Tipos de peixes de aquário

Peixe papagaio: variedades e segredos de conteúdo

Peixe papagaio: variedades e segredos de conteúdo
Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das variedades
  3. Compatibilidade com outros peixes
  4. Características do conteúdo
  5. Reprodução
  6. Fatos interessantes

O peixe papagaio é bem conhecido e popular entre os aquaristas. A procura pela espécie se deve a sua despretensão às condições de detenção e um aspecto brilhante que pode decorar qualquer aquário.

Descrição

O peixe papagaio, também conhecido como papagaio japonês ou papagaio vermelho (Latin Red Parrot Cichlid), é o resultado de experimentos de seleção, não ocorre no ambiente natural. A espécie foi obtida graças ao trabalho de especialistas taiwaneses em 1964 e imediatamente ganhou fama universal. O labiatum e o severum, pertencentes à família dos ciclídeos, e também distintos pela alta decoratividade e boa saúde, foram usados ​​como indivíduos parentais.

No entanto, a lista completa de participantes no trabalho de criação do híbrido não foi anunciada - criadores asiáticos mantêm isso em segredo. O envolvimento das duas espécies listadas neste experimento foi possível estabelecer apenas por sinais indiretos, como semelhança externa e características de comportamento.

Como muitos jovens híbridos, o peixe-papagaio tem algumas deficiências físicas que faltam às espécies que ocorrem naturalmente. Como uma das anormalidades, nota-se uma boca muito pequena, que não permite comer normalmente., nem para se defender de congêneres mais agressivos. Além disso, como resultado da transformação dos genes, a espinha do peixe papagaio ficou um tanto deformada, razão pela qual a bexiga natatória também apresenta alguns desvios de desenvolvimento.

Esses defeitos morfológicos afetam negativamente as habilidades natatórias dos peixes, impossibilitando sua permanência em corpos d'água abertos. A este respeito, o peixe papagaio é exclusivamente um peixe quarto e só consegue viver nas condições confortáveis ​​do aquário.

O peixe papagaio tem uma beleza incomum. O corpo tem uma interessante forma de barril, a barbatana caudal é bastante curta e os próprios peixes crescem até 25-30 cm. Há também uma versão sem cauda - um papagaio em forma de coração, que parece muito gracioso e fora do padrão. Destaca-se entre os restantes habitantes do aquário pela sua forma interessante e cores vivas.

Apesar da bela cor, o focinho do peixe papagaio não é muito bonito. Isso se deve ao formato corcunda do nariz, que se parece com um bico, e os caninos projetando-se para fora. Além disso, os peixes-papagaio nadam desajeitadamente, o que também não adiciona graça e estética à sua aparência. No entanto, uma coloração muito bonita e hábitos interessantes causam admiração e carinho entre os aquaristas, mantendo o peixe papagaio no topo do índice de popularidade.

A cor deve ser discutida separadamente. O fato é que os peixes-papagaio são pintados. Criadores, no decorrer de seus experimentos, usam corantes especiais que são adicionados a espécimes experimentais em alimentos. Como resultado, os peixes papagaios adquirem cores estranhamente brilhantes e bonitas, com as quais encantam os outros.

No entanto, tendo comprado esse tipo de peixe, o novo proprietário fica surpreso ao descobrir que depois de um tempo as cores começam a desbotar e, em seguida, desbotam completamente. Sem o uso de dopagem colorida, o peixe perde completamente sua individualidade e torna-se dono de uma cor comum imperceptível.

Mas o mais desagradável não é alimentar os peixes com tinturas, mas tatuá-los. Para isso, são colocados em um recipiente com álcali, que dissolve o muco natural que protege a pele dos peixes contra danos e infecções. Além disso, os infelizes "papagaios" são imersos em tinta ou tatuados neles.

A última etapa da execução é colocar o peixe em uma solução especial, o que irrita a pele, obrigando-a a produzir de forma intensiva novo muco. Durante esse procedimento selvagem, muitos peixes-papagaio morrem, incapazes de resistir à intimidação de criadores asiáticos. Os espécimes sobreviventes, caindo em condições normais, vivem até 10 anos, são caracterizados por uma boa saúde e forte imunidade.

mas nem todos os "papagaios" são pintados, a maioria dos peixes tem uma cor natural... Entre os tons naturais, predominam as cores vermelha e laranja, enquanto as amarelas são um pouco menos comuns. Também deve ser notado que entre os peixes papagaios, indivíduos completamente despigmentados são freqüentemente encontrados - albinos... Eles são caracterizados por problemas de saúde, baixa resistência e exigem condições mais confortáveis.

Separadamente, deve-se mencionar a natureza do peixe papagaio. Ao contrário da maioria dos ciclídeos americanos, eles são bastante amigáveis ​​por natureza e podem ser mantidos em aquários comunitários. "Papagaios" não aterrorizam seus vizinhos, eles se distinguem pela alta inteligência e raciocínio rápido. Eles são capazes de memorizar na face de seu mestre e sempre o reconhecem de forma inequívoca.

Visão geral das variedades

A classificação dos peixes é feita pela forma e cor do corpo. Existem mais de 100 espécies de peixes-papagaio no total, mas apenas algumas delas são as mais famosas. As cores mais comuns são amarelo, ouro, branco, brilhante, mármore, pérola e roxo, bem como variedades variegadas.

No entanto, o mais popular é o peixe-papagaio vermelho. É distinto por sua cor vermelha brilhante com reflexos laranja, um nariz corcunda, semelhante a um bico, e presas salientes. Os adultos crescem até 25 cm e são adequados para serem mantidos em conjunto com peixes de outras espécies.

O segundo critério de classificação é a forma do corpo e as nadadeiras do peixe-papagaio. Com base nisso, as seguintes variedades híbridas são distinguidas:

  • unicórnio - uma variedade com um pequeno selo na cabeça em forma de chifre;
  • um coração apaixonado é uma espécie que não tem cauda, ​​por isso seu corpo assume formas um tanto inusitadas;
  • lingote vermelho - os representantes desta variedade têm um corpo que se assemelha a um disco e são muito interessantes;
  • Red fortune é uma espécie com barbatanas muito longas e um crescimento impressionante na testa.
  • king kong - estes peixes distinguem-se pelo seu enorme tamanho e uma grande protuberância gordurosa na parte frontal da cabeça.

Compatibilidade com outros peixes

O peixe-papagaio é uma das poucas espécies de ciclídeo americano que não tem problemas com seus vizinhos de aquário. Eles são não agressivos e não terríveis, não têm direito a outros peixes em relação ao território. Os "papagaios" são compatíveis com quase todos os peixes de aquário e não causam aos proprietários os problemas típicos de muitas espécies de ciclídeos sul-americanos.

Parrotfish se dá bem com bagres, farpas, facas pretas, astronotus, haracin e a maioria dos tipos de ciclídeos. A exceção são os escalares - uma das menores variedades de ciclídeos. Este peixe está constantemente escondido em densas algas verdes, que os "papagaios" comem impiedosamente. Depois que as verduras são comidas, eles prestam atenção aos escalares em miniatura e se esforçam para devorá-los.

    Portanto, a manutenção conjunta é permitida apenas em aquários com volume superior a 200 litros na presença de todos os tipos de abrigos e cavernas onde um pequeno escalar possa se esconder. O mesmo se aplica a todos os peixes pequenos, e se o seu tamanho não ultrapassar 5 cm, então é melhor não deixá-los com "papagaios".

    Características do conteúdo

    O peixe-papagaio é uma criatura despretensiosa, boa para iniciantes e muito fácil de cuidar. Porém, antes de comprá-los, é necessário preparar bem o aquário. Para isso, é aconselhável levar um recipiente com um volume de pelo menos 150 litros por par de peixes, enchê-lo com terra desinfetada e colocar raízes grandes, troncos, grandes pedras chatas, potes de cerâmica e cascas de coco no fundo. Esses elementos servirão de esconderijo para peixes e de desova.

    Recomenda-se usar como solo uma mistura de areia de rio e pedrinhas, tomadas em quantidades iguais, bem misturadas e calcinadas no forno. A espessura da camada deve ser de pelo menos 6 cm, o que se deve à tendência dos "papagaios" cavarem o solo. Além disso, os seixos devem ser redondos e lisos, caso contrário, animais de estimação que adoram enxamear no substrato podem se machucar.

    Então você precisa comprar e instalar um filtro poderoso, capaz de destilar pelo menos dois volumes do aquário por hora, e um compressor que satura a água com oxigênio. A renovação da água é realizada semanalmente, com reposição de 20 a 30% do volume total. A temperatura da água no aquário deve ser de + 24-27 graus Celsius, acidez - 7 unidades, e o índice de dureza não é superior a 25 dGh.

    E também não devemos esquecer a luz de fundo. O peixe papagaio adora luz moderada, portanto, se o aquário estiver em uma sala escura, ele deve ser destacado. Lâmpadas com luz vermelha podem ser utilizadas como dispositivo de iluminação, pois iluminam muito bem as escamas dos peixes, tornando-as ainda mais espetaculares.

    Quando se trata de espaços verdes, o melhor é plantá-los nas laterais do aquário ou em segundo plano. Isso se deve ao fato de que, durante a desova, as fêmeas arrancam as algas pela raiz e põem ovos nas fossas formadas.

    Portanto, é mais sensato usar plantas robustas com raízes fortes, colocando-as ao longo das linhas laterais do tanque. Para evitar que os peixes papagaios saltem da água, o aquário deve ser coberto com uma tampa de vidro ou rede.

    Você pode alimentar os "papagaios" alimentos vegetais picados, vivos ou alimentos congelados, bem como formulações granulares secas... Você pode diversificar a dieta com vermes, artêmias, camarões e minhocas. Como tempero superior, é permitido dar guppies vivos e produtos de carne. Para evitar a perda de cor, é recomendável incluir no cardápio alimentos ricos em beta-caroteno.

    Eles alimentam peixes papagaio 2 vezes ao dia - de manhã e à noite, enquanto formam porções não muito grandes. A comida para eles está sujeita a trituração obrigatória, que se deve a uma boca pequena e a dificuldade em comer. Uma vez por semana, é necessário providenciar um dia de jejum, não dando comida aos peixes. Essa necessidade se deve à tendência do peixe papagaio a comer demais e à rápida obesidade.

    Considerando as peculiaridades da criação de peixes papagaios, não se pode deixar de falar sobre suas doenças, que muitas vezes são causadas por más condições e uma alimentação desequilibrada. Então, o aparecimento de manchas pretas nas escamas é explicado por uma queimadura de amônia ou estresse severo, que surgiu devido a um abrigo destruído ou uma grande superpopulação do aquário. Além disso, o peixe-papagaio às vezes sofre de doenças comuns em peixes, como semolina e hexamitose, no entanto, em geral, é muito mais forte e saudável do que todos os seus ancestrais.

    Reprodução

    O dimorfismo sexual nesta espécie é muito fraco, por isso à primeira vista, é muito difícil distinguir uma jovem mulher de um homem... Isso pode ser feito apenas durante a desova, quando o ovipositor aparece nas fêmeas e o ducto deferente nos machos. É bastante simples distingui-los: o ovipositor é bastante largo, tem a forma de um tubo e é curto, enquanto o ducto deferente é pontudo e estreito.

    E apenas com a idade (cerca de um ano e meio), aparecem diferenças externas perceptíveis. Os machos adquirem uma cor mais brilhante e suas nadadeiras tornam-se pontiagudas. Além disso, nessa idade, já são visivelmente maiores que o sexo feminino, o que não permite erros na determinação do sexo.

    Como acontece com muitas espécies geneticamente modificadas, a espermatogênese está completamente ausente nos peixes-papagaio machos, tornando-os estéreis. No entanto, eles se comportam na época de acasalamento da mesma forma que as espécies férteis. Os casais organizam jogos de acasalamento, desenterram o solo e preparam um local para a desova. Além disso, as fêmeas botam ovos, e é aí que tudo termina. Os machos são incapazes de fertilizar os ovos, razão pela qual morrem ou são comidos pelo macho e pela fêmea.

    Se um casal vive em um aquário comum e os machos de outras espécies de ciclídeos conseguem fertilizar os ovos, então surgem numerosos descendentes, com formato semelhante ao da mãe, mas de cor completamente diferente. Por exemplo, alevinos de fêmeas vermelhas a 5 meses de idade são cinza-escuros, após o qual muitos deles ficam laranja.

    Eles alimentam os alevinos 5 vezes ao dia com ração especial, no entanto, os próprios pais costumam trazer as presas para a casa. Eles nadam até o filhote com um pedaço na boca e, depois de mastigar, cuspem no centro do rebanho.

    Fatos interessantes

    O peixe papagaio é uma espécie híbrida de ciclídeos muito interessante e não deixa ninguém indiferente com a sua aparência e hábitos. Assim, à noite, muitos deles estão envolvidos na formação de um casulo de muco, no qual passam a noite em segurança. E também interessante é o fato de que a cor dos papagaios é instável ao longo da vida, muda dependendo da idade e das condições de detenção. Neste caso, queremos dizer variedades naturais não pintadas que não foram submetidas a várias execuções.

    O comportamento dos papagaios aos pares também é interessante. Após a desova e o aparecimento dos alevinos, com a participação de outro macho, as “esposas” muitas vezes resolvem as coisas e brigam entre si. Se isso se deve ao aparecimento na casa de "outro homem" ou não, não se sabe, mas o fato permanece. Merece atenção e sua a capacidade de lembrar o dono pessoalmente e, no futuro, de reconhecê-lo inequivocamente.

    E mais um fato interessante: além dos peixes papagaio - representantes da família dos ciclídeos sul-americanos, existem várias outras espécies de peixes de aquário com o mesmo nome.

    O menor deles é pulcher pélvicacromis (lat.Pelvicachromis pulcher). Esta espécie já pertence aos ciclídeos africanos, mas difere de seus congêneres em seu tamanho diminuto e em absoluta tranquilidade. Além disso, ao contrário dos grandes "papagaios", o peixe é de origem natural e consegue reproduzir-se de forma natural. Na natureza, o "papagaio" é encontrado nos rios da Nigéria, Camarões e outros países da África Ocidental.

    O comprimento dos "papagaios" em miniatura raramente ultrapassa 8 cm, e a expectativa de vida é de apenas 5 anos. E a cor natural em sua decoratividade é muito inferior aos corantes artificiais e tatuagens característicos dos híbridos asiáticos, tornando os peixes discretos.

    Além do peixe-papagaio em miniatura, também existem espécies grandes, como peixe papagaio verde acidentado. Pertence à classe de ordem wrasse com nadadeiras raiadas e, apesar do mesmo nome, não tem nada a ver com o ciclídeo "papagaio".

    A conífera "papagaio" é um peixe muito grande e, em boas condições e na presença de um grande reservatório, cresce até 1 m. O gigante corresponde totalmente ao seu nome e tem um crescimento característico na testa. Os adultos são muito agressivos por natureza e só podem ser mantidos em aquários separados.

    Descubra mais informações sobre o peixe-papagaio no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa