Tipos de peixes de aquário

Macrópode: descrição dos peixes, manutenção e cuidados

Macrópode: descrição dos peixes, manutenção e cuidados
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Compatibilidade
  4. Condições de cultivo
  5. O que e como se alimentar?
  6. Diferenças sexuais e reprodução

Os macrópodes são criaturas muito bonitas que, à primeira vista, atraem a atenção de quem os rodeia com sua clássica cor vermelha e azul. No entanto, sua natureza agressiva pode dificultar para os amadores iniciantes.

Peculiaridades

Macrópode é um peixe de aquário bastante comum da ordem do labirinto. Sua terra natal é Coréia, Taiwan, Vietnã e China. Parece brilhante e interessante, o que explica a popularidade da criatura entre os aquaristas. O corpo do animal é pintado de uma bela cor azul e coberto com listras avermelhadas, cuja tonalidade combina com a tonalidade das nadadeiras. O formato desse peixe é bastante alongado, com lados achatados, mas as barbatanas já são pontiagudas, exceto a abdominal, que é um fio. O tamanho da barbatana caudal bifurcada atinge um intervalo de 3 a 5 cm.

Os macrópodes têm a capacidade de absorver oxigênio da superfície da água com a ajuda de órgãos especiais, cuja presença é característica de toda a família do labirinto.

Essa habilidade permite que esses peixes sobrevivam mesmo em corpos d'água estagnados com baixo teor de oxigênio. O comprimento dos machos é cerca de 10 cm, e das fêmeas - cerca de 8 cm. Os peixes vivem cerca de 6 anos, mas se você cuidar bem deles, pode estender esse período para 8 anos.

O caráter do macrópode é bastante complexo. Esta espécie de peixe apresenta agressividade não só em relação às outras espécies, mas também aos seus machos. As mulheres são mais tolerantes neste assunto.

Variedades

Os especialistas identificam alguns tipos de macrópodes, cuja principal diferença está na cor. As condições de manutenção e a implementação do cuidado para os diferentes macrópodes não diferem em nada.

Um macrópode clássico ou comum nativo da China. Pode ser identificada por manchas azuis com listras cor de tijolo localizadas perto da cabeça e na barriga. A cor tem várias opções - pode ser azul, passando para roxo na região do dorso, ou combinada (corpo marrom, cabeça azul e nadadeiras vermelhas).

Além disso, o macrópode clássico pode acabar sendo albino. Nesse caso, seu corpo ficará branco com listras amarelas, suas nadadeiras serão pintadas em um tom rosado e seus olhos serão vermelhos. Separadamente, existe uma variedade de macrópodes como o de dorso vermelho. Surpreende com seu lindo tom prateado, nadadeiras vermelhas e dorso combinando. A cauda e a barbatana posterior permanecem azuis.

O macrópode preto é nativo do Vietnã. Sua cor varia do cinza escuro ao marrom. A cauda tem uma cor carmesim profunda. O caráter desta espécie é muito mais calmo do que o de seus parentes.

O macrópode chinês é freqüentemente chamado de cauda redonda. Cuidar dele tem suas especificidades. Por exemplo, no inverno, é necessário baixar a temperatura para 10 graus. Além disso, muitas vezes sofre de microbacteriose, o que requer medidas adequadas.

Compatibilidade

Em um aquário, os macrópodes não se dão bem com todos os representantes do mundo subaquático. Na maioria das vezes, eles mostram agressividade com outros peixes, então você deve ter um cuidado especial ao escolher vizinhos. Nesse caso, é melhor dar preferência a criaturas ativas do mesmo tamanho e força.

Os macrópodes não podem ser alojados em criaturas fracas e pacíficas, pois isso criará um perigo inequívoco para as últimas.

Além disso, a família dos peixes dourados, bem como dos guppies e semelhantes, está sob proibição obrigatória.

É melhor estabelecer os macrópodes aos pares ou combinar um macho e várias fêmeas. Pode liquidá-los com outros peixes se o aquário for grande e equipado levando em consideração os interesses de todos os seus habitantes, e os vizinhos forem rápidos e não agressivos. Eles podem ser farpas pacíficas, gurus, lalius ou tetras.

Condições de cultivo

Manter macrópodes em casa não é particularmente difícil. A temperatura da água deve ser mantida em 18-25 graus Celsius, e o nível de pH deve variar entre 6,0-7,5. A dureza ideal da água é de 5-19 dGh. Todo o cuidado dos animais de estimação consiste no correto equipamento do aquário, sua posterior manutenção em ótimo estado e alimentação. Você pode escolher um pequeno aquário em termos de espaço. Um peixe deve ter cerca de 20 litros de água e, para um casal, são necessários 40 litros de líquido.

O aquário deve ser equipado com uma tampa, pois o macrópode tende a pular para fora dela. Para que a divisão do território ocorra sem problemas, é recomendável criar uma abertura bastante grande para cada indivíduo. É importante colocá-los em lados diferentes do tanque.

É necessário que o movimento da água no aquário seja totalmente ausente ou mínimo. Para garantir o crescimento e desenvolvimento estáveis ​​das criaturas, pelo menos uma vez por semana, parte da água deve ser renovada (de 20% a 25%). O líquido deve ser usado sempre liquidificado e ao mesmo tempo ter a composição hidroquímica necessária.

É aconselhável equipar o recipiente com plantas flutuantes, bem como plantas com sistema radicular forte e ramificado. São culturas como lentilha-d'água, pistia e salvínia. Os verdes precisam ser diluídos regularmente, caso contrário, algumas amostras começarão a bloquear outro acesso ao oxigênio.

O solo deve ser escolhido escuro, já que não provoca estresse nos peixes e ao mesmo tempo é um fundo vencedor para habitantes brilhantes.

Antes de encher o aquário, a mistura de solo deve ser fervida e depois limpa diariamente com um sifão.

Na hora de escolher a decoração de um tanque de moradores domésticos, deve-se dar preferência a objetos confeccionados com materiais naturais. Além do mais, acessórios que são pintados com tintas devem ser evitados - podem ser tóxicos e provocar doenças, bem como a morte de animais de estimação. É aconselhável escolher um filtro de baixa potência utilizado, pois é importante para os macrópodes evitarem fortes ondas de água. É melhor recusar um aquecedor e um compressor se os peixes vivem sem vizinhos. Eles se sentem bem em uma temperatura de água de 18 graus e não requerem aeração adicional da água.

A iluminação deve ser escolhida em função dos requisitos das plantas plantadas. O horário de luz do dia não deve exceder 12 horas e a luz não deve ser muito forte. A iluminação deve ser desligada à noite. Em dias de sol, é necessário garantir que a luz natural não incide sobre as paredes do aquário e que a água não sobreaquece.

Os peixes labirinto têm uma imunidade inata a doenças comuns, então a razão de sua saúde precária é apenas cuidados ou condições de detenção inadequados. A tuberculose ocorre quando o reservatório não é limpo regularmente. Infelizmente, essa doença praticamente não tem cura. Os parasitas aparecem em alimentos, plantas ou solo mal processados. Nesse caso, os piolhos da carpa ou os nematóides entram no aquário, o que afeta negativamente os habitantes domésticos. Para eliminar a doença parasitária, você precisará usar medicamentos especiais ou permanganato de potássio, você também pode adicionar piperazina à comida de seus animais de estimação.

A podridão das barbatanas dos peixes só pode ser curada com antibióticos. Se as medidas apropriadas não forem tomadas, suas nadadeiras irão literalmente entrar em colapso. O ictiotireoidismo é fácil de calcular pelo aparecimento de pontos brancos na superfície do corpo do peixe. Para tratar a doença, será necessário aumentar a temperatura do aquário, além de utilizar preparações especiais.

O que e como se alimentar?

Alimentar seus animais de estimação é muito simples. Na natureza, o peixe se alimenta de quase tudo, mas dá preferência aos alimentos de origem animal: alevinos e outros habitantes aquáticos. Às vezes, a criatura está pronta para pular da água para pegar comida em potencial. Em casa, o macrópode pode receber flocos especiais, pellets ou ração especializada para galos. Alimentos congelados ou vivos, como vermes, tubifex, artêmia, larvas de mosquito preto, são incentivados. Os alimentos congelados terão de ser descongelados antes de servir.

As variantes vivas devem ser desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio. Na hora de escolher os alimentos prontos, vale dar preferência às formulações que contenham caroteno. Esta substância tem um efeito benéfico na cor das escamas e barbatanas, evitando que desbotem com o tempo. De vez em quando, o peixe pode ser alimentado com carne picada caseira.

Em qualquer caso, é importante que a alimentação dos peixes seja variada e equilibrada.

Alimente o macrópode duas vezes ao dia, mas em pequenas quantidades, pois o animal está sujeito à gula.

O excesso de comida deve ser removido imediatamente.

Diferenças sexuais e reprodução

Criar macrópodes em casa é simples. Das medidas preparatórias, apenas será exigida a organização de uma área de desova. Diretamente no aquário, a temperatura deve subir gradualmente para uma faixa de 26-28 graus. Com o uso de turfa, lascas de mármore ou produtos químicos especiais, o nível de pH, neste caso, muda para 6.

Além disso, o nível do líquido sobe para 20 cm, e abrigos adicionais devem ser localizados dentro do aquário: grutas ou matagais de plantas flutuantes. Antes da reprodução, a dieta dos macrópodes é substituída por uma dieta à base de carne.

Para distinguir um homem de uma mulher, você precisará examiná-los cuidadosamente. O corpo masculino parece mais magro em alguns centímetros. Também há diferenças de cor - nos homens é muito mais brilhante. Além disso, as barbatanas dos machos parecem mais longas e afiadas, enquanto nas fêmeas são ligeiramente arredondadas e curtas. Durante a desova, o macho constrói um ninho com fragmentos de plantas e bolhas de ar praticamente na superfície.

Durante este período, é necessário mover as fêmeas para outro reservatório, pois machos agressivos podem incapacitá-las. Assim que o ninho for concluído, as fêmeas podem ser devolvidas para que possam começar a lançar os ovos. O macho cuidará dos ovos que chegam - ele os transferirá para o ninho, e então cuidará e protegerá até que os filhotes apareçam. As fêmeas nesta época são melhor plantadas.

Via de regra, uma fêmea dá cerca de 500 ovos, que amadurecem de 3 a 5 dias. É importante lembrar: assim que os filhotes aparecerem, o macho deixará de considerá-los seus descendentes e poderá comê-los facilmente. Por esta razão, os alevinos e os adultos devem ser mantidos em recipientes separados. É comum alimentar os alevinos com ciliados, microvermes e gema de ovo cozida.

Dicas para preparar, alimentar e criar macrópodes no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa