Tipos de peixes de aquário

Platidoras listradas: características, nuances do cuidado e reprodução

Platidoras listradas: características, nuances do cuidado e reprodução
Contente
  1. Descrição
  2. Como distinguir uma mulher de um homem?
  3. Regras de conteúdo
  4. Cuidado do aquário
  5. O que alimentar?
  6. Reprodução
  7. Compatibilidade com outros peixes

Atualmente, muitas espécies e espécies de peixes são criadas em aquários, que são constantemente reabastecidos com novos indivíduos. Dentre essa lista, vale destacar um belo e interessante peixe - as platidoras listradas, que são populares não só pelo seu apelo visual, mas também pela capacidade de "cantar".

Descrição

Platydoras armatulus é o tipo mais popular de bagre que pode ser criado em casa. Esta variedade destaca-se entre outras pelo seu apelo visual devido à presença de largas riscas contrastantes ao longo do corpo. O padrão é mais claramente visível em peixes jovens. Na natureza, um bagre adulto pode atingir 20 centímetros de tamanho, em ambiente fechado, as Platidoras listradas atingem no máximo 15 centímetros.

Os peixes desta família são bastante curiosos, por isso é interessante observá-los. Apesar de o bagre ser um predador noturno, em presença de condições confortáveis ​​no aquário, seus habitantes ficarão felizes em explorar ativamente seu território. É este tipo de peixe-gato que é mais frequentemente usado para criar várias espécies de indivíduos do mar e do rio em um tanque.

As platidoras listradas vêm da família Bronyakov, e esse indivíduo em particular também é chamado de bagre com escamas laterais. Esse nome se deve às peculiaridades da pele dos peixes, que se distingue pela resistência, além disso, os representantes da família possuem um escudo occipital muito desenvolvido e crescimentos ósseos ao longo das linhas laterais do corpo. Existem pontas nos escudos, que fornecem aos peixes uma boa proteção.Além disso, os bagres são chamados de "cantores", esse nome se deve aos sons que as barbatanas peitorais emitem quando em contato com as ranhuras do ombro. E os sons dos tambores são formados a partir das vibrações da bexiga natatória.

As platidoras são bastante resistentes, os indivíduos possuem corpo cilíndrico e abdômen plano. As fêmeas, como algumas outras espécies de peixes, geralmente são maiores do que os machos. O corpo pode ser pintado de preto e branco, marrom escuro com dourado ou qualquer outro tom. O focinho dos indivíduos e a parte inferior das barbatanas peitorais são de cor mais clara. Você pode saber a idade do bagre com base na clareza da cor: quanto mais contrastantes as linhas do corpo, mais anos o peixe tem. Sua cabeça é grande, seus olhos e boca também são expressivos, os plastidoras possuem bigodes característicos da família, localizados em ambos os lados da boca. A expectativa de vida do peixe-gato é de cerca de 20 anos em seu ambiente natural; em cativeiro, o ciclo de vida pode ser mais curto.

Estes peixes ornamentais são ideais para o aquarista iniciante, uma vez que não requerem condições especiais de manutenção.

Como distinguir uma mulher de um homem?

Criadores experientes de peixes ornamentais de aquário recomendam o uso de diferenças visuais entre os membros masculinos e femininos da família para determinar o sexo. Quanto às Platidoras, você deve olhar para a pessoa de quem gosta de cima. As fêmeas sexualmente maduras serão maiores, além disso, serão mais gordas que os "meninos". Essa é a principal diferença entre fêmeas e machos de bagres listrados, que devem ser guiados em primeiro lugar.

Regras de conteúdo

Para manter o peixe-gato em um aquário, vale a pena usar recipientes projetados para pelo menos 100-120 litros. Um tímido predador noturno prefere ficar em recipientes com uma quantidade mínima de luz. Recomenda-se cobrir a superfície da água com diferentes plantas. O peixe-gato precisa de abrigo, então raízes ou troncos com vazios devem ser colocados no fundo do aquário, você pode usar potes de barro. No fundo, a flora é opcional, mas se houver outros peixes, sua presença é permitida. Além disso, as plantas podem fornecer mais sombra no recipiente. O fundo deve ser coberto com areia ou cascalho fino.

Para observar Platidoras, você pode usar lâmpadas vermelhas ou usar as opções de iluminação noturna, os olhos dos peixes não reagem aos feixes de luz vermelha, que podem ser usados ​​no escuro. A água do aquário deve estar em um nível de acidez adequado, os valores ideais de pH estão na faixa de 5,8 a 7,5. Para o bagre, é importante manter uma temperatura constante de +23 a +30 graus.

Nesse caso, a dureza do líquido deve estar na faixa de 2 a 20N.

Cuidado do aquário

Para que os peixes sejam saudáveis ​​e se desenvolvam corretamente, é necessário alterar cerca de um terço do volume total de água do aquário uma vez por semana. Cuidar da "casa" do bagre também deve se limitar a garantir uma boa filtragem da água. É necessário manter uma boa aeração para que o líquido no tanque seja o mais oxigenado possível. As plantas mantidas em um aquário junto com os peixes também requerem manutenção. Para tornar a natação confortável para os peixes, toda a vegetação pode ser reduzida, depósitos de sedimentos, que podem crescer em folhas grandes ou brotos, podem ser removidos. As platidoras não comem plantas de aquário, por isso devem ser trocadas regularmente, apenas pequenas algas são adequadas para consumo.

A areia ou o cascalho devem ser finos em frações, vale a pena usar apenas material limpo e sem componentes pontiagudos.

O que alimentar?

O bagre listrado "cantor" é um indivíduo onívoro, portanto, mesmo um aquarista novato será capaz de fornecer a dieta certa para os peixes. Para guardar Platidoras, recomenda-se o uso de ração granulada e seca de produção industrial. Pode ser na forma de comprimido ou croquet.Além disso, vale a pena comprar alimentos vivos ou congelados adequados para a alimentação de predadores. Podem ser vermes, vários vermes, etc. A alimentação é realizada no escuro. Para criar peixes saudáveis, é importante lembrar que os bagres são propensos à obesidade, por isso não é recomendável alimentá-los em excesso antes mesmo da criação. Você pode determinar que o peixe ainda não precisa de comida pelo abdômen arredondado. Assim que a barriga do platireoide ficar plana, você pode alimentá-lo com segurança.

Reprodução

Em aquários fechados, a criação deste peixe é extremamente rara. A postura natural dos ovos ocorre em tanques decorativos apenas em casos isolados, mas para isso a capacidade do aquário deve ser grande. Na natureza, as fêmeas põem ovos em riachos e pequenos rios. Em um aquário, o peixe-gato pode construir ninhos peculiares usando folhas, pedaços de casca, etc. Em tal ninho, um indivíduo se refugia, e o segundo nada para fertilização e subsequente procriação da prole.

O predador espinhoso atinge a maturidade sexual perto dos dois anos de idade. Aquaristas experientes, para criar alevinos, transplantam vários indivíduos para um contentor separado, onde haverá um acesso mínimo à luz, mas um bom arejamento. No mesmo local, forma-se uma área de desova, na qual não haverá cantos agudos. A temperatura da água é mantida na faixa de +27 - -27 ° C, enquanto seu nível não deve ultrapassar 20 centímetros. Antes da desova, os peixes são transferidos para alimentos vivos. Primeiro, um macho é transplantado para o contêiner, que será engajado na construção do ninho. Se isso não acontecer, a fêmea poderá botar ovos nos buracos do fundo da areia ou cascalho. O diâmetro dos ninhos geralmente varia entre 3-10 centímetros. Para a desova, a suspensão hipofisária de dourada ou esterlina é mais frequentemente usada. Para uma fêmea de bagre, até dois machos podem ser usados ​​para fertilização.

Normalmente, as fêmeas de Platidoras põem cerca de 300 ovos, logo que isso aconteça, recomenda-se a retirada dos progenitores das futuras crias do aquário. O período de incubação para alevinos é de 48–72 horas. Já no 5º ao 6º dia, os alevinos poderão nadar e se alimentar por conta própria. No início, eles são incentivados a oferecer mariposas vivas, microvermes. Os pequenos carnívoros desenvolvem-se lentamente, por isso demorará algum tempo até que o aquarista se dedique a cuidar dos seus descendentes. Quando os peixes atingem um terço do tamanho de um peixe adulto, eles podem ser armazenados em um aquário compartilhado.

Compatibilidade com outros peixes

Os bagres são espécies de peixes bentônicos que não são propensas a comportamentos agressivos para com os outros habitantes do aquário. São esses indivíduos que podem ser criados com segurança em tanques multiespécies, onde estarão presentes peixes de médio ou grande porte. Porém, ainda vale a pena abandonar o bairro com raças pequenas, pois existe a possibilidade de serem percebidas como alimento. Platidoras listradas têm excelente armadura no corpo, então eles não temem nem mesmo grandes espécies decorativas agressivas de peixes do mar ou do rio. Os bagres podem ser enganchados no escalar, mantidos junto com gouras, tetras, com outras variedades de bagres, ciclídeos ou carpas.

Os peixes cantores podem ser povoados no aquário em grupos ou separadamente, mas no primeiro caso, alguns conflitos são possíveis em relação ao domínio territorial dos machos. Pode haver uma seção de abrigos em tanques de bagres.

Porém, na natureza, tais predadores, ao contrário, preferem viver em grupos, protegendo-se assim do ataque de habitantes aquáticos maiores, agressivos e perigosos.

No próximo vídeo, você encontrará informações adicionais sobre o conteúdo, reprodução, alimentação e compatibilidade dos platydores listrados.

sem comentários

Moda

a beleza

casa