Tipos de peixes de aquário

Plekostomus: variedades e regras de manutenção

Plekostomus: variedades e regras de manutenção
Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Como conter?
  4. Dieta e regime de alimentação
  5. Com que tipos de peixes eles se dão bem?

Plekostomus é um habitante de corpos d'água de água doce e salobra. Este espantoso bagre é conhecido pelo facto de poder passar mais de um dia sem água e deslocar-se pelo solo com a ajuda de barbatanas. No curso da evolução, seu corpo se adaptou para resistir às correntes de água - sua boca de ventosa o ajuda a não flutuar com o riacho, mas a permanecer em seu habitat.

Esta espécie também é interessante porque o peixe é um excelente limpador que remove a placa nas paredes internas do aquário.

Descrição

Plekostomus é um peixe despretensioso, resistente, quase onívoro e caracterizado por altas habilidades adaptativas. A pátria do bagre é o continente sul-americano. O animal tem características tais como:

  • forma de cabeça triangular achatada;
  • o corpo, coberto por várias fileiras de placas de osso, como cota de malha;
  • uma ventosa na parte inferior da boca com lábios dotados de espinhos córneos em forma de raspadores;
  • olhos pequenos são colocados no alto da cabeça, às vezes o bagre os enrola e parece uma piscadela;
  • a barbatana dorsal é bastante alta e continua a crescer ao longo da vida do plexostomus;
  • o primeiro raio pontiagudo das barbatanas peitorais se conecta com as glândulas que secretam veneno, por isso não é recomendado pegá-lo;
  • bigode fino localizado em ambos os lados da boca - ambos os órgãos do tato e receptores do paladar;
  • a cor do corpo do tronco, via de regra, é marrom claro, e com a abundância de um padrão escuro, parece ainda mais escuro, o que permite ao peixe se disfarçar de pedras e folhagens, contra as quais se torna invisível.

Os peixes podem ser impressionantes em tamanho. Em cativeiro, cresce até 30–38 cm.No ambiente natural também existem exemplares maiores - até 40-60 cm de comprimento. É verdade que também existem pequenos bagres que não crescem em tamanhos grandes, seu comprimento varia de 10 a 15 cm.

A expectativa de vida de um habitante aquático é de 14 a 16 anos.

Visualizações

No total, existem aproximadamente 120 variedades do plekostomus comum, mas todas são aparentemente semelhantes na cor, por isso às vezes parece difícil distingui-las. Os tipos mais populares são os seguintes:

  • plekostomus dourado, tendo um quase onça, cor escura contra fundo de um corpo bege claro ou amareloespecialmente intenso em homens; em um ambiente artificial, um animal pode crescer até 35 cm;
  • albino - uma espécie obtida por seleção que tem um corpo pálido, quase branco ou amarelo com um padrão de malha; ele prefere água doce, a barbatana dorsal do peixe é como uma vela, em um aquário pode atingir 24–28 cm de comprimento;
  • bristlene - um pequeno peixe de aquário, no estado adulto, com um comprimento de 12-14 cm.

Os ornamentos de diferentes tipos de plecostômios são diferentes. No corpo de alguns há um padrão semelhante à cor de uma zebra, um leopardo, peixes da espécie palhaço são interessantes.

No entanto, uma característica comum a todos os peixes é a sua aparência única comum, o que confirma a sua origem ancestral, que se deve à sua despretensão e rápida adaptabilidade às diferentes condições de vida.

Como conter?

A principal dificuldade associada à manutenção de um plekostomus é a necessidade de um grande aquário (pelo menos 250-300 litros por juvenil). Na hora de comprar um peixe pequeno, não se esqueça que o bagre está crescendo rapidamente, e logo pode se sentir envergonhado.

Esta é uma das principais condições, mas existem os seguintes requisitos:

  • o ambiente aquático para peixes deve ser constantemente limpo, para isso será necessário equipar o tanque com dispositivos de filtragem externa e interna que possam não só regular a composição da água, mas também eliminar resíduos das enfermarias;
  • uma reposição semanal de 1/3 da água é necessária;
  • para o bagre, os seguintes indicadores de água são fornecidos: dureza - não mais do que 24–25 unidades, nível de acidez –7–8 unidades, temperatura - de +20 a +25 graus;
  • é permitido colocar pequenos seixos arredondados e areia no fundo para que um habitante subaquático não possa danificar seu corpo ao cavar no solo;
  • o aquário deve ter tampa - o recipiente deve ser mantido fechado, pois os plecostômios gostam de pular da água;
  • quase todos os tipos de bagres comem algas que crescem em protuberâncias, portanto, seu posicionamento é necessário.

E também no aquário, você pode plantar plantas aquáticas de crescimento rápido, por exemplo, diferentes variedades de samambaias de aquário - bainha, tailandês ou indiano, musgo javanês decorativo, que também tornará o design incomum, equinodoro e arbustos de criptocoryne despretensiosos. O principal é que as ervas selecionadas têm raízes fortes. Ao mesmo tempo, não devem ser assentados com muita densidade, para que os peixes não se enredem neles.

    Se o sistema radicular estiver fraco, o plecostomus pode facilmente arrancar a planta do solo.

    Além de empecilhos, é aconselhável usar todo tipo de fragmentos que sirvam de abrigo para os peixes. Para isso, são adequados cacos e potes de argila com furos no fundo, pedaços cortados de cachimbos de cerâmica e outros dispositivos. Tudo isso para que o bagre, acostumado a se comportar ativamente à noite, possa descansar tranquilamente em suas tocas durante o dia, aliviado da irritante iluminação que não suporta.

    Dieta e regime de alimentação

    Os plecostomus podem ser considerados vegetarianos, porque gostam mais de qualquer alimento vegetal - os peixes são algas e musgos que crescem em pedaços, mas se houver falta de comida, os bagres também podem pegar flores de aquário.

    Para complementar a dieta, costuma-se alimentá-los na forma de vegetais, escaldados em água fervente para ficarem macios. Para isso, as polpas tenras de abobrinha, pepino, alface, espinafre e repolho são adequadas.

    Os especialistas recomendam alimentar periodicamente os animais de estimação com vermes vivos, flocos especiais contendo espirulina, tubifex. O horário normal de alimentação é à noite, mas você também pode alimentar os peixes durante o dia, mas primeiro apague a luz.

    Quando jovens, os plecostomos limpam de bom grado as paredes do aquário, e realmente se alimentam disso, mas com a idade, a comida oferecida por uma pessoa passa a ser preferível para eles, tornam-se preguiçosos, abandonando suas funções diretas.

    Com que tipos de peixes eles se dão bem?

    Os bagres jovens têm um temperamento pacífico e dão-se bem com outros peixes. Mas infelizmente, à medida que envelhecem, o caráter dos peixes não muda para melhor, eles passam a defender zelosamente seu território. Portanto, o plekostomus pode entrar em conflito com machos de sua própria espécie e até arranjar lutas reais. Mas isso não o impede de conviver pacificamente com muitos peixes e outros vizinhos, cuja vida principal se passa nas camadas mais altas da água.

    Apesar da natureza pacífica, representantes muito pequenos do mundo subaquático não devem ser apegados aos bagres, pois podem tomá-los como presa e comê-los.

    Em geral, o plecostomus mantém uma relação uniforme com quase todos os exóticos tropicais.

    A melhor compatibilidade é observada entre bagres e peixes como:

    • galos;
    • platies;
    • peixe arco-íris;
    • farpas;
    • batalhas;
    • guppy;
    • espadas;
    • gourami.

    Com um grande volume de aquário, uma combinação com ciclídeos predadores, carpas, até mesmo com camarões do gênero Camarões, necessariamente grandes, pode ser permitida, caso contrário serão percebidos como alimento.

    Entre os bons vizinhos dos plekostomus estão os representantes maiores - peixes-faca, dragões do rio (aruanãs). Uma combinação com peixes sedentários é indesejável - se o bagre estiver com fome, escalares, disco e outros habitantes lentos podem ser seriamente afetados. O Plekostomus é um peixe maravilhoso que para muitos amantes desta espécie torna-se quase um membro da família.

    Mas uma das desvantagens significativas é a impossibilidade de obter filhos dela. Para isso, deve criar as condições naturais em que ocorre a desova, mas, infelizmente, não é realista imitá-las em casa.

    Para obter informações sobre como distinguir um pterygoplicht de um plekostomus, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa