Tipos de peixes de aquário

Quanto tempo os guppies vivem e como estender sua vida?

Quanto tempo os guppies vivem e como estender sua vida?
Contente
  1. informações gerais
  2. Condições de detenção
  3. Pureza, acidez e dureza
  4. Temperatura
  5. Conteúdo de oxigênio na água
  6. Dieta e qualidade da ração
  7. Informações adicionais

Os guppies são brilhantes, bonitos e os mais despretensiosos representantes do grupo dos peixes vivíparos. Na maioria dos casos, atividades de aquarismo sérias começam com a manutenção desses habitantes aquáticos. É bastante natural que qualquer pessoa carinhosa e atenciosa queira estender a vida de seus animais de estimação. Quantos anos vivem os guppies? Que fatores determinam sua vida útil? De que forma ele pode ser estendido?

informações gerais

A prática mostra que a vida útil de um guppy é muito curta. Em média, varia de 1 a 3,5 anos. Ao mesmo tempo, um grande número de fatores de terceiros afetam o tempo de vida, o que pode ter efeitos positivos e negativos.

Foi constatado que esses peixes vivem mais tempo em cativeiro do que em seu habitat natural. Isso se deve em grande parte ao fato de que na natureza, suas vidas são ameaçadas por muitas fontes de perigo, em particular: predadores, degradação ambiental (poluição de corpos d'água), patógenos de doenças graves e parasitas.

Os principais fatores que afetam a longevidade dos guppies em cativeiro são:

  • condições de detenção;
  • a pureza, acidez e dureza da água do aquário;
  • temperatura da água;
  • conteúdo de oxigênio na água;
  • dieta e qualidade da alimentação.

Uma das principais condições para prolongar a vida dos peixes em cativeiro é cumprimento das regras de cuidado dos habitantes do aquário. Apesar do fato de que cuidar de guppies não requer conhecimentos e habilidades específicas, muitos aquaristas inexperientes freqüentemente cometem erros estúpidos e grosseiros que levam à morte de peixes.

Condições de detenção

Os guppies devem ser mantidos em aquários espaçosos (de preferência em vidro), com capacidade mínima de 20 litros. Em reservatórios apertados, entulhados de decoração e plantas aquáticas, os peixes crescem mal, adoecem com mais frequência e vivem menos.

É digno de nota que Aquaristas experientes recomendam manter guppies em aquários retangulares. Em recipientes redondos, os peixes sentem um grande desconforto, podendo até adoecer.

É importante que o aquário tenha laterais de pelo menos 5 centímetros de altura. Este requisito se deve ao fato de que os guppies são capazes de pular da água em certas situações. Por exemplo, isso geralmente acontece quando o nível de oxigênio no aquário diminui.

Outra opção para manter seus peixes seguros é um aquário com tampa de segurança. No entanto, mantendo guppies em um aquário, você deve cuidar do dispositivo para aeração forçada da água.

O aquário não deve conter artigos decorativos com pontas afiadas, que podem ferir gravemente os peixes. Pelo mesmo motivo, não é recomendável plantar plantas aquáticas com corte e folhagem dura. Plantas como:

  • elodea;
  • riccia;
  • nitella;
  • ponta de flecha.

Além disso, você precisa levar em consideração que Os guppies não devem ser mantidos com espécies agressivas de peixes de aquário. Possuindo uma natureza pacífica, os guppies não conseguem se defender e resistir.

Freqüentemente, essas criaturas não conflitantes se tornam vítimas de seus parentes agressivos. Assim, a vizinhança com ciclídeos, discos, peixes dourados, escalares e bagres grandes é considerada insegura para guppies.

Pureza, acidez e dureza

A vida útil dos peixes também depende da qualidade da água do aquário. Essas criaturas se sentem mais confortáveis ​​em água limpa e regularmente renovada.

O nível ideal de dureza é de 10–25 °, a acidez é de 7–8. A prática mostra que guppies água dura é melhorantes de encher o aquário pré-defender.

É importante notar que após a compra de novos peixes, é altamente indesejável liberá-los imediatamente no aquário para o restante dos habitantes.

Muitas vezes, uma mudança brusca nas condições (em particular, uma mudança nas características de qualidade da água) causa a morte de um guppy. Portanto, depois de comprar animais de estimação em uma loja de animais, é aconselhável consultar um especialista experiente sobre a adaptação posterior dos peixes.

Temperatura

Especialistas afirmam que a temperatura da água do aquário é de grande importância na expectativa de vida dos guppies domésticos. É sabido que quanto mais alto o indicador de temperatura, menos guppies viverão.

As altas temperaturas reduzem a vida dos animais de estimação para 1 ano ou menos. Deve-se notar que afeta negativamente a aparência dos peixes: eles ficam pequenos, pioram.

A baixa temperatura da água do aquário, ao contrário, contribui para o aumento da expectativa de vida dos peixes até 3 anos ou mais. No entanto, existe um risco muito real de os guppies ficarem doentes.

A temperatura ideal, proporcionando uma vida confortável aos guppies no aquário, está na faixa de + 24 ... + 26 °. É altamente desencorajado permitir um aumento nesses indicadores.

Conteúdo de oxigênio na água

O bem-estar e a saúde dos peixes dependem muito do teor de oxigênio na água do aquário. Com sua deficiência, os guppies começam a se sentir mal. Experimentando privação de oxigênio, eles começam a nadar perto da superfície da água. Em situações críticas, os peixes podem até pular do aquário.

Aeradores e filtros são usados ​​para saturar a água do aquário com oxigênio.Nas modernas pet shops, você encontra modelos que purificam a água e a enriquecem com oxigênio.

Antes de instalar um filtro potente, é recomendável cobrir seus elementos de sucção com uma malha fina. Isso impedirá que o peixe seja acidentalmente puxado para dentro do dispositivo.

Dieta e qualidade da ração

Apesar do fato de que guppies são capazes de ficar sem comer por muito tempo, eles não podem ser forçados a morrer de fome. Em busca de alimento, os peixes conseguem comer todos os seus filhotes.

É aconselhável alimentar os animais todos os dias, mas aos poucos. Alguns aquaristas dão comida aos seus animais de estimação duas vezes ao dia, de manhã e à noite. No entanto, com alimentações frequentes, aumenta a probabilidade de que algum alimento não seja consumido e logo comece a se decompor. Isso pode afetar negativamente a pureza da água e a saúde do ecossistema do aquário como um todo. Além disso, alimentos em decomposição podem causar doenças graves em guppies.

Para alimentar os peixes, você deve usar apenas produtos de alta qualidade. Pode ser comida seca ou viva. De acordo com aquaristas experientes, Os guppies percebem muito bem os pequenos alimentos vivos, que eles digerem com mais facilidade e boa vontade. Como tal, vermes, ciclopes, larvas de mosquitos, dáfnias, copépodes e tubifex são geralmente usados.

Um tipo de alimento misto (combinado) também é adequado para guppies. Prevê a alimentação dos peixes principalmente com ração seca com transições periódicas para uma espécie viva.

É estritamente proibido alimentar os peixes com comida estragada ou vencida. O fato de o alimento ficar inutilizável é evidenciado pelo aparecimento de um odor desagradável (geralmente pútrido) e pela formação de uma camada de muco pegajoso.

Informações adicionais

De acordo com aquaristas experientes, os guppies não toleram bem a solidão. Esses peixes devem ser mantidos em grupos ou aos pares. Um único peixe que vive em um aquário não será capaz de encantar verdadeiramente os olhos e viverá muito menos do que o tempo concedido a ele.

Se o aquarista não planeja criar guppies, você pode se limitar a manter apenas machos. Com os devidos cuidados, um amistoso bando de guppies com cores vivas e alegres invariavelmente alegrará seu dono e seus familiares por vários anos.

Veja abaixo a manutenção dos peixes guppy.

sem comentários

Moda

a beleza

casa