Tipos de peixes de aquário

Tudo sobre peixe rasbor

Tudo sobre peixe rasbor
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Manutenção e cuidados
  4. Nutrição
  5. Compatibilidade
  6. Reprodução

Rasbora é um pequeno peixe de aquário vivo e móvel. Na natureza, ela prefere habitar rios tranquilos e pequenos lagos tropicais. Lá os peixes nadam em cardumes, tentando ficar mais perto da superfície da água. Alguns tipos de rassor podem ser mantidos em aquários.

Descrição

Na natureza, os rassors de água doce geralmente vivem nas águas do sudeste da Ásia, algumas espécies são encontradas no continente africano e também habitam as Filipinas, Índia e Indonésia. Lá, a água é muito macia e quente, com uma abundância de matagais de densa vegetação, e os galhos de grandes árvores frondosas cobrem rios e lagos com os raios do sol escaldante.

Aquários são pequenos - seu tamanho não ultrapassa 4-5 cm, eles foram criados como decorativos por mais de 100 anos, e durante todo esse tempo eles desfrutam de popularidade inalterada. A demanda por esses peixes pode ser explicada de forma muito simples: eles são despretensiosos às condições de detenção, embora tenham um caráter pacífico e, portanto, são perfeitos para aquaristas novatos.

Apesar da grande variedade de espécies, todos os representantes do rasbor são caracterizados por uma forma corporal semelhante, as cores são dominadas por tons luminosos de vermelho, roxo e prata. O dimorfismo sexual é mal expresso, portanto, é bastante difícil para criadores inexperientes distinguir a fêmea do macho exteriormente.

Visualizações

Na selva, existem cerca de 50 tipos de rassor, entre elas você encontra verdadeiras belezas: brilhantes, coloridas e brilhantes. Alguns representantes podem ser mantidos em aquários - estes são espey, papel residual, vaga-lume, mera, eritromicron, arlequim, kubotai, três linhas, morango, manchado, cauda vermelha, savba, brilhante.

    Os mais populares são várias variedades.

    Galáxia

    No ambiente natural, este peixe vive na Birmânia, foi descoberto há relativamente pouco tempo, e em pouco tempo as criaturas se tornaram muito populares entre os aquaristas. Este é um dos menores tipos de rassor - o comprimento do corpo dos adultos não ultrapassa 2-3 cm, no entanto, as cores vivas compensam a falta de tamanho. Os machos são muito mais brilhantes e espetaculares do que as fêmeas - eles têm nadadeiras escarlates, que parecem muito bonitas contra o fundo de lados azul-escuros.

    Devido ao seu pequeno tamanho em reservatórios artificiais, esses peixes são mantidos em cardumes de 25-30 indivíduos.

    Fita

    Este tipo de rasbor é popular devido à sua cor rica e multicolor, que pode variar em uma variedade de matizes e tons, sendo difícil nomear o tom padrão desse peixe. O comprimento do corpo da faixa de cinto não excede 3 cm. São peixes pacíficos, mas muito tímidos, por isso gostam de viver em bandos de 8 a 10 indivíduos e se esconder em matagais de plantas aquáticas.

      No aquário, é necessário plantar o máximo possível de algas e outros representantes da flora aquática.

      Brigitte

      Bastante pacíficos e extremamente despretensiosos em conteúdo, criaturas que vivem naturalmente nos rios quentes da Ásia, mas se adaptam rapidamente à existência em reservatórios artificiais. Estes peixes distinguem-se por uma bela cor - o corpo azul-acinzentado é coberto por manchas amarelas e a barbatana superior tem uma faixa vermelha brilhante.

      Os peixes são pequenos, seu comprimento não ultrapassa 2 a 3 cm e a expectativa de vida média é de 3,5 a 4 anos. Brigitties gostam de aquários com vegetação densa, onde os peixes podem colocar ovos com segurança e esconder os alevinos dos adultos.

        Para a alimentação, esses rasboros são completamente despretensiosos, mas, ao mesmo tempo, o brilho e a saturação de suas cores dependem muito da qualidade da ração.

        Rasbora Hengel

        São povos da Indochina e da Indonésia, onde habitavam lagos estagnados ou rios de pouca corrente, portanto, em aquários, deveriam reproduzir as condições adequadas. Os peixes brigídeos atingem um comprimento de 3 cm. Para estes peixes, a temperatura ótima é de aproximadamente +23,28 graus Celsius. Esses representantes de rasbor podem comer qualquer comida, mas os peixes são muito exigentes quanto à pureza da água, portanto os criadores devem trocá-lo cerca de um quarto por dia.

        Lembre-se de que seus animais de estimação podem ser extremamente ativos e até mesmo pular para fora do aquário durante as brincadeiras. Para evitar que isso aconteça, feche-o com a tampa.

        Heteromorfo

        Essa rassbora também é chamada de cunha, a subespécie é um pouco maior que as anteriores - seu tamanho chega a 4,5 cm. Na natureza, é encontrada nas águas estagnadas da Malásia, Tailândia, e é comum na Indonésia. Eles se adaptam à vida em reservatórios artificiais com bastante rapidez. Esses peixes se distinguem por um tom dourado-prateado ou dourado, uma cauda translúcida com um entalhe e uma borda vermelha ao longo de todo o corpo.

        Do meio do corpo até a cauda, ​​uma lâmina roxa escura ou preta é perceptível - é nela que os machos diferem das fêmeas, nos machos é afiada e nas fêmeas é bastante arredondada. Uma temperatura confortável para esses peixes é de 23,25 graus Celsius.

        Manutenção e cuidados

        Para a desmontagem, é necessário um aquário razoavelmente grande, com capacidade mínima de 50 litros ou mais. A temperatura da água deve ser mantida em +23,25 graus Celsius, para manter o aquecimento no nível desejado, é aconselhável adquirir um termômetro de água. A dureza da água deve ser de cerca de 10-12 unidades e o nível de acidez deve estar na faixa de 6,5-7,5.

        É muito importante equipar o aquário com um compressor, que é responsável pela aeração.Não será supérfluo trazer a biocenose do aquário o mais próximo possível do habitat natural, portanto é necessário escolher as plantas aquáticas e o solo corretos. É aconselhável cobrir o fundo com seixos pequenos ou gravilha média. As plantas devem estar vivas, e devem ser plantadas o mais densamente possível, porém é melhor deixar parte da área livre - isso facilitará o cuidado do aquário.

        É aconselhável colocar cacos decorativos, grutas de cerâmica e cavernas no fundo - esses peixes adoram ficar em abrigos.

        É desejável, mas não necessário, instalar um filtro em um aquário com racks. Porém, se você pretende criar peixes, precisará adquirir o modelo mais simples com carvão e uma esponja, que será responsável pela purificação mecânica da água. Uma troca de água deve ser realizada todas as semanas - geralmente 25-30% do fluido do aquário é renovado.

        Iluminação é necessária escuro, abafado, necessariamente disperso. Dispositivos de iluminação potentes não são adequados para esses animais de estimação - nessas condições, os peixes ficam estressados, começam a correr pelo aquário e até tentam pular para fora d'água.

        Se forem criadas condições de vida confortáveis ​​para os peixes, eles não ficarão doentes. Mas se as condições de detenção forem violadas, os rasbora enfrentam algumas doenças.

        • Frio - este problema ocorre quando a temperatura cai 5 graus ou mais.
        • Infeções fungais - também se torna uma consequência de uma diminuição da água para +17,20 graus. Para curar os peixes, é necessário elevar a temperatura da água para +30 graus Celsius. Além disso, o aquário deve ser equipado com compressores e, se possível, filtros.
        • Oodiniose - uma doença causada por parasitas. O perigo desta doença é que o peixe não mostra sinais de infecção por muito tempo, ele se comporta como antes e tem uma aparência normal. O criador pode adivinhar que há um problema somente depois que ele começa a pegar os cadáveres de seu aquário, a doença é especialmente perigosa para os alevinos. Para melhorar o microambiente, sal de cozinha é adicionado à água a uma taxa de 1,5 colher de sopa. eu. para cada litro de líquido.

          Muitas doenças rassor associadas a uma discrepância entre a composição da água ao nível recomendado. Por exemplo, a presença excessiva de álcalis causa choque e morte rápida de animais de estimação - é extremamente importante fazer medições após cada troca de água. Se animais jovens forem movidos para o reservatório, as referências devem ser feitas diariamente.

          Para evitar o desenvolvimento de doenças perigosas, atenção especial deve ser dada à prevenção, que envolve as seguintes medidas:

          • mudanças regulares de água;
          • instalação de um aquafiltro;
          • exame periódico dos peixes para detecção de fungos ou outras lesões infecciosas das escamas, brânquias e barbatanas;
          • limpeza oportuna de sobras de resíduos de ração;
          • mantendo parâmetros de água ideais.

          Nutrição

          Em seu ambiente natural, a rassbora se alimenta de zooplâncton, minhocas e insetos, portanto, em aquários, animais de estimação também podem receber alimentos vivos: vermes, pequenos crustáceos, além de camarões congelados picados e outros frutos do mar. No entanto, rassors também não recusam comida seca, a única condição é que a comida seja de boa qualidade, pois disso depende em grande parte o brilho da cor e a decoratividade do animal.

          De vez em quando, os peixes precisam de alimentação adicional. Normalmente, utiliza-se para isso pão seco, água fervida e sêmola resfriada - esses produtos contêm micro e microelementos úteis para peixes.

          Compatibilidade

          A raspagem é muitas vezes iniciada por diversão - esta é uma idéia muito boa, uma vez que esses peixes podem se dar bem com qualquer outro habitante não agressivo do aquário.

          O rassor deve ser mantido em grandes bandos., não podem viver sozinhos, a ausência de "irmãos em mente" os deixa nervosos e estressados, o que tem um efeito muito deplorável em seu estado nervoso. Esteja ciente de que de mau humor, esses peixes começam a mostrar agressividade, e mesmo os indivíduos mais pacíficos precipitam-se para a luta e podem ferir um oponente que acidentalmente caiu sob sua "mão quente".

          Eles se dão bem com gouras, bem como danios e tetras de nariz vermelho. Para pequenas variedades, vizinhos despretensiosos como os neons são adequados para análise e, para variedades mais autênticas, você pode até oferecer farpas de tubarão como companheiros.

          As únicas espécies com as quais os rasbora não encontram uma "linguagem comum" são os ciclídeos e astronotos agressivos.

          Reprodução

          Esses peixes atingem a maturidade sexual a cada ano, em casos raros isso acontece um pouco mais cedo. Quando chegar o momento certo para a desova, as fêmeas e os machos devem ser acomodados em tanques separados por 2 semanas. Isso não é nada difícil, pois neste momento as mulheres têm uma barriga visivelmente aumentada.

          Nesse ínterim, você pode começar a organizar os locais de desova. Eo contêiner certamente deve ser bastante espaçoso, com um volume de pelo menos 15 litros. O líquido nele deve ser instalado em cerca de 15-20 cm, uma malha de náilon de proteção é colocada no fundo - se isso não for feito, os ovos caídos serão comidos pelos peixes adultos.

          Em algumas áreas da rede, podem ser colocados pequenos arbustos de plantas - desta forma serão recriadas as condições naturais de desova, quando toda a flora aquática passa a ser a base para a guarda dos ovos.

          A água no local de desova deve estar 2-3 graus mais quente do que o normal, isso se torna um sinal para que os animais de estimação se reproduzam. Independentemente da hora do dia, o recipiente deve ter iluminação artificial, além de aeração de alta qualidade. Em um recipiente preparado, é necessário colocar de 1 a 6 pares de fêmeas e machos, geralmente pela manhã começam os jogos de acasalamento, que são acompanhados por uma desova, e esse processo continua por cerca de três horas.

          Nesses momentos, as fêmeas começam a deitar de lado e espremer os ovos de si mesmas sobre as folhas das plantas aquáticas, logo em seguida os machos sobem e os fertilizam. No final do processo de criação, os pais “recém-feitos” devem ser plantados imediatamente longe dos ovos, e o nível de líquido na caixa de desova deve ser reduzido à metade.

          Depois de um dia, os ovos se transformam em larvas - neste estado eles não toleram luz forte, portanto, é melhor cobrir o recipiente com um pano escuro imediatamente após os pais terem se acomodado.

          Após cerca de 7 dias, as larvas são convertidas em alevinos, por isso precisam começar a se alimentar com poeira viva ou ciliados para um crescimento acelerado.uma.

          Quando os alevinos atingem 2 cm de comprimento, podem ser transplantados para um grande aquário comunitário.

          Veja o próximo vídeo para ainda mais detalhes sobre os recursos da análise cuneiforme.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa