Tipos de peixes de aquário

Catfish tarakatum: descrição, conteúdo, reprodução e compatibilidade

Catfish tarakatum: descrição, conteúdo, reprodução e compatibilidade
Contente
  1. Descrição
  2. Diferenças sexuais
  3. Manutenção e cuidados
  4. Alimentando
  5. Compatibilidade
  6. Reprodução

Catfish tarakatum é um peixe de aquário com uma disposição alegre e alegre. O comportamento desses habitantes de reservatórios artificiais não corresponde de forma alguma às nossas idéias sobre a natureza dos peixes de fundo. Estes animais de estimação não passam todo o tempo no fundo, não se enterram no solo e não se escondem atrás de protuberâncias. Pelo contrário, gostam muito de nadar nas camadas superiores da coluna de água e apanhar alimentos da superfície.

Descrição

Na aparência, os bagres tarakatum são bastante discretos, mas seu comportamento incomum atrai a atenção para eles e os distingue dos peixes de cores vivas. Os tarakatums distinguem-se pela sua atividade e mobilidade, irradiam literalmente alegria e isso muitas vezes dá origem à sensação de que os peixes estão de bom humor o tempo todo.

Tarakatums pertencem à família do bagre Armor, em seu ambiente natural vivem em pequenos rios velozes da América do Sul, mas muitas vezes podem ser encontrados em corpos d'água estagnados, inclusive em ilhas.

Uma vez que esta espécie de peixe possui um amplo habitat, existem muitos ecótipos, no entanto, todos os representantes de tarakatums têm características comuns.

O corpo é alongado e ligeiramente achatado; isso é mais perceptível na região abdominal. As placas ósseas estão localizadas nas laterais, a cabeça é poderosa, o focinho é pontudo. Existem dois pares de bigodes perto da abertura da boca: um par vindo de baixo - o bagre usa-o para sondar o fundo, e o segundo é direcionado para cima e ligeiramente para os lados - são necessários para o bagre sentir a direção da corrente e os obstáculos emergentes no caminho.

A cor depende da subespécie - tarakatums podem ser pintados em diferentes tons de bege claro a marrom escuro. Pequenas manchas são visíveis na cabeça, tronco e na região das nadadeiras, geralmente aparecem na adolescência e permanecem até o final da vida. O abdômen é de cor bege ou creme claro. Raramente, mas existem baratas albinas.

O comprimento médio do peixe-gato é de 10-14 cm, mas às vezes aparecem indivíduos especialmente grandes - seu tamanho chega a 18 cm. Na natureza, as calopsitas vivem de 5 a 6 anos, mas se um habitat favorável for criado em um aquário, sua expectativa de vida pode chegar a 10 anos.

Diferenças sexuais

Distinguir o feminino do masculino Bem fácil:

  • as mulheres são muito maiores do que os homens;
  • nas fêmeas, as barbatanas são arredondadas e, nos machos, têm a forma de um triângulo;
  • o raio da barbatana peitoral nos machos é bastante acentuado e ligeiramente engrossado, no momento da atividade sexual torna-se laranja-amarelado;
  • durante o período de desova, o abdômen do indivíduo macho muda sua tonalidade clara para azul-violeta;
  • a fêmea não muda de cor durante o período de desova, embora o abdômen se torne mais cheio.

Manutenção e cuidados

Manter e cuidar de caturras não é difícil para os aquaristas, a condição mais importante é adquirir vários indivíduos de uma vez. Estes bagres são peixes de cardume, na natureza existem em grupos de 500-1000 unidades, portanto, quando mantidos sozinhos, irão sofrer forte stress.

Tarakatums adoram espaço, eles precisam de um grande aquário, enquanto a área do fundo deve ser grande. Além disso, você deve comprar todos os tipos de abrigos para o peixe-gato: cacos, torres, casas ou grutas.

A cada semana, a água deve ser trocada em um terço do total. Se o líquido estiver muito contaminado, você pode repor metade da água.

Na natureza, os tarakatums vivem em climas quentes, portanto, o microambiente em um reservatório artificial deve ser apropriado. Condições adequadas para manter peixes:

  • temperatura da água - 25-27 graus;
  • acidez - 5,7-7,5 pH;
  • dureza - 20-25 unidades.

É imperativo plantar plantas no aquário para o peixe-gato - eles espalham a luz e criam o escurecimento necessário para as caturras. É melhor usar lentilha d'água e riccia, que cobrem parcialmente a superfície do reservatório.

No entanto, não se esqueça de garantir que os animais de estimação tenham acesso à superfície da água.

Na hora de escolher um substrato é preferível dar preferência a solos lisos e necessariamente ásperos, embora a areia também funcione. Não se deve usar seixos pequenos de rio, pois o peixe-gato certamente vai levantar os resíduos e, assim, poluir o reservatório.

É muito importante organizar uma filtração de alta qualidade no aquário. Em seu ambiente natural, esses peixes vivem em rios com uma corrente perceptível, portanto, o filtro deve ser potente não só para purificar a água, mas também para criar fluxos de água.

Apesar de as baratas terem a capacidade de respirar ar, no entanto, a aeração é importante para os bagres, por isso um compressor deve ser colocado no aquário.

Os peixes não gostam de luz forte, então você não deve colocar o tanque perto de uma janela ou perto de outra fonte de luz. Lâmpadas de aquário também não são necessárias - o crepúsculo e a luz fraca são adequados para esses peixes, além disso, abrigos escuros certamente devem estar presentes no recipiente.

Alimentando

Os tarakatums, como qualquer outro peixe grande, precisam de uma grande quantidade de alimentos e de uma dieta muito variada. Alimentos vivos e secos são adequados para peixes-gato.

Alimentos secos na forma de flocos, comprimidos ou grânulos - pode ser comprado em qualquer loja, o produto é enriquecido com todas as vitaminas e aditivos necessários para os peixes. Normalmente, os alimentos graduados incluem várias linhas - para alevinos, para adultos, para animais de estimação doentes. Além disso, os fabricantes produzem produtos para melhorar a coloração e outros tipos de ração.

Dos produtos vivos, os tarakatums gostam muito de minhocas, artêmias, minhocas picadas, bem como frutos do mar picados, por exemplo, camarão.

A dieta deve incluir componentes vegetais - alface e folhas de dente-de-leão. O peixe-gato precisa ser alimentado algumas vezes ao dia, de preferência no escuro, então seu animal estará sempre alegre, alegre e bem alimentado.

Compatibilidade

Catfish tarakatum são predominantemente noturnos. Durante o dia, eles são passivos e quase inativos. Este peixe não mostra muito interesse no resto dos habitantes do reservatório artificial, a menos que invadam o território de fundo. Graças a essas qualidades, o bagre pode se dar bem com qualquer vizinho, exceto aqueles muito ativos e agressivos. O melhor de tudo é que os tarakatums se dão bem com os seguintes tipos:

  • peixe-zebra;
  • tetras;
  • por rasbora;
  • peixinho dourado;
  • escalares.

Ao escolher vizinhos, é aconselhável guiar-se pelos seguintes critérios:

  • o comprimento do corpo é superior a 6-7 cm, caso contrário o bagre começará a perseguir os peixes e poderá até comê-los;
  • os peixes devem nadar principalmente em um nível médio na coluna de água;
  • desistir dos peixes de fundo - a abundância de animais de estimação no fundo irá estressar o taracatum devido à falta de espaço;
  • Não crie bagres com peixes territoriais, como bots e ciclídeos.

Reprodução

Criar tarakatums é bastante simples. Os tarakatums atingem a maturidade sexual aos 8-15 meses, a reprodução destes bagres em casa não apresenta dificuldades - os peixes formam pares por conta própria.

Para estimular a desova, é necessário baixar a temperatura da água em 4 a 5 graus e, durante esse período, alimentar intensamente os futuros pais com alimentos de origem animal. Deve haver tanta comida que o bagre esbarre nela ao menor movimento.

Se possível, coloque um pires invertido no fundo - o macho fará um ninho lá, após o qual a fêmea começará a desovar (até 1000 ovos). A incubação dura 4-5 dias, os jovens nascidos são alimentados com artémia, dáfnias ou pó vivo. Quando os alevinos começam a nadar por conta própria, eles podem ser movidos para um aquário compartilhado.

Como manter e criar bagres tarakatum, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa