Tipos de peixes de aquário

Peixe-faca de aquário: tipos, conteúdo e compatibilidade

Peixe-faca de aquário: tipos, conteúdo e compatibilidade
Contente
  1. Características da vista
  2. Como cuidar bem disso?
  3. O que alimentar?
  4. Com quem resolver?
  5. Como reproduzir?
  6. O que está doente e como tratar?

Um peixe de aquário que imediatamente desperta interesse é o aperonotus (ou peixe faca) de testa branca. Ela é excepcionalmente graciosa, misteriosa, com comportamento incomum e alta inteligência. "Black Ghost", como também é chamado, é um verdadeiro achado para os amantes de espécies exóticas de peixes. No entanto, é principalmente preferido por profissionais., na medida em que ela é exigente quanto às condições de detenção. Se você os negligenciar, o animal ficará constantemente doente ou morrerá.

Características da vista

O peixe recebeu este nome devido ao seu formato que lembra a lâmina de uma faca (ligeiramente alongada e achatada). E a presença de uma longa barbatana preta embaixo aumenta ainda mais a semelhança. Este representante da fauna aquática não possui as habituais barbatanas dorsal e pélvicas, o que o diferencia dos demais peixes de aquário. Devido à grande barbatana anal da cabeça à cauda e dois pequenos peitorais, o peixe-faca pode nadar na água. Os movimentos são flexíveis e suaves.

O habitat do aperonotus de frente branca são as lagoas amazônicas com uma leve corrente e lugares cobertos de vegetação onde você pode se esconder. Uma das características da espécie é a presença de visão deficiente. Mas o knifefish é um predador, navegando perfeitamente em águas turbulentas. Apesar de seus problemas de visão, ela é uma excelente caçadora devido ao fraco campo eletromagnético que se forma ao seu redor.

Essa habilidade torna possível caçar, defender, reconhecer objetos ao redor, comunicar-se com outros membros de sua espécie.

Em seu ambiente natural facas pretas podem ter até meio metro de comprimento e viver até 15 anos. A segunda característica da espécie é a completa ausência de escamas. A pele é aveludada, negra como carvão. Há uma mancha branca na cabeça, que se transforma em uma faixa fina e se estende ao longo de toda a crista até a cauda, ​​terminando em dois anéis brancos verticais. Esta estrutura incomum permite que o peixe se mova de várias maneiras (para os lados, para cima, para baixo, para trás, para frente, de barriga para cima, pendurado em um só lugar).

A faca ocelada da Índia difere de seus congêneres pela cor externa (cinza-prata), pela presença de pequenas escamas e por uma barbatana dorsal em miniatura. A parte inferior do corpo possui uma série de manchas pretas que lembram olhos.

Como cuidar bem disso?

Quase todos os peixes de aquário oferecidos por pet shops são estrangeiros. Peixe-faca não é exceção, portanto, requer certas regras no conteúdo. É importante criar condições o mais próximo possível do habitat natural.

  • Dê preferência a aquários grandes e espaçosos (cerca de 150-300 litros). Nesse tipo de habitante aquático, será muito mais confortável e calmo. Ela também precisa de espaço para crescimento e forte imunidade.
  • Temperatura da água - 23-28 graus Celsius, dureza - 5-19 dGH, pH - 6,0-8,0.
  • A faca preta passa a maior parte de sua vida no fundo, escondendo-se em um abrigo. Cascalho fino ou areia são ideais como substrato. Como abrigo, escolha madeira flutuante, castelos ou cavernas comprados, potes de barro quebrados, canos transparentes, grutas de pedra.
  • Não se esqueça do filtro externo com esterilizador ultravioleta, que evita a ocorrência de muitas doenças. Esta espécie de peixe é sensível a quaisquer alterações nos parâmetros da água, em particular cobre, zinco e grandes doses de drogas.
  • O fantasma negro deixa muitos resíduos, então a água do aquário precisa ser trocada uma vez por semana.
  • Os peixes irão apreciar o arejador de baixo fluxo instalado no aquário.
  • A iluminação deve ser suave e fraca. Água turva é melhor.
  • Observe que o fantasma negro é um predador noturno: ele vai caçar no escuro.

O que alimentar?

Embora o aperonotus de lima branca seja um tanto extravagante para as condições de sua criação, o mesmo não pode ser dito sobre a nutrição - o peixe não exige muita comida. Ela pode comer comida seca e comida congelada. O principal é que a alimentação seja variada e equilibrada.... Esta é a chave para um bom desenvolvimento e boa saúde do seu animal de estimação.

A base da dieta é a proteína alimentar: vermes, tubifex, artémia, krill, lula ou carne de camarão, pequenos peixes, vermes, larvas, filetes de peixe, vários insetos. No que diz respeito à comida seca, a faca preta come muito raramente e com relutância. Como caçador, ele ainda prefere comida viva. O principal é não se alimentar em excesso, caso contrário, haverá problemas nos intestinos, que podem levar à morte do ateronoto.

O knifefish deve ser alimentado uma vez ao dia, de manhã cedo ou à noite ao pôr do sol com as luzes apagadas. O melhor de tudo à noite, é quando ela está mais ativa. Tente se alimentar ao mesmo tempo.

Com quem resolver?

O caráter da faca preta é bastante pacífico. Ele praticamente não se importa com quem são seus vizinhos. No entanto, sua disposição dócil é pouco compatível com muitos habitantes aquáticos. Peixes pequenos como guppies, cardeais, neons e espadas são considerados comida e podem comer de boa vontade. As grandes e de cores vivas assustam os peixes-faca com movimentos ativos excessivos.

Por exemplo, compatibilidade zero com astronotus ocular. Ele possui combativo e pode comer barbatanas. O mesmo vale para para as farpasque também não têm aversão a beliscá-los. Além disso, fantasmas negros são categoricamente não se toleram... Apteronotus se dá bem com palhaços, arraias, escalares, gouras beijadores, discus e outros peixes semelhantes.

Se você quer ser dono de duas ou três facas, cuide de um grande aquário e de mais abrigos para que não briguem por território.

Isso é especialmente verdadeiro em relação às facas indianas, que organizam lutas reais, que terminam em sérios danos ou morte de um indivíduo.

Como reproduzir?

Em casa, criar facas pretas é bastante difícil. O processo é extremamente trabalhoso e requer alguma experiência. É necessário preparar um tanque de desova com um volume de 150-200 litros. E também tem 3 indivíduos (2 homens e 1 mulher). Como tal, não existem diferenças externas entre homens e mulheres. Normalmente as fêmeas são menores e os machos têm uma pequena protuberância na parte de trás da cabeça.

O peixe-faca é um habitante tropical e se reproduz na natureza durante a estação das chuvas. É necessário simular as condições naturais para uma desova eficaz. É aconselhável criar bastante umidade e ajustar a temperatura da água em torno de 28 graus. Para estimular a desova, o nível de água no aquário é reduzido, o qual é adicionado em pequenas porções ao longo de várias semanas.

Cuidado com a corrente: ela deve ser moderada. As fêmeas com facas negras jogam ovos sob a água corrente, colocando-os diretamente no solo. A fêmea pode colocar cerca de 500 ovos por vez, mas a maioria deles morre. Ao final da desova, a fêmea deve ser depositada em um recipiente separado e um macho deve ser deixado para cuidar dos ovos até que os filhotes apareçam. Após sua formação, o pai também é removido, caso contrário, eles se tornarão alimento.

Em 2–4 dias, o caviar do peixe faca amadurece. Cuidar de fritar não é fácil. A luz deve ser difusa, uma vez que absolutamente não toleram luz brilhante e se escondem em todas as fendas. Água necessária limpo, você precisa trocá-lo pela metade todos os dias... Nos primeiros dias após a prole, os alevinos se alimentam no saco vitelino e, em seguida, o zooplâncton triturado é introduzido na dieta. As crianças são gradualmente ensinadas a comer comida de adulto. O principal é alimentar-se com frequência e em pequenas porções..

Se tudo for feito corretamente, no primeiro mês os alevinos atingirão 5–7 cm de comprimento e não serão diferentes das facas adultas.

O que está doente e como tratar?

Com manutenção e cuidados adequados, os fantasmas negros praticamente não adoecem. A única doença que os supera é ictioftiriose (uma doença infecciosa causada por infusórios ciliados). Isso se deve à falta de escamas no corpo. O principal sinal é o aparecimento de pontos brancos em forma de isca no corpo.

Para o tratamento, usa-se sal ou medicamentos especiais sem zinco. Uma pequena concentração de água salina é adicionada ao aquário. Depois de manipulações tão simples, os peixes se recuperam muito rapidamente de uma doença. O principal é ajudar na hora.

Para mais informações sobre as características desse peixe, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa