Tipos de peixes de aquário

Como distinguir uma fêmea de um guppy macho?

Como distinguir uma fêmea de um guppy macho?
Contente
  1. Características de comportamento
  2. Qual é a diferença na forma e cor do corpo?
  3. Como determinar o sexo pela estrutura das barbatanas?
  4. Recomendações de especialista

Guppies são os animais de estimação mais populares e despretensiosos que até um iniciante pode cuidar. Uma das perguntas mais comuns que todos os aquaristas iniciantes enfrentam é a determinação do sexo. Como você pode determinar o sexo de um guppy, quais são as características e diferenças entre machos e fêmeas - nós diremos a você agora.

Características de comportamento

O guppy é um peixe vivíparo, que pode durar de 3 a 6 semanas de gravidez. Imediatamente após o nascimento dos alevinos, é impossível determinar com precisão seu sexo. No entanto, os guppies crescem muito rapidamente, portanto, após 3-4 semanas, você pode distinguir facilmente meninos de meninas.

Guppies são criaturas pacíficas com uma disposição calma e amigável, que se relacionam facilmente com outros peixes... Guppies fêmeas geralmente são mais fleumáticos. Eles são menos ativos e mais medidos do que os homens.

Os guppies machos, por outro lado, são caracterizados pela agilidade e atividade. Durante o período de cortejar uma fêmea, alguns machos até se tornam agressivos e conflitantes.

Nesse momento, os machos individuais são capazes de entrar facilmente em lutas com os competidores na luta pelo objeto de seu desejo.

No entanto, na maioria das vezes, tanto os machos quanto as fêmeas dos guppies são criaturas muito não conflitantes. O comportamento agressivo não é típico deles e é considerado, em vez disso, uma exceção à regra do que a norma.

Qual é a diferença na forma e cor do corpo?

Quando os alevinos têm cerca de um mês, será fácil para o aquarista atento distinguir os machos das fêmeas. Em meninas-guppies nesta idade, uma “marca de nascença” começa a aparecer - uma zona escura específica na área da nadadeira anal. No entanto, em portadores de uma cor de fundo clara, esta zona pode ser mal distinguível.

Os machos e as fêmeas adultos diferem bastante uns dos outros em tamanho e forma corporal, bem como nas características de cor. O tamanho corporal dos machos pode variar de 1,5 a 4 centímetros. Visualmente, os meninos guppy parecem mais elegantes e magros do que as meninas. A forma do corpo nos machos é alongada, ligeiramente alongada da cabeça à cauda.

O tamanho do corpo das garotas guppy é um pouco maior. O comprimento médio do corpo de uma mulher é de 3 a 5 centímetros. Existem também indivíduos grandes, cujo tamanho corporal chega a 7 centímetros.

As fêmeas parecem mais maciças, em forma de barril. A prática mostra que as garotas guppy crescem com a idade.

Você também pode distinguir o sexo do peixe pela cor. Nos homens, é sempre mais brilhante e interessante do que nas mulheres. Tradicionalmente, as fêmeas têm uma cor marrom acinzentada sem características. Sua barbatana caudal é geralmente esverdeada, amarelada ou azulada. A "transparência" do sexo feminino também merece destaque, graças à qual é possível perceber a gravidez de um indivíduo em tempo hábil.

Já os machos têm cores muito expressivas e cativantes.

Dependendo da espécie e da raça, a cor do guppy boy pode ser monocromática ou multicolorida, variada, com ou sem tons perolados. Em que não só o corpo do peixe tem uma cor brilhante, mas também as barbatanas.

Como determinar o sexo pela estrutura das barbatanas?

Outra diferença entre guppies machos e fêmeas é a estrutura e o formato de suas nadadeiras. A diferença mais notável está na estrutura e no formato da nadadeira caudal. Tradicionalmente, no sexo feminino, apresenta uma forma simples e arredondada. Em relação ao corpo, as nadadeiras nas fêmeas são sempre proporcionalmente menores que nos machos.

As nadadeiras dos meninos-guppies são alongadas, alongadas. A forma da barbatana caudal depende da raça do peixe.

De acordo com esta característica, é costume distinguir entre peixes de cauda em leque, cauda de lira, cauda de véu, cauda redonda, cauda de agulha, cauda de lança e cauda de bandeira. A barbatana anal (gonópodes) nos machos tem uma forma fálica.

Recomendações de especialista

Pessoas inexperientes que planejam se engajar em aquariofilia são aconselhadas a começar por manter grupos de guppies da mesma espécie. Para começar, 10 indivíduos serão suficientes - 5 homens e 5 mulheres. O volume do aquário deve ser de pelo menos 50 litros.

É melhor isolar temporariamente as fêmeas grávidas de outros peixes. Após o nascimento dos filhotes, a fêmea deve ser colocada de volta com seus parentes.

É aconselhável guardar os alevinos separadamente, já que os guppies adultos costumam comer seus filhotes. Se os alevinos nasceram em um aquário com peixes adultos, eles precisam cuidar de seu abrigo. Pode ser usado como algas flutuantes, que formarão matagais densos e viçosos na superfície da água.

Para a manutenção e reprodução de guppies, veja abaixo.

1 comentário

Obrigado.

Moda

a beleza

casa