Tipos de peixes de aquário

Escalar preto: como são os peixes e como cuidar deles?

Escalar preto: como são os peixes e como cuidar deles?
Contente
  1. Descrição
  2. Características do conteúdo
  3. Reprodução
  4. Compatibilidade com outros peixes

Dizem que a natureza não surgiu com o preto. Os peixes escalares de aquário argumentariam com essa afirmação se pudessem falar! Um escalar preto brilhante e incrivelmente bonito, nativo da América do Sul, das bacias do Orinoco e do Amazonas. No século passado, esta espécie foi trazida pela primeira vez para a Europa. Porém, aqueles peixes que hoje vivem em muitos aquários ao redor do mundo são fruto de seleção, e não de representantes silvestres da espécie.

Descrição

O escalar de veludo preto de aquário é uma forma do escalar comum (Pterophyllum scalare), criado devido a uma mutação do gene escuro Dark. Todas as suas espécies aveludadas são extraordinariamente belas e populares entre os aquaristas.

Esta raça foi criada seletivamente em Detroit (EUA) em meados do século XX. Seu corpo e nadadeiras parecem ser tecidos de veludo preto, e seus olhos são emoldurados por bordas vermelhas. Encontrar o espécime limpo perfeito sem manchas ou escamas brilhantes é incrivelmente difícil. Para preservar a pureza da raça, é necessário um trabalho sério de criação.

Há também um escalar velado - uma subespécie do preto - que recebeu esse nome por causa de sua cauda fina característica, que se assemelha a um véu feminino de seda.

Entre as variedades de escalares, também existem indivíduos brancos, azuis e vermelhos.

Importante: os escalares são peixes monogâmicos. Se o parceiro do escalar preto morrer, ele pode pular e sufocar ou ficar sozinho para sempre.

Na natureza, havia originalmente três tipos principais de escalares, a partir dos quais um grande número de subespécies com variações de cor foram subsequentemente criados. Essas mudanças de cor estão associadas a uma mutação genética. Um tom preto aveludado é dado por uma mutação do gene D, que é encontrado na cor natural do peixe.

Na década de 1950, foram feitas as primeiras tentativas dos criadores de desenvolver novas formas de escalar. O look alcançado foi então denominado de renda clássica. O peixe-anjo de renda era mais preto do que o selvagem. Experimentos subsequentes com o acúmulo do gene dark levaram ao surgimento daquele escalar muito preto.

O escalar preto padrão atinge 25 cm de comprimento, portanto, para uma vida confortável, ele precisa de um aquário bastante espaçoso (a partir de 80 litros).

O custo do escalar é calculado com base em seu tipo e idade. Malek pode custar menos de um dólar, mas um adulto pode custar a partir de 10 dólares.

O escalar preto tem uma série de vantagens como tipo de peixe doméstico:

  • despretensão e facilidade de atendimento - o escalar não requer alimentação especial nem sofisticação na manutenção;
  • a beleza é um peixe, na verdade, parece muito "elegante" - se assim for, em geral, pode-se dizer sobre um peixe;
  • personagem - o escalar é um peixe calmo que se dá bem com quase todas as outras espécies.

Uma excelente escolha para aquaristas iniciantes e avançados.

Vamos ver quais outros tipos de escalares de aquário existem.

  • Ordinário. Seu comprimento chega a 20 centímetros. Devido à sua cor prateada e ao formato invulgar das barbatanas, é denominado de outra forma - o peixe-mês.
  • Scalaria Leopold. Um indivíduo relativamente pequeno - até 15 centímetros de comprimento. Também é chamado de nariz comprido por causa da parte frontal protuberante da panturrilha. Sua cor é bastante opaca, mas você pode ver listras escuras em escamas marrons.
  • Bicolor. Nesta raça, é como se dois peixes se cruzassem: metade do corpo é preta (geralmente a cauda), a outra metade é prateada. Existe uma fronteira nítida entre as duas cores.
  • Platina. Possui uma cor prateada clara iridescente.
  • Ouro. O ancestral desta espécie é o escalar comum. É um peixe com escamas prateadas, em locais cobertos por listras douradas. Pode haver mais ou menos manchas de ouro, dependendo do indivíduo.
  • Diamante. Um parente do escalar dourado. A cor prateada das escamas combina lindamente com a luz, as nadadeiras desse indivíduo são quase transparentes e finas.
  • Azul. O segundo nome é muito gentil - anjo azul. Ela tem uma tonalidade de cor muito rica. Um dos tipos mais caros, seu custo chega a mil e quinhentos rublos.
  • Velado. Seu nome deve-se às barbatanas translúcidas alongadas específicas. É melhor não associar esses indivíduos a raças agressivas de peixes (por exemplo, ciclídeos ou farpas), pois os escalares velados são bastante lentos e desajeitados, o que pode irritar os peixes mais ativos. Vizinhos ideais são peixes dourados e indivíduos bentônicos (os escalares não afundam, mas vivem principalmente na parte central do aquário).
  • Barbatana alta (altum). Os indivíduos selvagens são famosos por seu enorme tamanho - cerca de 50 centímetros de altura. Externamente, é muito semelhante ao escalar comum, mas o altum tem um padrão mais claro no corpo. Este indivíduo é rebelde e caprichoso, será desconfortável em um aquário superlotado.

Características do conteúdo

Cuidar de um escalar preto não é trivial. Como qualquer outro peixe, ele adora água cristalina (+24,28 graus Celsius), que deve ser trocada regularmente. Troque um pouco da água por água doce uma vez por semana. A filtração e aeração do aquário devem ser boas: devido à falta de oxigênio, os peixes podem morrer.

Qualquer dureza e acidez da água do aquário são permitidas. Ela evita luz forte, porque vive principalmente abaixo ou na camada intermediária do mundo do aquário.

Ela não é caprichosa na comida: tanto a comida seca comum quanto as delícias como camarões são adequadas para ela.

Os peixes-anjo selvagens são carnívoros por natureza. Sua dieta é de pequenos peixes, invertebrados. E as espécies de aquário são onívoras, mas você não deve alimentá-las com um fabricante de tubos! Com isso, o escalar ganha peso rapidamente, para de se multiplicar ou até morre.

Para manter a saúde, os componentes da planta devem ser adicionados periodicamente à dieta.

Crie uma "atmosfera caseira" para o escalar: Preencher o tanque com plantas densas para se esconder atrás, adicionar corais, mas deixar algum espaço livre para eles se virarem.

Como os escalares adoram se agrupar em bandos, é melhor não iniciá-los um por um. Esses peixes vivem em pares, então deve haver um número igual de machos e fêmeas.

Um fato interessante: se você mover à força dois peixes, que eles próprios "não escolheram" um ao outro, para um aquário separado, eles eventualmente darão descendentes, mas não cuidarão do caviar. "Casamentos de conveniência" são insustentáveis ​​no meio deles.

O ciclo de vida do escalar preto atinge em média 10 anos.

Antes de iniciar um escalar, você deve se familiarizar com as doenças que podem afetá-los. Todos eles estão principalmente associados a distúrbios metabólicos, higiene precária ou condições precárias no aquário.

Se não houver oxigênio suficiente na água e a aeração for insuficiente, o escalar terá problemas respiratórios, eles irão flutuar até a superfície para pegar as bolhas de ar com a boca. Os olhos desbotarão e as guelras internas serão cobertas por manchas cinza necróticas. Quando esses “sinos” aparecerem, aumente imediatamente a aeração, ajuste a temperatura e forneça oxigênio.

Quando o peixe fica letárgico, nada lenta e relutantemente, o ânus inflama - provavelmente o escalar adoeceu com hexamitose. Esta é uma doença do trato gastrointestinal de etiologia parasitária. O principal é iniciar a medicação na hora certa para que a infecção não se espalhe para outros peixes do aquário. O tratamento geralmente é realizado com banhos de eritrociclina (50 gramas) com tricopolum (10 gramas) por litro de água.

Bactérias em forma de bastão também são perigosas. - provocam o desenvolvimento de podridão das nadadeiras nos escalares. Se você raramente muda a água do aquário, os microorganismos patogênicos rapidamente começam a se multiplicar na água. Como reconhecer esta doença: o corpo do peixe está coberto de manchas brancas turvas, as córneas dos olhos desbotam; em um estágio avançado, os raios da nadadeira começam a se desprender e as úlceras aparecem. As consequências podem ser tristes, incluindo a morte.

O regime de tratamento é o seguinte: misture uma solução de malaquita verde (0,1 mg), cloridrato (100 mg), bicilina-5 (4000 unidades) em um litro de água. Esta solução deve ser despejada no aquário e adicionalmente tratada com ela para decorações de aquários, plantas, corais.

Reprodução

Primeiro, vamos descobrir como diferenciar um homem de uma mulher. Essa delicada questão só pode ser resolvida na época da puberdade dos peixes, ou seja, só é possível determinar o sexo do escalar por volta do segundo ano de vida. No macho, a barbatana frontal se bifurca, a testa torna-se convexa e alargada. Em geral, o menino é visualmente maior do que a menina. Na mulher, a região abdominal se projeta, um tubérculo perceptível aparece na área genital. A superfície da barbatana frontal é mais lisa do que a do macho.

Criar o escalar preto não é fácil e você precisa ter experiência suficiente para fazer isso. Para criar peixes, você precisará de um aquário volumoso com plantas aquáticas, de preferência as de folhas planas.

Mantenha a temperatura em + 27,28 graus Celsius.

Plante um par de peixes pré-selecionado para a desova. Depois de algum tempo, os escalares começarão a "limpar" a folha - um claro sinal de que estão preparando um lugar para futuros ovos. Para estimular os peixes, aumente gradualmente a temperatura da água para +30 graus. A desova pode ser esperada durante o dia.

Se essa "união de amor" for voluntária, o escalar será um excelente pai. Eles cuidam do caviar e protegem-no juntos, abanando-os com barbatanas. Eles limpam os ovos mortos.

As larvas emergem dos ovos por volta do terceiro dia de desova, e depois disso termina o período de cuidado dos pais com elas. Uma semana depois, os alevinos começaram a nadar atrás de seus pais, amontoados em bandos. Neste momento, você pode começar a alimentá-los com comida de peixe.

Compatibilidade com outros peixes

Como já mencionado, o escalar escolhe de forma independente um “parceiro” para si, então vários pares de peixes podem ser mantidos em um aquário ao mesmo tempo. À medida que envelhecem, cada casal toma seu lugar favorito e não luta por território.

Se você tiver um aquário pequeno, é melhor deixar apenas um par de peixes nele.

Embora os escalares sejam indivíduos muito calmos, eles têm acessos de agressão durante a desova. Além disso, acontece que comem peixes pequenos. Não se esqueça que ainda são peixes predadores. Tente não adicionar guppy ou peixe neon a eles. No entanto, se eles "desde a infância" foram criados e cresceram com irmãos mais novos, não correm o risco de serem engolidos.

Vizinhança com gourami e bagre também não será um problema. Em geral, é melhor adicionar diferentes tipos de peixes de tamanho médio aos escalares - peixes aveludados ou com cauda de véu se dão muito bem com eles.

Eles também se dão bem com peixes grandes e pacíficos: labirinto, arco-íris.

Os escalarianos não gostam de peixes desajeitados, pois eles próprios são bastante ativos. A agressão pode ser causada por peixes dourados e outros membros da família dos ciclídeos. Os escalares de veludo podem rasgar suas nadadeiras ou ferir seus olhos.

É indesejável manter o escalar com peixes, que podem morder suas nadadeiras finas. São, por exemplo, todos os tipos de ciclazomas.

Para mais informações sobre escalares pretos, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa