Tipos de peixes de aquário

Os peixes de aquário mais despretensiosos: variedades, seleção e cuidado

Os peixes de aquário mais despretensiosos: variedades, seleção e cuidado
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Manutenção e alimentação
  5. Como procriar?
  6. Compatibilidade com outros peixes

Para os aquaristas novatos, assim como para os amantes dos reservatórios artificiais que não têm oportunidade de passar muito tempo cuidando dos habitantes dos aquários, existem peixes despretensiosos. Todo o seu conteúdo geralmente se resume à alimentação e reposição oportuna de água.

Peculiaridades

Claro, qualquer pessoa pode comprar os peixes de que gosta externamente, mas, como mostra a prática, é melhor para os iniciantes começar com variedades fáceis de manter.

Todos os peixes que vivem em aquários, que podem ser classificados como despretensiosos, sentem-se bastante confortáveis ​​na água com quaisquer características - para eles, acidez, grau de dureza e até temperatura não são de fundamental importância. Na maioria dos casos, a filtração completa também não é necessária - para crescimento e reprodução completos, o filtro interno mais simples com uma esponja, que realiza a limpeza mecânica, é o suficiente para eles. Quanto à aeração, depende muito das características do tanque.

Se este for um modelo redondo de mesa com um grande número de plantas vivas, não há necessidade de comprar um compressor. Além disso, algumas espécies de peixes (galos, gouramis) possuem um órgão devido ao qual são capazes de respirar o oxigênio do ar.

Uma das principais vantagens dos peixes de baixa manutenção é que eles não precisam de aquários espaçosos. O cálculo de indivíduos para cada tanque depende das características dos peixes. Por exemplo, para pequenos guppies, 2 litros são suficientes para um peixe, os espadachins precisam de um pouco mais de espaço - 5 litros, mas para cada barbus já deve haver cerca de 10 litros.

E claro, peixes da categoria dos mais despretensiosos têm baixos requisitos de nível de luz, a regularidade da mudança de água e comida. Eles são capazes de suportar cargas aumentadas, embora seja melhor não forçá-los a ficarem estressados, pois isso pode reduzir significativamente sua vida útil.

Usualmente, peixes despretensiosos são criaturas pacíficas, portanto, podem ser corretamente chamados de universais. Eles se dão bem com muitas outras espécies de peixes, então o aquarista sempre pode comprar vários rebanhos (por exemplo, neons, guppies, peixe-zebra) sem medo de que eles possam prejudicar uns aos outros. Esses peixes viverão bem na mesma coluna d'água, deliciando seus criadores com uma variedade de cores e hábitos interessantes.

Visualizações

Os peixes mais tenazes e resistentes incluem os seguintes representantes da flora aquática.

  • Guppy. De acordo com a descrição, estes são talvez os peixes de aquário mais fáceis de manter, razão pela qual muitas vezes se tornam os primeiros animais de estimação de aquaristas novatos. Eles são capazes de sobreviver em um tanque sem filtro e aeração. Os guppies sentem-se bastante confortáveis ​​na água com uma temperatura de 18-28 graus, têm boa vitalidade e são livres de conflitos, pelo que convivem facilmente com uma grande variedade de aquários habitantes.

Porém, não se esqueça que os guppies são peixes vivíparos, o que significa que a população pode crescer no menor tempo possível se não prestar atenção suficiente a este processo. Esses pequenos peixes são mantidos em grupos de 5.

  • Espadachins. Outros representantes de peixes despretensiosos, cujo comprimento do corpo chega a 10 cm, eles ganharam esse nome devido ao formato peculiar da cauda, ​​costumam ser mantidos em grupos de 3 a 5 indivíduos. Espadachins ficam bastante confortáveis ​​em tanques pequenos, temperaturas de 21 a 26 graus são adequadas para eles, mas mesmo quando aquecidos a apenas 15 graus, eles podem sobreviver. Esses peixes se alimentam de plantas e alimentos vivos. O melhor de tudo, espadas se sentem em abrigos e todo tipo de vegetação, os peixes têm o hábito de pular fora da água, por isso é aconselhável colocar um copo ou tampa no aquário.
  • Peixe-gato. Este é um grande grupo de habitantes despretensiosos do aquário, que inclui várias espécies.
    • Corredor... São peixes despretensiosos, pacíficos e ao mesmo tempo muito interessantes, geralmente nadam em pequenos bandos e brincam de esconde-esconde uns com os outros. Para uma existência plena, uma temperatura de água de 20-25 graus é adequada para eles, é desejável que a água seja macia com baixa acidez.
      • Tarakatums. Esses peixes precisam de um aquário espaçoso, mas podem conviver facilmente com uma grande variedade de habitantes aquáticos - graças à sua concha sólida, eles nem têm medo de encontrar predadores. Esses peixes vivem cerca de 10 anos, no aquário preferem passar o tempo em abrigos, além de obstáculos e cavernas.
        • Ancistrus. Esses bagres são completamente despretensiosos para as condições de sua existência - eles são adequados para água aquecida a 20-28 graus. Esses peixes vivem cerca de 10 anos, preferem alimentos vegetais, então você pode até jogar abóboras, pepinos, abobrinhas, folhas de dente de leão e outras verduras no aquário. Além de despretensiosos, esses peixes também são muito úteis - esses habitantes aquáticos limpam vidros e removem restos de comida do fundo.
            • Pecilia... Este é um dos peixes de aquário mais resistentes, totalmente despretensioso para as características do líquido. Pecilia pode existir por muito tempo sem oxigenação e filtração de água, alimentam-se de uma grande variedade de alimentos e podem reproduzir-se mesmo em ambientes desfavoráveis.Esses peixes não podem ser chamados de cardumes, mas seu conteúdo com variedades relacionadas é permitido.
            • Danio. Eles se distinguem pela sua tranquilidade e, portanto, na maioria das vezes vivem em bandos, devido ao qual sua cor interessante parece ainda mais brilhante. Normalmente, esses peixes crescem pequenos, não mais do que 3-4 cm, eles comem alimentos secos e alimentos proteicos congelados. A temperatura da água adequada para eles é de 20-26 graus.
            • Neons. Uma das espécies de peixes mais comuns e bonitas entre os aquaristas. Esses habitantes aquáticos se distinguem por uma cor interessante - possuem uma faixa de neon pronunciada no corpo, que, dependendo da espécie, pode ter tonalidades diferentes. Os peixes preferem água fria em um nível de 18-22 graus, eles vivem em pequenos cardumes de 5-6 indivíduos.
            • Galos. Eles também pertencem a peixes despretensiosos. São peixes lutadores que mostram extrema agressão a vizinhos menores, ciclídeos e outros peixes predadores; conflitos intraespecíficos entre machos estão longe de ser incomuns. É importante para estes peixes que a água permaneça sempre limpa, mas em todos os outros aspectos são completamente despretensiosos. Eles não precisam de aeração, são capazes de respirar o oxigênio mais comum.

            Como escolher?

            Os fãs de peixes de aquário sabem muito bem que mesmo um aquário em miniatura pode sempre ser transformado em uma verdadeira obra-prima se você escolher os habitantes certos para ele e criar condições de vida favoráveis. Existem muitos critérios de seleção - cor, forma, tamanho, simpatias pessoais.

            Qualquer recipiente com menos de 50 litros de tamanho é considerado pequeno, no entanto, você pode até acomodar animais de estimação em um aquário de 10 litros. Porém, você precisa calcular sua força: quanto menor o volume do líquido, mais vezes você terá que limpar, monitorar a manutenção da qualidade da água.

            Como regra, os filtros e compressores de ar têm dimensões bastante grandes, então eles simplesmente não cabem fisicamente em um recipiente pequeno - isso deve ser levado em consideração, caso contrário, mesmo os peixes mais caros podem simplesmente morrer.

            Para um pequeno aquário

            Ao escolher habitantes para um pequeno aquário, existem várias recomendações:

            • peixes predadores não devem ser mantidos em pequenos reservatórios artificiais;
            • se preferir comprar alevinos, certifique-se de primeiro estudar as informações sobre esses peixes e descobrir até que tamanho eles podem crescer;
            • você não precisa começar muito de uma vez, em média, cerca de 3-4 litros de água são necessários para um indivíduo de até 5 cm de tamanho, então é fácil calcular que não mais do que 7-8 peixes despretensiosos podem ser colocado em um aquário de 30 litros;
            • inicie peixes com características comportamentais semelhantes; não deve se estabelecer em um tanque os indivíduos sedentários e aqueles que se movem na coluna d'água o tempo todo.

            Para um grande recipiente

            Para aquários maiores, você pode selecionar peixes grandes com um comprimento de 5 cm ou mais, mas os animais de estimação devem ser mantidos em conformidade com os princípios de enchimento uniforme de todo o volume do aquário... Esses peixes devem ser combinados verticalmente para que não se verifique que uma das camadas (inferior, média ou superior) está superpovoada e a outra vazia.

            Apesar do fato de que peixes despretensiosos podem existir em diferentes regimes de temperatura, no entanto, deve ser dada preferência a espécimes para a manutenção dos quais aproximadamente o mesmo nível de aquecimento é necessário.

            Manutenção e alimentação

            O conceito de “peixes despretensiosos” não significa de forma alguma que a estes animais de estimação possam ser oferecidas quaisquer condições de existência, portanto, independentemente do tipo e categoria de peixes, deve-se seguir algumas regras básicas.

            Não tenha pressa - o lançamento de qualquer aquário leva pelo menos duas semanas. É esse período que vai do golfo das águas ao lançamento dos habitantes.

            Abandone as plantas artificiais - é ideal que as algas, assim como o solo e os elementos decorativos sejam naturais, o plástico em um reservatório artificial não é bem-vindo.

            Mesmo se você tiver os peixes mais resistentes, você não deve abrir mão do filtro e o sistema de limpeza deve funcionar 24 horas por dia, o desligamento é uma medida forçada em caso de força maior.

            Não se esqueça de mudar regularmente a água, é aconselhável atualizar o aquário cerca de um terço a cada semana. Uma troca de água completa e única é inaceitável.

            Não alimente demais os animais de estimação - eles precisam de muito pouca comida e, uma vez por semana, devem providenciar um dia de jejum.

            Lembre-se, um aquário é um ecossistema complexo. Não vale a pena manipular as mãos ali sem necessidade especial, usar produtos químicos e outras drogas.

            Extremamente importante não superpovoar o aquário. Cada variedade tem seus próprios parâmetros que descrevem a necessidade de um volume de água, sendo melhor segui-los. Caso contrário, ocorre congestão excessiva da biocenose devido ao aumento da concentração de nitratos, assim como nitritos e fosfatos no líquido, como resultado, grandes e pequenos habitantes do aquário são envenenados e os peixes não viverão muito.

            Como procriar?

            A maioria dos peixes despretensiosos reproduzem-se facilmente em condições artificiais, a única exceção são os representantes do gênero haracinaceae - apenas aquaristas experientes podem criá-los.

            Para iniciantes, a preferência deve ser dada a peixes vivíparos com dentes de peixe. Anitrus, bagres e outros salpicados facilmente se reproduzem em um reservatório artificial comum, a reprodução ocorre sem problemas em farpas e peixes-zebra, e os ciclídeos até carregam seus filhotes na boca.

            Porém, para maior conforto e comodidade dos habitantes do aquário, além de preservar a integridade dos filhotes, deve-se esclarecer se esta espécie tem predisposição ao canibalismo - caso contrário dificilmente você conseguirá manter os alevinos inteiros.

            Compatibilidade com outros peixes

            Ao instalar animais de estimação, vários pontos importantes devem ser levados em consideração.

            Certas espécies de peixes estão adaptadas à vida escolar; sozinhas, elas começam a murchar e morrer. Neste ponto, você precisa prestar atenção antes de tudo.

            As condições de vida confortáveis ​​(água, nível de dureza e acidez) devem ser aproximadamente as mesmas.

            Peixes no aquário comum deve ser distinguido por um caráter pacífico.

            Lembre-se: mesmo os peixes mais pacíficos podem não tolerar estar perto uns dos outros. Portanto, você precisa estar atento à compatibilidade das raças.

            É importante levar em consideração o volume do aquário, por exemplo, não mais que 2-3 peixes de até 6 cm de comprimento podem ser colocados em um tanque de 10 litros.Se você não prestar atenção suficiente às regras do bairro , o microclima se tornará desfavorável, o que terá um efeito muito prejudicial para a saúde dos peixes.

            Portanto, em um aquário de 10 litros, você pode resolver os seguintes peixes escolhendo uma das opções:

            • 1 galo;
            • 5-7 guppies;
            • 3-5 cardeais;
            • 7-8 peixe-zebra;
            • 5 neons;
            • 3 guppies + 6 peixe-zebra;
            • 4 neons + 2 guppies.

            Para um aquário de 20 litros, vale a pena considerar as seguintes opções de bairro:

            • 1 torneira + 3 corredores;
            • 16-18 danios;
            • 10-12 guppies;
            • 10-14 neons;
            • 7 cardeais;
            • 6 neons + 4 corredores;
            • 5 guppies + 5 neons;
            • 10 guppies + 2 corredores.

            Aquários domésticos maiores têm muito mais opções para manter os peixes, mas os criadores novatos são melhores escolhendo opções para aquários de 10-20 litros.

            Veja abaixo um vídeo de revisão dos peixes de aquário mais despretensiosos.

            sem comentários

            Moda

            a beleza

            casa