Tipos de peixes de aquário

Honey gourami: descrição e características do conteúdo

Honey gourami: descrição e características do conteúdo
Contente
  1. Característica
  2. Cuidado
  3. Compatibilidade
  4. Reprodução
  5. Doenças

Entre os gouramis, existe uma grande variedade de todos os tipos de espécies que se diferenciam entre si em tamanho e cor, de modo que todo torcedor de peixes labirínticos certamente encontrará o próprio “seu”. O gourami de mel é muito apreciado pelos aquaristas, o menor de todos os peixes desta família, atinge os 4 cm de comprimento, às vezes pode chegar aos 7, mas na prática raramente acontece.

Característica

O gourami de mel é um peixe em miniatura e muito bonito, que, sem dúvida, pode se tornar uma verdadeira decoração de qualquer aquário. Esta espécie de habitantes aquáticos recebeu este nome devido à tonalidade incomum que aparece nos machos durante os jogos de acasalamento. Aliás, quando esses peixes acabaram de ser descobertos, devido à diferença nas cores dos machos e das fêmeas, a princípio foram até atribuídos a espécies diferentes.

Gourami são os parentes mais próximos de lalius, no entanto, eles são muito menos populares do que o último - provavelmente a razão é que, no momento da venda, o gourami de mel parece um pouco desbotado e, para que sua tonalidade se desdobre totalmente, leva tempo para se adaptar.

A subespécie dourada, considerada uma das variedades do mel, é muito apreciada pelos aquaristas.

O peixe dourado distingue-se pela rica cor amarelo-laranja das escamas e barbatanas laterais vermelhas, a dorsal é pintada em tom limão. Em um homem adulto, uma tonalidade azul escura pode estar presente no abdômen, que em alguns casos chega ao preto. Este tom também se espalha para a frente da nadadeira anal e se estende até a parte inferior da cabeça.

Como todos os outros peixes labirínticos, o gourami respira ar da atmosfera, portanto é necessário organizar o acesso à superfície da água no aquário. No entanto, essas criaturas são capazes de respirar oxigênio dissolvido - a natureza os criou de tal forma que são capazes de sobreviver nas condições mais difíceis, onde outras espécies simplesmente morrem. Os gouramis de mel são famosos por sua despretensão, por isso são apreciados por aquaristas novatos - adaptam-se rapidamente a um habitat em mutação, têm um apetite excelente, mas ao mesmo tempo são absolutamente exigentes em relação à comida.

Na maioria dos casos, os peixes crescem até 4 cm. O corpo do gourami de mel é comprimido ao longo da linha lateral, é um pouco semelhante em estrutura ao corpo do lalius, mas um pouco mais estreito, e as barbatanas são menores, as abdominais estão completamente transformadas em fios com os quais os peixes sinta todo o espaço ao seu redor.

Os gouramis de mel são criaturas bastante pacíficas. A sua manutenção é muito simples, mesmo para quem não tem experiência na piscicultura. Eles se adaptam facilmente à vida em pequenos tanques - por exemplo, uma capacidade de 10 litros é o suficiente para um indivíduo.

Ao criar um habitat favorável, eles vivem até 4-5 anos.

Cuidado

Os gouramis preferem ficar na própria superfície da água, por isso é importante que a temperatura do ar na sala e o nível de aquecimento da água no reservatório artificial coincidam tanto quanto possível, uma vez que os peixes labirinto respiram oxigênio comum, e se a diferença é muito significativa, eles podem danificar seu aparelho de labirinto.

É aconselhável instalar um compressor que proporcione uma aeração de alta qualidade da água; além disso, deve-se trocar a água semanalmente em cerca de 25-30%. O gourami de mel prefere águas claras, por isso será útil instalar unidade de filtragem poderosa e de alta qualidade.

Os gouramis adoram áreas sombreadas, preferem ficar em áreas sombreadas. Eles não precisam de luz muito forte, embora ainda deva haver iluminação no recipiente para apoiar o pleno crescimento e desenvolvimento das plantas aquáticas. A solução ideal seria usar lâmpadas fluorescentes com uma potência de 0,3-0,4 W / l. Certifique-se de colocar as plantas flutuando na superfície da água - elas criarão um sombreamento adicional, mas não exagere, lembre-se de que os peixes sempre devem ter acesso ao topo.

Qualquer primer pode ser usado mas o gourami de mel parece mais eficaz contra um fundo escuro, certifique-se de colocar troncos, grutas e cavernas no fundo - os peixes são muito tímidos e tímidos, por isso passam muito tempo em abrigos. Certifique-se de plantar plantas de folhas longas - geralmente é sob elas que os gouramis equipam suas tocas.

A temperatura ótima será de + 24 ... 28 graus Celsius. Este peixe vem da Índia, e neste país os rios são quentes, então tais condições serão mais confortáveis ​​para o gourami. A acidez deve variar de 6 a 7,5 unidades, não há requisitos rígidos de dureza, parâmetros de 4 a 15 são permitidos.

Os gouramis de mel geralmente não apresentam dificuldades com a alimentação - são peixes onívoros, portanto, podem comer todos os tipos de alimentos secos, congelados e vivos. Os especialistas recomendam usar cereais como base da dieta e oferecer frutos do mar e crustáceos para animais de estimação como cobertura. Você deve ter mais cuidado com o fabricante de tubos - seu uso frequente costuma causar obesidade em peixes e sua morte subsequente.

A comida deve ser oferecida duas vezes ao dia, uma vez por semana você pode providenciar um dia de jejum para seus animais de estimação.

Compatibilidade

Os gouramis são vizinhos sem problemas, mas devido à sua timidez natural precisam de tempo para se adaptarem a uma nova "equipa". Esses peixes se distinguem por uma disposição pacífica, por isso não serão os primeiros a atacar, mas podem se tornar vítimas de vizinhos muito agressivos ou ativos, que muitas vezes prejudicam o gourami ou simplesmente tiram sua comida.

Os conflitos no gourami de mel costumam surgir com lalius, visto que externamente esses animais são semelhantes, mas ao mesmo tempo lalius é muito mais arrogante.

Os gouramis não são peixes de cardume, vivem sozinhos ou aos pares... No entanto, esses animais podem muito bem coexistir em grupos de 4 a 5 indivíduos - via de regra, nesses casos, uma certa hierarquia é estabelecida nos grupos, um dos machos domina e afasta todos os competidores.

Reprodução

Criar gourami em casa é bastante simples. Como todos os peixes labirintos, este animal de estimação constrói seus próprios ninhos de espuma, ao contrário de seus parentes lalius, que precisam de fragmentos de plantas flutuantes. Eles constroem um local isolado para a desova sob as folhas grandes de qualquer planta aquática.

Os machos do gourami de mel se distinguem pela tolerância com as fêmeas, isso, aliás, é outra diferença entre esses peixes e o lalius - estes últimos são perfeitamente capazes de abater sua fêmea, caso ela não tenha onde se esconder.

Para a desova, os peixes são transferidos para um aquário com um volume de 40 ou mais litros, o nível da água deve ser mantido em torno de 15-20 cm, a temperatura ótima é ligeiramente aumentada para + 27 ... 30 graus Celsius.

O grupo selecionado de peixes é abundantemente alimentado com comida viva, enquanto a fêmea pronta para desovar torna-se visivelmente gorda. Nesse momento, geralmente o macho começa a construir o ninho. Quando está pronto, o parceiro começa a atrair a fêmea de várias maneiras, demonstrando a ela toda a sua atratividade.

Por vez, a fêmea põe cerca de 20 ovos, que são imediatamente inseminados pelo macho. Depois disso, este último os recolhe na boca e cuidadosamente os leva para o ninho. O processo é repetido várias vezes - apenas na desova, cada fêmea põe de 200 a 300 ovos.

Imediatamente após a conclusão do processo, a fêmea é transplantada de volta para o aquário geral., caso contrário, irá interferir com o macho para manter o estado do ninho sob controle - este último guarda os ovos e os vigia até a eclosão dos filhotes. Normalmente, esse momento chega após 1,5 dias, após o que o macho também é movido de volta para o aquário comum.

Após cerca de três dias, os alevinos começam a nadar e se alimentar - nos primeiros 7 a 10 dias são alimentados com "pó vivo" especial ou infusórios, a comida é oferecida várias vezes ao dia, já que a fome tem um efeito prejudicial sobre a condição dos jovens.

Duas semanas depois, os peixes são transferidos para alimentação com náuplios de artémia, conforme os animais de estimação crescem, os animais jovens devem ser selecionados - caso contrário, as manifestações de canibalismo não serão excluídas.

Doenças

O gourami dourado tem predisposição à oodinose, enquanto nos adultos pode estar presente de forma latente por vários anos, sem afetar a qualidade de vida dos animais de estimação, mas os animais jovens correm risco. A oodinose é causada pelo flagelado Oodinium - eles sobem nas barbatanas, guelras, sob a pele e na membrana mucosa da boca. Os peixes doentes podem ser facilmente identificados por uma cabeça áspera com uma leve poeira dourada, bem como pelas barbatanas amarronzadas coladas e as mesmas manchas de cor suja por todo o corpo.

O peixe gourami afetado é martelado em um canto e esfrega intensamente contra elementos decorativos, partes salientes de equipamentos e plantas.

Normalmente para tratamento, sulfato de cobre, "Bitsilina", sal de cozinha, verde malaquita ou cloridrato são adicionados à água, a terapia é realizada no escuro, uma vez que os patógenos, em certa medida, estão relacionados às plantas.

Muitas vezes, a doença é trazida para o aquário por novos habitantes, por isso você precisa inspecionar meticulosamente o peixe ao comprar - se ele tiver aletas rasgadas e mal espalhadas e antenas quebradas, então é melhor recusar tal indivíduo imediatamente. Ao mesmo tempo, a palidez excessiva da cor não deve assustar - ela apenas indica o estado de estresse do peixe, assim que o animal chegar ao seu local de residência permanente, depois de um tempo os tons brilhantes voltarão a ele.

Qualquer forma não negligencie a quarentena - antes de plantar um novo peixe no aquário, é aconselhável mantê-lo em um recipiente separado por 3-4 semanas, durante este período, banhos diários serão úteis de uma mistura de "Bitsilin", "Rivanol" e verde brilhante, esse processamento leva cerca de 15 minutos.

Se você seguir essas dicas simples, seu gourami de mel permanecerá saudável e irá deliciá-lo com sua cor incomum por vários anos.

Você pode olhar mais para o gourami de mel durante o período de desova.

sem comentários

Moda

a beleza

casa