Tipos de peixes de aquário

Panda do corredor: descrição e características do conteúdo

Panda do corredor: descrição e características do conteúdo
Contente
  1. Característica
  2. Manutenção e cuidados
  3. Compatibilidade
  4. Alimentando
  5. Reprodução
  6. Doenças

Entre os aquaristas, um bagre incomum chamado corredor do panda, que se distingue por sua aparência incomum e despretensioso, é muito popular. Esta mascote é uma ótima opção para os amantes iniciantes dos lagos caseiros, já que é pouco exigente às condições de manutenção e alimentação, além disso, devido ao seu caráter tranquilo. ele se dá bem com muitos outros habitantes de aquários.

Característica

O corredor ganhou esse nome incomum devido à sua semelhança com o panda, o peixe também é conhecido como bagre véu. Esses animais de estimação são diferenciados por uma cor rosa claro claro, eles têm três manchas escuras nas laterais, e estão localizados em locais estritamente definidos, a saber:

  • ao redor dos olhos;
  • perto das caudas;
  • atrás.

Na cabeça existem olhos bastante grandes, um pouco mais abaixo - uma boca grande. Todo o corpo é coberto por pequenas escamas; placas ósseas são expressas nas laterais. Como todos os bagres, existem três pares de antenas ao redor da boca dos corredores - eles ajudam os peixes a navegar na água e conseguir comida. Para proteger o animal, existem espinhos pontiagudos perto dos olhos e na barbatana dorsal, com os quais estes pequenos pandas lutam contra todos os predadores aquáticos. O comprimento do corpo de um peixe adulto chega a 5,5 cm; ao criar um habitat confortável em um aquário, o corredor pode viver até 15 anos.

Manutenção e cuidados

O bagre de corredor se distingue por sua extrema despretensão às condições de vida, mas mesmo para peixes tão despretensiosos, é necessária água de alta qualidade com parâmetros estáveis. É imprescindível que o tanque seja bem filtrado e arejado. O líquido deve ser renovado em um terço uma vez por semana. Durante cada mudança, é necessário sifonar adicionalmente o solo para limpá-lo de matéria orgânica - produtos residuais, bem como resíduos de alimentos não consumidos.

A temperatura permitida para corredores é de aquecimento até +22 graus. O peixe-gato pode suportar uma queda de temperatura de até 12 graus a curto prazo, embora isso se torne mais estressante para os peixes e possa levar a uma deterioração da saúde do animal.

Uma atenção especial deve ser dada ao solo. É melhor usar como substrato areia ou cascalho fino - o uso de um substrato muito grosso ou muito mole não é recomendado. No ambiente natural, as águas em que nadam os pandas quase não contêm minerais, são moles, com uma reação neutra ou levemente ácida, portanto em corredores de reprodução, é desejável reproduzir tais indicadores.

Ao escolher a vegetação do aquário, preferência melhor para arbustos flutuantes ou sombreados. Ressalta-se que os bagres não impõem exigências especiais à flora subaquática, para eles é de grande importância um local onde possam se esconder, para que não seja supérfluo colocar todo tipo de protuberâncias, grutas, cavernas e pedras. no fundo, onde o bagre pode passar o tempo. Ao mesmo tempo não sobrecarregue o tanque - esses peixes gostam de subir à superfície para respirar o ar atmosférico, portanto, é importante garantir que eles sempre tenham acesso livre ao topo..

O aquário deve ser equipado com filtro e compressor, é necessário criar um fluxo moderado no mesmo. Não se esqueça de monitorar o comportamento dos corredores - se eles sobem com muita frequência à superfície, é necessário aumentar a aeração da água. Os pandas são despretensiosos quanto à iluminação, embora sejam habitantes noturnos por natureza e prefiram passar o tempo em locais com sombra.

Compatibilidade

Na natureza, os bagres nadam em bandos, portanto, é melhor manter vários indivíduos ao mesmo tempo em um reservatório artificial. Sozinhos, os peixes começam a doer, então não viverão muito. Para um pequeno “pelotão” de quatro pandas, um aquário de 10 litros será suficiente. O peixe-gato se dá bem com a maioria dos peixes de tamanho médio, bem como com os habitantes do fundo, portanto, eles podem ser mantidos juntos com peixes como:

  • farpas;
  • tetras;
  • análise;
  • escalares;
  • íris;
  • espadas.

Importante! Com peixes grandes, agressivos ou muito ativos, não vale a pena povoá-los em um único recipiente. Por exemplo, os bagres tendem a entrar em conflitos constantes com astronotos e ciclídeos.

Alimentando

O panda de corredor é considerado um peixe onívoro capaz de engolir tudo o que cai no fundo. Para fazer o peixe se sentir bem é muito importante fornecer-lhe uma dieta variada. Por exemplo, você deve alternar alimentos secos na forma de flocos com camarão congelado, frutos do mar picados, e também será útil incluir artémia, dáfnias e vermes sanguíneos no menu. No entanto, esses pandas aquáticos comem ansiosamente ciclopes, vermes e tubifex.

Ao organizar a alimentação não se esqueça de que os bagres se alimentam principalmente de baixo, então você precisa monitorar cuidadosamente se eles têm comida suficiente - se outros peixes viverem no aquário, pode não sobrar nada para os corredores. É melhor usar grânulos de fusão especiais e comprimidos para peixes-gato.

Importante! Como os bagres são peixes noturnos, é melhor alimentar os corredores à noite ou com o aquário desligado.

Reprodução

O panda de corredor reproduz-se facilmente em casa, mas todo criador precisa saber alguns pontos básicos.

  • Para a desova, é necessário equipar uma caixa de desova, cujo volume irá variar dependendo do número de indivíduos reprodutores. Recomenda-se a utilização de recipientes com volume igual ou superior a 30 litros. Para uma mulher, dois homens devem ser levados.Distinguir mulheres de homens não é difícil - as primeiras têm abdômen mais arredondado, além de serem maiores e mais largos.
  • A temperatura no local de desova deve ser de + 23– + 24 graus. Certifique-se de que não sobe acima de +25 graus. É aconselhável enviar o fundo com musgo javanês, e além disso, será necessário um filtro com esponja, que é responsável pela limpeza mecânica do aquário.
  • Para estimular o início da desova, os corredores devem ser alimentados em abundância com alimentos vivos. Além disso, a água deve ser trocada em 70% ao dia, e a cada vez a água nova deve ser despejada de forma que fique vários graus mais fria que a antiga - tais manipulações são feitas até que os peixes comecem a desovar.
  • Quando a fêmea se sente pronta para desovar, ela pega o leite liberado pelo macho em sua boca e trata a superfície escolhida para a desova com eles, e então cuidadosamente cola os ovos lá. Em regra, os bagres fixam os seus ovos nas folhas da vegetação aquática, pelo que a sua presença no reservatório é obrigatória.

Durante a desova, um a fêmea põe cerca de 100 ovos, após o que os pais devem ser devolvidos ao aquário. Para evitar que o fungo cresça na água, você deve adicionar algumas gotas de azul de metileno ao solo de desova. Se o problema não puder ser evitado, todos os ovos afetados devem ser jogados fora o mais rápido possível. Normalmente os alevins aparecem nos dias 3-5, durante este período é importante evitar flutuações de temperatura. Os animais jovens são alimentados com ciliados ou poeira viva especial.

Doenças

Normalmente o panda de corredor adoece muito raramente, mas é necessário manter o estado dos seus animais de estimação sob controle e, caso apareçam sinais desfavoráveis, agir imediatamente. Assim, o início do processo patológico pode ser indicado pelo aparecimento de manchas nas escamas, muco e crescimentos - geralmente indicam doença fúngica ou infecção parasitária. Se o bagre começar a respirar pesadamente, com dificuldade e tentar subir à superfície, há uma grande probabilidade de que o panda tenha sido envenenado com nitrogênio ou esteja passando fome de oxigênio.

O maior perigo para os peixes é representado por vários Infecções bacterianas. Neste caso, manchas avermelhadas são perceptíveis na barriga, tal peixe deve ser plantado imediatamente, uma vez que a doença é muito perigosa e contagiosa.

Na hora de comprar um novo habitante de aquário é muito importante tomar medidas preventivas - é possível que o bagre adoeça na loja ou no mercado. Normalmente, para evitar a contaminação do aquário, os "recém-chegados" são mantidos em quarentena por 3-4 semanas.

Quando a patologia ocorre você precisa entrar em contato com um médico profissional que irá prescrever o tratamento correto, o uso de meios de "avó" na forma de banhos de sal e preparações de cobre é inaceitável.

A maioria dos problemas com os corredores está associada a violações das condições de sua detenção - violação de filtração e aeração, superlotação e outros fatores... A consequência desses fenômenos negativos é o acúmulo excessivo de resíduos de peixes, o que leva a um aumento na concentração de nitratos, nitritos e amônia na água - essas substâncias têm um efeito prejudicial para os animais de estimação, a imunidade do bagre cai drasticamente, começa a ferir.

É por isso Se os peixes do seu aquário começarem a morrer, primeiro faça testes de água e normalize o conteúdo de macronutrientes aceitáveis ​​neles. Muitos bagres adoecem devido à ação agressiva de seus vizinhos no meio aquático, portanto, o principal na manutenção de corredores de pandas é criar condições de vida confortáveis ​​para eles, neste caso, muitos problemas com sua saúde irão desaparecer por si próprios.

Para informações sobre como manter, criar, alimentar e cuidar do corredor de bagres do panda, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa