Tipos de peixes de aquário

Farpa de fogo: descrição, tipos, conteúdo e reprodução

Farpa de fogo: descrição, tipos, conteúdo e reprodução
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. Regras de alimentação
  6. Diferenças sexuais e reprodução
  7. Vida útil

Fire Barbus - espetaculares peixes de aquário com uma cor brilhante, que não requer manutenção especial... Os representantes desta raça estão perfeitamente adaptados à vida em cativeiro. Graças à presença de várias formas decorativas, mesmo um aquário apenas com farpas não parecerá muito enfadonho. O conteúdo de um engraçado peixe neon será interessante, e um animal de estimação com véu dará muitas emoções positivas tanto para iniciantes quanto para aquaristas experientes.

A farpa de fogo precisa de um habitat confortável, mas não é muito sensível à composição da água e se dá bem em aquários grandes e pequenos. Mesmo aquaristas novatos que desejam diversificar a composição dos peixes contidos no tanque às custas dos habitantes brilhantes e ágeis dos rios quentes do sudeste da Ásia podem ter esse animal de estimação.

Peculiaridades

A farpa de fogo é um peixe brilhante com uma cor característica reconhecível... Este representante da família dos ciprinídeos vive na água doce de rios e lagos no sudeste da Ásia, Nova Zelândia, Austrália, Índia e é encontrado na Colômbia, México, Porto Rico. Na natureza, apenas a forma clássica é encontrada - farpas de néon e véu são fruto da seleção artificial.

O peixe tem uma aparência memorável. Ela tem um corpo alongado, olhos claros. A cor do corpo varia de ouro claro, verde-oliva nas fêmeas, a vermelho profundo nos machos maduros. As escamas cintilantes à luz elétrica parecem línguas de fogo. O verso das farpas ardentes tem uma tonalidade esverdeada.

Os peixes machos também têm a barriga vermelha. O comprimento total do corpo geralmente não ultrapassa 10 cm As barbatanas são translúcidas, com uma borda escura contrastante ao longo das bordas.

Farpas de fogo não são os peixes mais pacíficos do mundo. Eles podem mordiscar o véu e as barbatanas filamentosas de outros peixes, mas em geral são capazes de se dar bem com quase todos os vizinhos. Esses representantes da família das carpas são admiradores clássicos do estilo de vida gregário. Eles precisam de uma empresa de 5 a 6 pessoas.

Nesse caso, as farpas de fogo serão móveis, ativas e bastante alegres.

Variedades

Existem três variedades principais de farpas de fogo, que diferem em suas características externas. Todos eles ficam bem em um aquário, têm requisitos mínimos de manutenção e são muito bonitos. Mas os indivíduos decorativos têm benefícios adicionais que os criadores devem conhecer com antecedência.

Fiery (comum)

Peixe com corpo dourado-avermelhado, a cauda apresenta uma cor que vai do amarelo brilhante ao escarlate. A barbatana dorsal segue o tom do corpo, a orla é preta. O peitoral é de cor vermelha brilhante. O verso apresenta uma tonalidade dourada com uma tonalidade verde.

Véu de fogo

Um peixe com barbatanas alongadas formando um véu longo e espetacular. A tonalidade principal do corpo é vermelho-dourado, a cauda é mais pálida, quase platinada, as orlas são incolores. As barbatanas peitorais seguem a cor geral do corpo, as barbatanas dorsais são totalmente pretas. O dorso é quase antracite, com uma tonalidade esverdeada.

Néon ardente

A variedade mais clara da farpa de fogo tem uma pronunciada cor vermelho-ouro apenas na área posterior. As barbatanas peitorais e dorsais são douradas, leves. O corpo tem uma tonalidade ouro-amarelada, a cauda é pintada de forma semelhante. Manchas vermelhas ardentes são encontradas por todo o corpo.

Em geral, o barbus flamejante neon pode ser chamado de amarelo-dourado mais claro, com uma tonalidade refinada característica... Os indivíduos do véu diferem principalmente na cor e no comprimento das nadadeiras, sua cor de corpo é quase a mesma que na variedade clássica.

Compatibilidade

Recomenda-se manter farpas de fogo em uma empresa com os mesmos peixes ativos que eles. Os aquaristas desaconselham fortemente o estabelecimento de lalius, galos e proprietários semelhantes de nadadeiras alongadas com eles. Peixes de natação lenta ou vivíparos também não são a melhor companhia para uma farpa de fogo. Esta categoria inclui gastromizones, guppies, escalares, astronotuses.

Entre aqueles que são adequados para o conteúdo conjunto com farpas de fogo estão thornsia, labeo bicolor. Você pode adicionar aqui peixes que preferem temperaturas de água mais baixas - cardeais, bagres da subespécie do panda. Eles coexistem bem com danios, batalhas, gourami e até espadas. Não há restrições para o compartilhamento de outros tipos de farpas - escarlate, tikto, cereja.

Eles se dão bem e não entram em conflito.

Condições de cultivo

Manter farpas de fogo em casa não parecerá difícil, mesmo para iniciantes no campo do aquário. O cuidado consiste em trocas regulares de água, alimentando os peixes. Mas para que o ecossistema do aquário funcione bem, primeiro é preciso trabalhar um pouco. Os principais critérios para condições de vida confortáveis ​​para farpas de fogo são os seguintes.

  1. Seleção de um aquário. Um cardume de 6 peixes terá capacidade para 80 litros, para a desova será necessário outro aquário de 15 litros. Os peixes ficam bastante agitados, por isso é melhor se preocupar com a presença de uma tampa com antecedência. Decorações e abrigos são colocados dentro do aquário: cavernas e grutas, troncos, pedras, plantas de plástico.
  2. Compra de equipamentos. Para manter as farpas de fogo, você precisa de um filtro e um arejador, o sistema deve ser selecionado bastante potente para criar um fluxo na água. À temperatura ambiente de até +20 graus, não há necessidade de aquecer adicionalmente o meio.Os dispositivos de iluminação não devem funcionar por mais de 12 horas, é melhor fechar o aquário da luz solar direta. É melhor escolher uma luz de fundo fraca com efeito difuso.
  3. Seleção e preenchimento do solo. Areia escura, cascalho e pequenos seixos são bons para manter as farpas do fogo. Quanto mais contrastante for o fundo, mais brilhante será a cor das escamas. Além disso, o solo escuro absorve a luz, minimizando o desconforto para os habitantes do aquário.
  4. Seleção de plantas. Se, além da vegetação artificial, você deseja adicionar vegetação natural ao aquário, deve prestar atenção às suas espécies de folhas pequenas. Musgo javanês, erva-dos-chifres, ponta de flecha e kabomba são bem adequados para farpas de fogo. As plantas devem ser colocadas nas laterais e atrás do aquário.
  5. Criação de ambiente. A temperatura ideal da água para farpas de fogo é de +16 a +24 graus, é melhor aderir aos limites inferiores, uma vez que esses peixes são bastante amantes do frio. A acidez é necessária na faixa de 6-8 pH, dureza - na faixa de 6-18 dGh. Uma mudança de até 1/4 do volume da água e uma lavagem de sifão do solo devem ser feitas semanalmente.

Regras de alimentação

Devido ao facto de estes peixes serem bastante despretensiosos, a sua alimentação pode ser feita da forma mais variada possível. A presença de alimentos vivos em sua dieta é obrigatória, assim como componentes vegetais. O uso de flocos prontos, grânulos em combinação com um túbulo, verme sanguíneo ajudará a atingir o equilíbrio desejado. O animal de estimação pode receber verduras picadas como cobertura - espinafre, alface, couve chinesa.

A inclusão de dáfnias ou hamarus secos, carnes de camarão picadas ou bacalhau branco no cardápio da farpa ajuda a diversificar a dieta alimentar. Como um "acompanhamento" de vegetais, você pode oferecer cenouras ou pimentões vermelhos, algas secas picadas. Você pode mimar seus peixes com gema de ovo, mas é melhor fazer isso antes de trocar a água. - polui fortemente a água do aquário. Um sinal de quantidade insuficiente de alimentos verdes na dieta é o interesse das farpas de fogo na vegetação circundante.

O regime de alimentação ideal é de até 3-4 vezes ao dia, em pequenas porções. Os peixes devem comer a comida distribuída em no máximo 2 minutos. A comida especializada de barbas ajuda a manter as cores dos peixes com um nível de brilho ideal.

É melhor alimentar os peixes com alimentos vegetais uma vez por semana, você pode oferecer-lhes abobrinha, pepino, abóbora.

Os alevinos de Barbus precisam de alimentos altamente calóricos e de fácil digestão. A alimentação inicial é o ciliado, mas então você pode mudar para uma dieta mais variada. Seu ingrediente principal pode muito bem ser gema de ovo cozida. Uma pequena quantidade é amassada, misturada com água do aquário. Em seguida, a suspensão resultante é dada aos bebês.

As gemas desidratadas também são muito nutritivas e muito mais fáceis de misturar. Você mesmo pode moer a base fervida no liquidificador e secá-la em um papel pergaminho fino e, em seguida, adicionar à água as migalhas secas resultantes.

Alimentos à base de fitoplâncton, microvermes, nematóides, náuplios de artémia também são adequados para alevinos, que devem ser cultivados independentemente.

Diferenças sexuais e reprodução

Nas farpas, as diferenças entre mulheres e homens são muito bem expressas. O sexo frágil é colorido em tons de oliva ou amarelo. Os machos ficam mais coloridos, têm uma vazante de fogo expressiva e, quando excitados, o peixe fica ainda mais vermelho. Além disso, eles têm uma mancha preta brilhante na área da cauda. As fêmeas tendem a engordar muito antes de desovar.

A criação de farpas de fogo ocorre naturalmente no aquário.... É possível criar condições para o início da desova mantendo por muito tempo a temperatura da água em 18 graus. Na véspera da desova, aumenta 1-2 graus, uma semana antes, aumentando a proporção de alimento vivo. É assim que a atividade sexual desses peixes é estimulada.

Se desejar, no período anterior à desova, é possível separar a fêmea dos machos. Nesse caso, você precisa esperar até que seu abdômen esteja cheio de caviar e, em seguida, transplantar a fêmea e dois machos em um local especial de desova. Para o efeito, é adequado um aquário de pequeno volume (10-15 l) com água vertida ao nível de 15 cm. Uma malha separadora é colocada na parte inferior, musgo javanês é plantado. A temperatura da água deve ser 2 a 3 graus acima daquela em que as farpas de fogo são normalmente mantidas.

A fêmea desova de manhã, depois os produtores vão para um aquário normal, caso contrário, existe um grande risco de os ovos postos serem comidos antes de chegarem a um local seguro. O processo de incubação na sala de desova dura até 2 dias, após mais 2 dias os alevinos já estão flutuando livremente no espaço do reservatório. Qualquer "pó vivo", incluindo ciliados, é adequado para eles como um alimento inicial.

Criar a farpa do véu de fogo, suas variedades comuns e neon, não tem muita diferença. Todos os peixes entram na puberdade entre 6 e 8 meses. A desova ocorre até 3-4 anos, 1 ou 2 vezes por ano.

Todas as subespécies podem ser cruzadas entre si.

Vida útil

A média de vida de qualquer raça de farpas não excede 5 anos - é quanto o animal permanece ativo. Aquaristas experientes recomendam o rejuvenescimento da população a cada 3 anos, pois a atividade física dos peixes diminui com o tempo. A farpa de fogo vive 6 anos e, após 4 anos de vida, é quase impossível induzir a desova nela. A diminuição da função reprodutiva é um problema sério, uma vez que a prole só pode ser obtida de indivíduos jovens.

Com a idade, as farpas tendem a ganhar excesso de peso, e esse fator também pode encurtar significativamente as pálpebras. Mas o brilho da cor, ao contrário, aumenta no final da vida, e os peixes vermelho-laranja tornam-se uma verdadeira decoração do aquário.

Para a manutenção e cuidados com a farpa de fogo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa