Tipos de peixes de aquário

Corredor Shterba: manutenção, criação e cuidado

Corredor Shterba: manutenção, criação e cuidado
Contente
  1. Descrição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Contente
  4. Alimentando
  5. Compatibilidade
  6. Reprodução
  7. Doenças

Um dos bagres mais populares no hobby do aquário é o corredor do tronco. Este peixe distingue-se facilmente pela sua cor variada, carácter pacífico, despretensão e facilidade de tratamento. Esse habitante aquático é bom para aquários compartilhados, mas um fundo largo é essencial para ele.

Descrição

O corredor tronco cresce até 6,5 cm, no entanto, os especialistas recomendam a compra de indivíduos jovens, cujo comprimento é de 2,5-3 cm.

É impossível confundir este corredor com outros bagres. - têm cor muito original, o corpo do peixe é pintado de cinza escuro, quase preto, e está literalmente coberto de manchas brancas, principalmente muitas delas perto da nadadeira caudal. Ao redor das barbatanas dorsal e lateral, nota-se uma estreita faixa de tonalidade avermelhada, o que torna o peixe ainda mais espectacular e invulgar.

É muito raro, mas pode-se encontrar uma variedade incomum deste bagre - albino, não é pigmentado, todo o seu corpo, incluindo os olhos, é de cor branca pura.

Mulheres e homens são bem distinguidos - os machos são muito menores, mas mais graciosos, especialmente se você olhar para eles de cima. As fêmeas são mais robustas e têm abdômen redondo.

Vantagens e desvantagens

Antes de povoar o corredor tronco de um aquário comum, será útil conhecer as principais vantagens e desvantagens desse peixe.

Entre as vantagens estão:

  • pouco exigente para a comida;
  • disposição pacífica;
  • aparência espetacular;
  • facilidade de criação.

As desvantagens incluem:

  • exatidão com a qualidade e pureza da água - se o reservatório estiver poluído com matéria orgânica, os bagres começam a doer e na maioria dos casos isso leva à morte;
  • pelo menos uma vez por semana, você deve trocar a água em cerca de um terço.

Contente

Para criar um habitat confortável para o corredor tronco, ele precisará de um aquário espaçoso com um grande número de plantas vivas, grutas e troncos, no entanto, áreas abertas no fundo também devem estar presentes.

Esses bagres são animais de rebanho, então você precisa comprá-los em um grande grupo de pelo menos 6 a 8 indivíduos. Para tal "empresa" você vai precisar de um aquário com um volume de 150 litros ou mais, enquanto seu comprimento deve ser de no mínimo 70 cm, já que os corredores distinguem-se pela atividade, necessitando de espaço livre na zona de fundo.

Esses peixes passam a maior parte do tempo cavando o substrato e procurando comida para eles próprios, portanto, é ideal que o solo seja constituído de areia de rio ou cascalho liso de granulação fina.

Como já mencionamos, a qualidade da água é extremamente importante para o bagre shterba, eles são sensíveis à sua composição química, eles categoricamente não toleram a presença de nitratos, sais, produtos químicos e drogas. Se a água não lhes convier, os peixes passam por um estado de estresse, que se manifesta na respiração acelerada e na vontade de subir o mais alto possível nas folhas das plantas próximas à própria superfície da água.

Se tais sintomas aparecerem, você deve trocar o líquido em 40-50%, limpar o filtro e sifonar cuidadosamente o fundo. No entanto, se você tiver um sistema de purificação de alta qualidade instalado e atualizar a água regularmente, os problemas com o peixe-gato podem ser evitados.

Parâmetros ideais para manter os corredores troncais:

  • temperatura - + 25-26 graus;
  • acidez - 76,5-7,5 unidades.

Alimentando

Os bagres são peixes onívoros e os corredores da shterba não fogem, pois conseguem engolir tudo o que só conseguem apanhar.

Eles respondem especialmente bem a tabletes especiais para peixes de fundo, presentes na linha de sortimento de qualquer grande fabricante de rações. Eles gostam muito de bagres picados de frutos do mar, bem como de carne raspada - lembre-se de que deve ter baixo teor de gordura.

Mas a comida favorita do shter é o fabricante de tubos. - estão prontos para consumir sempre e em qualquer quantidade. A propósito, um aumento na proporção desse alimento vivo na dieta contribui em grande parte para levar a desova a um estado de pré-desova.

Compatibilidade

Na natureza, os corredores existem em grandes cardumes de várias centenas de peixes, portanto, eles não podem ser plantados individualmente em um reservatório artificial, um grupo deve incluir pelo menos 6 indivíduos.

Os corredores do shterb caracterizam-se por uma disposição pacífica, jamais tocarão em seus vizinhos, portanto são considerados moradores ideais de reservatórios comuns. No entanto, nem todos os peixes podem se orgulhar de tal simpatia, portanto os bagres calmos são freqüentemente atacados por ciclídeos e alguns outros peixes territoriais que nadam no fundo. No entanto, é improvável que tais ataques prejudiquem os bagres, mas podem prejudicar os agressores.

O fato é que os corredores possuem espinhos pontiagudos que são liberados no momento do perigo - podem até matar um predador que tente engoli-los.

Reprodução

Criar um caule não difere em nada de criar outros corredores de bagres. A fim de obter uma nova população de alevinos, é necessário selecionar 1-2 pares de peixes e movê-los para áreas de desova equipadas com um volume de pelo menos 20 litros.

Para estimular a desova, é necessário aumentar a troca de água para 50%, reduzir a temperatura do tanque em alguns graus e oferecer aos animais apenas alimento vivo. Quando as fêmeas estão prontas para desovar, elas são cercadas por machos e começam a apresentar maior atividade. É muito importante que haja plantas de folhas grandes ou musgo javanês nos locais de desova - eles se tornarão a plataforma para a postura dos ovos.

Para cada desova, a fêmea põe de 30 a 200 ovos; imediatamente após o macho fertilizá-los, ambos os pais são transferidos de volta para o aquário comum, a água no local de desova é aquecida a 26 graus e espera - a incubação geralmente dura 5-7 dias, após os quais os filhotes eclodem, e depois de outros 2 dias eles começam a nadar na água ... Neste ponto, eles precisam de um especial ração inicial - pó vivo ou ciliados, depois de uma semana você pode transferir os jovens para as larvas de artémia.

Doenças

Ao comprar um peixe novo, ele deve ser mantido em um recipiente separado em quarentena por cerca de um mês. A razão é que Os "novatos" costumam ser portadores de infecções fúngicas e bacterianas, que em questão de dias pode infectar todos os outros habitantes de um reservatório artificial, isso acontece especialmente se o bagre foi comprado no mercado.

Se você notar que a respiração do seu corredor se tornou mais frequente e começou a ficar cada vez mais perto da superfície da água, é possível que ele tenha sido envenenado por nitrogênio ou esteja passando por falta de oxigênio.

Se no corpo do bagre houver manchas incomuns para a espécie, manchas ou protuberâncias viscosas, muito provavelmente fungos entraram na água junto com a comida. Parasitas externos também podem causar tais fenômenos.

Normalmente, os peixes são tratados com medicamentos especiais, que devem ser prescritos por um veterinário. O uso de qualquer meio de "avó" - peróxido de hidrogênio, azul de metileno, folhas de chá ou sal de cozinha - agrava a condição do animal de estimação e, em vez de curar o peixe, suas ações o levarão à morte.

Veja o vídeo abaixo sobre os cuidados com os peixes Koridoras Shterba.

sem comentários

Moda

a beleza

casa