Tipos de peixes de aquário

Peixe-cometa: espécies e conteúdo no aquário

Peixe-cometa: espécies e conteúdo no aquário
Contente
  1. Descrição
  2. Compatibilidade
  3. Condições de cultivo e cuidados
  4. O que e como se alimentar?
  5. Diferenças sexuais e reprodução

Alguns dos mais belos habitantes do aquário são peixes dourados. Existem muitas variedades de peixes dourados: uma cabeça de leão, um cometa, um oranda, um telescópio, uma cauda de véu.

Este tipo de peixe não necessita de cuidados especiais, não são agressivos, atingem um tamanho decente, têm uma cor brilhante e são bastante populares entre os criadores de aquários.

Descrição

O peixe dourado cometa pertence à família das carpas, foi criado artificialmente por aquaristas, por isso é impossível encontrá-lo na natureza. O local de nascimento desta espécie não foi determinado. Embora se acredite que o cometa apareceu pela primeira vez nos EUA, e nas fontes do século XIX é descrito como um peixe do Japão... Talvez seja por esse motivo que o cometa é especialmente popular entre os povos asiáticos.

O cometa do peixe dourado tem um corpo oblongo e ligeiramente alongado e uma cauda velada, típica dos peixes dourados. A cauda assemelha-se a fitas que se desenvolvem na água, em relação ao corpo é bastante longa, muitas vezes 2 a 3 vezes mais comprida que o corpo. As barbatanas também são ligeiramente alongadas, o que dá ao cometa uma aparência graciosa. O corpo é denso e não possui ventre arredondado, com exceção das fêmeas durante a desova. O comprimento dos peixes pode chegar a 15-20 cm.

Com os devidos cuidados, esse peixe pode viver mais de 10 anos. A gama de cores é bastante ampla: há variações de preto, dourado, vermelho, manchado. A cor mais comum, entretanto, é vermelha, limão com escamas prateadas.

Por sua vez, o tipo de peixe-cometa tem várias variedades:

  • vermelho - tem uma cor vermelha brilhante e uma cauda bastante graciosa;
  • Preto - tem uma cor preta carvão e uma cauda emparelhada sem um corte largo;
  • chita - com uma coloração manchada, uma cauda longa e um tamanho bastante diminuto de cerca de 5 cm;
  • amarelo - tem cor amarela, mas sem tonalidade dourada, como um peixinho dourado, corpo alongado com barbatanas curtas.

Compatibilidade

Em vista da natureza calma e não agressiva, os cometas devem ser combinados em um aquário com peixes de natureza semelhante: bagres, espinhos, outros peixes dourados, ancitrus e caudas veladas.

Os peixes mais incompatíveis são escalares, tetras, farpas e alguns outros. As consequências da manutenção conjunta de espécies de peixes obviamente incompatíveis podem levar à morte do cometa, bem como danos à sua cauda e barbatanas. Se você adicionar indivíduos em miniatura como vizinhos, o cometa pode simplesmente comê-los.

Assim, os cometas podem ser mantidos exclusivamente com peixes que não têm hábitos de predadores.

Condições de cultivo e cuidados

Manter cometas em um aquário é fácil - basta seguir algumas orientações.

  • O volume do aquário deve ultrapassar 50 litros, para um casal de peixes o volume deve ser de 100 litros. Para uma estadia confortável, os peixes devem ser confeccionados ou adquiridas casas onde possam se esconder e descansar. Pode ser vegetação com folhas largas e troncos.
  • Esta espécie é bastante ativa, eles conseguem pular do aquário, o que os levará à morte. Portanto, uma capa é um pré-requisito.
  • As flutuações de temperatura da água de 20-25 graus são permitidas. No inverno, recomenda-se o uso de aquecimento adicional com a ajuda de equipamentos especiais, no verão, se necessário, é necessário remover o aquário para um local mais fresco.
  • O pH é inferior a 8 unidades.
  • A dureza da água permitida é de 5 a 17.
  • Recomenda-se trocar um quarto da água diariamente para manter um ambiente de aquário favorável.
  • O solo deve ser selecionado grande, sem partes pontiagudas que possam ferir os peixes.
  • Uma das características bastante interessantes dos cometas é sua dependência da iluminação. Assim, se não houver luz suficiente, o peixe fica opaco e fica com uma aparência um tanto pálida, portanto, o aquário costuma ser instalado em um local claro ou com dispositivos de iluminação adicionais.

Ao cultivar cometas, deve-se ter em mente que eles podem contaminar rapidamente a água com restos de alimentos e secreções... Os cometas também gostam de soltar o solo, o que faz com que as plantas do aquário morram com frequência. Se você prefere manter as plantas em seu aquário junto com os cometas, você deve escolher uma vegetação com um sistema radicular forte. Pode ser elodea, vallisneria, viva-portadora.

    E também para evitar o desenvolvimento de processos de decomposição, é necessário providenciar um bom sistema de filtração e uma instalação de compressor no aquário.

    Os cometas, junto com outros habitantes do aquário, podem ficar doentes. As doenças mais comuns entre eles são as seguintes.

    • Comer compulsivamente. Um sinal de comer demais é a barriga inchada, o peixe vira de barriga para cima após a alimentação. Para resolver este problema, você deve deixá-lo passar fome por alguns dias e também adicionar uma solução fraca de permanganato de potássio ao aquário,
    • Hidropisia. Uma doença bastante feia, acompanhada de descamação, protuberância e curvatura da coluna vertebral. Neste caso, deve-se realocar o doente separadamente dos demais habitantes do aquário, trocar sua água diariamente com a adição de uma solução fraca de permanganato de potássio,
    • Se a água estiver envenenada ou o sistema de filtragem for ruim, aparece a sarna. Um sintoma desta doença é que o peixe coça na superfície, fica nervoso e pode observar letargia. O tratamento consiste em mover o peixe para água fria ligeiramente salgada,
    • Muitas vezes você pode ver os peixes nadando de barriga para cima. Este é um sinal de um metamorfo. As medidas para restaurar os peixes são reduzir o nível da água para 6 cm e alterar a temperatura da água alguns graus acima do normal. Durante o período de quarentena, apenas alimentos vivos são permitidos.

    O que e como se alimentar?

    Os cometas têm um bom apetite, portanto, você deve controlar a quantidade de alimentação dos peixes. O cardápio deve ser composto por alimentos vegetais e vivos ou congelados com adição de ração comercializada em pet shops. As sobras de comida devem ser removidas aproximadamente 15-20 minutos após a alimentação.

    Para uso de energia artémia, rotíferos, dáfnias, ciclopes. E também cabem verme de sangue... Para alimentos vegetais, corte em pedaços pequenos pepinos, alface ou espinafre.

    O enfeite superior é permitido na forma de cereais - trigo sarraceno ou arroz. A alimentação é feita 2 vezes ao dia.

    Embora os peixes não sejam muito exigentes com a comida, a alimentação excessiva deve ser cautelosa. Pode provocar doenças do sistema digestivo. Deve ser lembrado que cometas podem suportar greves de fome com segurança por até 2 dias.

    Diferenças sexuais e reprodução

    Como a maioria dos seres vivos, os peixes cometa diferem em gênero. A natureza forneceu as seguintes diferenças.

    • As fêmeas são mais ativas no comportamento do que os machos, e também têm uma cor mais brilhante e tamanho grande. As barbatanas das fêmeas são ligeiramente pontiagudas, o ânus é convexo, durante a época de reprodução o ventre é arredondado e ligeiramente inchado.
    • Os machos são menos ativos, têm barbatanas arredondadas e ligeiramente curtas. A região anal é sólida, na parte de trás da barriga há uma protuberância, o próprio ânus é côncavo. Durante a época de reprodução, o macho pode ser distinguido pela seguinte característica - listras brancas aparecem perto das guelras.

    Para a reprodução dos cometas, utiliza-se um recipiente separado com volume de 30 a 50 litros. Aqui ocorre a desova e depois a criação dos alevinos. Mulheres e homens devem ser selecionados com mais de dois anos de idade. Para acelerar o processo, a temperatura da água pode ser aumentada em 2-3 graus.

    Após a fertilização, a fêmea pode gerar até 10 mil ovos. Após a desova, os machos e as fêmeas são movidos para um aquário separado, pois podem engolir ovos e fritar.

    Os alevinos aparecem em cerca de 1 a 2 semanas. Então, durante a segunda metade da semana seguinte, eles se tornam capazes de se alimentar. Poeira viva, dáfnias podem ser usadas como alimento.

    O peixe cometa dourado vai decorar o seu aquário. A graciosa estrutura da cauda e das barbatanas impressionará os entusiastas do aquário. O peixe requer cuidados simples e, com os cuidados adequados, pode agradar aos olhos por muito tempo.

    Para as características do peixe-cometa, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa