Tipos de peixes de aquário

Pequenos peixes de aquário: variedades e escolhas

Pequenos peixes de aquário: variedades e escolhas
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Belos exemplos

Entre os aquaristas há muitos que consideram os peixes grandes, mas também os pequenos, uma verdadeira decoração do seu aquário. Há um grande número de espécies de peixes de tamanho médio que são adequadas para um aquário doméstico. No entanto, para muitos, o processo de escolha da espécie certa é difícil, uma vez que todos os peixes possuem um conjunto de características individuais, comportamentos e compatibilidade com outras espécies em um único recipiente. Uma análise de todas essas e outras nuances é apresentada em detalhes neste artigo.

Vantagens e desvantagens

Antes de enriquecer a fauna do seu aquário com pequenos peixes, familiarize-se com os aspectos positivos e negativos do seu conteúdo. As vantagens de ter essas criaturas de aquário incluem as seguintes nuances.

  • Como a maioria das espécies pequenas vive em bandos, o aquarista terá a oportunidade única de observar como os habitantes de um mesmo grupo interagem entre si e mostram seu caráter. Este processo é muito interessante e divertido.
  • Indivíduos de tamanhos pequenos ocupam pouco espaço, têm uma aparência muito estética e não causam muitos problemas.
  • Também são indicados para quem o interior ou a dimensão da divisão não permite adquirir um grande depósito com mais de 50 litros de volume. Para peixes pequenos, essas e até menores dimensões do recipiente são bastante adequadas.

Dos aspectos negativos deste hobby, os seguintes pontos devem ser destacados.

  • Pode ser difícil notar mudanças nas condições dos peixes devido ao seu pequeno corpo.
  • Adicionar indivíduos pequenos a grandes é um risco para os primeiros. Antes disso, é necessário um processo complexo de estudo da compatibilidade das diferentes raças.

Visualizações

Existem alguns mini peixes interessantes para o aquário. No entanto, as variedades mais interessantes têm os seguintes nomes e características.

  • Guppy - criaturas de formato interessante e beleza extraordinária devido à cauda luxuosa inerente aos machos. Seu corpo ligeiramente alongado termina com uma barbatana caudal vermelha ou azul brilhante, coberta com um padrão bizarro de manchas escuras. Os guppies distinguem-se pela sua espantosa despretensão, são capazes de sobreviver, bem como de se reproduzir de forma independente, mesmo em condições de baixa filtração.
  • O tanque pode ser decorado com um cardume de peixes chamados espadas. São assim chamados porque a parte inferior da barbatana caudal do macho é afiada como uma espada. A cor desses peixes pode ser diferente, já que muitas de suas subespécies foram criadas. Gostam de viver em reservatórios, densamente plantados com flora e com volume de pelo menos 50 litros. Esses indivíduos vivem em pequenos bandos. Vale ressaltar que às vezes, para sobreviver à espécie, as fêmeas podem mudar temporariamente de sexo, tornando-se machos.
  • Pequenas raças de peixes escuros chamados mollies são mais difíceis de manter do que guppies, mas geralmente adequados para aquaristas iniciantes. De acordo com seus hábitos, esses peixes são bastante brincalhões e ágeis, mas seu caráter é bastante pacífico. Não toleram água fria, portanto, uma temperatura favorável para sua manutenção é de + 25-27 graus Celsius. Os indivíduos são vivíparos e sua expectativa de vida é de 4 anos.
  • Limão tetra - peixes amarelos até 4 cm de tamanho, que vivem em bandos, têm um caráter tranquilo e grande mobilidade. Essas criaturas têm um corpo achatado e olhos laranja-avermelhados expressivos. As barbatanas dorsal e pélvica têm um padrão preto. A temperatura ideal para eles será de 23 a 25 graus.
  • Peixe muito conveniente para aquaristas novatos da família Haracin se tornará espinhos... Ela pode ter cores diferentes dependendo da subespécie - preto-cinza, rosa, dourado e até fluorescente. Esta pequena raça é fácil de cuidar, é mantida em água a uma temperatura de 21 a 24 graus, sistemas de arejamento e filtração. As trocas de água podem ser realizadas uma vez por semana em 1/4 de volume. Por natureza, os espinhos são pacíficos e calmos.
  • Danio Rosa É também uma raça de pequenos peixes muito colorida e interessante. Apresentam corpo alongado e achatado, escamas rosadas, nas quais se veem faixas brancas alternadas, enquanto as barbatanas são transparentes. O corpo desses indivíduos chega a 4,5 cm, mas não gostam de aquários densamente plantados, pois precisam de espaço para nadar.
  • Peixe-gato de aquário Toracatos são mini-peixes muito pacíficos para um aquário doméstico. Eles adoram viver em um aquário com muitas plantas e decorações que podem ser usados ​​como esconderijos. A forma de tal bagre é bastante incomum - o corpo alongado tem uma pequena protuberância no topo e uma barriga plana abaixo. Eles vivem na parte inferior do aquário, às vezes nadando na camada intermediária, e são ativos principalmente à noite.
  • Farpas também são consideradas indivíduos pequenos., cujo corpo mede 4 a 6 cm, são bastante rápidos, lúdicos e ao mesmo tempo temperamentais. Alguns indivíduos são bastante pacíficos, enquanto outros podem ser arrogantes e até tentar fazer mal a outros peixes.

Como escolher?

O processo de escolha de pequenos habitantes para um aquário deve incluir, além da componente estética, critérios como compatibilidade e número ótimo de peixes da mesma espécie.

Compatibilidade

A vizinhança com outras espécies é um princípio fundamental na seleção de peixes pequenos.

O primeiro passo é excluir sua compatibilidade com grandes carnívoros, pois não será difícil para estes engolirem pequenos habitantes com menos de 5 cm de comprimento.

Você também precisa verificar se peixes do mesmo tamanho estão mostrando agressividade.Farpas, por exemplo, podem ser agressivas com outros peixes e não devem ser mantidas com espécies como guppies. Guppies são geralmente melhor colocados em um aquário do tipo espécie.

Espadachins se dão bem no mesmo tanque com peixes ornitorrincos, por exemplo, menores, peixes-zebra, tetras. Eles também se dão bem com pequenas espécies de peixes de fundo, como corredores, platydorus. Não permita a proximidade de cauda de espada com ciclídeos e outros peixes carnívoros maiores, bem como indivíduos velados, cujas nadadeiras podem ser acidentalmente danificadas por cauda de espada.

Mollies convivem bem com outros peixes vivíparos, como espadas ou platies, bem como raças não agressivas. Essas raças incluem lalius e gourami.

Os tetras podem se dar bem no mesmo aquário com escalares, menores ou outros tipos de tetras. Os espinhos também se dão bem com os tetras, mas não muito pequenos. Outros vizinhos favoráveis ​​aos espinhos incluem gourami, espadas, corridorites, peixe-zebra.

No entanto, esses indivíduos não devem ser combinados com variedades veladas ou peixes muito pequenos. Você também não deve se arriscar a combinar esses peixes com peixes maiores, por exemplo, os ciclídeos.

Toracatum pode ser plantado em um tanque com todos os peixes, exceto os muito pequenos e predadores. Esses indivíduos são bastante calmos, por isso não lhes acrescente lutas e labeos, por isso o equilíbrio na vida do torakatum pode ser perturbado.

Quantidade

Na hora de montar peixes pequenos, vale lembrar que a maioria deles vive em pequenos bandos. Para cada uma das espécies acima mencionadas, existe uma certa quantidade em que é desejável colocá-las no aquário:

  • a quantidade mínima de peixe-zebra rosa em um tanque é de 6 peças;
  • limão tetra não deve ser inferior a 5 indivíduos;
  • O tórax também precisa ser mantido em grupos de vários, caso contrário, eles podem ficar estressados.

Características semelhantes são inerentes a outros peixes pequenos, porque, mesmo na natureza, é extremamente difícil para essas espécies sobreviverem sozinhas.

E em um aquário doméstico, o peixe se sente muito mais confortável se estiver perto de outros representantes de sua espécie.

Belos exemplos

Para imaginar melhor como esses ou aqueles peixinhos ficarão no aquário, veja as fotos de representantes de várias espécies.

  • Um pequeno peixe-gato de aquário se sente muito confortável entre as plantas e outros elementos decorativos.
  • Bandos de tetras amarelos se encaixam perfeitamente na composição do aquário.
  • Os mini peixes multicoloridos Danio chamam a atenção, contrastando com o verde do tanque.
  • Os espinhos aparecem organicamente entre indivíduos ligeiramente menores.
  • Mallinesia, com suas escamas escuras, parece muito incomum em iluminação apropriada. Grupos desses peixes se assemelham a estatuetas extravagantes.

TOP-10 dos peixes de aquário mais populares e despretensiosos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa