Tipos de peixes de aquário

Ciclazomas da Nicarágua: descrição, cuidado, reprodução, compatibilidade

Ciclazomas da Nicarágua: descrição, cuidado, reprodução, compatibilidade
Contente
  1. Descrição
  2. Manutenção e cuidados
  3. Alimentando
  4. Compatibilidade e reprodução

Um grande aquário com lindos peixes vai decorar qualquer casa. Variedades de indivíduos decorativos são marcantes em sua diversidade. Um dos habitantes mais subestimados das profundezas é o ciclazoma da Nicarágua. Este fantástico peixe com uma forma e cor invulgares tem uma disposição habitável e uma excelente adaptabilidade.

Descrição

O cichlazoma da Nicarágua pertence à família dos ciclídeos. Sua primeira descrição apareceu em 1864. Um peixe incrível viveu nas águas da América Central (Lago Nicarágua). Entre os ciclídeos, esta espécie é a mais brilhante e espetacular. Porém, entre os criadores, sua popularidade é mínima. A coisa e que alevinos do cichlazoma da Nicarágua parecem imperceptíveis e desbotados. Cores incríveis aparecem com o tempo.

O corpo de um peixe adulto apresenta uma espetacular tonalidade dourada com reflexos de diamante, que "brincam" com todas as cores do arco-íris. O abdômen é escarlate, e a cabeça e as guelras são de um azul profundo. Existem também outras opções de cores, mas esta é a mais comum para peixes de viveiro.

O tamanho grande pode ser atribuído às características do cichlazoma da Nicarágua. Os machos atingem um comprimento de 25 cm. As "raparigas" têm 7 a 10 cm mais pequenas.O corpo é compacto e ligeiramente achatado. A cabeça tem uma curvatura bizarra. Este ciclídeo tem lábios enormes e olhos esbugalhados. Os "meninos" são maiores que as mulheres e apresentam coloração menos contrastante. Além disso, os machos têm nadadeiras largas e, na maioria dos casos, há um acúmulo de gordura na testa. Durante o período de desova, o abdômen da fêmea é decorado com manchas laranja cintilantes.

Os ciclazomas são monogâmicos.Eles escolhem seus companheiros para a vida. A maturidade sexual desses ciclídeos ocorre entre 8 e 11 meses.

Manutenção e cuidados

Os especialistas dizem que o ciclazoma da Nicarágua é um habitante despretensioso e habitável de reservatórios artificiais, ao contrário de outros ciclídeos. No entanto, algumas regras para manter esses peixes ainda existem. Preste atenção às seguintes diretrizes:

  • o volume do aquário é de pelo menos 300 litros, o cálculo é de 100-150 litros para cada indivíduo; em um espaço pequeno e apertado, os peixes começam a mostrar agressividade;
  • temperatura da água - 26-30 graus;
  • dureza - 8–20;
  • acidez - não mais do que 7,5;
  • filtração regular e aeração poderosa;
  • troca semanal de até 30 litros de água doce;
  • luminosidade moderada, com falta de luz, os ciclazomas escurecem, e com luminosidade excessiva, pelo contrário, esmaecem.

Este tipo de ciclídeo não tolera águas poluídas, portanto, a manutenção do aquário deve ser regular e de alta qualidade. Tendo um dono carinhoso, este peixe incrível pode viver até 13-15 anos.

Para uma manutenção confortável dos ciclases, deve-se levar em consideração seu amor pelo "design paisagístico". Peixes grandes agem como "construtores" e freqüentemente mudam o ambiente em um reservatório artificial, cavando buracos. A areia não é o melhor enchimento, pois o peixe levanta poeira. Para um aquário com ciclazomas nicaraguenses, pequenos seixos são perfeitos. E as pedras maciças se tornarão um material para a criação de inúmeros abrigos.

Quanto às plantas, então é necessário colocá-los no aquário apenas em potes, caso contrário os peixes começarão a cavar nos espaços verdes e danificar as raízes. Como resultado, as plantas enfrentam morte iminente.

Alimentando

Tsikhlazoma é conhecido por sua natureza onívora. Em condições naturais, os peixes absorvem alimentos vegetais (algas, folhas, caracóis e outros invertebrados). Todos os tipos de alimentos são adequados para a "vida do aquário", especialmente alimentos vivos. Como alimento adicional, os ciclídeos recebem artémia, vermes sanguíneos, camarões e minhocas. Além disso, os peixes coloridos farão uma festa com vegetais (pepinos frescos, alface ou abobrinha).

Os produtos à base de carne devem ser administrados em quantidades mínimas. Esses alimentos são de difícil digestão e levam à obesidade.

Compatibilidade e reprodução

Este peixe é caracterizado por uma maior agressividade e luta desesperadamente pelo seu próprio território. Portanto, deve ser mantido com outros ciclídeos amantes da paz.

Os ciclazomas levam um estilo de vida aos pares. Os especialistas aconselham a colocação de pelo menos 5 a 7 indivíduos da mesma idade em um aquário. Isso reduzirá o número de situações de conflito. Note que é estritamente proibido manter este tipo de peixes de aquário com parentes pequenos. Os primeiros têm instintos naturais de caça e perceberão os "bebês" como presas.

Peixes multicoloridos se reproduzem bem em um reservatório artificial. Os casais prontos para a desova são transferidos para outro aquário. Um pequeno recipiente (pelo menos 60 litros) é adequado como tal "habitação". Uma pequena gravilha é colocada no fundo para que a fêmea possa fazer um ninho.

Durante este período, é importante monitorar os parâmetros da água. Sua temperatura não deve cair abaixo de +24 graus Celsius. A fêmea põe ovos. É bastante grande e transparente. Os alevinos nascem após 2-3 dias e são enviados instantaneamente para explorar o mundo à sua volta. Para eles, "pó vivo", pequenas dáfnias ou gema de ovo esmagada são adequados.

Uma nuance importante: o cichlazoma da Nicarágua tem um instinto parental pronunciado. “Mães” cuidam de seus filhos e “pais” zelosamente protegem as “crianças” dos ataques dos vizinhos.

Um aquário temporário, no qual os alevinos vivem pela primeira vez, deve ser mantido limpo trocando regularmente a água. Quando as "crianças" completam um mês, podem ser encaminhadas com segurança para o reservatório artificial "comum".

Para mais informações sobre as características desses peixes, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa