Ornatus: variedades e recomendações de conteúdo
Ornatus é um peixe de aquário popular, que se tornou muito procurado entre os aquaristas devido à sua aparência incomum e despretensão em termos de condições de conservação. O interesse também reside nas diferenças na aparência dos diferentes tipos de ornatus. Para que o peixe faça as delícias de seu dono o máximo possível, você precisa estudar as regras básicas de seu cuidado.
Variedades
Você pode preencher os seguintes tipos de ornatus no aquário.
Ordinário
Vive em corpos d'água do leste da Guiana ao baixo Amazonas. Tem uma cor mais escura, o dorso é mais próximo do castanho azeitona, o lado amarelado com tonalidades avermelhadas. Em condições confortáveis, a cor pode ficar vermelha. O abdômen é prateado com uma tonalidade amarela, uma faixa cinza brilhante às vezes é observada na parte posterior. A cauda apresenta manchas vermelhas, sendo a barbatana dorsal e a parte superior da anal emolduradas a branco.
Nos machos, observa-se uma mancha preta na barbatana dorsal e, em geral, a cor do macho é mais saturada do que a da fêmea. Além disso, as mulheres têm proporções mais graciosas e tamanhos menores. Uma faixa preta pode ser vista na barbatana dorsal. No ambiente natural, o ornatus cresce até 6 cm de comprimento, em condições de aquário - não mais do que 4 cm.
Phantom black
Possui o mesmo formato corporal da variedade comum. A cor é profundamente preta. Um tom mais claro é perceptível no abdômen, e os lados também são ligeiramente claros. As fêmeas podem ser distinguidas por suas nadadeiras avermelhadas e corpos marrons.
Whitefin
Em comprimento, essa espécie chega a 5 cm.A coloração é prateada, a barbatana dorsal pontiaguda é branca leitosa e a barbatana caudal é laranja-avermelhada. Outras barbatanas são brancas com uma borda vermelha.
Vermelho fantasma
Tem quase as mesmas proporções do Ornatus comum, porém, é pintado em um tom rosa claro, a parte superior tem uma cor mais saturada, o abdômen é dourado. As barbatanas dorsal, caudal e anal brilham em tons escarlates. O tamanho do ornatus vermelho é de 4–5 cm.
Condições de detenção
Na natureza, este peixe prefere se estabelecer em reservatórios sombreados cheios de uma variedade de flora e objetos de fundo como pedras e protuberâncias. Nessas áreas, a água é macia e cheia de turbidez. Para aproximar as condições do aquário das naturais, os aquaristas recomendam encher o tanque do ornatus com água com os seguintes indicadores:
dureza - máximo 10 dH;
limites de temperatura - + 22-27 graus;
acidez - 6–7,5 pH.
Certifique-se de equipar o aquário com filtros de alta qualidade e sistemas de aeração, bem como colocar uma gruta, cavernas, troncos no fundo, que servirão de abrigo e áreas de sombra para os peixes.
Essas criaturas não gostam de luz forte e, portanto, fornecem ao tanque luminárias suaves e silenciosas.
Durante o jogo, peixes brincalhões podem pular do aquário. Para evitar acidentes trágicos, certifique-se de cuidar da capa. Estas são criaturas solitárias, no entanto, recomenda-se mantê-las no aquário em um grupo de 6 a 7 indivíduos, pois em caso de perigo, eles se sentem mais confortáveis em um rebanho. Ao mesmo tempo, uma luta pela liderança pode começar na "equipe", o aquarista pode observar lutas entre machos.
Ornatus são despretensiosos com o solo, mas é melhor escolher seixos de cor escura para que a incrível cor dos peixes fique ainda mais espetacular contra um fundo escuro. Para criar turbidez na água, você pode usar folhas de carvalho ou bétula escaldadas com água fervente.
Para um grupo de ornatus, um aquário com um volume de 50 litros é adequado, para um casal um tanque de 10 litros é suficiente.
Regras de cuidado
Uma mudança de 30% do volume de água é realizada uma vez por semana. É necessário drenar parte do recipiente por meio de um sifão e encher com água doce que se assentou durante o dia, contendo extrato de turfa. Além disso, as regras de cuidado incluem a limpeza semanal do filtro. É importante enxaguar bem todas as mangueiras, tubos e esponjas. Se for uma unidade externa, ela pode ser limpa com um pouco menos de frequência.
Ornatus é exigente quanto à dieta. Na maioria das vezes, os aquaristas incluem vermes, tubifex ou outros alimentos de origem animal em seu menu. Ração seca pronta também é bastante adequada, mas durante o período de desova é importante tratar os peixes com ração animal proteica para obter crias saudáveis de alta qualidade.
Sujeito a todas as condições de manutenção e regras de cuidado, a expectativa de vida do ornatus em aquário será de no máximo 5 anos.
Compatibilidade
Ornatus são criaturas pacíficas e amigáveis que se dão facilmente com uma grande variedade de peixes. Tente não acomodar essas criaturas com peixes grandes e agressivos, para os quais o ornatus se tornará um objeto de caça. Além disso, peixes ativos e ágeis não funcionam, o que interfere na existência de ornatus e pode danificar suas nadadeiras.
Os vizinhos mais favoráveis são espinhos, ancitrus, acantoftalmo, gourami de mármore, néons, galos, lalius, macropods, tetras, synodontis, bagres salpicados e dourados, cardeais, farpas, peixe-zebra, labeo, guppies, espadas. É melhor evitar a manutenção conjunta de orantus e papagaios, eleotes, amarelos labidocromos e outros ciclídeos. Considere as condições para manter peixes. Assim, os ornatus se dão bem com os platies, porém recomenda-se o uso de água dura para os platies e água mais mole para os ornatus.
Reprodução
Os indivíduos tornam-se sexualmente maduros na idade de 8 a 10 meses.Para estimular a desova, reduzem a dureza da água e aumentam a temperatura até 28 graus. Além disso, a água é suavizada pela adição de turfa. Algumas semanas antes da desova, os peixes são alimentados com ração animal com alto teor de proteína. Um recipiente com um volume de 10-30 litros é adequado como caixa de desova. É importante plantar espaços verdes no fundo e colocar uma malha separadora. Assim que os peixes são colocados na área de desova, eles não precisam de comida.
Não é difícil determinar se os ornatus estão prontos para desovar. Nesse período, os peixes ficam cobertos de uma cor mais saturada, e os machos começam a flertar com suas amantes, após o que as fêmeas começam a desovar. Os ovos são de cor marrom, seu número é de 100-400 unidades. Assim que os ovos são fecundados, os produtores voltam ao aquário comum, pois os pais não se importam em festejar os próprios filhotes.
Enquanto os ovos estão se desenvolvendo, é importante que o dono cuide do local de desova. Por exemplo, você precisa remover os ovos mortos - eles são esbranquiçados e flutuam na superfície. Para prevenir o aparecimento de bactérias, podem ser adicionados à água preparações especiais, por exemplo, "Eritromicina". O produto deve ser triturado em pó, colocado em um saco e colocado no aquário.
Fry começará a surgir em 36-48 horas. Nos primeiros 3-4 dias, eles se alimentam do saco vitelino, após os quais começam a nadar independentemente em busca de alimento. Durante este período, os bebês podem ser alimentados com "poeira viva", ciclopes e náuplios de artémia. Nessa idade, os filhotes são alimentados a cada 2-3 horas em pequenas porções - dessa forma, os peixes crescerão mais rápido. Pela barriga rechonchuda e rosada, dá para entender que a porção oferecida é suficiente para os alevinos. Com um mês de idade, os peixes são transferidos para uma alimentação mais "adulta".
Você pode aprender como manter ornatus adequadamente em um aquário no vídeo abaixo.