Tipos de peixes de aquário

Quanto tempo vivem os bagres de aquário e por que isso depende?

Quanto tempo vivem os bagres de aquário e por que isso depende?
Contente
  1. Vida útil
  2. Causas de morte prematura
  3. Manutenção e cuidados

O bagre de aquário não é apenas um peixe invulgar cujo comportamento é muito interessante de observar, mas também uma espécie de filtro vivo. Algumas espécies não comem nada da comida oferecida pelo proprietário, preferem os resíduos de outros peixes que se depositam no fundo e nas paredes do aquário e na placa formada por algas. No entanto, muitos proprietários se surpreendem quando, inesperadamente pela manhã, descobrem um corpo de bagre que emergiu. Vamos tentar descobrir quais são os principais motivos da morte de bagres e como evitá-los.

Vida útil

A longevidade do bagre depende da sua variedade e das condições de detenção. A média de vida de um indivíduo é de cerca de 8 anos. Na natureza, as espécies grandes podem viver até 100 anos ou mais. É possível manter cerca de 800 espécies de bagres em um aquário. Assim, uma espécie popular é o bagre de cadeia, coberto por placas de osso acreto. Tem uma ventosa inferior e adora comer algas marinhas. Este tipo inclui bagre ancistrus, ototsinklyus, loricaria, esturisoma, cuja esperança de vida em boas condições é limitada a 8 anos.

Também comuns no hobby do aquário são os bagres blindados ou calictos, que diferem em duas fileiras de placas ósseas. Uma característica do peixe é a capacidade de respirar o ar atmosférico. Esta variedade inclui corredores, dianema e taracatum, que vivem em média 6-7 anos.

Também é popular a família dos blindados, que se caracteriza pela cobertura do corpo e da cabeça com placas ósseas e três pares de longos bigodes. São considerados os representantes mais demandados dos veículos blindados agamixis e platidoras, que vivem até 15 anos em casa, e até 20 anos no ambiente natural.

O tempo de vida do peixe-gato da família das franjas é de 5 a 15 anos, mas há dados sobre indivíduos que sobreviveram na natureza até 23 anos.

Outro habitante frequente dos aquários é o colorido bagre de cabeça chata ou bagre pimelódico. Na natureza, tem uma vida útil bastante longa, mas é impossível dar números exatos, mas em um aquário um representante da família, por exemplo, o sorubium do peixe-remo, vive de 5 anos ou mais.

Causas de morte prematura

Além da morte devido à idade, o bagre de aquário pode morrer por outras razões.

Doenças

Em geral, é um peixe bastante resistente a doenças, mas devido às condições inadequadas de manejo, a imunidade do bagre pode diminuir, o que provoca infecção. Por exemplo, um peixe-gato pode ficar doente se o nível de matéria orgânica na água aumentar. Às vezes, os bagres de brocado preguiçosos ficam desnutridos, pois vizinhos ágeis conseguem comer sua comida. Todos esses fatores podem levar à doença e subsequente morte.

Tratamento impróprio

Um aquarista inexperiente começa a tratar o peixe-gato e, portanto, só agrava a situação. Em primeiro lugar, vale a pena descobrir se o bagre precisa de tratamento. Por exemplo, algumas espécies podem mudar drasticamente de cor e ficar cobertas de manchas, e o proprietário assustado imediatamente segue para uma reabilitação intensiva. Na verdade, esse fenômeno é mais frequentemente uma resposta ao estresse e não tem nada a ver com doença. Quando o indivíduo se acalmar, sua cor anterior retornará.

Além disso, alguns criadores ficam alarmados ao ver a passividade do animal. Vale a pena saber que a maioria dos indivíduos prefere levar uma vida noturna, e à luz do dia essas espécies tornam-se menos ativas.

lembre-se disso esses peixes não toleram banhos de sal e preparações que contenham cobre, embora seja assim que outros peixes de aquário sejam tratados. Portanto, evite este tipo de tratamento.

Assim, não é recomendado tratar o bagre com Ectopur, Oodinopur e Mycopur - uma concentração de sulfato de cobre de mais de 0,25 mg / litro torna-se letal para o bagre. Como último recurso, use os fundos indicados em uma dosagem muito pequena.

Reprodução analfabeta

Um proprietário inexperiente não está muito familiarizado com as características de criação do bagre, portanto ele não escolhe indivíduos particularmente adequados, mas leva o primeiro par que encontra para produção. No entanto, há casos em que um grande macho matou uma fêmea mais frágil durante o período de desova. Portanto, a fim de evitar a morte prematura da fêmea para reprodução recomenda-se selecionar pais do mesmo tamanho ou uma fêmea cuja massa seja maior que a do macho.

Trauma

Algumas espécies, como o esturisoma, têm um corpo longo alongado que pode penetrar em qualquer buraco. Muitas vezes a curiosidade de tal bagre o leva ao desenho do filtro, onde ele morre. Essa morte é possível não apenas para bagres com uma determinada forma corporal, mas também para bagres jovens de qualquer variedade.

O peixe-gato também pode ser ferido se for mantido em água inadequada ou em um aquário muito apertado. Portanto, para algumas espécies, por exemplo, tarakatum ou synodontis, é notado um recurso que salta para fora da água em condições desconfortáveis.

Se o dono notou o corpinho deitado no chão a tempo, ele pode ser salvo, mas, infelizmente, o dono não pode ficar perto do aquário o tempo todo. Mesmo se você fechar o recipiente com uma tampa de vidro, isso não evitará que o animal de estimação se machuque: ele pode quebrar o nariz contra o vidro, embora na maioria dos casos esse dano não seja fatal.

Manutenção e cuidados

A principal condição para uma vida longa e saudável de um peixe-gato de aquário é o cumprimento de todas as regras de manutenção. Os aquaristas dão as seguintes recomendações para o cuidado do peixe-gato:

  • mantenha a temperatura da água dentro de 22-27 graus;
  • a água deve ser de acidez neutra e sua dureza deve ser de 2 a 12 °;
  • um pré-requisito para uma vida confortável de bagre é a presença de troncos no fundo do aquário;
  • compre um filtro no qual um bagre de plástico não possa entrar;
  • limpe o filtro interno pelo menos duas vezes por semana, a unidade externa pode ser limpa com menos frequência;
  • a base da dieta do bagre é comida vegetal (70-80%), outros 20-30% devem ser alimentos proteicos;
  • além dos alimentos prontos especialmente elaborados para o bagre, esses peixes podem ser alimentados com pedaços escaldados de pepino fresco, alface, espinafre, ervilha e folhas de couve;
  • não se esqueça de trocar 1/3 do volume da água do aquário semanalmente.

Para as peculiaridades de criação de bagres, veja abaixo.

1 comentário

Obrigado informações muito úteis. Agora vou saber como cuidar deles

Moda

a beleza

casa