Tipos de peixes de aquário

Ciclídeos do Malawi: tipos, descrição, manutenção e cuidados

Ciclídeos do Malawi: tipos, descrição, manutenção e cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como eles se parecem?
  3. Variedades
  4. Regras para manter e alimentar
  5. Compatibilidade

Os ciclídeos do Malawi são um dos habitantes mais populares e comuns do aquário. Eles se apaixonaram por sua bela cor brilhante e comportamento peculiar, bem como pela despretensão de conteúdo.

Peculiaridades

Lago Malawi, que deu o nome ao peixe, está localizada no leste da África e é uma das maiores do planeta. Devido ao seu tamanho alongado, faz fronteira com três estados: Malawi, Moçambique e Tanzânia. Anteriormente, o reservatório tinha o nome de Nyasa, embora agora às vezes também seja chamado assim. Uma característica distintiva deste lago de água doce é que 14 rios fluem para dentro dele, e apenas um flui para fora. O nível da água é mantido em um ponto devido à evaporação.

Por esta razão, a água do lago é bastante dura e ligeiramente salgada. O fundo do reservatório é rochoso, constituído principalmente por rochas sedimentares. O Malawi possui um grande número de peixes de diferentes famílias, sendo os mais numerosos os ciclídeos. Existem cerca de 500 espécies deles, a maioria das quais são endêmicas. A pesca no lago não é proibida, algumas espécies comerciais do Malawi, por exemplo, a tilápia, são vendidas em nosso país.

O ciclídeo do Malawi é vendido ativamente para aquaristas de diferentes países.

Como eles se parecem?

O Malawi africano pertence à ordem dos perchiformes. O corpo dos peixes é predominantemente alongado e, às vezes, arredondado, ligeiramente achatado nas laterais. A cabeça é bastante grande. Os homens costumam ter uma protuberância na testa, o que indica que estão chegando à idade adulta. Os machos também têm pontos claros na barbatana inferior, que indicam uma vontade de acasalar.

Os machos têm uma barbatana dorsal alongada e pontiaguda, enquanto as fêmeas têm uma extremidade arredondada e romba. A cor dos peixes é colorida, multicolorida, o tamanho é médio, o comprimento pode atingir de 12 a 20 cm. Com muito cuidado, eles vivem em um aquário por até 15 anos. Cada espécie é diferente. Em um estado de excitação ou durante a desova, as cores tornam-se mais brilhantes, mais saturadas, com padrões espetaculares.

Os ciclídeos do Malawi são altamente ativos, estão em movimento o tempo todo. Os peixes adquiridos devem ter tempo para se adaptar.

No início, ela irá procurar abrigo e se esconder, mas depois se acostumará com o dono e até começará a nadar até o vidro ao vê-lo. Em relação aos parentes, eles se distinguem pelo alto nível de agressividade.

Variedades

Ciclídeos africanos são divididos em dois grupos principais:

  • mbuna;
  • Pato.

A principal diferença entre esses peixes é a forma de alimentação... A primeira espécie inclui indivíduos que se alimentam de alimentos vegetais. Nas condições naturais do Lago Malawi, comem algas que cobrem o fundo rochoso do reservatório. A estrutura das mandíbulas dos machos é semelhante à de um ralador, esses dentes ajudam perfeitamente a raspar a vegetação das pedras. Portanto, para ciclídeos mbuna, você precisa escolher um aquário espaçoso e fornecer-lhe abrigo e algas suficientes.

As plantas devem ter raízes fortes e poderosas, pois os peixes gostam muito de cavar o fundo e arrancar as algas. Os Mbuna são de tamanho médio, atingindo um comprimento máximo de 12 cm.

As cores da mulher e do homem são quase iguais. Este grupo é o mais numeroso entre os habitantes do Lago Malawi.

Pseudotrofias caracterizado por uma cor com listras verticais. Os machos defendem zelosamente seu território, mas os peixes jovens e as fêmeas nadam em bandos.

Zebra Mbuna tem uma constituição alongada com uma cabeça ligeiramente convexa e barbatanas pontiagudas. As cores dos peixes podem ser muito diferentes: laranja, azul ou preto e branco com riscas verticais num tom mais escuro.

Ciclídeo dourado distingue-se pela sua cor dourada com faixas escuras bastante grandes, localizadas horizontalmente. Refere-se aos representantes muito agressivos dos Mbuna.

Golfinho azul tem um tom azul. A boca ligeiramente alongada e uma saliência localizada na parte posterior da cabeça conferem a este peixe alguma semelhança com um golfinho.

Labeotropheus, com cabeça grande e boca ligeiramente alongada em forma de gancho, pode apresentar várias opções de cores. O mais comum é o azul ou azul claro com uma barbatana dorsal vermelha ou laranja. Os machos têm um padrão de vários pontos amarelos na barbatana anal.

Ciclídeo zangão é caracterizado pela cor amarela, as pontas das nadadeiras são de coloração azulada e o corpo é coberto por listras pretas, razão pela qual o peixe recebeu este nome. Os machos têm cores mais brilhantes do que as fêmeas.

Além desses peixes, o grupo Mbuna também é representado por um grande número de indivíduos diferentes, com cores não menos belas e espetaculares.

O segundo grupo - utaki, inclui ciclídeos predadores do Malawi... No ambiente natural, eles vivem nos recifes subaquáticos do lago. Sua dieta é baseada em alevinos de outros peixes e minúsculos crustáceos encontrados nas camadas superiores do Malaui. Os patos diferem em tamanhos bastante grandes (seu comprimento é de 15-20 cm) e em cores neutras. Os machos adquirem uma cor mais intensa quando atingem a puberdade, e as fêmeas não a alteram.

Os representantes típicos do grupo de patos são Aulonocara... Têm corpo alongado com cabeça bastante grande e barbatana dorsal bem definida. Possuem uma depressão característica na cabeça, que é muito sensível. A cor desses peixes é cinza com várias listras e manchas. As mulheres são menores que os homens.

Aulonocara têm a capacidade de congelar na água, na natureza os ajuda na caça.Afinal, tal peixe não atrai atenção, mas o recesso na cabeça é capaz de perceber qualquer flutuação, mesmo as mais insignificantes, na água, o que torna os Aulonokar excelentes caçadores. Além delas, outras espécies pertencem aos representantes desse grupo, embora não sejam tão diversas quanto os Mbuna.

Cadango vermelho tem uma cabeça grande com uma boca bastante grande. O corpo do peixe é laranja ou vermelho com a cabeça azul. As cores das mulheres são mais modestas: cinza ou prata.

Dimidocromis tem um corpo fortemente achatado e é considerado o habitante mais plano do Lago Malawi. Cor - azul metálico com leve matiz verde. As barbatanas são laranja com pontos coloridos. As mulheres são prateadas.

O Lago Malawi também é lar de espécies de peixes que podem ser classificadas como mbuna e pato. Esses incluem haplocromia comendo alimentos vegetais e animais. Os haplocromos da centáurea são semelhantes em aparência ao poleiro comum. Os machos são de um azul profundo com nadadeiras posteriores amarelas ou avermelhadas, enquanto as fêmeas são marrom-acinzentadas com listras transversais por todo o corpo. À medida que envelhecem, também adquirem uma cor azul, mas não tão brilhante quanto os machos.

Em condições de aquário, este tipo de peixe prefere as camadas média e inferior da água. Entre os amantes de peixes, os haplocromos são valorizados por sua bela cor.

Ao contrário do azul centáurea, o haplocromis ou citocara leopardo de Livingston tem um corpo azul esverdeado com grandes manchas escuras e um caráter extremamente agressivo.

Regras para manter e alimentar

As condições para manter os ciclídeos do Malawi como peixes de aquário dependem diretamente do grupo a que pertencem. Afinal, a mbuna e o pato têm requisitos diferentes tanto para o conteúdo do aquário quanto para a alimentação. Em primeiro lugar, você precisa saber que os peixes precisam de um aquário espaçoso de 150 litros ou mais, embora um recipiente de 60 litros seja bastante adequado para um casal de ciclídeos. É necessário repor um terço do volume de água por água limpa todas as semanas, bem como usar filtros e compressores para a troca de ar e a formação de um fluxo fraco. Além disso, é necessário equipar lindamente o aquário com várias pedras e protuberâncias, que os peixes usam como esconderijos.

O Mbuna, que se alimenta de algas, requer uma grande quantidade de algas, tanto as que flutuam quanto as que são plantadas no solo. É preciso lembrar que os peixes adoram cavar no solo, por isso as plantas devem ser aplicadas com pedras para que os ciclídeos não as arrancem. Para um pato, a vegetação em um aquário é indesejável, mas grutas e seixos são perfeitos. Alimentos vegetais com uma pequena quantidade de proteínas animais são adequados para ciclídeos Mbuna do Malawi, eles também comem pepinos, alface ou folhas de dente de leão, espinafre. O pato é alimentado alimento proteico, eles não comem vegetais.

Esses predadores adoram vermes, dáfnias, além disso, você pode cozinhar frutos do mar picados de forma independente e congelá-los em porções. Existe uma grande variedade de alimentos balanceados para ciclídeos no mercado.

Compatibilidade

Os ciclídeos do Malawi são bastante agressivos por natureza e, além disso, estão acostumados a defender seu território. Não é necessário colocar peixes de tamanhos diferentes em um aquário, os habitantes de áreas rochosas com habitantes arenosos não se dão bem. É melhor adquirir apenas um macho para cada espécie para evitar conflitos. Alguns representantes de ciclídeos são especialmente agressivos até mesmo com indivíduos de sua própria espécie, portanto, são mantidos atrás de divisórias de vidro separadas, como o haplocromis de Livingston. Para evitar brigas vale a pena liberar ciclídeos no aquário ao mesmo tempo, então não haverá divisão em mais experientes e iniciantes.

Devido ao comportamento agressivo, os peixes precisam equipar um número suficiente de locais isolados onde possam esperar o perigo.Das outras espécies, os sinodontes e alguns representantes das espécies de íris se dão muito bem com os ciclídeos africanos. Acompanhar outros peixes depende das características específicas das espécies selecionadas.

Apesar de algumas nuances na manutenção dos ciclídeos do Malaui, esses peixes coloridos há muito conquistaram o amor de vários aquaristas e estão se tornando cada vez mais populares.

Para a história de origem e características desta espécie de peixe, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa