Tipos de peixes de aquário

Ornatus: tipos e conteúdo

Ornatus: tipos e conteúdo
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Regras de alimentação
  6. Reprodução

Ornatus é um peixe de aquário popular com um tamanho muito modesto, aparência impressionante e uma variedade de opções de cores para escamas. Ela é escolhida por sua despretensão, simplicidade de conteúdo, a habilidade de decorar seu mundo subaquático com sua presença. O ornatus das espécies tetra rosa, barbatana branca e vermelha, fantasma negra e comum tem habitado aquários em todo o mundo há quase 90 anos. Manter e criar esses peixes é uma experiência emocionante tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes. O que o futuro proprietário de ornatus precisa saber e quais pontos devem ser levados em consideração ao preparar um aquário, consideraremos mais adiante neste artigo.

Descrição

O peixe Ornatus é um exótico representante do mundo subaquático que vive na Guiana Francesa e na Amazônia. Pertence à família haracin, prefere se instalar em corpos d'água de água doce e não em rios muito rápidos. Os peixes de aquário, que receberam o segundo nome de fantasma, ganharam popularidade graças aos entusiastas europeus, que em 1933 iniciaram a reprodução artificial ativa de ornatos exóticos.

Os fantomas de aquário têm um corpo estreito e compacto de 4 a 6 cm de comprimento; espécimes maiores são encontrados na natureza. Em cativeiro, os peixes vivem cerca de 5 anos. Entre as características comuns a todos os ornatus estão:

  • corpo achatado nas partes laterais;
  • alargando-se no meio da barbatana para o abdômen;
  • processo dorsal, inserção alta, estreito;
  • as barbatanas pélvicas e anal são coloridas;
  • a cauda tem forma de dois lóbulos, tamanho pequeno, largo.

Devido à variedade de tipos e cores, descrições de ornatus devem ser consideradas, levando em consideração as características de uma determinada espécie. Nesse caso, será possível obter um quadro mais preciso e completo das características dos animais de estimação, seus traços individuais. Entre algumas características do ornatus, pode-se observar a entrada na puberdade na idade de 6 a 8 meses. Até este ponto, pode ser muito difícil separar o macho da fêmea.

Em peixes adultos, as diferenças de sexo são mais pronunciadas. Os machos adquirem uma barbatana dorsal mais longa, as fêmeas desenvolvem uma coloração avermelhada na superfície desses processos.

Variedades

Todas as espécies existentes de peixes ornatus podem ser divididas em vários subtipos de acordo com suas características individuais.

  • Ordinário. Possui corpo bronzeado com uma tonalidade perolada característica, a cauda é coroada com dois pontos de cor escarlate, a mesma tonalidade está presente no peito. As superfícies das barbatanas têm a mesma tonalidade do corpo ou têm uma cor vermelha pronunciada. Na região do processo dorsal, há uma mancha branca contrastante com uma mancha preta. Bordas brancas como a neve também são aceitáveis ​​para as pontas das nadadeiras.
  • Ornatus de nadadeiras brancas. As espécies mais raras. É semelhante a um fantasma, só que tem uma estrutura de nadadeiras mais transparente, e todas as manchas pretas são substituídas por manchas brancas.
  • Ornatus é vermelho. Peixe de aquário com cabeça de rico tom rubi e corpo ligeiramente mais claro, cauda de cor contrastante, preta, com margem prateada ou branca. Os machos têm uma mancha de carvão na barbatana dorsal. Atrás da parte branquial da cabeça, o corpo tem uma tonalidade rosa dourada com uma mancha preta no centro. Os ornatos de cores vivas são muito mais sensíveis aos parâmetros do ambiente aquático do que suas contrapartes.
  • Fantasma preto. A cor mais popular entre os aquaristas indica que o peixe tem um corpo cinza prateado com uma estrutura quase transparente, uma rica cauda preta. As barbatanas são pintadas no mesmo tom, a dorsal distingue-se pelo esplendor, alta, conferindo ao ornatus majestade. As guelras são avermelhadas.
  • Pink tetra. Outra espécie rara. Externamente semelhante ao ornatus comum, mas de cor mais clara e com uma tonalidade rosada. Possui barbatanas correspondentes com marcações vermelhas na superfície.
  • Ponto vermelho ou rubrostigma. Nota-se um peixe de corpo prateado claro, quase transparente, dentro da espinha de tonalidade avermelhada. A região branquial e a base da nadadeira caudal possuem a mesma coloração. Nas laterais, na parte central, há uma mancha rosa de contornos bem definidos.

Alguns peixes da família dos ciclídeos também possuem o prefixo "ornatus" no nome, mas não têm relação direta com os minúsculos habitantes da Amazônia. Não os confunda, pois o tamanho, a natureza e os hábitos dos indivíduos são radicalmente diferentes.

Compatibilidade

Ornatus são representantes do mundo subaquático, que se distinguem por sua tranquilidade. Eles podem ser mantidos no mesmo tanque com companheiros com parâmetros semelhantes. Esses peixes se dão bem com vivíparos - cauda de espada, guppies, platies. Ornatus pode ser plantado com a família das carpas - farpas, cardeais, peixe-zebra, peixe dourado. O bairro será harmonioso com qualquer peixe-gato de aquário - synodontis, salpicado, ancistrus.

O aquário está lindo, onde diferentes representantes da família Haracin vivem juntos (os próprios ornatus pertencem a ele). Raças compatíveis incluem neons, espinhos e menores. Eles se dão bem com peixes-labirinto - galos, gouras, macrópodes, lalius.

No entanto, em nenhum caso os ciclídeos e ornatus devem ser mantidos juntos - para o último, isso pode resultar em morte.

Condições de cultivo

Para fornecer aos ornatus condições de vida decentes, os aquaristas precisam preparar um recipiente com antecedência para acomodá-los. Vários componentes necessários podem ser distinguidos.

  • Aquário. Um tanque com capacidade de 60 litros ou mais (aproximadamente 10 litros por ave) é adequado.Os peixes preferem viver em cardumes, um a um eles passam por forte estresse, podem morrer. Além disso, um pequeno número de ornatus ficará simplesmente invisível no espaço de um grande aquário.
  • Filtro. Irá fornecer pureza suficiente ao ambiente aquático, mas não formará um fluxo muito violento e rápido. Você pode usar flautas como um “divisor” de jatos.
  • Termostato. A temperatura ideal para o cultivo e manutenção dos peixes está na faixa de +23,28 graus Celsius.
  • Priming. A escolha mais racional seria areia de quartzo. Solo leve e limpo manterá um ambiente microbiológico ideal. Contra o fundo de uma base escura - areia preta vulcânica - a cor do peixe parece muito mais brilhante.
  • Plantas. Plantas aquáticas densas e de folhas pequenas devem ser plantadas no aquário ornatus. Coloque-os ao longo da parede posterior, deixando espaço livre suficiente para nadar. A luz forte não é muito útil para ornatus, colocando plantas flutuantes no aquário - lentilha-d'água, Riccia, ajudará a fornecer sombra.

Os cuidados de Ornatus incluem a manutenção estável da temperatura da água ajustada. Os peixes não são muito sensíveis à acidez - eles são adequados para um ambiente neutro ou ácido, a dureza da água deve estar entre 3 e 12 dGH. Substituições de até 25% são realizadas no máximo duas vezes por semana, mantendo uma única temperatura. Recomenda-se complementar o próprio aquário com uma tampa, pois animais de estimação brincalhões podem facilmente pular para fora do tanque.

Ornatus deve ter abrigos dentro do tanque, permitindo-lhes descansar ou se abrigar dos perigos. Pedaços, pedras e algas bastam. Será útil formar uma cobertura de folhas secas no solo, periodicamente substituída por uma nova cama. Ornatusianos se beneficiam da criação de um ambiente autêntico - para isso, o extrato de turfa é adicionado à água.

Regras de alimentação

Os peixes ornatus são relativamente despretensiosos na escolha dos alimentos. Eles recebem alimento vivo - de vermes a dáfnias, aumentando especialmente suas porções no período anterior à desova. Os fantasmas são capazes de comer comida seca pronta, aditivos alimentares, misturas fortificadas ajudam a diversificar a dieta. Qualquer alimento, tendo em conta as características e o tamanho do peixe, deve ser pré-picado.

Ornatus também precisa de alimentos vegetais. Essa capacidade geralmente é escaldada com água fervente e pratos de alface finamente picados. O espinafre, o dente-de-leão, a lentilha-d'água e o pinado são úteis para os peixes. A participação do alimento verde na dieta é calculada individualmente, mas na quantidade de pelo menos 30%. Em geral, a comida deve ser bastante variada.

A frequência e frequência de alimentação de peixes adultos é de 3-4 vezes ao dia, os alevinos podem receber comida com ainda mais frequência. As porções são dadas em pequenas, controlando a pureza da água do aquário. Ornatus se alimentam na superfície da água.

A comida assentada no solo pode ser consumida por outros peixes - bagres e outros habitantes do fundo. Se estiverem ausentes, é muito importante remover os restos de comida em tempo hábil.

Reprodução

Recomenda-se a criação de peixes ornatus usando um aquário especial de desova. Este tanque deve ter uma capacidade de 30 litros, nível de água de até 17 cm, regime de temperatura estável de +26,28 graus Celsius. A acidez do meio é quase neutra - cerca de 5,5-6,5 pH.

Um aquário de desova não requer iluminação artificial; a iluminação natural é eliminada pelo uso de um material de cobertura opaco e respirável. O musgo javanês é usado no interior, o fundo é forrado com malha. Indivíduos de sexos igualmente diferentes são transferidos para o aquário de desova. Duas semanas antes do início previsto da época de reprodução, os peixes são transferidos para alimentos vivos ricos em proteínas. Com a abordagem certa, a desova começará dentro de 24 horas após o transplante.

Rede e musgo javanês são os melhores lugares para a formação de alvenaria ornatus. Ao final do processo, os peixes são transferidos para um aquário normal, transferidos para sua dieta habitual. Após o momento da eclosão, os alevinos recebem ciliados, "pó vivo" como alimento, a partir da segunda semana, podendo ser dados a partir de rações prontas. Os jovens criados são gradualmente transferidos para a alimentação de adultos, depositada em um aquário comum.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de ornamentados, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa