Tipos de peixes de aquário

Gourami de chocolate: descrição, cuidado, reprodução

Gourami de chocolate: descrição, cuidado, reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado e manutenção
  3. Compatibilidade
  4. Reprodução

O gourami é um peixe despretensioso que até um aquarista novato pode lidar. No entanto, isso não se aplica à variedade de gourami de chocolate, e é melhor para um amante de peixes inexperiente ignorar esta espécie. Cuidar do gourami de chocolate tem uma série de dificuldades, e é melhor sempre confiar apenas em um profissional para cultivá-lo.

Descrição

O gourami de chocolate tem uma cor corporal marrom avermelhada ou chocolate e um tom ligeiramente esverdeado. Listras transversais amarelo-claras são observadas por todo o corpo, e a barbatana anal é decorada com uma moldura amarela. O comprimento de um indivíduo não ultrapassa 5 cm.O corpo do peixe é oval, com uma cabeça pequena e uma boca pontiaguda e alongada.

Cuidado e manutenção

Este é o tipo de gourami mais difícil de cuidar.

O fato é que na natureza esse indivíduo vive em turfeiras estagnadas e pântanos com abundância de algas e o conteúdo de ácido húmico de plantas podres.

Essas águas são de cor escura, aliás, esses corpos d'água costumam estar localizados em áreas arborizadas, e as densas árvores costeiras escondem a água dos raios solares, deixando o reservatório à sombra. Esses são os habitats ideais para o gourami de chocolate.

Mas é possível organizar esse ambiente em casa? Apenas um aquarista profissional pode lidar com isso, então esse peixe raramente é levado a lojas de animais. Se um amante de peixes de aquário se aventurou em um animal de estimação tão exigente, então é importante observar as seguintes condições de detenção.

  • O aquário deve ser densamente povoado por plantas. É bom se o tanque contiver algas de fundo e flutuantes. Uma boa adição seria a faia ou o carvalho, que no processo de decomposição enriquecem a água com bactérias úteis para o gourami.
  • Adicione o extrato de turfa ao aquário.Você pode colocá-lo em um filtro.
  • Cascalho fino ou areia são adequados como solo. Estes peixes são indiferentes ao tipo de abrigo, podem ser tanto tocos vivos e troncos, como cavernas artificiais, vasos, casas.
  • Use um filtro interno em uma lagoa artificial para evitar o forte movimento da água que incomoda o gourami de chocolate.
  • A temperatura recomendada da água é de 27-30 graus, o pH é de 6,2 a 6,8, a dureza é de 1,5.
  • O aquário deve ter uma tampa para manter o ar aquecido acima da superfície. Se a temperatura da água e do ar forem muito diferentes, os animais podem pegar um resfriado.
  • Pegue dispositivos de iluminação fraca e difusa.
  • Troque 10% da água regularmente, monitore o estado dos animais e plantas do aquário - no caso do gourami, a infecção com infecções bacterianas e fungos é característica.
  • Alimente seu animal de estimação com comida viva ou congelada. Bloodworms, cyclops, tubifex, daphnia são suficientes. É possível alimentar com ração seca pronta, embora a princípio o gourami possa recusar uma dieta tão incomum. Observe a dosagem com cuidado, este peixe não deve ser superalimentado. Na dúvida sobre o tamanho da porção, é melhor não alimentar o gourami em excesso.
  • Antes de comprar uma pessoa física, pergunte ao vendedor sua origem. Se o peixe for criado em condições artificiais, será menos exigente com o conteúdo do que seu parente selvagem.

Compatibilidade

Esta variedade pode ser mantida isoladamente ou em bandos. Em seu ambiente natural, os peixes são principalmente solitários, mas relacionamentos incomuns podem se desenvolver no grupo do aquário. Como em qualquer matilha, um líder aparece aqui, protegendo seu território e perseguindo outros membros do grupo. Alguns aquaristas notaram que um indivíduo com as cores mais brilhantes se torna o líder.

Outro comportamento pode ser observado no grupo de peixes: o líder deita-se de lado e seus "subordinados" nadam até ele e tocam levemente com a boca. Este não é um confronto ou uma espécie de “motim”, é apenas um ritual de reconhecimento do líder. Recomenda-se comprar um cardume de 6 ou mais peixes.

Peixes de tamanho médio e calmos são adequados como vizinhos para gourami de chocolate, isto é, aqueles que não vão levar gourami ao redor do aquário ou interferir em sua alimentação. Freqüentemente, esses peixes se dão bem com peixe-zebra, tetras, kubotai micro-rasbora, rasbora cuneiforme, algumas botias (por exemplo, o acantoftalmo de Kühl). Aquaristas não é recomendável adicionar outras variedades de gourami ao look chocolate.

Reprodução

Antes de começar a criar gourami de chocolate, você precisa aprender a distinguir entre fêmeas e machos. Para os homens, um tamanho maior é característico. Sua barbatana dorsal é angulada e a borda amarela na nadadeira anal e caudal é mais distinta do que nas fêmeas. Os machos têm cores mais brilhantes. Eles têm uma garganta reta, enquanto as mulheres têm uma pontiaguda. Freqüentemente nas fêmeas, uma mancha preta pode ser vista na nadadeira caudal. Os peixes são considerados sexualmente maduros aos 6-8 meses.

Um aquário com um volume de pelo menos 50 litros é adequado para áreas de desova. Não há preferência pelo solo, mas é melhor povoar o tanque com plantas.

Por exemplo, você pode plantar algas herbáceas flutuantes, como samambaias ou Riccia, na área de desova.

Durante o período de desova, é melhor não incomodar os indivíduos, por isso é aconselhável cobrir a parede frontal do aquário.

Para a desova, água com uma temperatura de 28-30 graus, uma dureza não superior a 3 e uma acidez de 5-6 é adequada. Não encha muita água, é o suficiente para encher a caixa de desova até um nível de 15 cm. Primeiro, os produtores selecionados são mantidos separadamente por algumas semanas e alimentados abundantemente. Em seguida, a fêmea e o macho são plantados em um aquário preparado.

A desova pode ser realizada no fundo ou em pequenos ninhos de espuma próximos à superfície. Cada ovo tem aproximadamente 1,5 mm de diâmetro.

Eles são pesados ​​e de alguma forma incrível eles próprios caem no ninho, e não apenas no fundo do aquário.

O macho fertiliza os ovos, após o que a fêmea os coleta em sua boca. Ao mesmo tempo, seu amante também pega os futuros filhotes e os cospe na direção da fêmea. Além disso, a senhora carrega ovos na boca por algumas semanas, quando o macho a protege. Às vezes é possível bater tantos ovos que não cabem na boca, mas com o tempo, a fêmea ainda tenta colocar cada ovo dentro de si. No total, cerca de 40 ovos são colocados em sua boca.

Quando os filhotes estão formados, a fêmea os cospe. Cada bezerro tem aproximadamente 5 mm de tamanho. A prole revelou-se escura, cada indivíduo claramente visível. Basicamente, os bebês se refugiam na folhagem ou ficam próximos à superfície da água. Como alimento inicial, os alevinos podem receber náuplios de artémia, ciclopes e microworm. Eles são alimentados com freqüência, mas dosados. O nível de água para fritar não deve ser superior a 10 cm.

Até que os indivíduos formem órgãos labirínticos e comecem a ofegar por ar, a água do aquário não muda. A temperatura favorável para manter bebês é de 30 graus. Em condições mais frias, eles podem pegar resfriados.

Você aprenderá as regras para manter o gourami em um aquário no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa