferem mais comida de origem animal e não devem mantê-los perto de peixes feridos, pois eles começarão a comer suas entranhas. As fêmeas são maiores que os machos e têm uma constituição mais densa.

    Independentemente da subespécie específica, este grupo é caracterizado pela presença de lindas manchas no corpo.

    Peixe-gato de barriga preta

    Prefere rios sem correntes turbulentas, por isso seu habitat principal são os braços calmos do rio Congo.Pequenos indivíduos com 5 cm de comprimento têm uma bela cor - corpo creme claro e manchas escuras com madrepérola, a cor escurece para baixo e o ventre é quase preto. É conveniente para ele caçar nas costas - ele apenas agarra insetos voando ou come partes apetitosas de nenúfares.

    Essa cor ajuda o peixe-gato de barriga preta a se camuflar habilmente de predadores.

    Normalmente seus companheiros têm a barriga clara e a blusa escura, enquanto sua cor se distribui no sentido oposto: a barriga escura o torna invisível de uma altura para os pássaros carnívoros, e os peixes perigosos não veem sua luz de baixo da coluna d'água - está perdido no contexto de plantas flutuantes ... Ele come pupas de mariposa ativamente.

    Peixe-gato pinado multiponto

    Seu comprimento corporal chega a 12 centímetros. A popularidade desta subespécie manchada entre os aquaristas é muito alta. Pode criar raízes bem num aquário de 40 litros. Este belo sinodôntico, como o dálmata, está repleto de pontos pretos que contrastam visivelmente com seu corpo de luz. Para esta propriedade distinta, alguns chamam assim. Eles também são chamados de cucos, pois podem jogar ovos nas garras de outras pessoas. Além do mais, eles são caracterizados por cleptoparasitismo - esses peixes adoram roubar a comida de outra pessoa ou elementos de abrigo.

    anjo

    Esta espécie possui pontos amarelos claros em um fundo escuro que se assemelham a estrelas, bem como uma barbatana clara muito bonita em seu dorso. Vem das águas do Congo, Zaire e Camarões, que tem um tamanho grande para peixes de aquário - 18 cm. É considerado um dos mais belos representantes das franjas, mas também precisa de condições "reais" - um aquário que possa comportar 200 litros de água.

    Bagre blindado

    O grupo blindado inclui cerca de 90 espécies de bagres. O rangido de suas barbatanas é bastante alto. As barbatanas dorsal e peitoral são serrilhadas e as escamas são resistentes. Se a água do reservatório ou do aquário não for de muito boa qualidade, os peixes podem ficar com hidropisia. É tratado com sal e azul de metila. Eles prosperam nas bacias amazônicas, durante as flutuações do clima, incluindo períodos de seca. Estes bagres adaptam-se perfeitamente ao novo ambiente e apresentam uma boa taxa de sobrevivência.

    Os veículos blindados podem respirar ar na ausência de líquido.

    Uma barbatana dura no peito ajuda-os a deixar uma área seca para outra mais fértil. E também são capazes de se enterrar no solo para esperar que o reservatório se encha novamente de umidade. Assim, os peixes são capazes de viver até dois meses, estando em um estado de metabolismo lento. As escamas desse bagre, como a armadura de um cavaleiro, protegem-no das invasões dos inimigos. O veneno pode sair das barbatanas, o que não é muito perigoso, mas pode espantar os predadores. O lodo desses peixes também é venenoso.

    Devido aos sons estridentes que fazem, esses bagres são apelidados de falar. Eles coexistem com outros peixes com calma. No entanto, eles não podem ser chamados de populares entre os aquaristas, uma vez que sua cor não é tão atraente quanto a de alguns de seus equivalentes. Além disso, esses peixes podem envenenar outros habitantes do aquário, como em uma situação estressante, por exemplo, ao limpar o aquário, podem emitir toxinas.

    Platidoras listradas

    Seu segundo nome é peixe-gato cantor. É muito popular entre os criadores de peixes de aquário. Suas dimensões são bastante impressionantes - até 20 cm de comprimento. Ele pode destruir caracóis e será especialmente ativo em fazer isso em um rebanho de sua própria espécie.

    Agamixis em forma de estrela ou pintada de branco

    É freqüentemente encontrado entre criadores. É procurado por sua bela coloração escura com estrelas claras. O Peru não é o maior representante do grupo, seu comprimento corporal pode chegar a 14 cm. Como seus parentes, prefere viver na companhia de outros bagres.

    Como escolher?

    Um ou outro tipo de peixe-gato entra na moda e, às vezes, não apenas domesticado, mas também variedades antigas, esquecidas, tornam-se populares. Mas o peixe-gato sempre foi popular entre amadores e especialistas no negócio de aquários. Alguns criadores adquirem novos indivíduos, apenas andando pelo mercado do zoológico e tropeçam em um espécime interessante, que ainda não está em sua coleção. Esta não é a abordagem mais correta, porque a ignorância das características de uma subespécie em particular pode levar a consequências desastrosas.

    Espécies diferentes têm características diferentes. Esta é a temperatura necessária da água, sua acidez e coexistência com outros organismos aquáticos.

    Comprando um "porco em um puxão", você pode perder seu peixe velho favorito pela manhã ou ver aquele um bagre recém-comprado não se sente bem em um novo habitat.

    Corredores e sinodônticos são muito populares entre os aquaristas de nosso país. Mas é importante saber até que tamanho o peixe que você comprou crescerá... Portanto, o comprimento de alguns sinodônticos chega a 30 cm, e isso já sugere a necessidade de um vaso bastante grande para sua manutenção. Existem alguns pontos-chave a serem considerados ao comprar um novo bagre.

    Comportamento

    Se considerarmos o comportamento de algumas subespécies, ele pode ser comparado a um cataclismo. Se você estiver adicionando bagres a um aquário já abastecido, é necessário ter um cuidado especial ao escolhê-los. Além disso, algumas subespécies podem ser facilmente confundidas entre si. Assim, os sinodônticos S. congica e S. Notata têm uma aparência muito semelhante - uma cor cinza com manchas escuras - mas ao mesmo tempo com temperamentos completamente diferentes.

    O primeiro peixe se comporta com absoluta calma e, provavelmente, se dará bem com a nova empresa, mas o segundo aterrorizará seus vizinhos.

    Preferências alimentares

    A importância das tendências predatórias não deve ser subestimada. Por exemplo, um peixe-gato de cauda vermelha muito jovem com 9 cm de comprimento pode facilmente atacar uma loricária de quatorze centímetros. Claro, ele não o comerá rapidamente, mas em poucos dias o conseguirá completamente.

    Não se deve experimentar um bairro duvidoso, para que os peixes comprados anteriormente não sofram com a gula do bagre.

    Dimensões (editar)

    Normalmente, os pequenos bagres são mantidos em casa, ou aqueles que atingem no máximo 30 cm de comprimento. Mas é impossível avaliar as perspectivas de crescimento apenas pelo aparecimento de um peixe jovem.

    Por exemplo, o mesmo bagre de cauda vermelha na infância mede até 8 cm. Muitos visitantes de lojas de animais gostam de sua cor.

    Se o vendedor se comportar de má fé e o conhecimento do comprador não for suficiente, com o tempo ele receberá um peixe de quase um metro e meio. É improvável que você consiga entregá-lo ao zoológico, então o destino dos peixes será muito triste.

    Forma física

    Tendo notado sinais de fraqueza, dor no comportamento do bagre proposto, é melhor não fazer uma compra. Esses casos não são incomuns, porque os revendedores costumam trabalhar em feiras avícolas que compram peixes de criadores ou até mesmo os recebem do exterior. No último caso o risco de "esmagar" a saúde do bagre é muito alto, uma vez que as condições de transporte podem não atender aos requisitos.

    As características distintivas de um bagre saudável são a cor rica sem placa, correspondendo à raça, nadadeiras inteiras, sem danos visíveis na cobertura do corpo.

    A maioria dos bagres tem antenas e deve ter um comprimento padrão e não sangrar. Às vezes, eles podem nem existir, e se a raça fornece para eles, então este espécime está claramente danificado em algum lugar. Ou as antenas se deterioraram devido a condições inadequadas de detenção: quando diluído em massa, nitratos prejudiciais e amônia podem ser adicionados à água em quantidades excessivas.

    Transporte para casa

    Hoje, sacolas plásticas especiais com grande suprimento de oxigênio são fornecidas para os peixes. Já os bagres, especificamente, precisam ser transportados em embalagens duplas e, no caso de indivíduos de grande porte, até mesmo em embalagens triplas. A razão para isso são suas nadadeiras afiadas, que são capazes de perfurar plásticos finos.O mais confiável será um recipiente de plástico - é mais provável que sobreviva se o peixe-gato bater nele.

    O bagre é um peixe popular entre criadores amadores e profissionais. Ele se torna não apenas um animal de estimação, mas também um verdadeiro ordenança do aquário - ele o limpa dos restos de comida não comida e de resíduos de todos os seus habitantes.

    Apesar de seus hábitos predatórios, ele é pacífico, o principal é selecionar corretamente seus vizinhos, e algumas espécies não devem ser mantidas juntas com outros organismos aquáticos.

    Use todas as fontes possíveis ao escolher este "animal de estimação bigodudo" - isso permitirá que você evite erros comuns e faça a escolha certa.

    No próximo vídeo, você poderá assistir como um bagre caça peixes quando colocado em um aquário sem considerar a compatibilidade dos indivíduos.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa