Tipos de peixes de aquário

Regras básicas para criação de peixe-zebra

Regras básicas para criação de peixe-zebra
Contente
  1. Características e variedades
  2. Como saber a diferença entre um homem e uma mulher?
  3. Onde desovar
  4. Dicas de preparação de desova
  5. Processo de desova
  6. Como cuidar do caviar?
  7. Como cuidar dos alevinos?
  8. Repetição de desova
  9. Existe uma diferença na reprodução entre as espécies?

O peixe-zebra é uma espécie de carpa. São merecidamente populares entre os aquaristas, o que não é surpreendente, uma vez que não requerem cuidados especiais, dão à luz ativamente e sentem-se bem no aquário. Em condições naturais, o peixe-zebra é comum no sul da Ásia.

Características e variedades

Para criar condições de vida confortáveis ​​para os peixes, é necessário colocá-los num aquário com um volume superior a 10 litros. É melhor se tiver uma forma alongada, uma vez que os peixes-zebra são muito móveis e requerem liberdade de movimento. Idealmente, se você colocar de 7 a 8 indivíduos juntos, já que os peixes estão em cardume.

Certifique-se de que a água está sempre fresca. Para fazer isso, será suficiente atualizá-lo em 15 por cento semanalmente.

Danio pode ser chamado de onívoros. É necessário monitorar principalmente o tamanho da ração, não deve ser muito grande. Para que os peixes se reproduzam ativamente, eles precisam de comida viva. Bloodworms ou dáfnias são perfeitos. Indivíduos maduros, atingindo a idade de 5 a 8 meses.

Danio também pode ser criado em casa. As principais espécies comuns em nosso país são rerio, rosa, barbatana laranja, leopardo, dangila e hopra. Vamos considerar suas diferenças com mais detalhes.

  • O tipo de rerio também é chamado de zebra. Possui listras azuis e amarelas em seu corpo e pode crescer até 7 centímetros de comprimento. Foi com base neles que o peixe-zebra foi criado, caracterizado por um brilho fluorescente.
  • O peixe-zebra rosa mede até 6 centímetros. Eles são capazes de se sentir confortáveis ​​em um aquário comum. O leopardo é ligeiramente menor, até 5 centímetros, e se distingue por uma cor manchada característica.
  • Peixe-zebra de barbatana laranja levam seu nome de acordo com a tonalidade das barbatanas.
  • Os menores peixes são o lúpulo. Eles crescem apenas até 3 centímetros.
  • Uma das maiores é a dangila. Eles podem ter até 10 centímetros.

As diferenças nas variedades manifestam-se principalmente externamente. Todos eles se comportam de maneira semelhante e têm as mesmas necessidades. Portanto, você pode criar esses peixes usando as instruções universais.

Como saber a diferença entre um homem e uma mulher?

As diferenças entre os alevinos são muito difíceis de encontrar, mas tornam-se menos semelhantes com a idade. Quanto aos machos, seu tamanho é mais modesto do que o do sexo oposto. Os meninos têm cores vivas e ricas, principalmente no caso das nadadeiras. As meninas são menos esbeltas, têm barriga redonda.

O abdômen inchado da mulher é considerado pronto para a reprodução. Nesse período, são liberados feromônios, aos quais o homem reage. Os machos também são capazes de secretar feromônios. Indivíduos de ambos os sexos devem ser combinados em um recipiente por 8 horas.

O peixe-zebra atinge a maturidade sexual na idade de 5-9 meses. As fêmeas têm cerca de 2,5 centímetros de comprimento, os machos podem ser ligeiramente menores.

Onde desovar

Para realizar a desova, são oferecidas 2 opções. O aquarista deve escolher o mais preferido.

A primeira delas é quando os peixes são mantidos em um aquário comum. O recipiente deve ser equipado com abrigos e as plantas devem ser colocadas nele. No entanto, esses cuidados nem sempre evitam que os filhos sejam comidos por seus congêneres.

Uma área de desova pode ser a saída... Normalmente é um recipiente com volume de 20 a 40 litros.

Uma rede especial é colocada no fundo, através da qual o caviar cairá. É necessário garantir que as bordas da rede se encaixem perfeitamente nas paredes do aquário - isso protegerá os ovos, pois os peixes não conseguirão alcançá-los.

Você pode substituir a malha por solo de desova. Alguns aquaristas também usam bolas com mais de um centímetro de diâmetro. Essas medidas permitem que os ovos se percam e surjam no futuro.

Dicas de preparação de desova

Coloque ambos os sexos em aquários diferentes antes de desovar. Vale a pena observar a comida que os peixes comem. Deve ser de alta qualidade. Bloodworms ou dáfnias são os melhores.

O abdômen significativamente arredondado da fêmea sinaliza que ela está pronta para desovar. As condições mais confortáveis ​​para este processo são:

  • temperatura da água, que no verão deve ser de 20 a 25 graus, e no inverno de 17 a 22 graus;
  • acidez em um nível de 6 a 7,5 pH;
  • dureza não superior a 10 hD.

O fluido deve ser oxigenado. Isso pode ser conseguido colocando um meio de cultivo no fundo do aquário. Seu papel pode ser desempenhado, por exemplo, por um cuco ou um pinado. Depois de algumas semanas, o peixe-zebra é colocado em uma área de desova. O grupo deve ter mais de 5 indivíduos.

Também é útil fornecer abrigo para as mulheres. Pode ser uma variedade de plantas, desde de caule longo até musgos. Uma samambaia ou hornwort está bem.

Processo de desova

Os peixes que estão prontos para reprodução e incubação de ovos precisam ser transplantados sob certas condições, a fim de excluir a ocorrência de uma situação estressante. É necessário desligar a luz e realizar o processo à noite. Sob as condições certas, a desova começará pela manhã. Às vezes, você precisará esperar 1-2 dias, durante os quais você não deve alimentar o peixe-zebra. Em alguns casos, quando o processo é atrasado, após 2 dias, você pode adicionar algum feed.

Se a espera se prolongar, as fêmeas são colocadas de volta no tanque comunitário por mais algumas semanas.

Durante a queda dos ovos, o macho persegue a fêmea. O nível da água deve ser de cerca de 10 centímetros.

Como cuidar do caviar?

O caviar também precisa de alguns cuidados. Deve-se ter em mente que é muito delicado e pode morrer em conseqüência de uma infecção ou fungos. Portanto, você deve seguir as medidas de segurança.

  • O recipiente de água deve ser sombreado.
  • Um pouco de eritromicina finamente moída é adicionada à água, ou algumas gotas de iodo são adicionadas para desinfetar o líquido.
  • Os primeiros sinais da presença de fungos são o branqueamento dos ovos 2 a 4 horas após o seu aparecimento. Esses ovos devem ser removidos com uma pinça, caso contrário, o resto morrerá.
  • A troca de fluidos deve ser diária e a água deve ser renovada em 10-25 por cento. Você não deve misturar líquidos de diferentes temperaturas.

Como cuidar dos alevinos?

As larvas que aparecem no início comportam-se com calma. Eles se sentam em superfícies e não se movem. A nutrição ocorre com a ajuda do saco vitelino, que se dissolve por conta própria em 5 a 6 dias.

Isso forçará os alevinos a começar a procurar por comida e, portanto, a se tornarem ativos.

Na primeira vez, eles precisam de comida líquida. Alimentos especiais podem ser adquiridos na loja de animais. Os ciliados estão no coração, a ração é apenas um alimento adicional.

Deve-se notar que os alevinos podem crescer muito rapidamente. Para mover para um aquário comum, eles devem atingir um comprimento de 1,5 centímetros. Depois de um mês e meio, eles crescem para 24 milímetros.

Repetição de desova

A segunda desova deve ocorrer 1-1,5 semanas após a primeira. Esta é uma condição importante, pois caso contrário os ovos são capazes de amadurecer demais, respectivamente, os filhotes não aparecerão. Se a fêmea não se livrar desses ovos, ela pode ficar doente. No habitat natural, 5-6 desovas consecutivas para peixes desta espécie é a norma.

    O comportamento inquieto da fêmea ao se deslocar para o local de desova indica que os ovos estão imaturos ou maduros demais. O indivíduo pode correr e até se esconder do homem. Nesse caso, é necessária ajuda.

    Deixar cair ovos muito maduros é um momento crucial. É necessário realizar todas as manipulações com cuidado para não machucar a fêmea. A ajuda é expressa da seguinte forma:

    • o peixe é enrolado em algodão úmido e espremido entre os dedos;
    • com a outra mão, o caviar é cuidadosamente espremido para fora dele.

    Existe uma diferença na reprodução entre as espécies?

    A reprodução de algumas espécies de peixe-zebra tem suas próprias nuances. Por exemplo, indivíduos rosa precisarão de um aquário separado. Em que deve haver 2 homens por mulher.

    A desova das espécies de leopardo dura 2 meses. Todo esse tempo, homens e mulheres estão juntos, permanecendo fiéis. No peixe-zebra dourado, os pares podem somar para o resto da vida.

    Independentemente da variedade, deve-se ter em mente que se a fêmea começar a desovar no aquário geral, ela poderá ser plantada durante o processo. A chuva simulada promove a reprodução. O principal é ser paciente, fazer tudo da forma mais correta e precisa possível, pois criar peixes-zebra não causará muitos problemas.

    Para obter informações sobre como criar peixes-zebra corretamente, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa