Tipos de peixes de aquário

Corredor dourado: criação, manutenção e cuidado

Corredor dourado: criação, manutenção e cuidado
Contente
  1. Descrição
  2. Como conter?
  3. Compatibilidade
  4. Como procriar?
  5. Como escolher um peixe?

A enorme seleção de peixes decorativos para o aquário impressiona pela variedade. Entre as muitas espécies e cores, cada um pode encontrar algo adequado para si. Neste artigo, veremos um dos interessantes bagres de aquário - o corredor dourado. Vamos analisar as características de manter e cuidar desse peixe brilhante e interessante.

Descrição

O corredor dourado é um pequeno bagre de cor viva que fica na memória por muito tempo. Com sua cor variada, lembra um peixinho dourado. É nativo da América do Sul, Reservatório Venezuela, estado de Cara Boba. Este peixe-gato vive no Lago Valência e nas águas circundantes com água limpa e fresca. A vida útil em um aquário é de 5 a 6 anos, dependendo das condições de manutenção.

Este bagre pertence à família dos bagres de armadura devido à cobertura de todo o corpo com placas ósseas dispostas em 2 fiadas. Essas placas se assemelham a um parquete colocado no chão. Esta estrutura deu a este peixe-gato o segundo nome de "marisco-bagre". O bagre descrito é despretensioso no cuidado e tem uma alta taxa de sobrevivência. É adequado para iniciantes, mas também pode ser encontrado frequentemente entre aquaristas experientes. Esta espécie tem respiração intestinal e às vezes sobe à superfície para respirar ar fresco.

O corredor dourado é um pequeno peixe. As fêmeas não crescem mais do que 7 cm de comprimento e os machos de 5 a 6 cm de comprimento. Distinguir uma mulher de um homem é fácil - as fêmeas parecem maiores e mais cheias, os machos mais magros. A barbatana dorsal é arredondada nas fêmeas e pontiaguda nos machos. Os corredores têm cores diferentes. Nas prateleiras das lojas, você encontra esses peixes nas cores bronze, verde, branco (albino) e preto.

Vendedores inescrupulosos pintam intencionalmente esses bagres em uma bela cor dourada por meio de injeções, o que afeta negativamente a saúde dos peixes.

Como conter?

Para manter o corredor dourado, um aquário de 50 litros com troca semanal de água de até 30% é adequado. Os requisitos obrigatórios para o projeto de um reservatório doméstico serão os seguintes:

  • disponibilidade de espaço livre para natação;
  • a presença de protuberâncias, grutas, montes de pedras onde este peixe pode se esconder e descansar;
  • areia ou seixos sem arestas vivas são bem adequados como solo para que o bagre não machuque suas antenas ao redor deles.

É desejável manter os parâmetros da água estáveis ​​e o nível de nitratos deve ser mínimo. Caso contrário, como mencionado anteriormente, este peixe-gato é despretensioso tanto no cuidado quanto na alimentação. Ele come todos os tipos de ração - sejam opções vivas, flocos, pellets ou tabletes de bagre de fundo. Ele prefere pegar os alimentos do fundo, o que permite que ele seja encaminhado ao fundo do aquário de forma ordenada.

Para garantir um ambiente confortável, você precisará de uma boa aeração, filtração e uma tampa no aquário com acesso ao ar. Se você notar que os bagres estão constantemente flutuando para respirar, isso significa que não há oxigênio suficiente na água. A temperatura da água deve ser de +22 a +26 graus. Eles não toleram o teor de sal do aquário.

Os peixes estão em cardume, a melhor opção seria mantê-los em um cardume de 5 ou mais indivíduos.

Compatibilidade

O bagre dourado é muito calmo e tranquilo. Ele se dá bem com todos os tipos de peixes pacíficos e até camarões (na maioria dos casos). Os vizinhos devem ser semelhantes em tamanho. Não coloque uma criança assim com ciclídeos grandes - eles não permitirão que ela viva normalmente, mas irão constantemente conduzi-la ao redor do aquário.

Todas as farpas, exceto as cereja, são os piores inimigos do corredor dourado. O fato é que o barbus é um peixe muito brincalhão que vive nas camadas intermediárias da água, enquanto o bagre é lento e fica no fundo. Embora este peixe-gato seja denominado peixe-gato-carapaça, sua barbatana dorsal não tem proteção e é um excelente alvo para o barbus. Tendo rasgado em pedaços, o bagre morrerá depois de um tempo.

Como procriar?

Esses peixes tornam-se capazes de se reproduzir com 1 ano de idade. Na criação, eles são simples. Para uma desova bem-sucedida, pelo menos 2 machos são necessários para 1 fêmea. Ao adquirir um rebanho de 5 a 8 adolescentes, que são pouco distinguíveis por sexo, você pode contar com uma alta probabilidade da presença de um macho e uma fêmea.

Esses peixes podem desovar no aquário geral, mas para preservar a prole, a solução correta seria alocar uma caixa de desova separada com um volume de pelo menos 100 litros, com boa ventilação e filtração, o que cria um fluxo fraco. Para a desova, é aconselhável plantar um bando de 2-3 machos e 1 fêmea. Também é permitido um maior número de peixes, o principal é o predomínio de machos.

Antes de plantar na área de desova, machos e fêmeas devem ser divididos em diferentes aquários e alimentados com comida viva. Um sinal para a desova será uma diminuição da temperatura da água em 2-3 graus (como na estação chuvosa). Abaixar a pressão da temperatura pode aumentar as chances de desova bem-sucedida. No início da desova, as fêmeas começam a se mover mais rápido pelo aquário (como se estivessem em busca) e os machos começam a persegui-las.

Quando o casal está pronto para o processo, os indivíduos assumem uma postura que lembra a letra “T”. A fêmea descansa a cabeça na barriga do macho e começa a desovar, enquanto o macho libera leite nesta época. Com a ajuda das nadadeiras, a fêmea move os ovos fertilizados para o local adequado mais próximo.

A fêmea põe vários ovos em folhas de plantas, pedras, vidro do aquário. Até 200 ovos podem ser obtidos de 1 fêmea. Tudo depende do tamanho, das condições de detenção e da idade. A desova pode durar 2 dias e todo esse tempo os pais precisam ser alimentados. A fome pode fazer com que as pessoas comecem a comer ovos.

No final da desova, os pais devem ser removidos. Quando o seu bagre desova no aquário geral, é melhor retirar os ovos em um reservatório separado com água do comum, junto com o substrato no qual está colado. O principal é a presença de aeração e filtração no tanque. Se o caviar ficar colado no vidro, pode ser cortado com lâmina, só que esse processo deve ser o mais cuidadoso possível para preservar a integridade dos ovos. Após 3-5 dias de sopro constante de ar, as larvas aparecem e, após outro dia, os alevinos nadam. Você pode começar a alimentá-los com gema de ovo, ciliados e ração inicial para alevinos de desova.

Gradualmente, os bebês podem ser transferidos para rações maiores: vermes ou tubifex picados finamente.

Como escolher um peixe?

Como regra, a maioria das lojas de animais não se preocupa muito com o estado dos peixes. Antes de comprar, inspecione cuidadosamente o indivíduo adquirido. Um peixe saudável deve atender aos seguintes requisitos:

  • ser ativo;
  • nade com confiança;
  • não tem defeitos no bigode;
  • têm brânquias saudáveis ​​e não danificadas, que não apresentam inflamação.

Deve-se notar que manchas marrons indicam a presença de infecção fúngica. Os peixes não devem ter manchas estranhas, assim como nos outros habitantes da loja de animais (as infecções são transmitidas aos peixes por gotículas transportadas pelo ar), se 1 aquário estiver infectado, todos estão infectados. A barriga do corredor dourado não deve ser afundada - isso indica que o peixe tem vermes.

Um peixe nadando caoticamente ou nadando de lado irá imediatamente chamar sua atenção - tal indivíduo não viverá muito.

Mas mesmo essa escolha cuidadosa não o salvará de doenças imprevistas dos peixes. Quando você trouxer o peixe comprado para casa (o tipo de corredor pode ser qualquer um - não só dourado, mas também velado, panda, milini ou outro), não plante em um aquário comum, além disso, não coloque a água de outra pessoa em seu tanques. É aconselhável manter o próprio indivíduo em quarentena em outra sala por pelo menos 10 dias.

Após a expiração do tempo alocado, se nenhuma mudança visível aparecer no bagre, não se apresse em transplantá-lo para o aquário principal, mas plante um peixe de um reservatório comum na quarentena. Isso é feito porque o próprio bagre pode não estar doente, mas ser um portador da doença. Este procedimento simples ajudará a determinar se uma doença está presente sem infectar todo o seu aquário. Este procedimento se aplica a todos os tipos de peixes que você deseja colocar em seu tanque.

Para informações sobre como criar o corredor dourado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa