Tipos de peixes de aquário

Manutenção e cuidados com peixes papagaios

Manutenção e cuidados com peixes papagaios
Contente
  1. Descrição
  2. Cuidado e manutenção
  3. Alimentando
  4. Compatibilidade com outros peixes
  5. Reprodução

Talvez um dos mais brilhantes representantes da família dos ciclídeos no aquário seja o peixe-papagaio. Esta criatura incomum se distingue não apenas por sua aparência única, mas também por sua engenhosidade. Para que os peixes se deliciem com sua beleza o máximo possível, é importante seguir todas as regras de manutenção e cuidados.

Descrição

Tendo visto este peixe interessante pela primeira vez, muitos se lembram de personagens de desenhos animados aquáticos. Esta criatura tem um "rosto" com uma expressão muito fofa, que lembra um personagem de desenho animado. Esta carinha ingênua está em grande harmonia com a natureza amistosa e tímida dos peixes. O peixe papagaio também pegou emprestado o nível de inteligência dos ciclídeos, mas não herdou uma disposição agressiva.

Na maioria das vezes existem indivíduos de cor laranja ou vermelha. Gradualmente, a cor vai desaparecendo, mas quando o caroteno é adicionado ao aquário, as escamas ficam coloridas novamente. Ocasionalmente, os criadores conseguem encontrar albinos com o corpo branco como a neve ou amarelado.

Todas as outras cores conhecidas no aquarismo: roxo, verde, azul e outras são resultantes de colorações químicas de peixes. Esses indivíduos têm um sistema imunológico fraco e, portanto, sua expectativa de vida é significativamente reduzida. Além disso, a cor artificial é eliminada com o tempo.

Existem também variedades manchadas, as cores mais famosas são panda, mármore, pérola variegada e diamante.

As espécies de pérolas e diamantes são obtidas pela seleção de papagaios vermelhos e outras espécies de ciclases.Quando manchas pretas são visíveis na pele, pode-se presumir que o animal está sob estresse, por isso é necessário descobrir a causa da enfermidade e solucionar o problema.

Cuidado e manutenção

Para dois indivíduos, é necessário um aquário com um volume de 50-70 litros. Os peixes papagaio são criaturas modestas que preferem não chamar a atenção para si mesmas, por isso é importante plantar algumas plantas e equipar o recipiente com uma gruta, madeira flutuante e outras decorações que os peixes usarão como esconderijos. Na vegetação, os ciclídeos não têm preferências, mas mais frequentemente os especialistas usam Anubias, Cryptocorynes, Echinodorus. Recomenda-se plantá-los nas bordas e na parede posterior, e deixar o centro para nado livre dos habitantes do aquário.

Os papagaios também são despretensiosos com a decoração, ficarão felizes até com uma panela de cerâmica, mas acima de tudo serão atraídos pela casca de um coco fervido. Como substrato, os aquaristas aconselham comprar seixos sem arestas vivas para que os cantos não prejudiquem os peixes. A camada de solo recomendada é de 5 cm. Não use dispositivos de alta potência para iluminação.

Lâmpadas vermelhas fracas bastam. Portanto, 0,3-0,5 watts por litro de volume limpo de água do aquário serão suficientes. Se a luz for mais forte, a cor do peixe irá desbotar gradualmente.

Os papagaios se acostumam rapidamente com seu território. Tendo escolhido o local mais adequado, por exemplo, um coco com buraco, os peixes não trocarão mais a sua casa por outro abrigo. O animal pode até começar a equipar-se de uma casa, por exemplo, levar para lá materiais importantes, em sua opinião, encontrados no aquário. Na criação de peixes, deve-se levar em consideração sua "casa" e tentar preparar com antecedência um local conveniente para abrigar um buraco.

Para uma vida confortável, esses peixes precisam de água com dureza não superior a 10 dGH e acidez de 6,5 a 7,0 pH. Coloque um aquecedor no aquário e mantenha a temperatura entre 24-26 graus. Equipe o aquário com um filtro externo ou interno e lembre-se de limpar a unidade regularmente. O filtro interno necessita de uma limpeza especialmente frequente. Além disso, compre sistemas de aeração que irão enriquecer a água do aquário com oxigênio.

Devido à impossibilidade de os ciclídeos apanharem alimentos do fundo, o seu aquário suja-se rapidamente, pelo que se recomenda a limpeza periódica do solo com sifão, bem como a mudança de 1/3 da água semanalmente. Ao adicionar, use água que já assentou por um dia.

Alimentando

Uma atenção especial deve ser dada à alimentação do peixe-papagaio. O fato é que eles têm uma estrutura corporal muito incomum, ou seja, uma boca que se abre em um ângulo baixo e, portanto, eles às vezes têm dificuldade para absorver os alimentos. Esses animais de estimação são capazes de comer apenas alimentos que flutuam na superfície ou começam a afundar, e é impossível pegar um pedaço de comida do fundo para um peixe com uma mandíbula tão fora do padrão.

Devido a isso recomenda-se alimentar os papagaios em doses. Observe que as lojas oferecem ração granulada especial, que flutua na superfície por muito tempo, e por isso os peixes têm tempo de festejar com eles até que os grânulos afundem.

Além dos alimentos prontos, os alimentos vivos ou congelados podem ser incluídos na dieta. Por exemplo, você pode oferecer carne de camarão ou verme para seus animais de estimação do aquário. Para que os peixes claros voltem a ficar brilhantes e coloridos, pode-se alimentá-los com alimentos com grande quantidade de caroteno.

Alimentar com alimentos vegetais, por exemplo, abobrinha, ervilha, pimentão, é bastante aceitável. A frequência da alimentação é de 1 a 2 vezes ao dia; também é recomendável organizar dias de jejum uma vez por semana.

Compatibilidade com outros peixes

O peixe papagaio é uma criatura pacífica e benevolente que se dá bem com muitos tipos de peixes. Essas criaturas não lutarão por território ou se interessarão pelas barbatanas de véu de seus vizinhos. Embora entre os papagaios existam variedades agressivas.Isso inclui, por exemplo, o papagaio de cone verde. Além disso, a manifestação de raiva é possível por parte dos machos durante o período de desova.

A união mais livre de conflitos acontecerá quando peixes que adoram cavar no solo forem enganchados em papagaios. Bons vizinhos podem ser facas pretas, bagres, haracin, ciclídeos sul-americanos, farpas, labeo, aravana, congo, aperonotus-de-testa-branca.

Papagaios com escalares, que gostam de ficar no mato, não terão relacionamentos muito bem-sucedidos. Um peixe papagaio, no processo de roer matagais, pode simplesmente confundir seu vizinho plano com um fragmento de vegetação e assumir suas barbatanas.

Essa vizinhança só é possível em um aquário com volume de pelo menos 200 litros. Também não é recomendável pousar peixes pequenos com menos de 5 cm de comprimento ao lado de ciclídeos, por exemplo, neons, guppies, grácil, porque também podem se tornar um objeto de alimento para papagaios vorazes.

Reprodução

Como todos os ciclídeos, o peixe-papagaio se forma em pares já na adolescência. Indivíduos masculinos e femininos permanecem fiéis um ao outro até o fim. O par de peixes estabelecido, junto, prepara um local para caviar, limpa a superfície do local e realiza rituais de cortejo. Como é costume com os ciclídeos, o macho e a fêmea protegem os ovos dos inimigos, durante este período o pai torna-se agressivo, o que geralmente é incomum para o peixe-papagaio.

Porém, todas as ações do casal são em vão, uma vez que os ovos são gradualmente cobertos de mofo. O problema da reprodução dos papagaios é que os machos, devido à sua origem híbrida, são incapazes de fertilizar, e os ovos permanecem vazios, não se deve esperar alevinos daí.

No mundo da aquariofilia, contam-se histórias de como alguns dos criadores conseguiram filhos de um casal de papagaios, mas os filhotes ainda não eram viáveis.

A única opção de procriação é cruzar uma papagaio fêmea com um macho de uma das formas parentais alegadas: estes são peixes como severum, labiatum, citrinellum. Nesse caso, os alevinos crescidos podem nascer, mas externamente eles se parecerão pouco com papagaios. Além disso, ao selecionar os pais, o proprietário terá que separar um casal ou até dois, e nem sempre essa união traz resultados.

Assim, criar peixes papagaio em casa é quase impossível. Indivíduos de fornecedores asiáticos são levados às lojas de animais russos e os segredos de sua criação ainda não foram revelados.

Veja abaixo as peculiaridades da criação de peixes papagaio.

sem comentários

Moda

a beleza

casa